Docente responsável:
Francesco Costigliola
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Esta unidade curricular tem como objetivos:
OA1. O Aluno conhecer e ter a aptidão que métodos a usar para os diversos tipos de desenho experimental. OA2. Saber aplicar o método mais adequado para o experimento que quer realizar, saber tirar conclusões e ter capacidade de síntese e organização para apresentar os resultados.
OA3. O aluno deve adquirir as seguintes capacidades técnicas: compreender os elementos básicos de comportamento humano, saber fazer um levantamento da literatura relevante para o experimento, escolher o tipo de desenho experimental, fazer observações sistemáticas, escolher o numero de participantes e suas considerações éticas, desenhar um questionário, desenhos experimentais between-subjects and within-subjects, e saber reportar os resultados da experiência.
Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students):
The key objective of this module are as follows:
LG1. The student must acquire the knowledge and skills in which methods and experimental design to use in a specific experiment design.
LG2. Know how to apply the more appropriate method to the experiment and develop the capability of synthesis and organization when presenting the results.
LG3. The student must acquire the following technical capabilities: Understand the main elements about human behavior, know how to make a literature review, know which research design is more appropriate, perform systematic observations, choosing and using participants and subjects considering as well as the ethical considerations, know how to use and design a survey, using Between-Subjects and Within-Subjects experimental designs and know how to report the experiment results.
Conteúdos programáticos:
CP1. Porque é que um cientista de dados necessita de saber a disciplina de desenho experimental? CP2. Elementos de comportamento humano.
CP3. Levantamento da literatura relevante.
CP4. Tipos de desenho experimental.
CP5. Observações sistemáticas.
CP6. Escolher o número de participantes e suas considerações éticas.
CP7. Como desenhar um questionário.
CP8. Desenhos experimentais: between-subjects and within-subjects.
CP9. Reportar os resultados.
Syllabus:
PC1. Why a data scientist must know about experimental design?
PC2. Understand the main elements about human behavior.
PC3. Literature review.
PC4. Types of experimental designs.
PC5. Perform systematic observations.
PC6. Choosing and using participants and subjects considering as well as the ethical considerations. PC7. How to use and design a survey.
PC8. Between-Subjects and Within-Subjects experimental designs.
PC9. Building Ethics into a Data-Driven Culture.
PC9. How to report the experiment results.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
OA1 – Todos os CP
OA2 – Todos os CP
OA3 – Todos os CP
Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes:
LG1 – all PC
LG2 – all PC
LG3 – all PC
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A metodologia de ensino (ME) e avaliação:
ME1: Expositiva: apresentação teórica de acordo com o plano curricular.
ME2: Auto-estudo: trabalho individual do aluno demonstrado em exame final de avaliação (100%).
Notas importantes da avaliação:
– Classificação mínima de 10 valores no exame.
– A componente de avaliação é obrigatória, independentemente da época em que se realiza o exame
Teaching methodologies (including students’ assessment):
Teaching methodologies (TM) including assessment:
TM1: Expositional: Theoretical exposition according to the syllabus.
TM2: Self-study: individual work demonstrated on a final exam (100%).
Important assessment notes:
– Mandatory Minimum score of 10.
– The component of evaluation is mandatory, regardless of the period when the examination is made.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
ME1 – Todos os OA
ME2 – Todos os OA
Evidence of the coherence between the teaching methodologies and the intended learning outcomes:
TM1 – all LG
TM2 – all LG
Bibliografia de consulta/existência obrigatória:
Bordens, K.S., Abbott, B.B. (2005). Research Design and Methods. Sixth Edition. McGraw-Hill. New York.
In addition, a number of curated recent scientific articles covering course topics will be added throughout the fifteen weeks of lectures.
Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)
Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.