Empreendedorismo Tecnológico

Ficha de Unidade Curricular – 2º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Empreendedorismo Tecnológico / Technological Entrepreneurship

Ciclo de Estudos / Study Cycle
2º / 2nd

Nome do Docente Responsável
Hugo Humberto Plácido da Silva

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes tenham contacto com conceitos fundamentais de empreendedorismo e inovação de base tecnológica, desde a fase da ideia até à sua exploração.

Será dado ênfase à aplicação dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de casos práticos, passíveis de criação oportunidades reais com potencial para valorização económica por via de comercialização e/ou atração de investimento.

No final, os estudantes deverão ser capazes de caracterizar oportunidades de negócio, definir estratégias de validação das ideias, criar propostas de valor, conhecer os diversos modelos de exploração comerciais, e compor um planos de negócios detalhado.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
The students will have contact with the fundamental concepts of entrepreneurship and technological innovation, starting from the phase of obtaining an initial idea until its exploitation.

Emphasis will be given to the application of the acquired knowledge to the development of practical cases prone to generate real opportunities with the potential for economical valuation through commercialization and/or investment attraction.

In the end, the students should be capable of characterizing business opportunities, define strategies to validate their ideas, create value propositions, know different commercial exploitation models, and compose a detailed business plan.

Conteúdos programáticos
1. Introdução
a. Definição de empreendedorismo
b. Características de um empreendedor
c. Equipa e papéis
d. Visão, missão e estratégia
2. Proposta de Valor
a. Identificação da oportunidade
b. Inovação e vantagem competitiva
c. O efeito “Medici”
d. Análise de concorrência
3. Desenvolvimento da Solução
a. Produtos, processos e/ou serviços
b. Solução minimamente viável
c. Validação contínua
d. Continuar ou mudar?
4. Modelo de Negócio
a. Propriedade industrial
b. Caracterização do mercado
c. Preço e canais de distribuição
d. Projecções financeiras
5. Fontes de Financiamento
a. Desafios e barreiras
b. Vendas
c. Incentivos
d. Capital de risco
6. Marketing
a. Canais de divulgação
b. Estratégias de marketing
c. Indicadores e métricas de impacto
d. Condicionantes
7. Análise de Casos

Syllabus
1. Introduction
a. Definition of entrepreneurship
b. Profile of an entrepreneur
c. Team and roles
d. Vision, mission, and strategy
2. Value Proposition
a. Opportunity identification
b. Innovation and competitive advantage
c. The “Medici” effect
d. Competitor analysis
3. Solution Development
a. Products, processes, and services
b. Minimum viable solution
c. Continuous validation
d. Persevere or pivot?
4. Business Model
a. Industrial property
b. Market characterization
c. Price and distribution channels
d. Financial projections
5. Funding Sources
a. Challenges and barriers
b. Sales
c. Incentives
d. Venture capital
6. Marketing
a. Dissemination channels
b. Marketing strategies
c. Impact indicators and metrics
d. Limiting factors
7. Case studies

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos abordam os principais conceitos e passos necessários para desenvolver um conceito de produto, processo, ou serviço até à fase de plano de negócio e sua exploração económica.

Começamos por explorar os fundamentos de qualquer projecto de empreendedorismo, nomeadamente a equipa, visão, missão e estratégia. De seguida trabalhamos sobre o processo de identificação de um problema relevante, concepção de uma solução diferenciadora, e caracterização do seu potencial de inovação. Por fim, tratamos da componente de compilação de um plano de negócios, financiamento da operação, e introdução no mercado.

Todo este trabalho é reforçado de forma transversal, com exemplos práticos, análise de casos de estudo, e um projecto desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The syllabus addresses the main concepts and required steps to develop a concept of a product, process, or service into a stage of business plan and its economic exploitation.

We start by addressing the fundamentals of any entrepreneurship project, namely the team, vision, mission, and strategy. Next we work on the process of identifying a meaningful problem, devising a differentiating solution, and characterizing its innovation potential. Lastly, we address the components of compiling a business plan, funding the operation, and market rollout.

All this work is reinforced in a transversal manner with practical examples, case study analysis, and a hands-on project developed by the students throughout the semester.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas são leccionadas com recurso à exposição dos conteúdos programáticos, demonstração dos temas abordados com casos de estudo, e uma forte componente participativa por parte dos alunos através de perguntas e discussão.
A avaliação tem uma componente contínua e um projecto (descritos abaixo), resultando a nota da disciplina da média ponderada de ambas as componentes (cada uma com nota mínima de 10 valores):
1. Avaliação contínua (50%): Apresentações semanais de 3 a 5 minutos focadas na transposição dos assuntos da aula anterior para o tema de projecto escolhido pelos alunos.
2. Projecto final (50%): Expansão dos materiais utilizados na avaliação contínua e compilação num plano de negócios (seguindo modelo fornecido), slides (máx: 20) de apresentação do plano de negócios, e um plano financeiro em Excel.
Os alunos realizam as actividades previstas individualmente ou em grupo (máx: 2 pessoas por grupo). A formação dos grupos e escolha do tema do projecto é feita no início das aulas.

Teaching methodologies (including assessment)
The classes are developed by presentation of the syllabus, demonstrations by means of case studies, and have a strong participatory component by the students through questions and discussion.
Evaluation is performed through a continuous component and a project (detailed bellow); the final grade results from their weighted average (minimum grade of 10 in each component):
1. Continuous evaluation (50%): Weekly presentations of 3 to 5 minutes, focused on transposing the topics addressed in the previous class to the project chosen by the students.
2. Final project (50%): Expansion of the materials used in the continuous evaluation and compilation of a business plan (following a template provided), slides (max: 20) to present the business plan, and a financial plan in Excel.
The students perform the above-mentioned activities individually or as a group (max: 2 people per group). The students do groups and choice of project in the beginning of the semester.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino está orientada essencialmente para uma aprendizagem pela prática e pela experiência, tendo como objectivo o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e sensibilização para as diferentes etapas necessárias para a criação de um negócio de sucesso.

Através da componente de avaliação continua os alunos têm oportunidade de expor as suas ideias ao docente e aos colegas, bem como receber feedback semanal sobre o progresso e melhorias a por em prática para melhorar o seu projecto de empreendedorismo.

Conjuntamente com o plano curricular, as metodologias de ensino previstas permitirão aos alunos mais motivados terminar o semestre com um plano de negócios e pitch de apresentação das suas ideias num formato passível de ser submetido a apreciação por parte de programas de aceleração e/ou investidores.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The teaching methodology is essentially geared towards learning by doing and by experience, having the primary goal of developing the critical thinking within the students and awareness to the different stages involved in creating a successful business.

Through the continuous evaluation component, the students have the chance to showcase their ideas to the teacher and colleagues, as well as collect feedback about the progress and potential improvements to their entrepreneurial project on a weekly basis.

Together with the syllabus, the foreseen teaching methodologies will allow the more motivated students to conclude the semester with a business plan and pitch to present their ideas in a format with potential to be submitted for appreciation by acceleration programs and/or investors.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Isaacson, W., (2015). Steve Jobs. Simon & Schuster. ISBN 978-1501127625.
Byers, T., Dorf, R. and Nelson, A., (2014). Technology Ventures: From Idea to Enterprise. McGraw-Hill Higher Education. ISBN 978-1259252754.
Ries, E., (2011). The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Crown Business. ISBN 978-0307887894.
Osterwalder, A. and Pigneur, Y., (2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Wiley. ISBN 9780470876411.
Brown, T., (2009). Change by Design. HarperBusiness. ISBN 978-0061766084.
Price, D., (2009). The Pixar Touch: The Making of a Company. Vintage. ISBN 978-0307278296.
Moore, G., (2006). Crossing the Chasm: Marketing and Selling High-Tech Products to Mainstream Customers. HarperBusiness. ISBN 978-0060517120.
Johansson, F., (2006). The Medici Effect: What Elephants and Epidemics can Teach us About Innovation. Harvard Business School Press. ISBN 978-1422102824.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.