Arquitetura de Sistemas Empresariais

Unidade Curricular / Curricular Unit
Arquitectura Sistemas Empresariais

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º Ciclo

Nome do Docente Responsável
Acácio Gonçalves Carmona

Nome do Docente Adicional

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a importância do alinhamento da estratégia de negócio de uma empresa com a gestão dos sistemas de informação e o papel que a Gestão do Portfólio Aplicacional desempenha para esse atingimento.
Obtenção do conhecimento e compreensão e domínio das tecnologias, das componentes aplicativas, das metodologias de desenvolvimento e conhecimento necessário à elaboração de arquitecturas de sistemas de informação.
Compreender, desenhar e avaliar arquitecturas de sistemas de software, tendo em vista a sua aplicação aos vários níveis e domínios, tanto a nível macro como a nível micro.
Ser capaz de efectuar a análise, gestão e planeamento de Portfólios Aplicacionais de Empresas, utilizando os princípios e técnicas estudadas.

Learning outcomes of the curricular unit
Understand the importance of aligning business strategy of a company with the management of the information systems and the role of Application Portfolio Management plays to this achievement.
Obtaining knowledge and understanding and mastery of technologies, application components, development methodologies and knowledge necessary to develop information systems architectures.
Understanding, designing and evaluating architectures of software systems, with a view to their application to various levels and fields, both at the macro and micro level.
Be able to carry out the analysis, management and planning of Application Portfolios of companies, using the principles and techniques studied.

Conteúdos programáticos
Fundamentos da Arquitectura de Sistemas Empresariais.
Implementação da Arquitectura da Empresa. Ferramentas de Arquitectura Empresarial.
Sistemas de Informação, Estratégia e Organização.
Normas (Melhores Práticas), ITIL, COBIT.
Tipos e modelos de Arquitecturas Empresariais
Estudo da Framework de Zachman.
Metodologia de planeamento de uma arquitectura. Desenho da Arquitectura de Empresa. Ferramentas de Modelação.
Gestão de SI, Estratégias de Gestão, Gestão Estratégica.
Análise SWOT, Ciclo de Vida de um produto (Matriz BCG).
Modelo forças competitivas, Cadeia de valor.
Análise, Gestão e Planeamento de Portfólio Aplicacional.
Modelos de Venkatraman, Nolan e Parson. Matriz de Mac Farlan.
Análise e discussão de casos de estudo e exemplos.
Gestão de portfólio aplicacional de uma empresa.
Elaboração do planeamento da arquitectura empresarial de uma empresa e Gestão de Portfólio aplicacional utilizando uma ferramenta comercial de modelação e aplicando os modelos estudados.

Syllabus
Fundamentals of Enterprise Systems architecture.
Implementation of the Enterprise Architecture. Enterprise Architecture tools.
Information systems, strategy and organization.
Standards (Best Practices), ITIL, COBIT.
Types and models of Enterprise Architectures
Study of the Zachman Framework.
Architecture planning methodology. Design of the Enterprise Architecture. Modelling tools.
Strategic Management.
Self management, management strategies, strategic management.
SWOT analysis, life cycle of a product (BCG Matrix).
Competitive forces model, value chain.
Analysis, Application portfolio management and planning.
Models of Venkatraman, Nolan and Parson. Array of Mac Farlan.
Analysis and discussion of case studies and examples.
Application portfolio management of a company.
Elaboration of enterprise architecture planning of an enterprise and portfolio management using a commercial tool for modelling and applying the models studied.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
Através de uma abordagem faseada dos conteúdos programáticos com exemplos e acompanhada de casos de estudo e aplicação dos conceitos estudados com exercícios de aplicação bem como com a participação activa da SYBASE, fabricante do software de representação e modelação de arquitecturas empresariais e modelos adequados, garante-se o alinhamento dos conceitos apresentados e a sua aplicação e o atingimento dos objectivos desta unidade curricular.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
By doing a phased approach to program matters with examples and case studies as well as with the active collaboration of SYBASE, manufacturer of the architecture modelling and representation software used and applicable models is granted the alignment between the studied matters and its application and the goals of this curriculum unit.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A disciplina articula-se entre uma componente teórica onde são apresentados e comparados os diferentes conceitos e técnicas fundamentais de Arquitectura de Sistemas Empresariais, e uma componente prática onde é dado mais ênfase a análise de casos de estudo para aplicação dos conceitos abordados nas aulas teóricas e teórico/práticas e utilização de uma ferramenta de modelação (O Powerdesigner).
Avaliação contínua :
Parte Teórica => Frequência (45% da nota final)
Participação na Disciplina (10% da nota final)
Parte Prática => Trabalhos Práticos (45 % da nota final)
         Relatórios e análises individualis. (15 %)
         Trabalho de Grupo (40 %)
         Apresentação do trabalho realizado em aula (45 %).
Avaliação por exame :
Parte Teórica => Frequência (45% da nota final)
Parte Prática => Trabalhos Práticos (55 % da nota final)
             Trabalho de Grupo (40 %)
             Apresentação do trabalho realizado em aula (60 %).

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
The discipline is composed by a theoretical component where are presented and compared the different concepts and key techniques of Enterprise Systems architecture, and a practical component where it is given more emphasis on the analysis of case studies for the application of the concepts covered in lectures and practical and theoretical/use of a modelling tool.
Continuously assessment:
Theoretical part = > frequency (45% of the final grade)
Participation in the course (10% of final grade)
Practical part = > Assignments (45% of the final grade)
            Report of individual case study analysis. (15%)
            Group work (40%)
            Presentation of the work done in the classroom (45%).
Assessment by examination:
Theoretical part = > frequency (45% of the final grade)
Practical part = > Assignments (55% of the final grade)
            Group work (40%)
            Presentation of the work done in the classroom (60%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Através de uma metodologia de avaliação contínua com apresentação dos conteúdos programáticos complementados com exemplos e acompanhada de casos de estudo e aplicação dos conceitos estudados com exercícios de aplicação bem como com a participação activa da SYBASE, fabricante do software de representação e modelação de arquitecturas empresariais e modelos adequados, garante-se o atingimento dos objectivos desta unidade curricular.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
Through a continuous assessment methodology with contents presentation supplemented with examples and accompanied by case studies and application of the concepts studied with exercises of implementation as well as with the active participation of SYBASE, a maker of software and enterprise architecture modeling and appropriate templates, ensures the achievement of the objectives of this curriculum unit

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Acetatos e apontamentos do professor, casos e artigos diversos, acessíveis em: http://moodle.ulusofona.pt.
McGovern, James: Ambler, Scott W.; Stevens, Michael E.; Linn, James; Sharan, Vikas; Jo, Elias K.; A Practical Guide to Enterprise Architecture, Pearson – Prentice Hall, 2007
Laudon, Keneth C.; “Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 11 ed. Global Edition, Pearson – Prentice Hall, 2009
Steven H. Spewak, “Enterprise Architecture Planning: Developing a Blueprint for Data, Applications and Technology”, John Willey & Sons, 1992.
Jeanne W. Ross, Peter Weill, David C. Robertson; Enterprise Architecture As Strategy; Harvard Business School Press; 2006.
Magic Quadrant for Enterprise Architecture Tools, Gartner Research, 12 November 2009 ID Number: G00172491
Land, Martin & other, Enterprise Architecture – Creating Value by Informed Governance, Springer, 2009.
Schekkerman, J; Enterprise Architecture Tool Selection Guide, Version 6.2, 2011

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