DEISI Talks

Temos regularmente DEISI talks, sessões com oradores convidados que falam de temas atuais ligados à tecnologia e à investigação na área das tecnologias de informação. Apresentam-se nesta página informação de seminários, incluindo em muitos a sua gravação.

  • Process Mining
    João Silva, Junior Partner Manager na Celonis
    Seminário sobre Process Mining
    4 de Junho de 2025

    Resumo

    Desvendando o Process Mining com a Celonis

    Esta sessão abordará o conceito de Process Mining, explorando como ele permite analisar e otimizar processos de negócio com base em dados reais. Apresentaremos a Celonis, e faremos uma demonstração prática da plataforma, ensinando os participantes a identificar ineficiências e oportunidades de melhoria.

    Vão necessitar de computador para aceder à plataforma Celonis e realizar os exercícios e demos

    A sessão decorrerá em modo híbrido, sala I.1.2 e Zoom

    Link: https://celonis.zoom.us/j/94533416599?pwd=UadHyA8VXoyiETrIYb7nswad0c0b7i.1&jst=2

    Descarregue a apresentação

    Orador: João Silva

    LinkedIn.

  • Pensamento Crítico e Resolução de Problemas na era da Inteligência Artificial
    Diogo Morais, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre o Pensamento Crítico e Resolução de Problemas na era da Inteligência Artificial
    28 de Maio de 2025

    Resumo

    Pensamento Crítico e Resolução de Problemas na era da Inteligência Artificial

    Num cenário profissional em constante transformação, marcado pelo crescimento exponencial da Inteligência Artificial e pela complexidade crescente dos desafios técnicos e éticos, torna-se essencial reforçar competências transversais como o Pensamento Crítico e a Resolução de Problemas.

    Nesta sessão, procuraremos refletir sobre o papel estratégico destas competências no percurso dos profissionais de Engenharia Informática, destacando a sua relevância não apenas na tomada de decisão técnica, mas também na capacidade de questionar, avaliar e agir em contextos ambíguos e em rápida mudança. Serão discutidas abordagens práticas, dilemas reais e a importância de manter uma atitude crítica e reflexiva num ecossistema digital cada vez mais automatizado.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Diogo Morais

    LinkedIn.

  • Extração de Conhecimento sem Consultas
    João Caldeira, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Extração de Conhecimento sem Consultas
    21 de Maio de 2025

    Resumo

    Extração de Conhecimento sem Consultas: Aproveitar LLMs e RAG para um Acesso Inteligente a Bases de Dados

    As consultas tradicionais a bases de dados exigem conhecimento em SQL, no entanto, os avanços nos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) e na Geração Aumentada por Recuperação (RAG) permitem uma abordagem mais intuitiva na obtenção de informação.

    Este workshop explora como os LLMs e o RAG podem ser utilizados para extrair informações de bases de dados sem necessidade de escrever consultas SQL. Ideal para programadores, cientistas de dados e entusiastas de IA que pretendem modernizar o acesso a bases de dados e simplificar a extração de conhecimento.

    Descarregue a apresentação

    Orador: João Caldeira

    Obteve uma Licenciatura (1997) e posteriormente um Mestrado (2009) em Engenharia Informática na Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) com uma dissertação sobre previsões de serviços de TI baseada na análise de séries temporais, e tem um Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL com uma tese nomeada de Software Development Process Mining: Discovery, Conformance Checking and Enhancement, combinando tecnologias de Big Data, Machine Learning e Process Mining na melhoria das práticas de desenvolvimento de projectos de software. É atualmente Professor Auxiliar na Universidade Lusófona e investigador do COPELABS e membro do CS/03 (Commission for the Information and Communications Technologies). É revisor oficial de jornais científicos internacionais, tais como o Journal of Systems and Software, o IEEE Access e o Journal of Software: Evolution & Process. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a modelação, mineração simulação e previsão de processos

    LinkedIn.

  • SCRUM em Contexto Real
    Luís Freitas, CGI
    Seminário sobre SCRUM em Contexto Real | 07.05.2025
    7 de Maio de 2025

    Resumo

    Neste tópico, vamos explorar o Scrum, um dos frameworks mais utilizados no desenvolvimento ágil de projetos. O Scrum promove a colaboração, a adaptação contínua e a entrega incremental de valor, por meio de papéis bem definidos, eventos regulares e artefatos que garantem transparência e inspeção. Vamos falar de como equipas ágeis utilizam o Scrum para se organizar de forma eficaz, lidar com mudanças de requisitos e manter o foco na entrega de produtos de alta qualidade.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Luís Freitas

    Luís Freitas lidera actualmente um sub-sector de entrega de serviços a partir de Portugal e da Roménia em diversos contratos, fornecendo equipas especializadas com conhecimento técnico e de negócio para apoiar os clientes da CGI em todo mundo na execução de seus contratos. Supervisiona desenvolvimento de aplicações, actividades de transformação empresarial e a transição do cliente para o modelo Ágil.

    LinkedIn.

  • Gestão de tempo e Produtividade
    Tomaz Saraiva, docente Universidade Lusófona
    Seminário sobre a Gestão de tempo e Produtividade
    30 de Abril de 2025

    Resumo

    Neste workshop, vamos explorar as principais estratégias de gestão de tempo e produtividade, essenciais para a entrada no mercado de trabalho. À medida que os desafios e responsabilidades evoluem, torna-se fundamental adotar uma abordagem mais autónoma, estratégica e sustentável para gerir o tempo e as prioridades. Ao longo da sessão, vamos aprender a construir um sistema de produtividade pessoal — um conjunto de hábitos, rotinas e ferramentas que ajude a organizar melhor os dias, a manter o foco no que realmente importa e a reduzir o stress do quotidiano profissional. Este sistema será uma base essencial para atingir os objetivos de forma eficaz, equilibrada e intencional, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Tomaz Saraiva

    Sou mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Lusófona e em Creative Games pela University of Salford. Tenho quase dez anos de experiência como docente na Universidade Lusófona e mais de uma década dedicada ao desenvolvimento de aplicações, jogos e projetos de realidade imersiva, em colaboração com diversas empresas e em contextos variados. A necessidade de gerir múltiplos projetos levou-me, desde cedo, a adotar estratégias de organização, gestão de tempo e produtividade. O que começou como uma resposta prática aos desafios do dia a dia rapidamente se transformou num interesse profundo, que tenho aplicado de forma consistente ao longo da minha carreira. Nesta sessão, partilharei as soluções práticas que me permitiram construir um sistema de produtividade pessoal ajustado aos meus objetivos e ao meu contexto, tanto pessoal como profissional — com o objetivo de vos ajudar a criarem os vossos próprios sistemas, adaptados às vossas realidades.

    LinkedIn.

  • DEISI – Mestrados, parte II: MCiD
    Manuel Pita, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Mestrados, parte II: MCiD
    9 de Abril de 2025

    Resumo

    Oradores:

    Professor Manuel Marques Pita, Director do MCiD

    Alunos do MCiD

    Apresentação do mestrado, objectivos e conteúdos

    Apresentações por alunos do MCiD

    João Eleutério

    Título: Deteção rápida de AVC hemorrágico utilizando SERS e machine learning

    Resumo: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortalidade e incapacidade no mundo, exigindo um diagnóstico rápido e preciso para tratamento adequado. Diferenciar entre AVC isquêmico e hemorrágico é essencial, pois as abordagens terapêuticas são distintas. No entanto, os métodos tradicionais, como tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), demandam infraestrutura especializada, dificultando o diagnóstico em ambientes pré-hospitalares. Neste estudo, investigamos o uso da espectroscopia Raman intensificada por superfície (SERS) aliada à machine learning para a detecção rápida de AVC. A técnica SERS permite analisar amostras de plasma sanguíneo de forma sensível e rápida, identificando biomarcadores relevantes, como a proteína ácida fibrilar glial (GFAP), que está associada a danos cerebrais. O objetivo principal é desenvolver um modelo de machine learning capaz de classificar AVC hemorrágico com base em espectros SERS, utilizando GFAP como indicador.

    Thiago de Paiva

    Título: Reconhecimento de Ações baseado na Análise de Movimentos Laban

    Resumo: O reconhecimento de ações na visão computacional envolve a identificação de ações ou atividades por meio do movimento humano capturado em diferentes formatos de mídia, que podem ser processados e classificados em instâncias distintas. Modelos de classificação dependem fortemente da qualidade dos dados, e o formato desempenha um papel fundamental na estrutura de redes de aprendizado profundo. O dataset baseado na Análise de Movimento de Rudolf Laban (LMA) apresenta uma abordagem onde um framework de movimentos foi utilizada para capturar e classificar o movimento humano.

    André Capote

    Título: Transparência e Eficiência: Process Mining em Vendas Take-Away na Jerónimo Martins

    Resumo: Num setor de retalho cada vez mais competitivo, melhorar a eficiência dos processos é essencial para garantir a sustentabilidade do negócio. Este trabalho aplica técnicas de análise e simulação de processos ao serviço de vendas “Take-Away”, com o objetivo de tornar o processo — do pedido à entrega — mais rápido, transparente e eficiente. Com base em dados reais da Jerónimo Martins e num modelo de processo construído em colaboração com especialistas, testámos diferentes cenários para reduzir custos e tempos de espera. Os resultados mostram que é possível melhorar o equilíbrio entre recursos humanos e logísticos, com impactos concretos na operação diária. Este estudo prova que modelar e simular processos complexos entre várias entidades pode gerar benefícios reais e mensuráveis.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Manuel Pita

    Professor Auxiliar de Informática na Universidade Lusófona, CICANT) é doutorado em IA e Ciência Cognitiva pela Universidade de Edimburgo, Escócia. A sua metodologia de investigação integra abordagens baseadas em ciência de dados, IA e métodos mistos para investigar a relação entre interações a nível micro e fenómenos coletivos em redes complexas. Recentemente, Manuel foi o Investigador Principal de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este projeto, em colaboração com o Ministério da Educação, envolveu a recolha e análise de dados obtidos em debates em grupo online, visando informar intervenções educacionais para promover conversas sustentadas em evidência, que demonstrem pensamento crítico, argumentação e pluralidade. Atualmente, Manuel lidera um laboratório que trabalha num projeto financiado pela UE, o Crescine. O foco do projeto é a transformação de dados do público da indústria cinematográfica em insights preditivos e explicativos para fortalecer produções originárias de países europeus pequenos.

    LinkedIn.

  • DEISI – Mestrados, parte I: MEISI
    Paulo Guedes, Director do MEISI
    Seminário sobre Mestrados, parte I: MEISI
    2 de Abril de 2025

    Resumo

    Primeira parte da apresentação da oferta de Mestrados do DEISI, com o Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação

    Oradores:

    Professor Paulo Guedes, Director do MEISI

    Alunos do MEISI

    Apresentação do mestrado, objectivos e conteúdos

    Apresentações por alunos do MEISI

    João Matos e Marcelo Domigues: ex-LEI, 2º ano MEISI, vão falar da sua tese e da sua experiência global com o MEISI

    Debora Martinez e Hélvio Lourenço: 1º ano MEISI, vão falar da sua experiência no 1º ano do mestrado como alunos vindos de fora, respectivamente do Brasil e Angola

    Descarregue a apresentação

    Orador: Paulo Guedes

    LinkedIn.

  • Segurança em Videojogos
    Sérgio Nunes, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Segurança em Videojogos
    26 de Março de 2025

    Resumo

    Orador: Sérgio Nunes

    É doutor em Gestão de Sistemas de Informação (ISEG), mestre em Segurança da Informação (Carnegie Mellon University), mestre em Segurança Informática (FCUL) e licenciado em Engenharia Informática. É professor auxiliar convidado na Universidade Lusófona. Possui mais de 15 anos de experiência como consultor em gestão de sistemas de informação, auditoria de TI e segurança da informação.

    Tema: Segurança em videojogos

    Nesta apresentação serão debatidas as principais vulnerabilidades existentes em videojogos, bem como a forma de as mitigar com controlos de segurança. Serão também analisados os perfis dos jogadores que utilizam essas vulnerabilidades para proveito monetário.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Sérgio Nunes

    LinkedIn.

  • Publicação ambientes Docker em servidor DEISI
    Rui Santos, docente na U. Lúsófona
    Seminário sobre a publicação ambientes Docker em servidor DEISI
    12 de Março de 2025

    Resumo

    Apresentação da arquitetura de deployment de uma aplicação no servidor público de projetos de TFC da DEISI.

    Nesta sessão, iremos abordar os seguintes temas:

    Arquitetura de suporte a projetos

    Cuidados na preparação de uma aplicação para ambiente de produção

    Demonstração de um projeto simples no servidor

    Fornecimento de templates para ambiente local de desenvolvimento

    Descarregue a apresentação

    Orador: Rui Santos

    Os meus primeiros passos na aquisição de competências técnicas foram realizados no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde frequentei a Licenciatura e Mestrado de Engenharia Informática e Multimédia. Atualmente frequento o Doutoramento em Informática da Universidade Lusófona.

    A CGI Portugal foi o meu início no mercado de trabalho em IT, onde tive contacto com diferentes tecnologias. Aprofundei conhecimentos de programação orientada à web e desenvolvi paixão pelo mundo da cloud. Durante este período, tive o prazer de ser convidado para professor na Universidade Lusófona onde permaneço até hoje.

    Sou colaborador na Mercedes-Benz.io em que desempenho funções de CloudOps Engineer, pertencendo à equipa responsável por criar infra estruturas robustas capazes de responder às necessidades dos diferentes projetos da Mercedes Benz.

    LinkedIn.

  • Hands-on: Unity
    António Rodrigues, Gameplay Developer
    Seminário Hands-on: Unity
    5 de Março de 2025

    Resumo

    Neste workshop, espero partilhar convosco um pouco da minha experiência, trocar ideias e, quem sabe, ajudar-vos a dar os primeiros passos (ou aprofundar conhecimentos) na criação de videojogos.

    O que vai acontecer na sessão:

    Nesta sessão, vamos criar juntos um jogo curto, explorando algumas das funcionalidades essenciais do Unity Engine. Ao longo do processo, vou demonstrar boas práticas de desenvolvimento e partilhar dicas úteis para quem está a dar os primeiros passos na criação de videojogos.

    Para tirarem o máximo proveito da sessão, é fundamental que tenham tudo instalado e pronto a usar antes de começarmos. Sigam as instruções de instalação, em anexo, antecipadamente para evitarmos perder tempo com configurações técnicas durante a sessão.

    Descarregue a apresentação

    Orador: António Rodrigues

    Olá a todos! O meu nome é António e sou finalista do curso de Videojogos na ULHT. Desenvolvo jogos há vários anos e programo há ainda mais tempo. Para mim, os jogos são uma forma poderosa de expressão criativa—especialmente porque nunca me considerei particularmente talentoso noutras áreas artísticas.

    Ao longo do tempo, trabalhei em vários projetos que exploram mecânicas e experiências interativas diferentes. Se quiserem ver alguns dos jogos que desenvolvi, podem visitar o meu portfólio aqui: https://hienadev.itch.io.

    LinkedIn.

  • Hands-on: .NET
    Alexandre Amaral, Senior Software Engineer, Siemens
    Seminário Hands-on: .NET
    26 de Fevereiro de 2025

    Resumo

    In this 2-hour course, you will learn the basics on how to build cross-platform mobile applications using the Ionic framework with Angular JavaScript. Ionic is a popular open-source UI toolkit that allows developers to create high-performance, feature-rich apps

    for both iOS and Android platforms.

    The course is designed to provide you with a solid understanding of the basics of Ionic and Angular ecosystems, their components, and the development workflow. We'll start by exploring the Ionic and Angular architectures, and then set up your development environment to work with these technologies.

    Next, we’ll discuss how how to create responsive and visually appealing user interfaces using Ionic's UI components and learn. We'll also explore Angular's core concepts, such as components, services, and routing, and see how they integrate seamlessly with Ionic.

    To consolidate this knowledge, this course includes a hands-on group project, where you'll work in teams to build a simple Ionic application. You'll have the opportunity to interact with a "stakeholder" to gather requirements, and then create the app using the concepts you just learned.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Alexandre Amaral

    LinkedIn.

  • Laboratório de Justiça: Programando um Mundo Melhor
    Nuno Archer de Carvalho, Executive Director Associação Competências para a Vida
    Seminário Laboratório de Justiça: Programando um Mundo Melhor
    19 de Fevereiro de 2025

    Resumo

    “Uma ética do cuidado permite que nos entendamos como pessoas interconectadas, ao mesmo tempo capazes e vulneráveis. Obriga-nos a refletir sobre como afetamos e somos afetados pelos outros e pelo mundo.” (ICFE, 2021, p. 65)

    Este desafio, lançado recentemente pela UNESCO no relatório Futuros da Educação, é um desafio para a educação, mas também para cada um de nós e para os nossos percursos pessoais e profissionais.

    Este seminário procura apresentar este desafio através de uma proposta muito pratica: realizar uma experiência concreta para, a partir dela, olharmos em conjunto para as questões da justiça social, económica e ambiental, alguns dos seus desafios e a nossa capacidade para fazer a diferença.

    Fonte: ICFE (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação. UNESCO.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Nuno Archer de Carvalho

    Sou um educador, investigador e formador.

    O meu interesse principal são as oportunidades que potenciam o desenvolvimento integral de cada pessoa.

    Tenho experiência de desenho e implementação de projetos de desenvolvimento pessoal e social (Alta de Lisboa, Passos Manuel, Apelação, Associação Mais Cidadania, Colégio Pedro Arrupe).

    Academicamente, estou a terminar o doutoramento em Psicologia da Educação (IE-UL).

    Desde 2023 coordeno a Associação Competências para a Vida. Atualmente sou o responsável pedagógico do projeto Debating Skills: Strengthening Democracy and Citizenship in Europe (CEPCEP e EFEE) e estou envolvido na implementação do projeto Escolhas em Debate (Programa Escolhas)

    LinkedIn.

  • Hands-on: PHP
    André Carvalho, Frontend Developer na Multisnet
    Seminário Hands-on: PHP
    12 de Fevereiro de 2025

    Resumo

    Bem vindos à aula de introdução à linguagem de programação em PHP. O meu nome é André Carvalho e tive o meu primeiro contacto com a linguagem php no curso profissional fazendo depois estágio na empresa onde me encontro a trabalhar até ao momento. Trabalho com php há 7 anos e espero conseguir-vos mostrar uma parte do meu conhecimento nesta linguagem de programação ainda tão atual.

    Sendo esta uma sessão de introdução à linguagem, vamos abordar de uma forma simples e direta alguns conceitos da linguagem e passando depois para alguns exemplos práticos da linguagem tais como: Criação de um formulário, manipulação dos dados submetidos no formulário e por fim inserção dos mesmos numa base de dados fazendo no fim a sua consulta. Para estes exemplos vamos também usar a linguagem html como complemento ao php. Com esta pequena aula espero criar em vocês um interesse por esta linguagem.

    Descarregue a apresentação

    Orador: André Carvalho

    LinkedIn.

  • Hands-on: React JS e Next.js
    Martim Mourão, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre React JS e Next.js
    27 de Novembro de 2024

    Resumo

    Que tecnologias ou ferramentas utilizam grandes empresas como a Netflix, Facebook ou Airbnb para desenvolverem as suas aplicações web? Neste seminário, vamos explorar duas dessas tecnologias fundamentais: React JS e Next JS.

    Vamos compreender o que é React JS, uma biblioteca de JavaScript desenvolvida pelo Facebook, que revolucionou a criação de interfaces de utilizador. Veremos como funciona, as suas principais vantagens, e por que se tornou na biblioteca mais popular para desenvolvimento web. Depois, discutiremos o Next.js, uma poderosa framework baseada em ReactJS que traz recursos adicionais, como renderização no servidor (SSR), geração de sites estáticos (SSG) e uma experiência simplificada de desenvolvimento. Vamos comparar as vantagens do Next.js em relação ao ReactJS e os seus conceitos mais básicos.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Martim Mourão

  • Cursos de Pós-Graduação (Mestrados, Doutoramento, Summer School)
    Luis Miguel Campos, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Cursos de Pós-Graduação (Mestrados, Doutoramento, Summer School)
    29 de Maio de 2024

    Resumo

    Apresentação da oferta de Pós-Graduação do DEISI, incluindo os novos cursos de Mestrado em Inteligência Artificial, Mestrado em Cibersegurança, Mestrado Profissional em Cibersegurança Aplicada, Joint Masters in AI for Sustainable Societies, Doutoramento em Informática e a Summer School IPICS, bem como os cursos existentes, MEISI e MCiD. Muitas e boas razões para continuar a estudar na Univ. Lusófona!!

    Descarregue a apresentação

    Orador: Luis Miguel Campos

  • O impacto da inteligência artificial na nossa vida
    Houda Harkat, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre o impacto da inteligência artificial na nossa vida
    8 de Maio de 2024

    Resumo

    Até recentemente, era vista como uma visão de futuro, mas hoje temos vários exemplos de como a Inteligência Artificial é utilizada no nosso dia a dia, mostrando que a tecnologia está a fornecer soluções milagrosas para os enormes desafios das nossas vidas.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Houda Harkat

    Página Pessoal.
    CienciaID.

  • Temas para mestrados em Informática e Ciência de Dados
    Aleksandar Mikovic, Prof. Catedrático na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Temas para mestrados em Informática e Ciência de Dados
    8 de Maio de 2024

    Resumo

    Serão apresentadas alguns temas de otimização não linear e alguns temas de computação quântica.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Aleksandar Mikovic

  • Dados de caudal – serão sempre fiáveis?
    Ana Almeida Silva, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre dados de caudal
    8 de Maio de 2024

    Resumo

    Atualmente, existe uma necessidade crescente de melhorar a sustentabilidade e a eficiência no uso dos recursos água e energia nas cidades e nos serviços urbanos de águas. Os dados de caudal recolhidos permitem fornecer informação útil sobre o consumo dos diferentes utilizadores, fugas ou roturas em condutas e reservatórios, erros de medição nos contadores ou a usos não autorizados. No entanto, o passo de tempo para recolha de dados de caudal pode diferir entre os vários sensores, podem ocorrer problemas na medição e aquisição dos dados ou falhas de comunicação que dificultam o uso destes dados e a criação de uma base de dados fiável. Então, como saber se os dados são fiáveis?

    Descarregue a apresentação

    Orador: Ana Almeida Silva

  • Como potenciar a aplicação de análise de redes sociais: desafios e oportunidades
    Sofia Fernandes, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre como potenciar a aplicação de análise de redes sociais: desafios e oportunidade
    8 de Maio de 2024

    Resumo

    O conceito de redes sociais, frequentemente associado aos online social media, estende-se a outras formas de interação entre indivíduos tais como email, amizade ou proximidade. Na prática, o que caracteriza as redes sociais é o comportamento social das entidades intervenientes.

    A análise deste tipo de redes abrange tarefas como a identificação dos grupos de entidades que mais interagem entre si e a descoberta das entidades mais influentes. No caso dos online social media, o primeiro tipo de análise é útil para identificar utilizadores com interesses semelhantes e, assim, incorporar tal informação em sistemas de recomendação, enquanto o segundo pode ser utilizado para fins de marketing.

    O potencial da análise de redes sociais não se restringe a este tipo de redes sociais (online), tendo também aplicabilidade em áreas como a biologia, a epidemiologia ou a monitorização de tráfego online.

    Independentemente do domínio de aplicação, o sucesso da análise depende da qualidade da representação da rede gerada. Assim, nesta apresentação iremos analisar os desafios e oportunidades do processo de modelação dos dados enquanto redes sociais.

    Orador: Sofia Fernandes

    Página Pessoal.
    CienciaID.

  • Matemática, Física e Metodologia da Computação
    Sofia Naique, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Matemática, Física e Metodologia da Computação (Math)
    8 de Maio de 2024

    Resumo

    Interessa discutir o papel da Matemática na estruturação do raciocínio, na criação de um diálogo lógico e no crescimento pessoal resultante da dúvida.

    Orador: Sofia Naique

  • Gestão e Soft Skills – um Desafio Singular!
    Fernando Angelino, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Gestão e Soft Skills
    24 de Abril de 2024

    Resumo

    Vivemos tempos disruptivos e desafiantes como nunca. Será o Ser Humano capaz de acompanhar este enorme desafio e continuar a acompanhar e liderar a mudança que acontece a um ritmo exponencial ? Em que competências devemos apostar para “ainda” nos diferenciarmos das máquinas?

    Orador: Fernando Angelino

    Vasta experiência profissional em gestão e liderança, em funções de direção, supervisão e implementação de projetos nas áreas de tecnologias da informação, logística, propriedade industrial e marketing, em empresas nacionais e estrangeiras.

    Ph.D. em Gestão com especialização em Marketing pelo ISCTE-IUL em Lisboa, Mestrado em Gestão com especialização em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de Évora, Licenciatura em Marketing pela Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS. Formação técnica como analista-programador de informática pelo IATA.

  • Interação Homem-Máquina: O que é?
    David Lamas, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Interação Humano-Máquina
    24 de Abril de 2024

    Resumo

    Nunca o trabalho em Interação Homem-Máquina foi tão importante como agora. Esta é uma afirmação válida e pertinente deste sempre porque o seu objeto de estudo é um alvo em movimento. Mas afinal de que se trata, para que serve? Quais são as suas origens? Quem faz investigação e trabalha em Interação Homem-Máquina? Quais são os desafios atuais? Que carreiras profissionais lhe estão associadas? Que podemos fazer na Lusófona?

    Descarregue a apresentação

    Orador: David Lamas

    Professor e investigador em Interação-Homem Máquina. Participa, lidera e apoia a equipa que integra em diversos projetos de investigação, desenvolvimento, educação, treino e cooperação. Dirige um grupo de investigação nesta área, preside uma filial da ACM SIGCHI (http://sigchi.org) e é membro especialista do TC13 do IFIP (http://ifip-tc13.org). Promove ativamente a área da Interação-Homem Máquina tendo organizado e presidido conferências como a Interact (https://interact2023.org/), a NordiCHI (https://www.nordichi2024.se/), a AfriCHI (https://africhi2023.org/) e a ICIDS (https://icids2023.ardin.online/), com as quais continua a colaborar de diversas formas. Preside atualmente a edição de 2025 da ECCE (https://www.ecce2024.telecom-paris.fr/). Os principais interesses de investigação são a teoria e as metodologias do design. Concebeu organizações, comunidades, sistemas e tecnologias desde seu pós-doutorado na Universidade do Estado do Michigan como membro da rede MIND Labs (http://www.mind-labs.org). Fê-lo nos EUA, Reino Unido, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e recentemente no Afeganistão e na Estónia, desenvolvendo através das suas experiências uma compreensão apurada de como dar forma e liderar processos de transformação.

  • Open Business Models – Collaboration readiness assessment toolkit
    Luís Alexandre Gomes, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Open Business Models
    17 de Abril de 2024

    Resumo

    O que é colaboração? Como se aplica numa cadeia produtiva? O que é necessário para que seja eficaz?

    Desde o artigo seminal “The Rise of Crowdsourcing”, de J. Howe na revista Wired em Junho de 2006, a participação do público na cadeia de produção ganho peso de Buzz Word e impacto económico relevante. Conceito e prática foram fortemente suportados pela tecnologia emergente, mas também serviram como motor para a exploração de outras tecnologias e abordagens que se seguiram. Outros conceitos contemporâneos vieram dar corpo e substância a novos modelos de produção colaborativa (Open innovation, Chesbrough 2006; Wikinomics, Tapscott 2008; Enterprise 2.0, Mcafee 2009; para citar apenas alguns).

    Se a participação do público se tornou essencial e indissociável dos modelos económicos atuais, interessa avaliar se o mesmo nível de coprodução pode ser alcançado ao nível das empresas, num contexto tradicional de competição e concorrência.

    Nesta sessão iremos analisar os fatores determinantes para alcançar colaboração eficaz em contexto empresarial e organizacional.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Luís Alexandre Gomes

    Licenciado em Informática pela Universidade Lusófona, com pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação pelo ISCTE-IUL.
    Professor na Universidade Lusófona desde 2007, onde está a realizar Doutoramento.
    Com longa carreira como consultor e formador em áreas de Sistemas de Informação, incluindo projetos internacionais, é presentemente Diretor de Sistemas de Informação numa Fundação de referência
    Na última década tem trabalhado e investigado na área de Economia Social e em modelos colaborativos, em temas tão diversos como crowdsourcing, coprodução e open innovation.

  • Linhas de Investigação em Transformação Digital
    Rui Ribeiro, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Linhas de Investigação em Transformação Digital
    17 de Abril de 2024

    Resumo

    Explorar a aceleração dos negócios na era digital: entender como a transformação das cadeias de valor e os ciclos de gestão do conhecimento estão a moldar o futuro das empresas.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Rui Ribeiro

    Mais de 20 Anos de experiência profissional em Gestão Empresarial e de SI, Docência Universitária e investigador de Transformação Digital,
    Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA – Doctor in Business Administration no ISCTE/IUL com a Tese “Business Models for Open Source Software Vendors”
    Programas de Transformação Digital da Columbia Business School e da Imperial College Business School.

    LinkedIn.

  • Deep learning com processamento de imagem
    João Pedro Carvalho, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre deep learning com processamento de imagem
    11 de Abril de 2024

    Resumo

    Deep learning tem se estabelecido como uma ferramenta revolucionária no processamento e análise de imagens, impulsionando avanços significativos em diversas áreas, desde a medicina, com diagnósticos mais precisos e personalizados, até sistemas de segurança, com reconhecimento facial avançado. A sua importância reside na capacidade de aprender representações de dados em níveis de complexidade crescentes, permitindo que computadores identifiquem padrões e características em imagens de forma muito semelhante, e em alguns casos, até superior, à capacidade humana.

    No coração destes avanços estão as redes neurais convolucionais (CNNs), uma classe de deep learning especialmente projetada para trabalhar com dados de imagens. As CNNs são capazes de capturar automaticamente características hierárquicas e abstratas das imagens, o que é fundamental para tarefas como classificação de imagens, detecção de objetos e segmentação semântica, entre outras.

    Além disso, o deep learning tem viabilizado o desenvolvimento de tecnologias de geração de imagens, como as Redes Geradoras Adversariais (GANs), abrindo portas para a criação de arte digital, síntese realística de imagens e muito mais.

    Durante a apresentação serão apresentados alguns exemplos práticos que ilustram o poder do deep learning na análise e manipulação de imagens, demonstrando como essa tecnologia não só está transformando o campo do processamento de imagens, mas também a possibilidade de criar novos desafios para o futuro

    Descarregue a apresentação

    Orador: João Pedro Carvalho

    João Pedro Carvalho obteve o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FCT NOVA (Portugal) em 2017, terminando no top 1% dos alunos que se formaram nesse ano, e o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 2021. Desde 2020 é investigador no COPELABS e no CTS – Universidade Lusófona. Ganhou a bolsa FCT de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC individual), altamente competitiva, em 2021. Publicou mais de 40 artigos em revistas internacionais e em conferências internacionais na área da deteção remota, reconhecimento de padrões, machine learning, redes de sensores, processamento de sinal, com reconhecimento e impacto na sociedade de investigação.
    Recebeu o Best Paper Award numa prestigiada conferência do IEEE em 2018, o Distinguished Paper Award em 2021 pelo LASIGE na FCUL e o Best Poster Presentation Award em 2023 pela conferência International Complex Systems and Their Applications.

    LinkedIn.

  • Debaqi: como é que os alunos do ensino secundário debatem online
    Manuel Pita, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Debaqi
    11 de Abril de 2024

    Resumo

    Num sistema educativo em constante evolução e desafio, o debate é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento do pensamento crítico e aprendizagem. Na minha apresentação, "Debaqi: como é que os alunos do ensino secundário debatem online", vos explicar como aplicamos metodologias de 'text-as-data', Ciência de Redes e Inteligência Artificial para analisar e realçar o valor pedagógico dos debates. Vou focar em duas áreas principais:

    (1) a evidência que recolhemos acerca da valorização, ou não, da construção conjunta do diálogo através de interações pelos alunos, e

    (2) como utilizamos algoritmos avançados e ferramentas de análise de redes para nos aprofundarmos na essência dos debates, processando dados e convertendo-os em evidências com validade científica.

    Convido a todos os educadores, alunos e entusiastas da intersecção entre tecnologia e educação para explorarem o potencial da análise baseada em grandes volumes de dados, com o objetivo de descobrir novas oportunidades na educação. O nosso propósito é empoderar os jovens com ferramentas de pensamento crítico, capacitando-os para funcionar eficazmente dentro do nosso ecossistema de informação cada vez mais interligado.

    Orador: Manuel Pita

    Professor Auxiliar de Informática na Universidade Lusófona, CICANT) é doutorado em IA e Ciência Cognitiva pela Universidade de Edimburgo, Escócia. A sua metodologia de investigação integra abordagens baseadas em ciência de dados, IA e métodos mistos para investigar a relação entre interações a nível micro e fenómenos coletivos em redes complexas. Recentemente, Manuel foi o Investigador Principal de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este projeto, em colaboração com o Ministério da Educação, envolveu a recolha e análise de dados obtidos em debates em grupo online, visando informar intervenções educacionais para promover conversas sustentadas em evidência, que demonstrem pensamento crítico, argumentação e pluralidade. Atualmente, Manuel lidera um laboratório que trabalha num projeto financiado pela UE, o Crescine. O foco do projeto é a transformação de dados do público da indústria cinematográfica em insights preditivos e explicativos para fortalecer produções originárias de países europeus pequenos.

    LinkedIn.

  • Introdução ao OAuth 2.0 e à Problemática da Autorização em Arquiteturas de Microserviços
    João Craveiro, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona, Gestor de produtos tecnológicos na Remote
    Seminário sobre OAuth 2.0 e à Problemática da Autorização em Arquiteturas de Microserviços
    20 de Março de 2024

    Resumo

    Inicie uma jornada exploratória pelo conceito e aplicação do OAuth 2.0, um padrão essencial na proteção de autorizações online. Desvendaremos os mecanismos que permitem a utilizadores conceder acesso às suas informações sem expor credenciais indevidamente, explorando as bases que tornam o OAuth 2.0 um pilar de segurança e flexibilidade para aplicações online.

    Avançando, questionaremos como este padrão se integra e desafia o paradigma das arquiteturas de microserviços. Ao levantar questões críticas sobre a gestão de autorizações, segurança de tokens e interoperabilidade entre serviços distintos, estimulamos o debate e a inovação. Propomos uma reflexão sobre as oportunidades de pesquisa e desenvolvimento de teses de mestrado que enderecem estas problemáticas, abrindo caminho para avanços significativos no campo da segurança informática em sistemas distribuídos.

    Descarregue a apresentação

    Orador: João Craveiro

    Tem uma licenciatura, mestrado e doutoramento em (Engenharia) Informática pela Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. É atualmente Professor Auxiliar na Universidade Lusófona (2013–2017, 2023-…). Foi Monitor no Departamento de Informática do Faculdade de Ciências. É desde 2015 gestor de produtos tecnológicos — atualmente na empresa Remote, e anteriormente em empresas como Farfetch, Onfido, e Premium Minds. Anteriormente foi programador na Premium Minds, e fez investigação no LaSIGE (Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala), na área dos sistemas operativos, em particular para sistemas embebidos e de tempo-real.

    LinkedIn.

  • AIR
    Daniel Silveira, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Arquitetura, Sistemas, Redes e Segurança
    20 de Março de 2024

    Resumo

    O AIR é um hipervisor e sistema operativo em tempo real para software na área do espaço que satisfaz todos os requisitos críticos e de segurança, implementando uma solução robusta de particionamento das aplicações em tempo e espaço (TSP). O AIR permite desbloquear todo o potencial de um software espacial, sendo um hipervisor bare metal de última geração projetado para cumprir os mais elevados padrões de desempenho, segurança e compatibilidade. Desenvolvido segundo o paradigma da Aviónica Modular Integrada (IMA) e totalmente compatível com ARINC 653, o AIR capacita uma nave espacial com uma flexibilidade e eficiência sem precedentes.

    Orador: Daniel Silveira

    Daniel Silveira, formado pelo IST em engenharia informática, especializou-se em sistemas operativos para sistemas aviónicos. Trabalhou na BAE Systems no Reino Unido e em projetos como o Airbus 400M na Espanha, focando-se depois na robótica espacial em Portugal. Atualmente, colabora com a ESA em software para sistemas aviónicos, liderando o desenvolvimento do sistema AIR. É também professor convidado na Universidade Lusófona e autor de vários artigos na sua área de especialização.

    LinkedIn.

  • À boleia de drones
    João Pedro Carvalho, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Arquiteturas e Sistemas Operativos, Redes, Telecomunicações e Segurança
    20 de Março de 2024

    Resumo

    Estabelecido o ponto de partida vamos deixar que um unmanned aerial vehicle te conduza nesta sessão e te apresente alguns dos seus problemas. Como o sistema de colisão ainda não se encontra totalmente refinado colidiremos com outras áreas como a inteligência artificial, comunicações ou ainda a utilização de sensores para gerar novas informações. O destino deste drone será a sala A.1.6 onde através de novas metodologias se conseguirá guiar autonomamente pelos corredores da universidade.

    Descarregue a apresentação

    Orador: João Pedro Carvalho

    João Pedro Carvalho obteve o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FCT NOVA (Portugal) em 2017, terminando no top 1% dos alunos que se formaram nesse ano, e o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 2021. Desde 2020 é investigador no COPELABS e no CTS – Universidade Lusófona. Ganhou a bolsa FCT de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC individual), altamente competitiva, em 2021. Publicou mais de 40 artigos em revistas internacionais e em conferências internacionais na área da deteção remota, reconhecimento de padrões, machine learning, redes de sensores, processamento de sinal, com reconhecimento e impacto na sociedade de investigação.
    Recebeu o Best Paper Award numa prestigiada conferência do IEEE em 2018, o Distinguished Paper Award em 2021 pelo LASIGE na FCUL e o Best Poster Presentation Award em 2023 pela conferência International Complex Systems and Their Applications.

    LinkedIn.

  • Flutter gasta menos energia do que Android nativo?
    Wellington Oliveira, Professor Auxiliar na Universidade Lusófona, investigador do COPLABS
    Seminário sobre Flutter
    13 de Março de 2024

    Resumo

    Flutter é um framework que permite desenvolvimento cross-platform de apps a partir de um único código-fonte, com alternativas como React Native e Ionic. Há incertezas sobre o consumo de recursos desses apps comparado aos nativos. A apresentação abordará os desafios de comparar esses frameworks para auxiliar desenvolvedores na escolha consciente de onde desenvolver seus apps.

    Orador: Wellington Oliveira

    Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado pela HEC – Universidade de Liège, atualmente é professor na Universidade Lusófona e investigador na COPELABS. Tem publicações científicas e participações em projetos, com foco em eficiência energética, segurança móvel e engenharia de software.

  • Otimização de Negócio com a Ciência dos Processos
    João Caldeira, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre Otimização de Negócio com a Ciência dos Processos
    13 de Março de 2024

    Resumo

    A Ciência dos Processos é uma área interdisciplinar emergente focada em estudar a natureza da mudança através da análise de sequências de ações e eventos ao longo do tempo. Integra conhecimentos de várias disciplinas, como computação, ciências sociais e engenharia, para identificar e otimizar processos, especialmente em contextos de negócios, utilizando técnicas algorítmicas e rastreamento digital.

    Orador: João Caldeira

    Engenheiro e académico em TI com vasta experiência internacional, formado pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado pelo ISCTE-IUL em temas de Big Data e Process Mining. É professor na Universidade Lusófona e investigador focado em mineração e previsão de processos, com várias publicações científicas relevantes.

    LinkedIn.

  • Os desafios da Cibersegurança e o LAPIS2
    Nuno Mateus Coelho, Prof. Auxiliar na Universidade Lusófona
    Seminário sobre os desafios da Cibersegurança e o LAPIS2
    28 de Fevereiro de 2024

    Resumo

    Este seminário consiste em uma apresentação:

    – Os desafios da Cibersegurança e o LAPIS2 pelo Prof. Nuno Mateus Coelho

    Este seminário abordará as crescentes tendências e desafios em cibersegurança num mundo cada vez mais tecnológico. Analisaremos desde ataques de ransomware até ameaças à privacidade de dados, destacando a evolução constante nesta área. Exploraremos como o LAPI2S está a liderar a resposta a estas ameaças, criando soluções e estratégias inovadoras para salvaguardar redes e sistemas digitais.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Nuno Mateus Coelho

    Nuno Mateus-Coelho é um destacado profissional e académico na área da Segurança Informática, com várias posições em ensino e consultoria, incluindo Professor Auxiliar na Universidade Lusófona e Cyber Security Adviser. Licenciado, mestre e doutorado em Segurança Informática, atualmente é pós-doutorando na mesma área. Diretor do LAPI2S e Editor Chefe da ARIS2-Journal, também contribui significativamente para a indústria e comunidade académica através de diversas funções e publicações. Reconhecido por seu trabalho em projetos e conferências internacionais, venceu prémios e liderou iniciativas de impacto, como o projeto Vent2Life durante a crise COVID.

    LinkedIn.

  • Harmonizing Creativity, Technology, and AI: a Rhapsody of Innovation
    Pedro Pombo, Managing Director of Accenture Song
    Seminário sobre Harmonizing Creativity, Technology, and AI: a Rhapsody of Innovation
    21 de Fevereiro de 2024

    Resumo

    In this lecture, we delve into the dynamic world where design, creativity, technology, and AI converge to forge innovative solutions. We will talk about a few new projects Accenture Song has developed having a look “under the hood” to understand the mechanics of what makes them successful, and address what are the talents and skills required for today’s tech driven world.

    Orador: Pedro Pombo

    You may not believe in reincarnation, but Pedro Pombo has had several lives. He’s been a hacker, a technologist, and a digital transformer. And throughout these lives, he’s had two strong love affairs: one with innovation and another with learning. Now as Managing Director of Accenture Song (as its Portugal lead, and for Design & Digital Products across Europe Middle East and Africa), Pedro’s past lives and passions converge to help organizations bring to life the combined potential of creativity, technology, and (artificial) intelligence.
    When Pedro isn’t working with Accenture Song’s team to help clients grow through relevance, you might find him running or quad-skating through the streets of Lisbon.
    His favorite quote is from a poem by E.E. Cummings: «I’d rather learn from a bird how to sing, than teach ten thousand stars how not to dance.»

  • Arquitetura de Sistemas Focada no Negócio
    Diogo Caldeira Pinto, Technical Operations Director
    Seminário sobre Arquitetura de Sistemas Focada no Negócio
    14 de Fevereiro de 2024

    Resumo

    A Enhesa é uma multinacional no ramo do EHS (Environment, Health e Safety) que trabalha para as maiores empresas mundiais, como a Nike, Apple, Google, Amazon, Johnson & Johnson, Boeing, entre muitas outras, e que escolheu Portugal para acolher a sua área de IT e mais concretamente o seu centro de desenvolvimento aplicacional.

    Nesta apresentação daremos uma visão global do negócio e o impacto que as várias opções têm nos sistemas de informação. Será apresentada a arquitetura de micro-serviços escalável, cloud based, onde tudo tem de ser pensado para a apresentação imediata de grandes volumes de informação. São vários os fatores críticos, mas iremos focar-nos sobretudo na preocupação com a segurança da informação, a preocupação com a escalabilidade da solução, tanto em termos de número de utilizadores como de geografias, e a preocupação com a rapidez da disponibilização dos dados. Tudo isto impõe uma forma de trabalhar e uma organização do IT preparada para uma grande dinâmica de negócio, pelo que falaremos em Agile, testes automáticos, DevOps com processos de continuous integration / continuous delivery, entre outros temas específicos. Apresentaremos também as necessidades concretas de perfis e recursos de uma multi-nacional onde o departamento de IT está em Portugal.

    Descarregue a apresentação

    Orador: Diogo Caldeira Pinto

    O Diogo tem 29 anos de experiência em áreas de tecnologias de informação, arquitetura de sistemas e gestão de empresas. Fez o curso de Engenharia de Sistemas seguido de uma pós-Graduação em Gestão. Começou como operador mas rapidamente passou a programador, depois analista de sistemas e daí para manager, diretor e c-level. Já ocupou vários cargos de alta direção em várias empresas nacionais e multinacionais, tais como Credibom, TelecelOnline (actual Vodafone), Yunit, Seguros Logo, Espírito Santo Informática, Celfocus (grupo Novabase), Perfumes&Companhia e, mais recentemente, Enhesa..

    LinkedIn.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.