O doutoramento em Informática insere-se na área científica a área de Ciências Informáticas (CNAEF 418). O programa inclui um ano curricular (60 ECTS distribuídos por dois semestres) e um período de 2 anos (120 ECTS) dedicado ao trabalho de investigação que irá culminar com a apresentação de uma tese de doutoramento. O doutoramento em Informática – Novos Media e Sistemas Ubíquos contempla um total de onze (11) unidades curriculares, sendo cinco (5) cadeiras obrigatórias.
Explore os conteúdos e projetos das unidades curriculares
1.º Semestre |
---|
2.º Semestre |
---|
1.º Semestre |
---|
2.º Semestre |
---|
1.º Semestre |
---|
2.º Semestre |
---|
Complementar a educação de mestres em ciência e engenharia, fornecendo formação avançada em áreas emergentes de Ciências Informáticas, nomeadamente nas áreas referentes a novos media e a sistemas pervasivos de comunicação.
Desenvolvimento de competências em termos de metodologia de investigação, permitindo o desenvolvimento autónomo de actividades que cobrem diversos aspectos do processo de I&D, nomeadamente a selecção e aplicação de técnicas de escrita para a disseminação de resultados de I&D.
Fornecer aos participantes uma exacta percepção da evolução actual da área de tecnologias computacionais na vertente de novos media e sistemas pervasivos, assim como das suas implicações para o utilizador final. O programa doutoral envolve docentes da ECATI, a maioria dos quais integra a unidade de investigação COPELABS enquanto membros associados, com experiência em áreas como sistemas complexos, ciências computacionais, media digitais, sistemas e tecnologias Internet..
Os candidatos ao doutoramento em Informática irão desenvolver competências em três áreas de intervenção, ao longo de 36 meses, estabelecidas de acordo com o "European Charter for Researchers and the Code of Good Conduct for the Recruitment of Researchers". Das três áreas de intervenção, duas são mandatórias (área de conhecimento e área de investigação), sendo a área de formação optativa. As três áreas podem ser descritas da seguinte forma:
a) Área de conhecimento: Tem por objetivo apoiar a aquisição de conhecimento em domínios científicos e tecnológicos específicos, sendo fornecida através das aulas e seminários do programa. Os tópicos abordados são agrupados nas duas vertentes principais do programa (Novos Media e Sistema Ubiquos).
b) Área de investigação: Tem por objetivo permitir aos alunos delinear e seguir um plano de estudos de investigação adequado à obtenção do grau de doutor. Esse plano de estudo será executado em ambiente de investigação associado à Unidade de I&D SITI (Sistemas e Tecnologias Informáticas), o que irá permitir aos alunos adquirir competências em contexto de I&D imersivo e real.
c) Área de formação: Tem por objetivo fornecer aos alunos a possibilidade de enfrentarem desafios concretos na aplicação do seu plano de investigação. Este caráter de formação é optativo e a sua validade é analisada pelo orientador do aluno. Em caso de aprovação, deverá ser incluído no plano de investigação do aluno, podendo ser executado, por exemplo, em colaboração com um parceiro industrialou no âmbito de um projeto de investigação nacional ou internacional.
A área de serviços Internet e em particular novos media associados à Internet, enquanto meio pervasivo, apresenta empregabilidade crescente, sendo também um ambiente suscetível de empreendedorismo e, portanto, de facilitar o desenvolvimento de micro-economia, assente em projetos multidisciplinares. O aumento crescente de serviços como Media sociais e por outro a intrusão crescente ainda da Internet na rotina diária da sociedade apontam para que, a médio-prazo, não haja inversão da atual tendência.
Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)
Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.