Métricas Empresariais

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Métricas Empresariais

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º Ciclo do Ensino Superior

Nome do Docente Responsável
Carlos Jorge Henriques de Carvalho

Nome do Docente Adicional
Gonçalo Xufre da Silva

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Compreender a Estatística de apoio à gestão
2. Utilizar a Estatística Descritiva
3. Conhecer formas de medir e controlar desempenhos
4. Perceber a relevância das métricas
5. Desenhar e implementar Sistemas de Avaliação de Desempenho

Conteúdos programáticos
1. Conceitos de desempenho organizacional e de métricas
2. Introdução à Estatística
3. Desenho de métricas
4. Implementação de métricas
5. Avaliação de desempenho com métricas
6. Integração de métricas – BSC
7. Ferramentas de análise de desempenho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conceitos fundamentais de desempenho organizacional, como sejam a eficácia, a eficiência e a transposição dos objetivos estratégicos para métricas de gestão, lecionados nesta unidade, são combinados com as ferramentas de estatística descritiva para dotar os alunos dos meios necessários para a construção e implementação de sistemas integrados de avaliação de desempenho de unidades de negócio.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)vidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes1. Aulas:
1.1 Sessões teóricas de apresentação de conceitos, definições e metodologias de avaliação e análise de desempenho;
1.2 Aulas práticas onde é estimulada a participação dos alunos na elaboração de trabalhos de grupo e respetivas apresentações, fazendo uso das ferramentas de avaliação e análise de desempenho de unidades de negócio;
1.3 Assiduidade Mínima: 75% das aulas.

2. Avaliação continua:
2.1 Frequência – 50% da nota final (NF);
2.2 Trabalhos de grupo – 50% da NF: apresentação individual em sala, com entrega posterior de relatório;
Para obter aprovação na unidade é necessário uma nota NF superior ou igual a 10 valores; nota mínima de 8 valores no teste e na média dos trabalhos práticos.

3. Avaliação Final:

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
A avaliação tem uma componente teórica e outra prática, pois pretende-se que o aluno aplique conceitos em casos práticos.
Com a elaboração de trabalhos de grupo e com as respetivas apresentações são preenchidos os objetivos de melhor avaliar a capacidade de trabalho em equipa e os conhecimentos adquiridos a nível individual.
A realização da prova escrita permite avaliar o nível de percepção e a capacidade de relacionar conceitos adquiridos por cada aluno.
Pretende-se que a avaliação garanta que os alunos adquirem as valências necessárias para construção e implementação de sistemas integrados de avaliação de desempenho de unidades de negócio.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Análise Estatística, João Maroco, ISBN: 978-972-618-452-2
Balanced Scorecard para PME, João Russo (2006), Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Lda., 3.ª Edição
Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance (1985); Michael E. Porter; New York: Macmillan, Free Press
Competitive Strategy (1980); Michael E. Porter; New York: Macmillan, Free Press
Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais, Mário Barroso, Eleutério Sampaio e madalena Ramos, ISBN: 978-972-618-567-3
Key Performance Indicators, David Parmenter, ISBN: 978-0-470-54515-7
Performance measurement system design – A literature review and research agenda”, Neely, A., Gregory, M. e K. Platts (2005), International Journal of Operations & Production Management, 25(12): 1228-1263
The Execution Premium, Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage, Kaplan, Robert S. e David P. Norton (2008), Boston: Harvard Business School Press.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.