Enterprise Engineering

Ficha de Unidade Curricular – 2º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Enterprise Engineering

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Nome do Docente Responsável

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O aumento da complexidade actualmente existente nas organizações é resultado do aumento da
complexidade tanto nos níveis estratégicos, como de gestão e tecnologia. As intervenções efectuadas
nas organizações têm um índice de sucesso demasiado baixo quando comparado com os investimentos
que são feitos. Este problema induz a necessidade de investigar novas abordagens que permitam
compreender os fenómenos dinâmicos que envolvem a actividade dos actores organizacionais enquanto
estes executam as suas actividades e assim alinhar continuamente a operação da organização com as
definições estratégicas previamente definidas.
Esta unidade curricular pretende contribuir:
O desenvolvimento das capacidades de investigação dos alunos, criando condições propícias para o
exercício da investigação científica numa área de especialização de conhecimento recente.
Integrar as 3 sub-áreas da EE (Enterprise Engineering): EO (Enterprise Ontology) + EA (Enterprise
Architecture) + EG (Enterprise Governance).

Learning outcomes of the curricular unit
The increasing complexity existing in organizations is the result of increased complexity both in strategic
levels, such as management and technology. Measures taken in organizations have a success rate
too low compared to the investments that are made. This problem induces the need to investigate new
approaches to understanding the dynamic phenomena that involve the activity of organizational actors
as they perform their activities and thus continuously align the operation of the organization with strategic
predefined settings.
This course aims to contribute:
The development of research capabilities of students, creating conditions conducive to the pursuit of
scientific research in a specialist area of recent knowledge.
Integrating the three sub-areas of EE (Enterprise Engineering) AND (Enterprise Ontology) + EA
(Enterprise Architecture) + EG (Enterprise Governance).

Conteúdos programáticos
• Enterprise Ontology
o Principais Conceitos
o DEMO teoria e metodologia
o Aplicação do DEMO a casos de estudos organizacionais (por exemplo):
Controlo de transacções de negócio em DEMO
Controlo de acessos em transacções de negócio em DEMO
o Utilização do processador de DEMO
• Enterprise Architecture
o Principais conceitos
o Aplicação de Archimate a casos de estudos organizacionais
• Enterprise Governance
o Principais conceitos
o Observação da organização
o Comandos de mudança na organização
o Visão da gestão: White-box versus black-box
o Aplicação a casos de estudo organizacionais (por exemplo):
Integrated Architecture Framework (IAF)

Syllabus
Enterprise Ontology
The Key Concepts
DEMO theory and methodology
Application of the DEMO organizational case studies (for example):
– Control business transactions in DEMO
– Access control in business transactions in DEMO
DEMO processor usage
• Enterprise Architecture
The Key Concepts
Application of the ArchiMate cases of organizational studies
• Enterprise Governance
The Key Concepts
Note the organization
Commands of the change in the organization
Overview of the management of White-box vs. black-box
Application to the study cases organizations (for example):
– Integrated Architecture Framework (IAF)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
A compreensão da dinâmica dos sistemas de informação contidos numa organização requer o estudo
de referências que incluam aspetos Humanos, tecnológicos e de representação da realidade. A área de
EE permite oferecer aos estudantes um suporte completo e devidamente fundamentado. Em particular,
detalha-se a área de EO, EA e EG, recorrendo sempre que possível a casos práticos da indústria.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
Understanding the dynamics of information systems contained in an organization requires the study of
references that include human aspects, technology and representation of reality. The area of EE allows
us to offer students a full support and reasoned. In particular, details the area of EO, EG and EA, using
where possible the case studies of the industry.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia seguida é baseada em:
• Método expositivo para as aulas teóricas onde os alunos são confrontados com casos de estudo
reais e onde se fomenta o debate de ideias acerca dos temas leccionados.
• Método criativo de projecto para que os alunos autonomamente sejam confrontados com
problemas para os quais têm que conceber soluções.
Usam-se problemas organizacionais retirados de temas de investigação contemporâneos, como por
exemplo, sistemas de controlo de transacções de negócio.
Avaliação:
1ª Época: 2 Projectos (50%) + full Paper conferência (5000 palavras) (50%)
ou
2ª Época e época especial: 2 Projectos (50%) + full Paper conferência (5000 palavras) (50%) ou
(nota mínima 8.0 em cada componente)

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
The methodology is based on:
• Method for expository lectures where students are faced with real case studies and where it promotes
the exchange of ideas about the topics taught.
• Method of creative project for students to independently are confronted with problems for which they
have to devise solutions.
They use organizational problems drawn from contemporary research topics, such as control systems
business transactions.
evaluation:
1st Season: 2 Projects (50%) + full conference Paper (5000 words) (50%)
or
2nd Season and special time: 2 Projects (50%) + full conference Paper (5000 words) (50%) or
(minimum 8.0 in each component)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se inserir o aluno numa área emergente que teoriza e desenvolve os conceitos associados
à implementação, gestão e operação de uma organização, no sentido de fornecer um corpo de
conhecimentos sólidos que possam ser usados no desempenho de atividades profissionais.
O desenvolvimento da aplicação dos conceitos teóricos de EE a casos reais retirados da indústria
fomenta a investigação dos conceitos necessários à criação de uma solução para a organização e
exercita os conceitos teóricos atualmente disponíveis na comunidade.
Para além disso, motiva-se nesta cadeira a capacidade de discutir distintas soluções para o mesmo
problema e pesquisar soluções, ou partes dela, já existentes para os problemas colocados.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
It is intended to put the student in an emerging area that theorizes and develops the concepts associated
with the implementation, management and operation of an organization in order to provide a solid body of
knowledge that can be used in the performance of professional activities.
The development of the application of theoretical concepts to real cases of EE withdrawn industry fosters
research the concepts needed to create a solution for organizing and exercising the theoretical concepts
currently available in the community.
Furthermore, in this chair motivates the ability to discuss different solutions to the same problem and
search for solutions, or parts of it, existing for the problems.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
[Dietz,2006] J. L. G., Dietz, “Enterprise Ontology: Theory and Methodology”, Springer-Verlag Berlin
Heidelberg, 2006.
[Hoogervorst, 2009] Hoogervorst, J. A. (2009). Enterprise Governance and Enterprise Engineering. The
Enterprise Engineering Series. Springer Science.
[Herwig and Verelst, 2009] Herwig, M. and Verelst, J. (2009). Normalized Systems: Recreating
Information Technology based on Laws for Software Evolvability. Koppa.
[Hevner et al., 2004] Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., and Ram, S. (2004). Design science in
information systems research. MIS Q., 28:75–105.
[Land et al., 2009] Land, M., Proper, E., Waage, M., Cloo, J., and Steghuis, C. (2009). Enterprise
Architecture Creating Value by Informed Governance. Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
[Lankhorst, 2009] Lankhorst, M. (2009). Enterprise Architecture at Work: Modelling, Communication and
Analysis.Springer-Verlag Berlin Heidelberg, second edition edition.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.