No dia 29 de setembro, às 12h00, na Sala U.0.5 da Universidade Lusófona de Lisboa, Alina Petukhova defenderá a sua tese de doutoramento intitulada LLM-Based Clustering of Text Documents.
O trabalho de Petukhova destaca-se por trazer uma das primeiras aplicações bem-sucedidas de embeddings de grandes modelos de linguagem (LLMs) para o agrupamento automático de documentos de texto, contribuindo de forma inovadora para as áreas do Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Inteligência Artificial (IA).
A investigação, já reconhecida pela comunidade científica, resultou em três artigos publicados em revistas Scopus Q1/Q2, incluindo o estudo “Text clustering with large language model embeddings”, publicado na International Journal of Cognitive Computing in Engineering, atualmente 5.ª classificada entre 190 revistas internacionais em Information Systems and Management. O impacto da investigação é evidente: o artigo ultrapassou recentemente 100 citações no Google Scholar.
Com esta defesa, Alina Petukhova reforça o papel da Universidade Lusófona na produção de conhecimento científico de excelência e na aplicação de tecnologias emergentes em desafios complexos do mundo digital.