Complementos de Engenharia de Software

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Complementos de Engenharia de Software

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Nome do Docente Responsável

 

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Utilizar o processo de desenvolvimento de software, baseandose
no seu ciclo de vida.
Utilizar os métodos, técnicas e ferramentas, já conhecidos e os mais contemporâneos, dentro de um
contexto de Engenharia.
Utilizar modelos abstractos e precisos que permitem especificar, projectar, implementar e manter sistemas
de software
Avaliar e garantir a qualidade de um sistema de software
Motivar para o desenvolvimento de programas com uma Engenharia, que integra os aspectos tecnológicos
da computação com os factores sociais e humanos da construção de produtos

Learning outcomes of the curricular unit
Using the process of developing software, based on their life cycle.
Use the methods, techniques and tools, known and more contemporary, within a context of Engineering.
Using precise and abstract models that allow you to specify, design, implement and maintain software
systems
Evaluate and ensure the quality of a software system
Motivating for developing programs with engineering, which integrates the technological aspects of
computing with the social and human costs of construction products

Conteúdos programáticos
Introdução aos complementos de Engenharia de Software: Problemas e aplicações
• Processos de desenvolvimento clássicos
• Processos de desenvolvimento ágeis
• Processos de desenvolvimento específicos para aplicações móveis
• A gestão de projecto no desenvolvimento de software
• AOP, Aspect oriented programming
• SOA, introdução à organização por componentes de software
• Desenvolvimento de aplicações móveis

Syllabus
• Introduction to advanced software engineering: Problems and aplications
• Classical development processes
• Agile development processes
• Mobile environments development processes
• Management in the software development processes
• AOP, Aspect oriented programming
• SOA, introduction to the software service oriented architecture
mobile
applications development

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
Conhecimento e compreensão: a problemática da engenharia de software no contexto de desenvolvimento
de longa duração,
com equipas multidisciplinares, que sigam os príncipios definidos como boas práticas deve ser identificada
pelo aluno.
Análise em Engenharia: é expectável que aluno seja capaz de conceber soluções tecnológicas complexas,
que essas soluções considerem a optimização para os problemas colocados e que sejam capazes de as
testar.
Contexto envolvente: o projecto em grupo fomenta o desenvolvimento dos skills de comunicação
interpessoal e de gestão de requisitos e de tempo disponível para o seu desenvolvimento.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
Knowledge and understanding: the problem of software engineering in the context of developing longterm,
multidisciplinary
teams that follow the principles defined as best practices must be identified by the student.
Engineering analysis: is likely that the student will be able to devise complex technological solutions, those
solutions to the optimization consider the problems and are able to test them.
Surrounding context: the project group fosters the development of interpersonal communication skills and
management requirements and the time available for its development.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia seguida na cadeira é baseada em:
• método expositivo para as aulas teóricas onde os alunos são confrontados com casos de estudo reais e
onde se fomenta o debate de ideias acerca dos temas leccionados.
• método criativo de projecto para que os alunos autonomamente sejam confrontados com problemas para
os quais têm que conceber soluções. Usamse
problemas organizacionais retirados de temas de
investigação contemporâneos, como por exemplo, sistemas de software para gestão de situações de crise.
1ª época: Casos de estudo (50%) + 2 frequências (25% + 25%)
ou
2ª época: full Paper conferência (5000 palavras) (50%) + 1 exame (50%)
ou
época especial: full Paper conferência (5000 palavras) (50%) + 1 exame (50%)
nota mínima 8.0 em cada componente

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
The methodology is based on:
• expository method for lectures where students are faced with real case studies and fosters debate where
ideas about the topics taught.
• method of creative project for students to independently are confronted with problems for which they have
to devise solutions. They use organizational problems drawn from contemporary research topics, such as
software systems for managing crisis situations.
1st time: Case studies (50%) + 2 frequencies (25% + 25%)
or
2nd season: full conference Paper (5000 words) (50%) + 1 exam (50%)
or
special season: full conference Paper (5000 words) (50%) + 1 exam (50%)
minimum score 8.0 in each component

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Projecto em Engenharia: nesta cadeira treinase
a necessidade absoluta em alinhar as necessidades dos
clientes e utilizadores finais com as soluções tecnológicas conhecidas, em qualquer uma das fases do
processo de desenvolvimento de software.
Investigação: motivase
nesta cadeira a capacidade de discutir distintas soluções para o mesmo problema e
pesquisar soluções, ou partes dela, já existentes para os problemas colocados. Usando referências
standard de IEEE e ACM. Pretendese
também que os alunos iniciem a actividade de investigação,
suportada em temas bem definidos e com o apoio do docente.
Prática em Engenharia: usa o conceito de projecto como unidade mínima de debate ao longo das aulas,
bem como no contexto laboratorial onde a introdução a ferramentas de IDE permitem apoiar o processo de
desenvolvimento, optimizando o ciclo de desenvolvimento de software.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
Project Engineering: this chair enforces the need to align the needs of customers and end users with
technology solutions known at any stage of the software development process.
Research: the ability to discuss different solutions to the same problem and find solutions, or parts of it,
existing for the problems. Using standard references of IEEE and ACM. It is also intended that students
begin the research activity, supported by welldefined
themes and with the support of the teacher.
Engineering Practice: uses the concept of the project as the minimum unit of debate over the lessons, as
well as within the laboratory where the introduction of IDE tools can support the development process,
optimizing the software development cycle.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sergio Guerreiro (2015). Introducão a Engenharia de Software, In Portuguese, ISBN: 9789727227952,
FCA editora de Informatica Lda, Lisbon, Portugal.
[Verelst, 2009] Herwig M. and Verelst J., “Normalized Systems: Re¬creating Information Technology based
on Laws for Software Evolvability”, Koppa , 2009.
[Sommerville, 2011] Sommerville, I., Software Engineering, 9th edition, Addison Wesley, 2011
[Pressman, 2005] Pressman, R., Software Engineering, 6th edition, Mc Graw hill International, 2005
[Fling, 2009] Fling, B., Mobile Design and Development , O’Reilly Media, Inc, 2009
Adicional:
[Laudon & Laudon, 2011] Management Information Systems with MyMISLab, Kenneth Laudon, Jane
Laudon, Pearson, ISBN10:
0273754599, ISBN13:
9780273754596,
Edition: 12, 2011

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