Gestão de Projeto

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Gestão de Projeto / Project Management

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º ciclo

Nome do Docente Responsável
Acácio Gonçalves Carmona

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular insere-se no plano geral de formação em gestão da licenciatura. A gestão de projetos contempla o conjunto de processos de gestão que devem ser seguidos para que um projeto seja bem-sucedido, ou seja para que atinja os objetivos de negócio pretendidos, sendo por isso relevante no contexto da licenciatura.
O principal objetivo da unidade curricular é lecionar os fundamentos básicos da gestão projetos, nas suas várias vertentes, comunicação, liderança, gestão de conflitos e expetativas, paradigmas e artefactos. Esta organiza-se em dois módulos teórico-práticos:
Módulo de Comunicação e Liderança, que tem como objetivo introduzir conhecimentos acerca dos tipos de organizações e gestão de projetos e o papel do gestor de projetos como líder, comunicador e gestor de conflitos e expetativas.
Módulo de Paradigmas e Artefactos, que tem como objetivo dar a conhecer a gestão de projetos segundo os paradigmas clássico (IPMA) e ágil (SCRUM)

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
This course is part of the general plan of management training. Project management includes the set of management processes that must be followed in order a project to be successful, that is for reaching the desired business objectives is therefore relevant in the context of the degree.
The main objective of the course is to teach the basics of project management, in  several aspects, communication, leadership, conflict management and expectations, paradigms and artifacts. This is organised in two modules: theoretical-practical
Leadership and communication module, which aims to introduce knowledge of the types of organizations and project management and the project manager’s role as a leader, Communicator and conflict Manager and expectations.
Paradigms and the module, which aims to raise awareness of project management according to the classical paradigms (IPMA) and agile (SCRUM)

Conteúdos programáticos
Módulo I – Comunicação e Liderança
1. Tipos de organizações e a gestão de projetos
– Comunicação e Liderança
– Gerir um projeto em 1 hora
– Modelos organizacionais
– Gestão de conflitos
2. O Papel do gestor de projeto
3. Comunicação e Negociação
– No Arranque, Após o Arranque e Após a entrega.

Módulo II – Paradigmas e Artefactos
1 – Paradigma Clássico: IPMA
– Introdução
– Planeamento do Tempo e Custo
– Planeamento dos Riscos e Equipa
– Gestão e Controlo do Progresso e Alterações
– Fecho
2 – Paradigma Ágil: SCRUM
– Introdução ao Ágil e Scrum
– Planeamento do Produto e Sprints
– Gestão Diária do Progresso
– Revisão e Fecho de uma Sprint
– Gestão no SCRUM (âmbito, tempo, …)

Syllabus
Module I – communication and leadership
1. Types of organizations and project management
-Communication and leadership
-Manage a project in 1 hour
-Organizational models
-Conflict management
2. The role of the project manager
3. Communication and negotiation
-At startup after startup and after delivery.
Module II – paradigms and Artifacts
1-Classical Paradigm: IPMA
-Introduction
-Time and cost planning
-Risk Planning and Team
-Management and control of progress and Changes
-Close
2-Agile Paradigm: SCRUM
-Introduction to Agile and Scrum
-Product Planning and Sprints
-Daily management of progress
-Review and closing of a Sprint
-Management in the SCRUM (scope, time, …)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino são quer diretas, quer indiretas, a fim de permitir o enquadramento da teoria, em constante evolução, numa perspetiva prática e autodidata.
A avaliação formativa domina nesta disciplina, com os vários exercícios e  mini-testes , permitindo avaliar o progresso dos alunos e também que estes possam verificar a necessidade de adaptarem as suas próprias estratégias de aprendizagem.
Os exercícios, simulações e casos de estudo realizados espelham as práticas correntes de desenvolvimento real, dotando os alunos de uma aquisição de conhecimentos e prática relevantes.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The teaching methodologies are either direct, indirect, either to enable the framework of theory, in constant evolution, in a practical perspective and an autodidact.
Formative assessment dominates in this discipline, with the various exercises and mini-tests, allowing to assess the progress of the students and also that they can verify the need to adapt their own learning strategies.
The exercises, simulations and case studies conducted reflect current practices of real development, providing students a knowledge acquisition and relevant practice.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A disciplina é teórico-prática, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos.
Avaliação Contínua
o Módulo de Comunicação e Liderança
Assiduidade e participação – 5%
Resolução de Casos de estudo em grupos de 2 – 30%
o Módulo de Paradigmas e Artefactos
Assiduidade e participação – 5%
Exercícios Práticos em Grupo – 30%
o Mini-Testes – 30%
Avaliação por exame
o Exercício Individual – 50%
o Teste escrito – 50%

Teaching methodologies (including assessment)
The discipline’s theoretical and practical, with an alternation between exhibition, participatory methods and statements.
Continuous Evaluation
leadership and communication module
Attendance and participation – 5%
Resolution of case studies in groups of 2-30%
the Paradigms and the module
Attendance and participation – 5%
Practical exercises in Group-30%
Mini-tests-30%
Assessment by examination
Individual Exercise – 50%
Written test – 50%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos centram-se nos fundamentos da gestão de projetos: organizar tarefas e recursos no tempo, lidar com imprevistos e comunicar por forma a atingir os objetivos ou superá-los para um dado orçamento.
Estes conceitos são aplicados na produção e alteração de artefactos característicos dos paradigmas lecionados, permitindo aos aprendentes ter uma visão mais prática das suas potencialidades e aplicações.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The contents is focused on fundamentals of project management: organizing tasks and resources in time, deal with contingencies and communicate in order to achieve or exceed the objectives for a given budget.
These concepts are applied in the production and modification of artefacts characteristic of paradigms taught, allowing learners have a more practical view of their potential and applications.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hermarij, S. (2011), Better Practices of project Management Based on IPMA Competences, 3rd Edition Van Haren Publishing.

Lacey, M. (2012), The Scrum Field Guide: Practical Advice for Your First Year (Agile Software Development Series), Addison-Wesley Professional;

GUIA PMBOK 2013, Um guia do conhecimento em gestão de projetos, quinta edição. PMI Institute

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.