11 alunos do DEISI participaram no IPICS: Intensive Programme on Information and Communication Security, no Porto, durante durante 2 semanas

Durante as primeiras duas semanas de Julho, 11 alunos do DEISI tiveram a oportunidade de participar e concluir com sucesso o Programa Intensivo em Segurança da Informação e Comunicação 2024, organizado pela CyberSecPro Project e CyberAlliance, realizado este ano na cidade do Porto. Todos tiveram uma bolsa que cobriu o curso e estadia.

Esta é uma iniciativa educacional abrangente, projetada para equipar os participantes com habilidades e conhecimentos especializados na área de cibersegurança. O programa é estruturado como uma experiência intensiva e imersiva, visando à rápida construção de expertise em conceitos e práticas de segurança cibernética.

Os programas IPICS são dirigidos a pessoas que pretendem entrar no setor de segurança cibernética ou profissionais que buscam aprimorar suas habilidades existentes. O currículo de um programa IPICS abrange uma ampla gama de tópicos essenciais para a segurança cibernética, incluindo segurança de rede, hacking ético, análise de malware, criptografia, avaliação de risco, resposta a incidentes e práticas de codificação seguras. Os participantes são envolvidos em atividades de aprendizagem prática, como ataques cibernéticos simulados, exercícios de detecção de ameaças e utilização de ferramentas de segurança.

Eis o testemunho dos nossos alunos.

Este foi um programa organizado pela CyberSecPro Project e CyberAlliance, PDMFC, Universidade Lusófona – Centro Universitário Porto, NTNU, que abrangeu uma vasta gama de tópicos que cativaram e expandiram imensamente o nosso conhecimento. Desde segurança de redes e AI até engenharia social, privacidade por design, gestão de riscos, pentesting, OSINT, LINDDUN e criptografia.

Ficámos fascinados pelos aspetos práticos do pentesting, da análise de privacidade e das estratégias envolvidas na engenharia social. Estas áreas não só despertaram novos interesses, como também esclareceram potenciais direções de carreira. Os hackathons foram um destaque, proporcionando oportunidades práticas para aplicar o que aprendemos. Competir nestes eventos desafiantes foi tanto agradável quanto educativo, impulsionando-nos a aprimorar as nossas competências técnicas e a pensar criticamente sob pressão.

Estamos incrivelmente gratos ao professor Luís Campos e a todos os organizadores pelo seu árduo trabalho e dedicação em tornar este programa um sucesso. 

Estabelecer relações significativas com todos os participantes, compartilhar a rica cultura Portuguesa, explorar a encantadora cidade do Porto, participar de atividades como jantares sociais e assistir a um espetáculo de luzes na Igreja dos Clérigos foram pontos altos desta jornada que criaram memórias inesquecíveis.

O ambiente aberto e acolhedor do programa fomentou a colaboração e a aprendizagem, facilitando a ligação com todos os envolvidos, o que resultou em amizades e redes que vamos sempre estimar.

Estamos ansiosos por continuar a nossa jornada de aprendizagem e aplicar as competências e conhecimentos adquiridos! 🚀

 

  

 

  • Início
  • Notícias
  • 11 alunos do DEISI participaram no IPICS: Intensive Programme on Information and Communication Security, no Porto, durante durante 2 semanas

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.