Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação

Ficha de Unidade Curricular – 2º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação Systems Management and Information Technology

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação MSc in Information Technology and Information Systems

Nome do Docente Responsável
Paulo Jorge Tavares Guedes

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aprendizagem das matérias e das práticas relevantes na gestão de uma organização informática. Os alunos devem ficar capacitados a entender as responsabilidades, desafios, práticas e competências de uma organização informática, desde as equipas, à gestão intermédia e até ao Director de Informática.
Este conhecimento permite aos alunos uma compreensão global da organização informática onde trabalham ou podem vir a trabalhar, ou das empresas suas clientes, melhorando a sua capacidade de integração no mercado de trabalho e de progressão na carreira informática.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
Students will learn the materials and outstanding practices in managing an IT organization. Students should be able to understand the responsibilities, challenges, practices and skills of an IT organization from the point of view of teams, middle management and the Director of Informatics.
This knowledge allows students an overall understanding of the IT organization where they work or may work in the future, or the IT organization of their business customers, improving their ability to enter or progress in the labor market.

Conteúdos programáticos
1. Introdução –  mbito da Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação
2. Caracterização das Tecnologias e Sistemas de Informação Empresariais
1. Estrutura organizativa de uma organização informática
2. Aplicações e tecnologias
3. Infraestruturas
3. Gestão Operacional
1. Organização e responsabilidades das equipas
2. Gestão financeira de projectos, portfólios e equipas
3. KPIs de gestão operacional
4. Produtividade e function points
5. Gestão Lean de equipas
4. Gestão Transversal
1. Gestão da Procura e da Relação
2. Gestão do Portfólio
3. Arquitectura
4. Risco
5. Gestão de compras e fornecedores
6. Processos e Qualidade
7. Recursos humanos
5. Gestão Global
1. Plano estratégico
2. Orçamento anual e controlo orçamental
3. KPIs e alinhamento organizacional
4. Comunicação interna e externa

Syllabus
1. Introduction – Scope of Technologies and Information Systems Management
2. Characterization of Enterprise Technologies and Information Systems
a. Organization structure
b. Applications and technologies
c. Infrastructures
3. Operational Management
a. Organization and responsibilities of teams
b. Financial management of projects, portfolios and teams
c. Operational management KPIs
d. Productivity and function points
e. Lean management of IT teams
4. Transversal management
a. Demand management and relationship management
b. Portfolio management
c. Architecture
d. Risk
e. Supplier and procurement management
f. Processes and quality
g. Human resources
5. Top-level management
a. Strategic planning
b. Annual budget and budget control
c. KPIs and enterprise alignment
d. Internal and external communication

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da disciplina aborda as várias actividades de uma organização informática, com o objectivo de dar aos alunos uma visão global desta actividade na realidade empresarial.
A sequência das matérias está alinhada com a progressão habitual na carreira dos profissionais de informática. Começa por analisar as funções, responsabilidades e competências das equipas de informática, onde os profissionais normalmente iniciam a sua carreira.
Seguidamente são analisadas todas as outras funções, responsabilidades e competências de um organização informática, que permite aos alunos entenderem essas funções e correlacionarem-nas com as matérias que aprenderam ao longo da licenciatura. Na última parte são apresentadas as funções, desafios e competências da direcção de informática. Isso fornece aos alunos uma visão completa das funções e responsabilidades da organização informática e entenderem o que necessitam para progredirem até ao topo da sua carreira profissional, Director de Informática.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The course program covers the various activities of an IT organization, aiming to give students an overview of this business reality.
The sequence of the materials is in line with the usual career development of IT professionals. It examines the roles, responsibilities and skills of IT teams, where professionals typically start their careers. Afterwards, all other functions, skills and responsibilities of an IT organization are analyzed, enabling students to understand these functions and correlate them consistently with the materials they have learned throughout the graduation studies.
In the last part, the duties, responsibilities and challenges of IT management are presented. This allows students to get a complete overview of the functions and responsibilities of the IT organization and understand what they need to do to reach the very top of their professional development, the Director of Information Technology.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia de ensino baseia-se em aulas de 2h que têm sempre duas partes: uma parte inicial de exposição pelo professor, e uma parte de pesquisa e trabalho prático pelos alunos.
A avaliação é composta por trabalhos feitos e entregues semanalmente sobre cada um dos tópicos da disciplina, e por uma apresentação final feita na última aula.
Cada trabalho semanal explora o tópico coberto nessa aula. Os alunos terão que pesquisar matéria sobre o assunto e apresentar um resumo com a sua análise do tema.

Teaching methodologies (including assessment)
The teaching methodology is based on 2h classes that have always two parts: an initial part of exposition by the teacher, and a part of research and practical work by the students.
The evaluation is composed of work done and delivered weekly on each of the topics of the discipline, and a final presentation made in the last class.
Each weekly work explores the topic covered in this lesson. Students will have to research subject matter and present a summary with their analysis of the topic.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
A componente expositiva das aulas constitui o modo principal de passagem do conhecimento para os alunos. Para a sua consolidação, é fundamental que ele seja rapidamente aplicado a situações concretas. Isso é feito logo na própria aula, em que os alunos têm que concretizar os conhecimentos que acabaram de ser expostos num caso prático de uma ou mais empresas.
Dada a natureza das matérias abordadas na disciplina, a pesquisa, estudo, aprofundamento e análise de casos concretos é o mais adequado.
O método de avaliação reconhece estes princípios, sendo a componente prática a mais importante. A realização de cada capítulo do trabalho no final de cada aula, ainda que parcialmente, ajuda os alunos a acompanharem e solidificarem imediatamente a matéria.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The theoretical component of the classes is the main way of passing knowledge to students . For its consolidation, it is vital that it be quickly applied to concrete situations. This is done immediately in the classroom itself, where students have to achieve the skills they’ve be exposed in a case study of one or more companies.
Given the nature of the issues addressed in the course, the research, study, and deeper analysis of actual cases is the most appropriate.
The evaluation method recognizes these principles by establishing the practical part as the most important component. The completion of each chapter of the work at the end of each lesson, even partially, helps students monitor and immediately solidify the matters.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
• “The Chief Information Officer’s Body of Knowledge. People, Processes and Technology”, Dean Lane. John Wiley & Sons, Inc., 2011.
• “Modernizing IT for a digital era”. Driek Desmet, Markus Löffler, and Allen Weinberg. Mckinsey & Company, September 2016.
• “Delivering large-scale IT projects on time, on budget, and on value”. Michael Bloch, Sven Blumberg, and Jürgen Laartz. Mckinsey & Company, October 2012.
• “Lean Knowledge Work”, Bradley Staats and David Upton. Harvard Business Review, Oct 2011.
• “100 IT Performance Metrics”. Nicholas Spanos. Computer Aid, Inc.
• Managing IT Demand. JAMES MCKEEN, HEATHER A. SMITH, PAOLA GONZALEZ. Journal of Information Technology Management Volume XXIII, Number 2, 2012.
• “Arquitectura de Sistemas de Informação: A Ferramenta de Alinhamento Negócio / Sistemas de Informação?”.  A. Vasconcelos, A. Caetano, P. Sinogas, R. Mendes, J. Tribolet. INESC Inovação, Lisboa, Portugal.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.