Metodologias de Investigação Científica

Ficha de Unidade Curricular – 2º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Metodologias de Investigação Científica / Research Methods

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação/Master in Computer Engineering and Information Systems

Nome do Docente Responsável
Ricardo Vicente Raposo Crespo de Oliveira

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O principal objectivo desta unidade curricular é promover nos alunos a aquisição de competências básicas e avançadas em procedimentos e métodos de investigação com particular enfâse na área da computação e sistemas de informação. Objectivos complementares incluem a aquisição de competências transversais neste domínio nomeadamente as relativas às capacidade de compreensão, apresentação e escrita de informação científica.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
The main objective of this curricular unit is to promote in students the acquisition of basic and advanced competences in procedures and methods of investigation with particular emphasis in the area of computing and information systems. Further objectives include the acquisition of transversal competences in this field, in particular those relating to the ability to understand, present and write scientific information.

Conteúdos programáticos
1 – O que é um problema científico? Definição de horizontes de I&D. Tipos de problemas e abordagens possíveis.
2 – Métodos e Técnicas de Investigação Científica: métodos qualitativos vs métodos quantitativos
3 – A comunicação de ciência: modelos de publicação
4 – Métodos de escrita científica
5 – Métodos e Técnicas de Investigação Científica: modelos de informação e bases de informação
6 – Identificação do estado da arte: revisão de literatura e construção de uma bibliografia. Técnicas de citação.
7 – Técnicas de análise crítica de um artigo científico.
8 – Gestão de projecto.

Syllabus
1 – What is a scientific problem? Definition of R & D horizons. Types of problems and possible approaches.
2 – Methods and Techniques of Scientific Research: qualitative methods vs quantitative methods
3 – Communication of science: publishing models.
4 – Scientific writing methods.
5 – Methods and Techniques of Scientific Research: information models and information bases
6 – Reviewing the state of the art: creating a literature review and a bibliography. Quotation techniques.
7 – Critical analysis techniques of scientific papers.
8 – Project management

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos da unidade ao compreenderem os vários passos do método de investigação e o estudo das técnicas mais utilizadas em I&D no domínio da computação.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The programmatic content is aligned with the objectives of the unit by understanding the various steps of the research method and the study of the most used techniques in R & D in the field of computing.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
O ensino será essencialmente orientado para um equilíbrio entre a exposição de conceitos, discussão e avaliação crítica dos mesmos em grupo e exploração de processos de apresentação e discussão de informação.
Para avaliação, serão considerados os seguintes elementos:
– um teste, a realizar no final do semestre, com um peso de 50% sobre a avaliação final; o teste cobrirá tanto temas abordados na UC de Metodologias de Investigação Científica como na UC de Seminário de Orientação.
–  um trabalho de análise crítica de um artigo científico, a apresentar no final do semestre, com um peso de 50% sobre a avaliação final.
Serão considerados aprovados à UC os discentes que obtenham uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Teaching methodologies (including assessment)
The teaching will be essentially oriented to a balance between the exposition of concepts, discussion and critical evaluation of the same in group and exploration of processes of presentation and discussion of information.
The curricular unit’s grading will consist of two components:
– a test, at the end of the semester, comprising subjects both from the Research Methods and the Orientation Seminar curricular units (50%).
– a presentation regarding a critical evaluation of a scientific paper (50%).
In order to successfully complete this curricular unit the student should have a minimum grade of 9,5.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de avaliação visam verificar da aquisição pelos alunos das competências nucleares a duas das componentes centrais de qualquer processo de I&D: avaliação do estado da arte num dado contexto e autonomia na concepção e elaboração de problemas e perguntas científicas.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The evaluation methodologies aim at verifying students’ acquisition of nuclear competences at two of the central components of any R & D process: evaluation of the state of the art in a given context and autonomy in the conception and elaboration of problems and scientific questions.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Textos e apontamentos a fornecer pelo docente.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.