Competências Comportamentais

Unidade Curricular / Curricular Unit
Competência comportamentais/Behavioral competence

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Engenharia Informática/Computer Engineering

Nome do Docente Responsável
Diogo Soares Pereira Gil Morais

Nome do Docente Adicional
Manuel Costa Leite

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular (UC) inscreve-se num contexto onde têm sido elencadas necessidades de adaptação dos engenheiros ao contexto das organizações modernas, nomeadamente no que às denominadas soft skills diz respeito. Assim, pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos ao nível das ferramentas básicas de empregabilidade (ex. Currículo, redes sociais e networking, marketing pessoal), gestão das emoções, gestão de tempo (ex. trabalho remoto), trabalho em equipa e liderança, comunicação e desenvolvimento de competências comportamentais e autoconhecimento. Por outro lado, é objetivo desta UC o desenvolvimento de um plano individual de desenvolvimento pessoal, bem como de aptidões que permitam aos alunos destingir entre factos e opiniões, conhecimento científico e senso comum. Sendo uma UC de índole prática, pretende-se que os conhecimentos sejam operacionalizáveis e tendentes ao desenvolvimento de competências transferíveis do plano académico para a domínio profissional.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
This curricular unit (CU) is part of a context in which the adaptation needs of engineers have been highlighted in the context of modern organizations, namely in what is called soft skills. Thus, students are expected to develop knowledge at the level of basic employability tools (eg, curriculum, social networking and networking, personal marketing), emotional management, time management (eg remote work), teamwork and leadership, communication and development of behavioral competences and self-knowledge. On the other hand, it is the objective of this CU to develop an individual plan for personal development, as well as skills that allow students to distinguish between facts and opinions, scientific knowledge and common sense. Being a CU of a practical nature, it is intended that the knowledge be operable and tend to the development of skills transferable from the academic to the professional domain.

Conteúdos programáticos (1000 caracteres disponíveis):
Course contents
1. Marketing Pessoal:
a. CV;
b. Portefólio
c. Apresentação pessoal;
d. Apresentação em público e ferramentas para o efeito;
e. Redes sociais;
f. Networking.
2. Gestão de tempo:
a. Trabalho remoto e comunicação mediada;
3. As tecnologias no trabalho: oportunidades e ameaças:
4. Work-life balance;
5. Trabalho em equipa;
6. Conflito e negociação;
7. Liderança;
8. Comunicação;
9. Factos Vs Opiniões;
10. Personal and Social Skills development

Syllabus (1000 Characters):

1. Personal Marketing:
a. CV;
b. Portfolio
c. Personal presentation;
d. Public presentation and tools for this purpose;
e. Social networks;
f. Networking.
2. Time Management:
a. Remote work and mediated communication;
3. Technologies at work: opportunities and threats:
4. Work-life balance;
5. Teamwork;
6. Conflict and negotiation;
7. Leadership;
8. Communication;
9. Facts Vs Opinions;
10. Personal and Social Skills development

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O ponto 1 pretende conferir os conhecimentos para identificar as boas práticas no que ao Marketing pessoal diz respeito, e o desenvolvimento de competências promotoras de sucesso e um maior impacto junto de possíveis empregadores. O ponto 2 prende-se com uma área preponderante no contexto de trabalho e que está relacionada com a gestão de tempo e organização pessoal. O ponto 3 foca-se nas competências para uma boa gestão da carreira na ótica da utilização das tecnologias. Os pontos 4 a 8 são focados no desenvolvimento de competências específicas do âmbito das soft skills e são explanatórios por natureza. O ponto 9 pretende abordar o objetivo enunciado sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum. O ponto 10 aborda o plano de desenvolvimento da carreira, servindo de barómetro de aprendizagens, identificando ganhos de aprendizagem e de autoconhecimento, e sendo uma ferramenta de transferência entre aprendizagem académica e aplicabilidade no mundo do trabalho.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
Point 1 aims to provide the knowledge to identify good practices in personal marketing, and the development of skills that promote success and a greater impact with potential employers. Point 2 deals with a preponderant area in the context of work and is related to time management and personal organization. Point 3 focuses on competencies for good career management from the point of view of technology use. Points 4 to 8 are focused on the development of specific soft skills and are explanatory in nature. Point 9 is intended to address the stated objective of differentiating between scientific knowledge and common sense. Point 10 addresses the career development plan, serving as a barometer of learning, identifying learning outputs and self-knowledge, and being a transfer tool between academic learning and applicability in the work context.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas serão divididas entre 1,5 hora teórica, e 1,5 hora prática. Nas teóricas os conteúdos ministrados servirão de base aos trabalhos a realizar na prática. A metodologia expositiva será usada de forma controlada por forma a promover o debate e a troca de experiências. As aulas de prática laboratorial (laboratórios da ECATI) recorrem a multimédia e estudos de caso. Metodologia de avaliação – Avaliação contínua: a elaboração de 1 trabalho prático escrito individual, com respetiva apresentação oral – com uma duração de 3-5 minutos na metodologia elevator pitch (50%), e um trabalho de grupo com respetiva apresentação oral – com uma duração de cerca de 15 minutos, em grupos até 3 elementos, em contextos reais sobre as temáticas assinaladas (50%). O exame final (100%) incide na totalidade dos conteúdos. O estudante só poderá permanecer em avaliação contínua tendo 8 valores como nota mínima em todas as modalidades de avaliação, e aprovação com classificação mínima de 10 valores.

Teaching methodologies (including assessment)
Classes will be divided between 1.5 theoretical hours and 1.5 practical hours. In the theoretical the contents taught will serve as a basis for the work to be done in practice. The expository methodology will be used in a controlled way in order to promote the debate and the exchange of experiences. The laboratory practice classes (ECATI laboratories) use multimedia and case studies. Evaluation methodology – Continuous assessment: the elaboration of 1 individual written practical work, with respective oral presentation – with a duration of 3-5 minutes in the methodology elevator pitch (50%), and a group work with respective oral presentation – with a duration of about 15 minutes, in groups up to 3 elements, in real contexts on the themes indicated (50%). The final exam (100%) focuses on all contents. The student can only remain in continuous evaluation having 8 values as a minimum mark in all modalities of evaluation, and approval with a minimum classification of 10 values

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino e avaliação foram desenvolvidas para promover as aprendizagens e cumprir com os objetivos enunciados. Essa preocupação é particularmente notória em dois eixos. Por um lado, a articulação entre teórica e prática é feita de forma a garantir que os alunos possam desenvolver o seu trabalho autonomamente nas aulas práticas, sempre sobre regime de tutoria e supervisão do professor, e por outro as metodologias de avaliação foram desenvolvidas como instrumentos de desenvolvimento de competências e não apenas como ferramentas de avaliação. O trabalho individual obrigará os alunos a desenvolverem as suas competências de autoconhecimento, ao mesmo tempo que a apresentação oral os obrigará a trabalhar as apresentações em público, o marketing pessoal e os elementos comunicacionais essenciais para se comunicar de forma clara num formato onde o tempo é muito limitado. O trabalho de grupo obrigará a que os alunos comuniquem não apenas com os elementos do grupo, mas também com elementos de outros grupos, ao mesmo tempo que irão desenvolver competência de negociação, trabalho em equipa e gestão de conflitos.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes (3000 characters):
The methodologies of teaching and evaluation were developed to promote the learning and to fulfill the stated objectives. This concern is particularly striking in two axes. On the one hand, the articulation between theoretical and practical is made so as to ensure that students can develop their work autonomously in the practical classes, always on a teacher mentoring and supervision regime, and on the other, the evaluation methodologies were developed as instruments and not just as evaluation tools. Individual work will compel students to develop their self-knowledge skills, while the oral presentation will force them to work on public presentations, personal marketing, and essential communication elements to communicate clearly in a time-sensitive format. very limited. Group work will require students to communicate not only with the members of the group, but also with members of other groups, while developing negotiation skills, teamwork and conflict management.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sonmez, J. Z. (2015). Soft Skills: The software developer’s life manual. Manning Publ.;
Tulgan, B. (2015).Bridging the Soft Skills Gap: How to Teach the Missing Basics to Todays Young Talent. John Wiley & Sons.
Mitra, B. K. (2011). Personality development and soft skills. Oxford University Press.
Rao, M. S. (2014). Soft Skills for Strong Leaders: 10 Steps to Management Success. Human Resource Management International Digest, 22(3).

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