Notícias

Testemunho de Diogo Ferreira, estudante de LIG: “É das coisas mais incríveis que me podiam ter acontecido, entrar neste curso e transformar o meu hobby no meu percurso profissional.”

Conheçam o testemunho do Diogo Ferreira, aluno da Licenciatura em Informática de Gestão, no My Story da Lusófona. https://www.youtube.com/watch?v=5XMcTmkwAlg

Uma nova Era Digital – TecWeb 2024

Workshops e debates sobre sessões de negócio e formação tecnológica de referências no mercado O evento reuniu alunos, docentes e especialistas para promover a capacitação tecnológica e networking de alto nível em tecnologia da informação. Entre os dias 4 e 8 de março, o Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação (DEISI) da Universidade Lusófona, realizou mais uma edição do evento anual “TecWeb”, que proporciona uma semana intensa de aprendizagem e networking no campo da tecnologia da informação. Trata-se de uma oportunidade imperdível para estudantes, alumnis, futuros estudantes e membros da comunidade académica, de forma a atualizarem-se sobre as mais recentes tendências e práticas do setor. Uma das características mais destacadas do evento, é a presença de parceiros de negócios de renome, que concede, consequentemente, a oportunidade dos participantes envolverem-se em sessões de negócios e formações tecnológicas do mercado. Este género de atividades abrem portas a futuras oportunidades de colaboração e desenvolvimento profissional. O TecWeb 2024, reforçou assim, o compromisso da Universidade Lusófona em fornecer uma educação de alta qualidade e preparar os seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho em constante evolução. E, como tal, a interação entre academia e indústria é também crucial para o desenvolvimento de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho. Empresas como Capgemini, Ordem dos Engenheiros, Critical TechWorks, Forvia/Faurecia e LAPI2S garantiram uma diversidade de perspetivas e conhecimentos abrangentes sobre as últimas inovações e desafios do setor. Os participantes saíram do evento enriquecidos com novos conhecimentos, conexões profissionais e inspiração para enfrentar desafios futuros com confiança, determinação e perseverança. Veja as fotografias do evento aqui

Seminário: “Arquitetura, Sistemas, Redes e Segurança” | 20 Mar’24

Este seminário consiste em três apresentações:
      • Introdução ao OAuth 2.0 e à Problemática da Autorização em Arquiteturas de Microserviços pelo Prof João Craveiro
      • À boleia de drones pelo Prof. Daniel Fernandes, João Pedro Carvalho e Ricardo Serras Santos
      • AIR pelo Prof. Daniel Silveira
      O texto explora o OAuth 2.0, essencial na segurança de autorizações na internet, detalhando como permite aos utilizadores partilharem as suas informações sem revelar credenciais. Aborda ainda a integração deste padrão com arquiteturas de microserviços, focando em desafios como gestão de autorizações e segurança de tokens. Incentiva a investigação e desenvolvimento de dissertações de mestrado nestas áreas, visando inovações na segurança informática. O autor tem experiência prévia como programador na Premium Minds e em investigação no LaSIGE, com enfoque em sistemas operativos para sistemas embebidos e de tempo real. Estabelecido o ponto de partida vamos deixar que um unmanned aerial vehicle te conduza nesta sessão e te apresente alguns dos seus problemas. Como o sistema de colisão ainda não se encontra totalmente refinado colidiremos com outras áreas como a inteligência artificial, comunicações ou ainda a utilização de sensores para gerar novas informações. O destino deste drone será a sala A.1.6 onde através de novas metodologias se conseguirá guiar autonomamente pelos corredores da universidade. O AIR é um hipervisor e sistema operativo em tempo real para software na área do espaço que satisfaz todos os requisitos críticos e de segurança, implementando uma solução robusta de particionamento das aplicações em tempo e espaço (TSP). O AIR permite desbloquear todo o potencial de um software espacial, sendo um hipervisor bare metal de última geração projetado para cumprir os mais elevados padrões de desempenho, segurança e compatibilidade. Desenvolvido segundo o paradigma da Aviónica Modular Integrada (IMA) e totalmente compatível com ARINC 653, o AIR capacita uma nave espacial com uma flexibilidade e eficiência sem precedentes.
 

Seminário “Programação e Engenharia de Software” | 13 Mar’24

Neste seminário foram feitas duas apresentações:
      • Otimização de Negócio com a Ciência dos Processos pelo Prof João Caldeira
      • Flutter gasta menos energia do que Android nativo? pelo Prof. Wellington Oliveira
      A Ciência dos Processos é uma área interdisciplinar emergente focada em estudar a natureza da mudança através da análise de sequências de ações e eventos ao longo do tempo. Integra conhecimentos de várias disciplinas, como computação, ciências sociais e engenharia, para identificar e otimizar processos, especialmente em contextos de negócios, utilizando técnicas algorítmicas e rastreamento digital. Flutter é um framework que permite desenvolvimento cross-platform de apps a partir de um único código-fonte, com alternativas como React Native e Ionic. Há incertezas sobre o consumo de recursos desses apps comparado aos nativos. A apresentação abordará os desafios de comparar esses frameworks para auxiliar desenvolvedores na escolha consciente de onde desenvolver seus apps.

Seminário: “Os desafios da Cibersegurança e o LAPIS2” | 28 Fev’24

Este seminário consiste em uma apresentação:
  • Os desafios da Cibersegurança e o LAPIS2 pelo Prof. Nuno Mateus Coelho
Este seminário abordará as crescentes tendências e desafios em cibersegurança num mundo cada vez mais tecnológico. Analisaremos desde ataques de ransomware até ameaças à privacidade de dados, destacando a evolução constante nesta área. Exploraremos como o LAPI2S está a liderar a resposta a estas ameaças, criando soluções e estratégias inovadoras para salvaguardar redes e sistemas digitais.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.