Seminário de Orientação

Unidade Curricular / Curricular Unit
Seminário de Orientação / Guidance Seminar

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Engenharia Informática e Sistemas de Informação / Computing Engineering and Information Systems

Nome do Docente Responsável

 

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A UC de Seminário de Orientação tem como objectivo orientar os estudantes logo no início do percurso lectivo para o processo da procura e formulação das questões de investigação, que serão desenvolvidas no decorrer das várias UCs de Seminário, até à escolha e proposta do tema de Dissertação, a realizar no último Semestre do ciclo de estudos.
Esta UC funciona em simultâneo e em colaboração com a UC de Metodologias de Investigação Científica, o que permite concretizar os aspectos metodológicos com uma aplicação directa dos mesmos.
No final da UC os estudantes deverão:
1. Reconhecer as áreas da Engª Informática e dos Sistemas de Informação que são actualmente objecto de maior evolução e relevância;
2. Dispor de uma bibliografia abrangente de artigos científicos que lhes permitam obter um panorama alargado das áreas em estudo;
3. Identificar algumas questões de investigação que irão aprofundar e desenvolver no decorrer do percurso lectivo, nomeadamente nas UCs de Seminário seguintes.

 

Learning outcomes of the curricular unit
This CU provides guidance to the students, early in their academic pathway, in the process of discovering their scientific objectives and domains, achieve a related bibliographic research, formulate an initial state-of-the-art and define a first set of research questions, as an initial step to build their dissertation proposal.
This CU runs in parallel and in collaboration with the Methodologies for Scientific Research CU, in order to create a concrete possibility for applying its the methodological aspects.
At the end of this CU the students must:
1. Recognize the areas of Computing Engineering and Information Systems which are the object of major evolution and relevance;
2. Possess a comprehensive and embracing bibliography of scientific articles which allow them to obtain a broad overview of the areas under study;
3. Identify research questions which they will develop and explore during the academic pathway, particularly in the following Seminar CUs.

Conteúdos programáticos
1. O Percurso formativo dos Seminários
2. A Investigação em Engenharia Informática
3. A Investigação em Sistemas de Informação
4. Exploração Bibliográfica
5. O Estado da Arte
6. As Questões de Investigação
7. A Escolha do Tema
8. A Proposta de Dissertação

Syllabus
1. The Seminar Training Pathway
2. Informatics Engineering Research Trends
3. Information Systems Research Trends
4. Bibliographic Exploration
5. State of the Art
6. Research Questions
7. The Theme Choice
8. The Thesis Proposal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
Sendo o objectivo da UC o de orientar os estudantes para o processo da procura e formulação das questões de investigação nas áreas científicas do ciclo de estudos, os conteúdos programáticos propostos começam por definir as áreas de trabalho, fornecendo de seguida uma apresentação das principais ferramentas de procura e a definição das diversas etapas que o estudante deverá prosseguir para atingir esse objectivo. Desta forma está assegurada a coerência com os objectivos propostos.
Por outro lado, uma vez que o trajecto individual de procura depende dos interesses e opções de cada estudante, os conteúdos programáticos poderão sofrer alterações no decorrer do semestre, podendo ser enriquecidos com contribuições associadas a temas resultantes do trabalho de procura desenvolvido pelos alunos.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
Since the goal of this UC is to guide students in the process of searching and formulating research questions in the scientific areas of the study cycle, the syllabus proposed begins by defining these work areas, providing a presentation of the main search tools and the definition of the various steps that the student should undergo in order to achieve this objective. This way consistency with the proposed objectives is ensured.
On the other hand, since the individual path of discovery depends on the interests and options of each student, the contents may change in the course of the semester, and may be enriched with contributions associated with themes resulting from the research work developed by students.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Aulas:
• Sessões expositivas com os conceitos, as definições e o enquadramento teórico;
• Sessões com apresentações de alunos no sentido de estimular a troca crítica de ideias sobre temas preparados;
• Sessões de perguntas e respostas sobre as apresentações realizadas.

Avaliação continua:
A avaliação corresponde a uma média aritmética de três parcelas:
• Participação em sala (20%);
• Escrita de um short-paper (2 páginas A4) no âmbito/tema definido (50%);
• Blind-review de short-paper de um colega (30%).

Avaliação por Exame:
Destina-se aos alunos que não tenham obtido aproveitamento na Avaliação Continua.
• Definição do âmbito/tema a investigar (40%).
• Escrita de um short-paper (2 páginas A4) no âmbito/tema definido (60%).

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
Classes:
• Expository sessions with the concepts, definitions and theoretical framework;
• Sessions with presentations from students in order to encourage the exchange of ideas and critical comment on the topics prepared;
• Q&A sessions following the presentations.

Continuous Assessment:
The rating corresponds to an arithmetic mean of three plots:
• Participation in class (20%);
• Writing a short-paper (2 pages A4) under / theme set (50%);
• Blind-review of short-paper of a colleague (30%).

Exam Assessment:
Intended for students that did not performed continuous assessment:
• Definition of the investigation scope or theme (40%).
• Writing a short-paper (2 pages A4) on the defined scope or theme (60%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O método de ensino utilizado, privilegia a descoberta individual, a aprendizagem em grupo e o método exploratório. Ao participar num ambiente de seminário, com apresentações de temas e realização de debates críticos entre pares, são exercitadas e desenvolvidas as capacidades de procura e definição de um projecto pessoal do estudante, estando assim satisfeitos os objectivos da unidade curricular.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
The teaching method used, focuses on individual discovery, group learning and relies on the exploratory methodology. By participating in a seminar environment, with presentations of themes and critical debates between pairs, the research capabilities and definition of the student personal projects are exercised and developed, in alignment with the objectives of the curricular unit.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
A bibliografia é constituída por referências documentais nas áreas da Engenharia Informática e Sistemas de Informação, sugeridas pelo(s) docente(s) da UC e pesquisados pelos estudantes.

The bibliography consists of documentary references in the areas of Computing Engineering and Information Systems, suggested by the Professor (s) and researched by students.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.