Docente responsável:
Tiago Simas
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Os objectivos desta Unidade Curricular são os seguintes:
Promover um ciclo de conferências com um leque alargado de intervenções nas áreas científicas do ciclo de estudos. Promover contactos entre os candidatos e organizações e personalidades com actividade relevante em áreas avançadas da ciências de dados.
Desenvolver a capacidade dos candidatos em adquirir e aprofundar conhecimento a partir de exposições realizadas em ambiente de conferência.
Permitir aos estudantes adquirir um panorama do estado da arte em ciências de dados.
No final do percurso os candidatos deverão ter uma visão global actualizada dos principais temas de inovação da área de formação, que lhes permita:
Seleccionar e consolidar o tema de Dissertação.
Efectuar contactos com vista à escolha do orientador adequado ao seu projecto.
Iniciar o processo da realização da Dissertação de Mestrado, com a elaboração do respectivo plano e estado da arte.
Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students):
The objectives of this Curricular Unit are the following:
To promote a weekly conference with a wide range of themes in the scientific areas of the study cycle. To promote the establishment of contacts between the students and personalities from in advanced areas of data science.
To develop candidate skills to synthesize, acquire and develop knowledge from lectures given in conference environment.
To allow students to obtain an overview of the state of the art in data science.
At the end of the course candidates must have achieved an updated overview of important innovative themes in the main fields of the graduation, which allows them to:
Choose and consolidate their dissertation subject.
Establish contacts to find a suitable supervisor for their project.
Initiate their Master dissertation project, by developing the associated work plan and state of the art.
Conteúdos programáticos:
O calendário de conferências para o ano lectivo a ser definido e elaborado (TBD):
1. Abertura e Apresentação da Cadeira de Seminário
2. TBD
3. TBD
4. TBD
5. TBD
6. TBD
7. TBD
8. TBD
10. TBD
11. TBD
12. TBD
13. TBD
14. TBD
15. Apresentação das propostas de temas dos estudantes
Syllabus:
The conference calendar for the school year to be defined (TBD) every year:
1. Seminar opening and presentation of programme
2. TBD
3. TBD
4. TBD
5. TBD
6. TBD
7. TBD
8. TBD
10. TBD
11. TBD
12. TBD
13. TBD
14. TBD
15. Presentation of student theme proposals
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O objectivo de estabelecer um ciclo de conferências é atingido com a realização semanal de uma palestra por um convidado externo. O objectivo de promover contactos entre os candidatos e os oradores é atingido pela realização de um debate no final de cada sessão, em que o orador participa. O desenvolvimento da capacidade de adquirir e aprofundar conhecimentos é atingido pelo processo de exposição e discussão levado a cabo em cada sessão. Finalmente o objectivo de fornecer um estado da arte actualizado é atingido pela renovação anual do dos temas e oradores do seminário, adaptando-se de forma dinâmica às evoluções tecnológicas e empresariais. Desta forma o conteúdo da UC é coerente com os objectivos enunciados.
Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes:
The objective of establishing a series of conferences is achieved with the realization of a weekly lecture by an invited speaker. The goal of promoting contacts between candidates and speakers is achieved by holding a debate at the end of each session, where the speaker participates. The development of the ability to acquire and develop knowledge is achieved by the process of exposure and discussion carried out in each session. Finally the aim of providing a up to date state of the art is achieved by the annual renewal of the seminar topics and speakers, thus accommodating the technological and business evolution. Therefore, the content of UC is consistent with its stated objectives.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
A presente UC promove um leque alargado de intervenções em áreas temáticas do ciclo de estudos, no decorrer das quais são utilizados métodos de ensino expositivos e exploratórios. No final de cada conferência o docente responsável pela sessão anima um debate, agindo como facilitador entre os alunos, o orador e o tema abordado, levando-os a assumir uma atitude activa no estudo de caso apresentado.
A avaliação é centrada na participação nas sessões e no alcance dos objectivos enunciados para a cadeira: escolha do tema de dissertação, do orientador e realização do esboço do estado da arte e plano de trabalhos. Alternadamente os candidatos poderão ser avaliados pela apresentação de um ou dois ‘Position Papers’, aprofundando temas abordados nas conferências ou o tema escolhido para a dissertação.
Teaching methodologies (including students’ assessment):
This unit promotes a wide range of interventions in the areas of the study cycle, on which expository and exploratory methods are used. After each conference the teacher responsible for the session promotes a debate, acting as a facilitator between the students, the speaker and the subject addressed, leading them to take an active approach in the thematic of the case study presented.
The evaluation is focused on the student’s participation in the sessions and in the achievement of the objectives set out for the course: choice of the dissertation topic and advisor, and performing an outline of its state of the art and work plan. Alternatively, candidates may be assessed by submitting one or two ‘Position Papers’ exploring topics covered by the conference cycle, or on their dissertation theme.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:
O cumprimento do objectivo ‘seleccionar e consolidar o tema de Dissertação’ depende, por um lado, da capacidade de pesquisa dos alunos e, por outro lado, dos conteúdos fornecidos nas conferências. O contacto ‘cara a cara’ com especialistas e académicos que trabalham em áreas avançadas do conhecimento acelera o processo de pesquisa e selecção do tema, após a qual os alunos conseguem mais eficazmente encontrar um orientador. Os casos de estudo apresentados nas conferências constituem igualmente pontos de partida para papers e/ou revisão da literatura para o tema da dissertação. Desta forma, as metodologias utilizadas alinham-se de forma coerente com os objectivos enunciados para esta unidade curricular.
Evidence of the coherence between the teaching methodologies and the intended learning outcomes:
Achieving the goal ‘to choose and consolidate the dissertation¿s theme’ is achieved, on the one hand, by of the students research activity and, on the other hand, by the content of the conferences. The ‘face to face’ contact with experts and academics working in advanced areas of knowledge accelerates the process of searching and finding a theme, after which the students can more effectively find an advisor. The technical case studies discussed throughout the conferences provide the starting points for papers and / or literature reviews on the dissertation topic. Therefore, the methodologies used are consistently aligned with the objectives set for this curricular unit.
Bibliografia de consulta/existência obrigatória:
A bibliografia depende do ciclo de conferências de cada ano lectivo, sendo sugerida pelos apresentadores das sessões e professor orientador em função da escolha do tema dos candidatos.
The bibliography depends on each year’s conference program, and may be suggested by the session’s speaker and the supervisor according to the theme chosen by the candidates.
A bibliografia depende do ciclo de conferências de cada ano lectivo, sendo sugerida pelos apresentadores das sessões e professor orientador em função da escolha do tema dos candidatos.
The bibliography depends on each year’s conference program, and may be suggested by the session’s speaker and the supervisor according to the theme chosen by the candidates.
Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)
Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.