Controlo de Gestão

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Controlo de Gestão | Management Control

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º ciclo | 1st cicle

Nome do Docente Responsável
Sílvia Machado

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular posiciona a necessidade de controlo de gestão como um dos principais drivers dos processos de desenvolvimento, implementação e melhoria dos sistemas de informação em contexto empresarial.

Pretende-se que os alunos obtenham forte familiaridade com os dados e a informação de gestão que são relevantes para suportar o processo de tomada de decisões e que correm nos SIG. Por outro lado, procura-se promover a familiaridade com os modelos de análise que trabalham com esta informação, actualmente reconhecidos no mundo inteiro como melhores práticas em termos de avaliação e gestão do desempenho das organizações.

Os alunos que concluam com sucesso a frequência da disciplina deverão saber utilizar os sistemas de controlo de gestão mais comuns, bem como desenhar e redesenhar a estrutura de uma aplicação que suporte estes mesmos sistemas.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
The course aims to position the need for management control as the main driver for the processes of developing, implementing and improving management information systems.

During the course students have opportunity to become familiar to relevant data and information for decision making and to the analytic models considered as best practices all over the world in business performance assessment and management.

Students who successfully complete the frequency of the course shall know to use the most common management control systems and to design and redesign the structure of applications that run management control systems.

Conteúdos programáticos
1. Gestão e controlo de gestão
2. Tipologias de custos
3. Cost-Volume-Profit Analysis
4. Custeio por obra
5. Activity-Based Costing
6. Planeamento orçamental, responsabilização e controlo
7. Gestão da rentabilidade de clientes

Syllabus
1. Managing and management control systems
2. Costs and cost terminology
3. Cost-Volume-Profit Analysis
4. Job costing
5. Activity-Based Costing
6. Budgeting, responsability accounting and management control
7. Customer-profitability analysis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Nos dois primeiros capítulos temáticos são abordados os conceitos teóricos e práticos da gestão que permitem estabelecer as seguintes associações: avaliação de desempenho – tomada de decisões – informação – sistemas de controlo de gestão – sistemas de informação de gestão.
No decorrer dos cinco capítulos seguintes, são apresentados e exercitados com aplicação a casos reais ou simulados os principais modelos de controlo de gestão actualmente utilizados na maioria das empresas no mundo inteiro.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
In the first two thematic chapters, are explored the theoretical and practical concepts of management in order to establishing the following associations: performance assessment – decision making – information – management control systems – management information systems.
Over the following five chapters, are presented and exercised with application to real or simulated cases key management control models currently used in most businesses worldwide.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
O modelo de ensino concilia a transmissão expositiva de conceitos e modelos com a aplicação prática dos mesmos, durante todo o semestre, por via da resolução de problemas que simulam as situações comummente experienciadas pelas empresas em geral.

O sistema de avaliação compreende a realização de duas provas escritas individuais, contribuindo cada uma em 50% para a classificação final.

Teaching methodologies (including assessment)
The teaching method combines the expository transmission of concepts and models with its practical application, throughout the semester, through problem-solving cases that simulate situations commonly experienced by businesses in general.

The assessment method includes the completion of two individual written tests, each contributing in 50% to the final grade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
A componente expositiva de algumas sessões (a qual representa menos de metade do número total de horas da UC) oferece aos alunos a oportunidade para compreenderem os fundamentos e o racional de gestão em que assentam os casos reais ensaiados.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The expository component of some sessions (which represents less than half of the course) offers students the opportunity to understand the foundations and rationale underpinning the real cases tested.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Horngren, C., Datar, S., & Rajan, M. (2015). Cost Accounting: Global Edition, 15th edition. Pearson Prentice Hall.

Universidade Lusófona


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