Linguagens de Programação I

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Linguagens de Programação I/Programming Languages I

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1st cycle

Nome do Docente Responsável
Nuno Gonçalo Coelho Costa Pombo

Nome do Docente Adicional
Hugo Castro, e Fernando Teodósio.

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Apresentar noções gerais sobre o computador seu funcionamento e sua programação. Aprendizagem da linguagem C utilizando as principais estruturas de controle e de dados.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
Introduction to C programming. Development of skills in terms of algorithm development and problem-solve sense.

Conteúdos programáticos
1. Introdução;
2. C vs Java;
3. Estruturas Básicas;
4. Tipos de dados, variaveis, e constantes;
5. Operadores, Instruções de Seleção;
6. Ciclos;
7. Vectores;
8. Funções;
9. Apontadores;
10. Estruturas;
11. Endereçamento;
12. Entradas e Saídas com Ficheiros.

Syllabus
1. Getting Started;
2. C vs Java;
3. Básic Structures;
4. Datatypes, variables and constants;
5. Operators, and Selection;
6. Loops;
7. Arrays;
8. Functions;
9. Pointers;
10. Structures;
11. Memory;
12. Input/Output.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspectivas pertinentes para a intervenção educativa. Além disso pretende-se realçar “pontos de contacto” com competências de Programação já adquiridas nomeadamente em Fundamentos de Programação.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
Contents are organized in an integrated manner, based on the analysis of main perspectives relevant to teaching. In addition, all the common topics with other programming curricular units will be highlighted.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Aulas teóricas:
1. métodos expositivo e
2. interrogativo.

Aulas práticas laboratoriais: métodos ativos,
3. com trabalhos laboratoriais, incidindo sobre os conteúdos programáticos.
4. Além disso, será realizado um trabalho prático ao longo do semestre visando o a capacitação para o desenvolvimento de projectos web.

Componente teórica (10 valores): 2 frequências (5 valores cada uma);
Componente prática (10 valores): práticas laboratoriais (3 valores), e trabalho prático (7 valores)

A classificação final é obtida através da seguinte forma:
C=0.50*T+0.15*L+0.35*TP

O(a) aluno(a) é aprovado(a) caso obtenha uma classificação superior ou igual a 9.5 valores.

A classificação após exame é obtida através da seguinte forma:
CE= 0.50*E+0.15*L+0.35*TP

A classificação final à unidade curricular no final das atividades letivas depende da maior das duas classificações C e CE.

Teaching methodologies (including assessment)
Theoretical classes:
1. expository and
2. interrogative methods.
Practical laboratory classes: active methods, with
3. laboratory work, focusing on the programmatic contents.
4. In addition, a practical work will be carried out throughout the semester aiming at the qualification for the development of web projects.

Theoretical component (10 values): 2 frequencies (5 values each);
Practical component (10 values): laboratory practices (3 values), and a practical work (7 values)

The grade is obtained through the following form:
G = 0.50 * T + 0.15 * L + 0.35 * PW

Admission under examination depends on obtaining a grade of 6 or higher.
The classification after examination is obtained through the following form:
GE = 0.50 * E + 0.15 * L + 0.35 * PW

The final grade of the course unit at the end of the course activities depends on the higher of the two G
and GE classifications.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
Teaching and learning methods aim the knowledge of the contents referred to in the syllabus, reaching the targeted goals and competencies.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
– The Truth About HTML5 (For Web Designers), Luke Stevens, 2012.
– The Essential Guide to CSS and HTML Web Design, Craig Grannel, 2007
– Recursos online do World Wide Web Consortium e da W3 Schools

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