Marketing em Tecnologias da Informação

Ficha de Unidade Curricular – 2º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Marketing em Tecnologias da Informação / Marketing for Information Technologies

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Engenharia Informática e Sistemas de Informação / Computer Science and Information Systems

Nome do Docente Responsável
Maria da Conceição Gonçalves Costa

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A gestão de marketing constitui uma área disciplinar transversal de forte relevância no contexto da actividade profissional em vários domínios.
Na área da engenharia informática e dos sistemas de informação a inclusão desta unidade disciplinar no contexto deste curso de 2º ciclo é realizada com o objectivo central de apetrechar os alunos com um conjunto de competências ao nível da análise e avaliação estratégica de mercados, produtos e serviços, diretamente aplicáveis ao contexto do seu exercício profissional atual e futuro:
1. A gestão de relacionamentos como uma actividade fulcral no marketing;
2. A compreensão do papel do marketing como actividade de todos os colaboradores da empresa e não apenas de um departamento;
3. A importância da compreensão dos mercados (clientes) no desenvolvimento de software, e em particular no desenho e desenvolvimento de negócios e marcas que só existem online (o conceito de e-product);

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
The marketing management is a cross-disciplinary area of strong relevance in the context of professional activities in various fields.
In the area of computer engineering and information systems the inclusion of this curricular unit in the context of the 2nd cycle aims to offer students a set of skills in the analysis and strategic assessment of markets, products and services directly applicable to the context of their current and future professional practice:
1. Relationship management as a key activity in Marketing;
2. Understanding the role of marketing as an activity of all employees of the company and not just of a department;
3. The importance of understanding the markets (customers) in software development, particularly in the design and development of businesses and brands that exist only online (the concept of e-product);

Conteúdos programáticos
O que é o Marketing?
O Estudo do Consumidor
O Marketing Estratégico
Formulação Estratégica
O Ambiente de Marketing
O Marketing “Mix”
O Marketing de Serviços
O Marketing na Sociedade em Rede
Sistemas de Informação e o processo de Marketing
1) O papel dos sistemas de informação nas organizações e no processo de marketing
2) Marketing Relacional e SI
3) O desenvolvimento de Sistemas de Informação e o processo de marketing: pontos e áreas de contacto.

Syllabus
What is Marketing?
The Study of Consumer
Strategic marketing
The Marketing Environment
The Marketing “Mix”
The Services Marketing
Marketing in the Network Society
Information Systems development and the Marketing process
1) The role of information systems in organizations and in the process of marketing
2) Relationship Marketing and SI
4) Information Systems development and the marketing process: areas and points of contact.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos desenhados visam facilitar a compreensão dos conceitos fundamentais associados à gestão estratégica de marketing mas também articulá-los com a avaliação e aplicação crítica dos mesmos nomeadamente no contexto de Sistemas de Informação valorizando assim a capacidade crítica conforme se espera de um curso de 2º ciclo.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The syllabus designed to facilitate the understanding of the fundamental concepts associated with managing strategic marketing but also combine them with the evaluation and critical application thereof particularly in the context of SI thus enhancing the critical skills as expected of a course of 2nd cycle.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Na componente teórica, o método expositivo é utilizado para a introdução de conceitos mas também o demonstrativo (via utilização de imagens e vídeos).
Na componente prática são utilizados fundamentalmente métodos demonstrativos e ativos: realização de trabalhos de grupo, simulações e análise de casos de estudo. A avaliação sumativa ocorre via teste escrito e análise de casos empresariais. A avaliação é composta por: teste escrito (40%); análise de 4 estudos de caso (50%); participação nas aulas (10%).

Teaching methodologies (including assessment)
In the theoretical component, the lecture method is used to introduce the concepts but also the demonstrative (via use of images and videos).
In practice component group work, simulations and analysis of case studies are conducted: the teaching methods are fundamentally demonstrative and active. Summative assessment occurs through written test and analysis of business cases. The assessment consists of: 1 written test 40%; 4 case studies analysis 50%; individual participation in class 10%.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Para que os alunos compreendam os conceitos e adquiram conhecimento é importante adotar métodos que lhes facilitem a aquisição de conceitos e sua aplicabilidade a situações reais. É nesse sentido que o método demonstrativo e ativo são relevantes, não descurando os métodos verbais (expositivo e interrogativo). A análise de casos, realizada em grupo e discutida nas aulas, corresponde ao aprender-fazendo e dá feed-back permanente aos alunos sobre as opções tomadas e conhecimentos adquiridos.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
To make students understand the concepts and acquire knowledge, it is important to adopt methods that enable them to acquire concepts and their applicability to real situations. It is in this sense that the demonstrative and active methods are relevant, not forgetting the verbal methods (expository and interrogative). The case studies, conducted in group and discussed in class, correspond to learning by doing and gives ongoing feedback to students about the choices made and acquired knowledge.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Material de Apoio a fornecer pela Docente ao longo do semestre;
Kotler, et al. (2008), Principles of Marketing, 5th Edition, Pearson Education Limited.
Kerin & Peterson (2013) Strategic Marketing Problems, 13/E, NY: Prentice Hall

Articles and case studies
– Gronroos, C. (2006). On defining marketing: finding a new roadmap for marketing, Marketing Theory, Volume 6 (4), p. 395-417. SAGE.
– Codes, D. (2006). Precise Software Solutions, Harvard Business School, Feb. 2 2006.
– Moon, Y. (2004). The Birth of the Swatch, Harvard Business School, Nov. 22 2004.
– Gourville, John T; Darwall, Christina. (2005), Microsoft: Launching the Smart Watch, Oct 30, 2003, Revision Date Jan 20, 2005.
– Miller, L., Christakis, N. (2011). Tapping the Power of Social Networks, Harvard Business Review, Sept. 2011.
HBR’s Must-Reads on Strategy, Harvard Business Review, article collection, available on www.hbr.org.

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