Tecweb 2012 – Considerações

No passados dias 21 e 22 de Março teve lugar a edição de 2012 da TecWeb, um evento destinado a promover a abertura de novos horizontes em áreas tecnológicas actuais, assim como a troca de conhecimentos e contactos entre os alunos das Licenciaturas em Informática.

No primeiro dia, tivemos um conjunto de sessões técnicas de alta qualidade, tendo contado com um orador convidado (Miguel Costa do Projecto Arquivo da Web Portuguesa – FCCN) que nos apresentou as interessantes possibilidades de pesquisa no passado, permitidas pela tecnologia desenvolvida nesse projecto. Os oradores seguintes, todos eles alunos ou ex-alunos da ULHT, realizaram igualmente apresentações de excelente nível, sendo de realçar a apresentação do TFC MeonMap, tanto pelo conteúdo, como pela forma original como foi realizada.

No 2º dia, teve lugar como habitualmente o Concurso de Programação, com grande afluência de concorrentes. Seguidamente no âmbito do Job Shop, diversas empresas com importante presença no mercado de trabalho das TI apresentaram as suas propostas de carreira, tendo havido igualmente uma sessão técnica com grande interesse realizada pela empresa MyAdLAb que apresentou algumas aplicações móveis de sucesso. Esta apresentação deu origem a um interessante debate sob a forma como os candidatos a um primeiro emprego se devem diferenciar no mercado de trabalho através da aquisição de competências extra curriculares, muitas vezes proporcionadas por eventos do tipo da TecWeb, ou iniciativas como a do Projecto Crescer.

É portanto extremamente importante que as próximas edições da TecWeb, ou outras iniciativas do género, sejam momentos de grande mobilização tanto de alunos como de professores, no sentido de contribuir para uma efectiva diferenciação dos nossos currículos formativos.

Finalmente, aproveitamos esta ocasião para agradecer a todos quantos contribuíram para o sucesso de mais uma sessão da TecWeb.

Tags: