Ética Socioprofissional

Unidade Curricular / Curricular Unit
ÉTICA SOCIOPROFISSIONAL

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º Ciclo

Nome do Docente Responsável
Manuel da Costa Leite

Nome do Docente Adicional

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Toda a concepção, objectivos, planeamento, conteúdos e metodologias de avaliação da UC de Ética Sócio-Profissional, seguem as recomendações conjuntas da ACM e do IEEE-Computer Society.
Assim, os estudantes de Ética Sócio-Profissional são esperados saber:
Identificar estádios progressivos em irregularidades e más práticas profissionais (whistleblowing);
Especificar as forças e fraquezas dos códigos profissionais como expressões do profissionalismo e guias para as boas tomadas de decisão
Identificar temas éticos sugidos nos meios de desenvolvimento de software e determinar como os tratar técnica e eticamente
Saber desenvolver uma política de utilização de computadores com medidas de bom cumprimento profissional
Saber analisar temas informáticos, sabendo observar os papeis profissionais e as politicas governamentais com relevância para o problema
Saber avaliar os códigos de ética profissionai originários da ACM, do IEEE (Computer Society) e das demais instituições relevantes

Learning outcomes of the curricular unit
(The Objectives follow strictly the recommendations by ACM and IEEE. Computer Society.)
“Students must also develop an understanding of the social and professional context in which computing is done”.
Learning objectives are as follows: students are expected to:
Identify progressive stages in a whistle-blowing incident;
Specify the strengths and weaknesses of relevant professional codes as expressions of professionalism and guides to decision-making;
Identify ethical issues that arise in software development and determine how to address them technically and ethically;
Develop a computer use policy with enforcement measures;
Analyze a global computing issue, observing the role of professionals and government officials in managing the problem;
Evaluate the professional codes of ethics from the ACM, the IEEE Computer Society, and other relevant International or Portuguese organizations.

Conteúdos programáticos
(Os Conteúdos Programáticos seguem a ACM e o IEEE-CS)
Conceitos Fundamentais:
Etica vs Moral. Ética Sócio-Profissional.
Responsabilidade Profissional. Globalização ; Sustentabilidade;
Direitos de Autor ; Propriedade Intelectual ; Propriedade Industrial
Relevant International Professional Associations :
IEEE, ACM, AIS, AITP.
Códigos de Ética da ACM e do IEEE-CS.
Associações Europeias, incluindo as Portuguesas e da UE.
Autoridades Nacionais ou Associações Profissionais relevantes :
CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados.
OE – Ordem dos Engenheiros.
APSI – Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
ASSOFT – Associação Portuguesa de Software
Legislação Internacioinal e Nacional relevante :
SOPA, PIPA ; outra legislação dos EUA
Legislação europeia de Informática.
Exemplos de Estudos de Casos relevantes a trabalhar em aulas práticas ou laboratoriais :
Wikileaks ; Anonymous ; Apple vs Samsung ; Apple vs Microsoft ;  Ciber Bullying; Downloads ilegais, etc.

Syllabus
Fundamental concepts:
Ethics vs Moral. Professional Ethics.
Professional Responsabilities. Social Responsabilities.
Globalisation ; Sustainability ; Enterprise Responsabilities.
Copyright ; Intelectual Property ; Prototypes and Industrial Property.
Relevant International Professional Associations :
IEEE, ACM, AIS, AITP.
ACM Codes of Ethics. IEEE Code of Ethics.
Joint ACM and IEEE Software Engineering Code of Ethics.
European Associations.
Relevant National Authorities or Professional Associations :
CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados.
OE – Ordem dos Engenheiros. OE’s Code of Ethics.
APSI – Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
ASSOFT – Associação Portuguesa de Sotware
Relevant Laws :
SOPA, PIPA ; other relevant USA Legislation
EU Legislation on Informatics.
Case Studies :
Wikileaks ; Anonymous ; …
Apple vs Samsung ; Apple vs Microsoft ; …
Ciber Bullying; Downloads Ilegais; CyberWar

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
Os conteúdos revelam-se coerentes com os objectivos da Unidade Curricular, garantindo o cumprimento das recomendações internacionais da ACM e do IEEE Computer Society,
porque garantem uma percepção e avaliação dos papeis profissionais de Um Informático na sociedade e no mercado, cf os objectivos da UC.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
The syllabus consists in giving a list of some of the main topics invoked in all best universities around the world, keeps perfectly coherence with the objectives, namely those of giving the students the knowledge and skills pertaining to ACM or IEEE Computer Society requirements.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodogia é um mix de abordagens teóricas, normativas e de práticas laboratoriais no sentido de explorar estudos de casos relevantes nos planos internacionais e nacionais, na linha estrita de cumprimentos das recomendações da ACM e do IEEE Computer Society
Os trabalhos e estudos são individuais e em grupo, garantindo um exercício de boas práticas profissioonais

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
The semester plan and practices of the CU goes well along with the assessment methods. The assessment methods lye in some theoretical work together with the practical works, individually or in group; there is an adequate cohesion with the objectives of the CU.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino, baseadas num misto de teoria e prática, adequam-se perfeitamente aos objectivos da UC.
Procuram jogar com os conceitos teóticos e os códigos perante as boas ou más práticas que são analisados em estudos de casos na componente laboratotial da UC

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
Teaching methodologies, based on a mix of practical and theoretical approaches, are perfectly consistent with the objectives.
An interplay theoretical approaches / practical case studies is systematically incentivated in CU classes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Computer Ethics. Stanford Phil Encyclopaedia.
McFarland, Michael C. (1999) Intellectual Property, Information, and the Common Good, in org. R Spinello e H Tavani, Readings in Cyberethics. Massachusetts: J & B Publishers, 2004, pp. 294-304.
IEEE (1990) IEEE Code of ethics, http://www.ieee.org/portal/index.jsp?pageID=corp_level1&path=about/whatis&fi e=code.xml&xsl=generic.xsl
IEEE-CS/ACM joint task force on Software Engineering Ethics and Professional Practices (1999) SOFTWARE ENGINEERING CODE OF ETHICS AND PROFESSIONAL PRACTICE, http://www.computer.org/tab/seprof/code.htm
Messerly, Dr. J G., Why Should Computer Science Majors Take A Computer Ethics Course?, http://www.cs.utexas.edu/users/messerly/349/Reflection.htm
Ordem dos Engenheiros (1992) Código deontológico, http://www.ordeng.pt/html/destaque/etica/c_coddeontologico.html
Revision of the ACM Code of Ethics and Professional Conduct (1992) ACM Code of Ethics and Professional Conduct, http://www.acm.org/constitution/code.html

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