Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo
Unidade Curricular / Curricular Unit
Base de Dados / Database
Ciclo de Estudos / Study Cycle
Informática de Gestão / Information Systems and Management
Nome do Docente Responsável
Rui Pedro Nobre Ribeiro
Nome do Docente Adicional
Luis Alexandre Gomes
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final do curso o aluno deve obter os seguintes conhecimentos e competências:
– Compreensão das razões pelas quais as empresas necessitam de gerir bases de dados
– O que é a modelação concetual e física de base de dados
– Conhecimento de conceitos de concorrência e transações
– Aquisição dos fundamentos de comandos SQL – Structured Query Language
– Conhecimento de quais os principais fornecedores de tecnologias de bases de dados (SGBDs)
Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
At the end of the learning classes, the students should achieve the following set of knowledges and competences:
– Understand why companies need to manage databases
– What is a Conceptual and Physical database model
– Concepts of concurrency and transactions
– Know the fundamental SQL – Structured Query Language commands
– Know the major DBMS vendors
Conteúdos programáticos
Introdução aos conceitos de Bases de Dados
Modelação Entidade Relação
Modelação Física Relacional
Comandos de SQL DDL, DML, Views
Otimização de Modelos de Dados: Normalização Schema refinement: Normalisation and Transactions concept
Architecture of DBMS and some Advanced SQL
Syllabus
Databases Introduction
Entity-Relationship Model
The Relational Model
SQL DDL, DML, Views, Commands
Schema refinement: Normalisation and Transactions concept
Architecture of DBMS and some Advanced SQL
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O conhecimento da Teoria Relacional e modelação de dados permitirá ao aluno manipular as bases de dados, através dos seus modelos lógicos e físicos;
O conhecimento de SQL/DDL permitirá ao aluno converter modelos lógicos em modelos físicos, criar e alterar a estrutura das Bases de Dados SQL;
O conhecimento de SQL/DML permitirá ao aluno manipular o conteúdo das Bases de Dados SQL;
O conhecimento do funcionamento da arquitetura tradicional de Base de Dados, bem como algumas das variantes dos diferentes fornecedores de software de gestão de bases de dados, garantirão um melhor conhecimento de necessidades de otimização transacional e de concorrência de utilizadores a acederem a informação.
Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The knowledge of Relational Theory and data modeling will allow the student to manipulate the databases, through their logical and physical models;
SQL / DDL knowledge will allow the student to convert logical models into physical models, create and change the structure of SQL Databases;
SQL / DML knowledge will allow the student to manipulate the contents of the SQL Databases;
Knowledge of the operation of traditional database architecture, as well as some of the variants of different database management software vendors, will ensure a better understanding of transactional optimization needs and of users’ access to information.
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Na avaliação contínua, a componente teórica, que é realizada recorrendo a contéudos multimédia e audiovisuais, terá um peso de 50%, decomposta por 2 minitestes, um teste final e uma análise da participação do aluno. A componente prática, que é realizada recorrendo ao uso de ferramentas técnologicas de bases de dados, terá também um peso de 50%, onde serão realizados um trabalho, 2 minitestes e uma análise da participação do aluno.
Em qualquer das componentes, a nota mínima é de 8 valores, sendo que a média final terá de ser de 10 valores.
Teaching methodologies (including assessment)
In the continuous evaluation, the theoretical component, which is carried out using multimedia and audiovisual contents, will have a weight of 50%, broken down by 2 small tests, a final test and an analysis of student participation. The practical component, which is performed using the technical tools of databases, will also have a weight of 50%, where a work will be carried out, 2 small and an analysis of student participation.
In any of the components, the minimum grade is 8, with the final average being 10 values.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os exercícios resolvidos em aulas teóricas e práticas, realizados de acordo com a estrutura da disciplina, permitem garantir um alinhamento de base de objetivos de conhecimento a serem adquiridos pelos alunos.
Os testes e os trabalhos, realizados ao longos de períodos específicos durante o curso, permitirão sustentar e comprovar os conhecimentos definidos como objetivos aos alunos.
Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The exercises solved in theoretical and practical classes, carried out according to the structure of the discipline, allow to guarantee a basic alignment of knowledge objectives to be acquired by the students.
The tests and the work, carried out during specific periods during the course, will support and prove the knowledge defined as objectives to the students.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Date, C.J., 2003. An Introduction to Database Systems, 8 edition. ed. Pearson, Boston.
Elmasri, R., Navathe, S.B., 2015. Fundamentals of Database Systems, 7 edition. ed. Pearson, Hoboken, NJ.
Silberschatz, A., Korth, H., Sudarshan, S., 2010. Database System Concepts, 6 edition. ed. McGraw-Hill Education, New York
Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)
Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.