Aplicações de Business Intelligence

Ficha de Unidade Curricular – 2º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Aplicações de Business Intelligence / Business Intelligence Applications

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação / Computer Engineering and Information Systems

Nome do Docente Responsável
Francesco Costigliola

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Em termos de conhecimentos, na conclusão do curso, o aluno deverá: (1) Entender o turbulento mercado de Business Intelligence (BI) e descrever como as organizações sobrevivem, e às vezes, até destacam-se num ambiente como esse resolvendo problemas e aproveitando as oportunidades. (2) Compreender a necessidade de suporte informatizado e operacionalizado no processo de decisão (3) Descrever a metodologia e os conceitos de  BI e relacioná-los ao DSS (Decision Support Systems). (4) Entender as principais questões na implementação de sistemas de BI.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
At the conclusion of the course, students should: (1) Understand the turbulent business intelligence (BI) market and describe how organizations survive, and sometimes even excel in such an environment solving problems and leveraging new opportunities. (2) Understand the need for computerized and operational support in the decision process (3) Describe the methodology and concepts of BI and relate them to DSS (Decision Support Systems). (4) Understand key issues in implementing BI systems.

Conteúdos programáticos
Parte 0: Data, Analytics e Business Intelligence: Tendências
Parte 1: Framework de Business Intelligence
Parte 2: Modelação em Business Intelligence
Parte 3: Preparação dos Dados
Parte 4: Descrição e Visualização de Dados
Parte 5: Data Mining para dados Cross-Sectional e dados temporais

Syllabus
Part 0: Data, Analytics and Business Intelligence Trends
Part 1: Business Intelligence Framework
Part 2: Modelling in Business Intelligence
Part 3: Data Provisioning
Part 4: Data Description and Visualization
Part 5: Data Mining for Cross-Sectional and Temporal Data

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de diversas perspetivas associadas à UC. Parte-se de aspetos gerais do Business Intelligence para o a aplicações associadas a diversas indústrias. No conjunto, pretende promover-se a aquisição de conhecimentos científicos e à aplicação prática dos mesmos.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
Contents are organized in an integrated manner, based on the analysis of several perspectives relevant to Business Intelligence. The course goes from general aspects of BI to its applications in several industries. As result, it aims to promote the acquisition of scientific knowledge and its practical applications.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
O ensino está repartido em aulas teórico/práticas e a avaliação baseia-se (1) num projeto (30%) de análise exploratória de um conjunto de dados e apresentação de um dashboard e (2) num exame final (70%) com perguntas a escolha múltipla e perguntas de desenvolvimento.

Teaching methodologies (including assessment)
The course combines theoretical and practical classes and its evaluation is based (1) on a project (30%) using exploratory analysis using a specific dataset and a dashboard presentation and (2) a final exam (70%) with multiple choice questions and development questions.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
A combinação de aulas teóricas e práticas permite contextualizar a aprendizagem teóricas a casos práticos reais. O método de avaliação visa incluir ambas as perspetivas na determinação do conhecimento adquirido.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The combination of theoretical and practical classes allows to contextualize the theoretical learning to real practical cases. The evaluation method aims to include both perspectives in determining the acquired knowledge.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Grossmann, Wilfried, and Stefanie Rinderle-Ma. Fundamentals of business intelligence. Springer, 2015.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.