Análise e Concepção de Sistemas

Unidade Curricular / Curricular Unit

Unidade curricular: Análise e Concepção de Sistemas/Systems Analysis

Ciclo de Estudos / Study Cycle

1º Ciclo

Nome do Docente Responsável

Luis Alexandre Ferreira de Oliveira Gomes

Nome do Docente Adicional

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com a conclusão da Unidade Curricular o aluno deverá ficar habilitado a:p>

  1. Identificar processos de negócio e forma adequada de os suportar em software;
  2. Seleccionar metodologias adequadas para elaboração de soluções de software. Identificar claramente as 3 fases de desenvolvimento de software: Análise. desenho e implementação.
  3. Elaborar modelos conceptuais e de desenho para aplicações de software utilizando linguagens apropriadas (UML).
  4. Garantir o alinhamento entre o desenvolvimento de soluçõe de software e as necessidades do negócio.

Learning outcomes of the curricular unit

With the completion of the course the student should be able to:

  1. Identify business processes and adequately design them in software tools
  2. Select appropriate methodologies for developing software solutions. Clearly identify the three phases of software development: Analysis. design and implementation
  3. Develop conceptual and design models for software applications using appropriate language (UML)
  4. Ensure alignment between the development of software solutions and business needs

Conteúdos programáticos

Compoente teórica:

  • Enquadramento e conceitos gerais
  • Alinhamento entre as estratégias de Negócio e de Sistemas e Tecnologias de Informação
  • Frameworks de referência na construção de Arquitecturas Empresariais
  • Introdução a metodologias de desenvolvimento de software
  • Engenharia de Requisitos
  • Análise de concepção de software: UML – Unifeid Modelling Language

Componente Prática:

  1. Engenharia de Requisitos
  2. Analise, Desenho e Concepção de Software. Casos de Estudo. Modelação com UML 2.0
    • Diagramas de Classes e Objectos
    • Diagrama Use Case
    • Diagrama de Estados
    • Diagrama de Sequências

Syllabus

Theoretical Component

  1. Background and Fundamentals
  2. Alignment between Business Strategies and Systems and Information Technologies
  3. Enterprise Architectures Frameworks and Reference Models
  4. Introduction to software development methodologies
  5. Requirement Engineering
  6. Software Analysis and Design using UML

Practical Component

  1. Requirements Engineering
  2. Analysis and Software Design. Case(s) Study.
  3. Modeling with UML 2.0
    • Class and Objects Diagrams
    • Use Case Diagram
    • State Chart Diagram
    • Sequence Diagram

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular

Os objectivos de conhecimento e compreensão, referentes a conceitos e competências fundamentais para a área cientifica, são abordados na componente teórica dos conteúdos.

A componente prática do currículo, permitindo aos alunos essencialmente desenvolver as competências de modelação propostas nos objectivos.

Ao longo da unidade curricular, é solicitado aos alunos que elaborem e documentem um projeto de análise e desenho de solução que abrange os conhecimentos teóricos e práticos.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives

The objectives of knowledge and understanding regarding the fundamental concepts and skills for scientific area, are discussed in the theoretical part of the contents.

The practical component of the curriculum, allows students to develop the  essential skills in  modeling.

Throughout the course, students are asked to analyse and document described realities analysing and designing solutions.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Aulas

  • Sessões expositivas com conceitos
  • Aulas práticas com análise de casos de estudo onde é estimulada a participação em sala

Avaliação continua

  • Frequências – duas provas individuais escritas com peso de 35% + 20%
  • Trabalhos de aula em grupos de 2 ou 3 elementos, 20%
  • Trabalho de Grupo com 2 a 3 elementos, com peso de 25%

(nota mínima de 8 valores nos testes e trabalhos práticos)

Avaliação por exame (alunos reprovados na avaliação contínua):

  • Trabalho prático individual, com 6 semanas para entrega; 45%
  • Exame escrito, correspondendo a uma 2ª Época; 55%

(Um aluno pode ficar dispensado da realização de uma das provas de avaliação final caso obtenha avaliação de 10 valores ou superior na componente correspondente em avaliação continua)

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria

Classes

  • Presentation sessions with conceptsand examples
  • Practice analysis of case studies where students participation is encouraged

Continuous assessment

  • Frequencies – two individual written tests with weight of 35% + 20%
  • Class exercises – groups of 2 or 3 elements, 20%
  • Project -Group 2-3 elements, with 25% weight(minimum score of 8 points on tests and practical work)

Assessment by examination (students who failed the continuous assessment)

  • Individual practical work, with six weeks for delivery; 45%
  • Written exam, corresponding to a 2nd season; 55% A student may be excused from performing a final evaluation component in case of have had 10 score or higher on the corresponding component in continuous assessment)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

A constante invocação de exemplos em casos de estudo e a forte componente prática de modelação que caracteriza esta disciplina obriga os alunos  a desenvolverem competências de trabalho em equipa e a desenvolver capacidade de modelar em diferentes perspetivas (cobrindo essencialmente a fase de análise e desenho de aplicações de software), como proposto nos objetivos.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives

The invocation of examples in case studies and the strong component in modeling that characterizes this course, requires students to develop  teamwork skills and to develop the ability to model in different perspectives (covering essentially the phase of analysis and design of software applications), as proposed in the objectives.

Bibliografia Principal / Main Bibliography

  • NUNES, Mauro; O’NEILL, Henrique (2004) Fundamental do UML. FCA.
  • Rosenberg, D; Stephens Matt (2007) Use Case Driven Object Modeling with UML, theory and Practice. Apress
  • BOOCH, Grady et Al. (2005) The Unified Modeling Language User Guide; Adisson Wesley (Object Technology Series)
  • BENTLEY, Lonnie; WHITTEN, Jeffrey (2007) Systems Analysis & Design for the Global Enterprise; McGraw-Hill International Edition
  • JESTON, J. and NELIS, J. (2006). Business Process Management – Pratical Guidelines to Successful Implementations. Oxford, Elsevier.
Universidade Lusófona
ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.