Apresentam-se Trabalhos Finais de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento desenvolvidas no DEISI.
Resumo: A cloud revolucionou a tecnologia moderna, permitindo que empresas construam negócios com uma infraestrutura que suporta diversas necessidades e possibilita distribuição em massa. A cloud é um conjunto de serviços oferecidos pela internet, como computação e armazenamento, que facilita a gestão de recursos e reduz custos. Neste ramo, a Amazon Web Services (AWS) domina o mercado, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo computação, armazenamento e serviços avançados de Machine Learning, a custos reduzidos. Contudo, a AWS é complexa e pouco user-friendly. Este TFC propõe uma solução centralizada para simplificar a gestão dos serviços da AWS através de um portal colaborativo.
Palavras chave: Agilidade Organizacional; Alocação de Recursos; Aplicação; Aplicação Web; Arquitetura de Sistemas; Back-End; Base de Dados; Desenvolvimento de Software; Eficiência no processo; Facilidade de Gestão; Front-End; Gestão de Recursos; Node.js; Plataforma Web; Protocolos de comunicação.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: AWS; Express.js; HTML; HTTP Webservices; JSON; Node.js; PostgreSQL; REST; Svelte; SvelteKit; Typescript .
Resumo: Neste trabalho, realizamos uma análise comparativa entre os modelos GPT-4 e GPT-4O na aplicação das regras MISRA-C 2012, essenciais para garantir a qualidade e segurança do código C. Utilizando métricas de precisão, recall e outras, avaliamos o desempenho dos modelos na detecção e correção de violações das regras. As melhorias sugeridas incluem a otimização de prompts e a inclusão de uma maior variedade de exemplos de código para aprimorar a eficácia dos modelos. Este estudo visa proporcionar uma abordagem mais robusta e precisa na conformidade com as normas MISRA-C, contribuindo para o desenvolvimento de um plugin.
Palavras chave: Automação de testes; Inteligência Artificial; Palavras-chave: Drop Project, Plugin, Kotlin, Java, IntelliJ, Submissão de Projetos, Visualização de relatórios, Testes Unitários, Automatic Assessment Tools..
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: C; CSS; HTML; JavaScript; Machine Learning; Node.js; Typescript .
Resumo: Neste Trabalho Final de Curso desenvolveu-se uma aplicação Web para monitorização de uma central de produção de energia solar em que foi feita a recolha de informação sobre os equipamentos e criado um dashboard com indicadores de desempenho. Foram aplicados modelos de ciências de dados para realização de previsões do desempenho esperado dos painéis, de forma que seja possível dar aos clientes uma visão melhorada de quanto está a ser produzido no seu dia-a-dia.
Palavras chave: Aplicação Web; Ciência dos Dados; Monitorização; Sustentabilidade.
Áreas: ambiente; gestão; sociedade.
Tecnologias usadas: Docker; JavaScript; MongoDB; Next.js; NoSQL; Node.js; Pandas; Python; React.
Resumo: Automação de testes para RPA em desenvolvimento e pós produção
Palavras chave: Aumentar Produtividade; Automação.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; Excel; PowerBI; RPA; SQL.
Resumo: Este projeto explora a aplicação da Internet of Things (IoT) na indústria, visa solucionar os desafios de comunicação entre máquinas próximas fisicamente, mas distantes tecnologicamente no modelo M2M (Machine-to-Machine). O objetivo é conseguir superar a falta de interação entre essas máquinas, proporcionando uma integração eficiente para otimizar processos industriais. Adicionalmente, neste trabalho não apenas realça a aplicabilidade, mas também aborda os desafios associados aos conceitos de IoT na indústria. Propõe uma visão integrada para a gestão e otimização operacional das linhas de produção, incluindo máquinas, atuadores e sensores, consolidando informações de forma abrangente.
Palavras chave: Aplicação móvel; Arduino; Dados; IoT; Microcontrolador.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Arduino; C; C#; Dart; Firebase; Flutter.
Resumo: FomeZer0 é uma aplicação que visa apoiar o trabalho realizado por entidades de solidariedade social, digitalizando e simplificando todo o processo de distribuição de cabazes alimentares para pessoas com essas necessidades. Esta aplicação foi desenvolvida em cima de duas premissas fundamentais, ser uma aplicação simples e intuitiva para que todas as pessoas que a tivessem de utilizar o conseguissem fazer sem grandes dificuldades. A implementação da aplicação é baseada em HTML para front-end, PHP para back-end e MariaDB para gestão da base de dados. Como aplicação de distribuição é utilizado Docker
Palavras chave: Aplicação Web; Eficiência; Eficiência no processo; Gestão; Multiplataforma; Organização; PHP; Plataforma Web; Projeto Final; Trabalho; Trabalho Final de Curso (TFC); WEB; Web; Website.
Áreas: gestão.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; MySQL; PHP.
Resumo: FomeZer0 é uma aplicação que visa apoiar o trabalho realizado por entidades de solidariedade social, digitalizando e simplificando todo o processo de distribuição de cabazes alimentares para pessoas com essas necessidades. Esta aplicação foi desenvolvida em cima de duas premissas fundamentais, ser uma aplicação simples e intuitiva para que todas as pessoas que a tivessem de utilizar o conseguissem fazer sem grandes dificuldades. A implementação da aplicação é baseada em HTML para front-end, PHP para back-end e MariaDB para gestão da base de dados. Como aplicação de distribuição é utilizado Docker
Palavras chave: Aplicação Web; Eficiência; Eficiência no processo; Gestão; Multiplataforma; Organização; PHP; Plataforma Web; Projeto Final; Trabalho; Trabalho Final de Curso (TFC); WEB; Web; Website.
Áreas: gestão.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; MySQL; PHP.
Resumo: Este trabalho final de curso concentra-se no desenvolvimento de uma aplicação multiplataforma utilizando Flutter e Firebase. A escolha dessas tecnologias facilitou a criação de uma solução robusta e escalável para o problema identificado, permitindo uma implementação eficiente através de metodologias ágeis. Ao longo do processo, foram enfrentados desafios como a reestruturação inesperada da aplicação original, exigindo ajustes estratégicos para garantir a entrega dentro dos prazos estabelecidos. Este projeto não só fortaleceu o conhecimento técnico, mas também destacou a importância da flexibilidade e da adaptação em projetos de desenvolvimento de software.
Palavras chave: Android; Back-End; Base de Dados; Firebase; Firebase Cloud Functions; Flutter; IOS; Mobile; Stripe API.
Áreas: desporto; gestão.
Tecnologias usadas: Android; Dart; Firebase; Flutter; Stripe; iOS.
Resumo: A versão móvel do pré-existente site reuma.pt, que faz a avaliação do bem-estar de doentes reumáticos. Apresenta tanto o perfil do utente, onde o utente pode preencher os questionários, como o perfil do clínico onde o clínico pode ver as respostas dadas pelos diversos utentes.
Palavras chave: Aplicação móvel; Questionário; Recolha de dados.; Saúde Pública.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter; Java; SQL Server; Spring MVC.
Resumo: O projeto "Uber de Transporte de Mercadorias" é uma plataforma digital inovadora desenvolvida para revolucionar o setor de transporte de mercadorias. Utilizando tecnologias avançadas como Spring Framework, PostgreSQL, Flutter e Google Maps API, a aplicação oferece uma solução eficiente, flexível e segura para conectar motoristas independentes a consumidores que necessitam de serviços de transporte. A plataforma destaca-se pela sua interface intuitiva, otimização de rotas em tempo real e autenticação segura via JWT. Com foco na sustentabilidade e eficiência operacional, este projeto visa transformar a logística de mercadorias, tornando-a mais acessível e adaptável às necessidades dos utilizadores.
Palavras chave: Aplicação de transporte de mercadorias.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Android; Dart; Docker; Flutter; Git; JSON; Java; PostgreSQL; REST; iOS.
Resumo: Este projeto detalha o desenvolvimento e implementação de um sistema inovador de busca de notícias utilizando modelos de LLM(large language models). Utilizamos tecnologias avançadas como Django para desenvolvimento web, Docker para consistência de ambiente e Nginx para gestão segura de tráfego web. Implementamos programas personalizados de datascrapping para arranjar notícias de várias fontes automaticamente, garantindo sempre conteúdo atualizado. Analisamos e visualizamos os dados coletados, proporcionando insights valiosos sobre a distribuição de notícias, temas abordados, e valência de sentimentos. Além disso, reforçamos a segurança com certificação SSL/TLS e facilitamos a acessibilidade através de subdomínios DuckDNS. A arquitetura escalável do AIDiAL KB foi projetada para suportar volumes crescentes de dados e demandas de usuários.
Palavras chave: Análise de Dados; Base de Dados; Desenvolvimento Web.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: CSS; Django; Docker; HTML; JavaScript; PostGreSQL; Python.
Resumo: The State of Special Readiness (Estado de Prontidão Especial, EPE) is a system managed by the Portuguese National Authority for Emergency and Civil Protection (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ANEPC) that aims at fortifying preparatory actions for emergency interventions and diminishing their repercussions. This system is integral in strategically deploying human and material resources, establishing a state of readiness to address various incidents, such as fires and floods, effectively. The management of information pertinent to this readiness state can be further optimized. Here, I report on the development of a new web application aimed at empowering users to oversee and administer emergency levels, incident reports, and resources. This is crucial in ensuring streamlined communication and management during emergencies, potentially mitigating damage, and preserving human lives.
Palavras chave: Aplicação Web; Automação; Back-End; Base de Dados; Eficiência; Front-End; Informática; JavaScript; Minimizar riscos; Portugal; SQL; Trabalho Final de Curso (TFC).
Áreas: Segurança e Controlo.
Tecnologias usadas: Java; MySQL; React.js; Spring MVC.
Resumo: A presença da Internet e ‘Softwares’ no nosso quotidiano permitiu transformar tarefas que costumavam demorar meses, semanas e dias em poucos minutos. Este avanço das tecnologias abriu portas para uma melhor interação entre as empresas e os candidatos, facilitando o envio de anúncios diretamente para as redes sociais onde a população está mais concentrada. O aparecimento dos dispositivos móveis abriu imensas possibilidades de negócio, mas principalmente de ferramentas para apoiar empresas e impulsionar a evolução das tecnologias humanitárias. Esta aplicação permite facilitar o primeiro contacto, crucial em muitos empregos.
Palavras chave: Aplicação móvel; Back-End; Base de Dados; Dashboard; Emprego; Engenharia Informática; Front-End.
Áreas: empresarial; gestão.
Tecnologias usadas: Android; Java; MySQL.
Resumo: O projeto "Uber de Transporte de Mercadorias" é uma plataforma digital inovadora desenvolvida para revolucionar o setor de transporte de mercadorias. Utilizando tecnologias avançadas como Spring Framework, PostgreSQL, Flutter e Google Maps API, a aplicação oferece uma solução eficiente, flexível e segura para conectar motoristas independentes a consumidores que necessitam de serviços de transporte. A plataforma destaca-se pela sua interface intuitiva, otimização de rotas em tempo real e autenticação segura via JWT. Com foco na sustentabilidade e eficiência operacional, este projeto visa transformar a logística de mercadorias, tornando-a mais acessível e adaptável às necessidades dos utilizadores.
Palavras chave: Aplicação de transporte de mercadorias.
Áreas: gestão.
Tecnologias usadas: Flutter; Java; PostGreSQL; Postman.
Resumo: Este trabalho final de curso relata um Observatório de Sustentabilidade no Desporto, uma plataforma dedicada a ajudar as entidades desportivas nacionais a se tornarem mais sustentáveis. Criado por um grupo de estudantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), esta plataforma permite o registo e a sua monitorização de dados das suas diversas instalações desportivas, os quais serão posteriormente avaliados pela equipa do IPDJ. Isso possibilita que a sua instalação receba apoio para se tornar mais sustentável.
Palavras chave: Aplicação Web; Website.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Django.
Resumo: O Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação (DEISI) é um departamento onde estão envolvidos alunos, professores, cadeiras, horários, etc. O que se pretende com este trabalho é, através de endpoints, de uma forma dinâmica, recolher a informação do departamento e utilizar estes dados em diversas aplicações web, a desenvolver para alunos e professores. Foram desenvolvidas duas aplicações: uma para gestão do Programa de Mentoria (na qual os utilizadores podem ser mentores ou mentorandos e registar sessões) e outra para escolha de horários universitários (na qual os alunos acedem à nossa plataforma para registarem as suas preferências de horário ou mudanças de turma/turno).
Palavras chave: Alunos; Aplicação Web; Back-End; Base de Dados; Front-End; Python; Trabalho Final de Curso (TFC).
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; MySQL; Web.
Resumo: A plataforma Arduíno é utilizada para fins didáticos em certas unidades curriculares do curso licenciatura em engenharia informática, unidades estas que conjugam conhecimentos das áreas da eletrotecnia e informática. Nas atividades desenvolvidas nestas unidades curriculares é frequente necessário lidar com a ligação e configuração de certos componentes eletrónicos, trabalho este que consome tempo e recursos o que limita a aprendizagem dos conhecimentos principais a adquirir nestas unidades curriculares devido ao constrangimento temporal das aulas. Para suportar estas atividades pretende-se desenvolver uma biblioteca para utilizar no Arduíno IDE que contém alguns templates para ajudar a utilizar certos componentes e funcionalidades necessários para estas atividades. Será elaborado um projeto em Arduíno a fim de demonstrar a utilização dos templates. Toda a informação destinada aos alunos estará empacotada num guião a fornecer aos mesmos.
Palavras chave: Plataforma Arduino didática; Simplificação da configuração; Templates e guia do aluno; Unidades curriculares integradas.
Áreas: educação.
Resumo: O nosso Trabalho Final de Curso (TFC) foca-se na migração de software Legacy do Grupo Barraqueiro. Este projeto teve como objetivo modernizar um conjunto de ferramentas internas desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos, enfrentando desafios de compatibilidade, escalabilidade e segurança. Através da criação de um novo middleware, denominado Martelo, e da aplicação Galp, ambos desenvolvidos em tecnologias modernas como C# e ReactJS, buscámos otimizar a operação da frota de veículos do grupo. Esta modernização proporcionará uma interface mais intuitiva e uma análise de dados mais eficaz, garantindo a continuidade operacional e a inovação tecnológica no Grupo Barraqueiro.
Palavras chave: Aplicação Web; Back-End; Base de Dados; C#; Front-End; Python; React.
Áreas: empresarial; gestão.
Tecnologias usadas: ASP.NET; C#; CSS; Docker; HTML; MySQL; Python; REST; React.js; Web.
Resumo: This study analyses joint purchasing patterns to enhance e-commerce recommender systems. Using a 2006 Amazon dataset with over 500,000 products, the research explores product interactions and network analysis techniques. By leveraging Python and Gephi, a network graph is created to demonstrate the existing relations between products. The findings aim to improve recommendation algorithms, offering insights for small enterprises to better meet customer preferences.
Palavras chave: Dados; Livros.
Tecnologias usadas: PyTorch; Python.
Resumo: Desenvolvimento de uma aplicação móvel para a gestão de acessos e monitorização dos atletas na Academia Cristiano Ronaldo. A aplicação permitirá substituir o método atual, oferecendo maior segurança e controlo detalhado dos acessos. Além disso, facilitará a gestão dos atletas registados e a administração de pedidos de saída temporária ou de fim de semana. O projeto visa fornecer uma solução robusta para a academia, garantindo a segurança das informações e a eficiência na gestão de acessos.
Palavras chave: Gestão.
Áreas: desporto; gestão.
Tecnologias usadas: Dart; Flask; SQL.
Resumo: O projeto "Sistemas de Abertura de Portas" (TFC DEISI 12) visa melhorar as operações diárias de docentes e alunos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, substituindo o atual sistema de requisição de chaves. Proposto por docentes da universidade, o projeto introduz um sistema de abertura de portas que elimina a necessidade do Ponto Único de Informação (PUI) para distribuição de chaves. O projeto descreve o hardware, o software e a operação do sistema necessários. O novo sistema utiliza cartões RFID emitidos pela universidade, simplificando o acesso tanto para docentes quanto para alunos, que podem solicitar salas sem precisar de chaves físicas. Apesar de o sistema atual não ser problemático para o uso diário, os docentes entrevistados apoiam a atualização. A implementação deste sistema promete maior conveniência sem comprometer a simplicidade, potencialmente melhorando a eficiência geral.
Palavras chave: Diminuir os custos; Python; Raspberry Pi; Sensores.
Áreas: educação; empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Flask; HTML; JavaScript; MySQL; Python.
Resumo: A recomendação de produtos desempenha um papel vital no panorama do comércio eletrónico atual. À medida que as lojas online continuam a crescer, este aspeto torna-se um dos principais impulsionadores do sucesso e da competitividade no mercado. No entanto, muitos sistemas de recomendação tradicionais enfrentam desafios em termos de precisão e relevância das recomendações oferecidas. Portanto, aprimorar a precisão das recomendações tornou-se um objetivo fundamental. O nosso objetivo foi a aplicação de análise de redes sociais com intuito de beneficiar os sistemas de recomendações numa gift store.
Palavras chave: Ciência dos Dados; Informação como base estrutural; Oportunidades de melhoria; Otimização; Python; Redes Centradas no Utilizador Final; Sistema de Recolha e Filtragem de Dados; Trabalho Final de Curso (TFC); negócios.
Áreas: empresarial; gestão; sociedade.
Tecnologias usadas: Git; Matplotlib; Pandas; Programação ; Python.
Resumo: Este trabalho é realizado em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e recorrendo a dados anónimos de caudal obtidos em sistemas reais. Estes dados serão analisados através de métodos implementados em Python e de algumas ferramentas já desenvolvidas em R. Neste trabalho, serão aplicados conhecimentos e competências adquiridos nas unidades curriculares (UC) de Data Science e Probabilidades e Estatística. Ao longo deste trabalho, iremos aplicar a metodologia proposta a séries temporais de caudal de sistemas de distribuição de água, tentando obter uma série sem falhas, com passo de tempo pré-definido e normalizado entre medições. No final, pretendemos avaliar a qualidade dos dados, propondo indicadores que meçam essa qualidade
Palavras chave: Análise de Dados; Ciência dos Dados; Dados; Estatísticas.
Áreas: Ciência de Dados; ambiente.
Tecnologias usadas: Pandas; Python; R Language.
Resumo: This Undergraduate Thesis proposes developing a pipeline for using GPT technology to mine arguments in online chat texts. The central point lies in the design and implementation of a system that takes advantage of GPT’s advanced capabilities to identify and analyze arguments present in virtual, multi-party dialogues. The methodology ranges from data collection and preparation to efficient integration with the GPT model, providing valuable insights into the structure and dynamics of the arguments present in these online interactions. This work aims to contribute significantly to the advancement of research around argument mining by analyzing the potential of GPT technology as an effective tool in this context.
Palavras chave: argumentation mining; artificial intelligence; augmentation; chat gpt; conversational analysis; data annotation; education; embeddings; generative ai; machine Learning; multi-party dialogues; python.
Áreas: Ciência de Dados; Inteligência Artificial.
Tecnologias usadas: Excel; Git; JSON; Machine Learning; Matplotlib; NumPy; OpenAI; Pandas; Python.
Resumo: A rápida evolução da tecnologia e das práticas de desenvolvimento transformou a maneira como concebemos e construímos aplicações. No centro dessa transformação encontra-se a arquitetura de microsserviços, que revolucionou a abordagem ao desenvolvimento de software. Ao invés de criar aplicações monolíticas complexas de manter e de escalar, os microsserviços permitem a divisão de uma aplicação em pequenos serviços autônomos, cada um com uma função específica, que operam de forma independente e se integram harmoniosamente. Este Trabalho Final de Curso (TFC) tem como objetivo principal destacar a importância e os benefícios da arquitetura de microsserviços. No contexto desta abordagem, surge uma solução/framework que visa acelerar o desenvolvimento de soluções com uma infraestrutura de microsserviços. Esta solução representa uma contribuição significativa para a aceleração do desenvolvimento em infraestruturas de microsserviços, permitindo que os programadores se concentrem no desenvolvimento essencial, em vez de perder tempo em configurações detalhadas ou código não essencial. A arquitetura proposta é dividida em três módulos distintos: Core, Rest e Rest API, todos desenvolvidos na sólida plataforma Java, com o apoio do Spring Framework. A escolha do Java e Spring deve-se à sua robustez, maturidade e à extensa comunidade de programadores, garantindo eficiência e segurança ao longo do processo de desenvolvimento. O módulo Core representa o cerne da arquitetura, abrigando toda a lógica dos microsserviços, sendo que é aqui estão localizados os serviços, entidades, repositórios e outros componentes vitais para o funcionamento da aplicação. Por sua vez, o módulo Rest corresponde à camada de apresentação, englobando todos os controladores e configurações relevantes. A grande inovação desta arquitetura reside no módulo Rest API, que utiliza as especificações em YAML para construção do Swagger UI (Open API Specification). Com recurso a este ficheiro YAML, conseguimos gerar automaticamente uma parte substancial do código, simplificando e acelerando o desenvolvimento. A geração automática de código, embora possa suscitar ceticismo, mantém o controlo nas mãos dos programadores, permitindo personalizações e ajustes conforme necessário. Em suma, este relatório destaca a importância e os benefícios da arquitetura de microsserviços, mostrando como essa abordagem inovadora tem o poder de revolucionar o desenvolvimento de microsserviços, tornando-o mais ágil, organizado e eficaz. A solução apresentada fornece uma estrutura completa que visa acelerar o desenvolvimento de qualquer projeto backend em Spring. Os programadores podem definir o modelo YAML a priori, e o código é gerado automaticamente, permitindo que se concentrem no desenvolvimento essencial. Esta abordagem proporciona uma vantagem significativa no desenvolvimento de microsserviços e destaca a importância de adotar uma arquitetura que permite uma escalabilidade, flexibilidade e manutenção eficazes em projetos de desenvolvimento de software.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: AWS; Bases de Dados; Docker; Git; Java; Maven; Programação ; REST; REST; Spring MVC; Web.
Resumo: Pretende-se desenvolver e melhorar uma aplicação Web para cuidadores informais do protocolo MentHA (Mental Health and Aging) de avaliação neuropsicológica de pessoas mais velhas com défice cognitivo, demência leve ou transtornos dissociativos de identidade. Esta aplicação é constituída por três aplicações diferentes, MentHA COG, Protocolo MentHA e por último, o MentHA CARE. Este TFC, vai-se focar essencialmente na melhoria das três aplicações, de modo a um constante levantamento de requisitos e à medida que utilizam a aplicação recebe-se feedback e posteriormente procede-se à melhoria das aplicações. Muitas sessões com instituições parceiras do projeto vão ser importantes para a melhoria de certas aplicações e é dada a devida prioridade aos requisitos consoante os pedidos feitos pelas mesmas. O MentHA CARE é uma aplicação web de suporte aos cuidadores informais de pessoas com e sem doença mental prévia que apresentam algum comprometimento neuropsicológico e/ou demência. Esta aplicação, enquanto intervenção psicoeducativa, combina duas componentes de suporte educativo e de suporte emocional, resultante de uma aprendizagem de estratégias, que têm como o principal objetivo o desenvolvimento de conhecimentos e competências para lidar com quadros clínicos específicos e diminuir os níveis de stress, ansiedade ou depressão do cuidador.
Palavras chave: Aplicação Web; Base de Dados; Dashboard; Desenvolvimento Web; Eficiência; Front-End; Interface do Utilizador; Recolha de dados; Software; Trabalho Final de Curso (TFC); Trabalho Final de Curso (TFC), plataforma, gestão, docentes, discentes; Usabilidade; WEB; Website.
Áreas: Segurança e Controlo; educação; saúde.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Django; HTML; JavaScript; Python.
Resumo: O objectivo deste TFC é melhorar o "Plugin DP para Alunos", integrando-o com GPT, através da API respectiva. Desta integração resultará a colecção de dados para efeitos científicos.
Palavras chave: Palavras-chave: Drop Project, Plugin, Kotlin, Java, IntelliJ, Submissão de Projetos, Visualização de relatórios, Testes Unitários, Automatic Assessment Tools..
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; HTTP Webservices; Java; Kotlin.
Resumo: Uma aplicação móvel desenvolvida em Flutter, que visa ajudar pacientes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão que sofrem com condição de bexiga neurogénica tirando partido da telemedicina.
Palavras chave: Adversidades e soluções; Análise de dados médicos; Aplicação móvel; Autenticação; Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA); Corpo clínico; Eficiência no processo; Facilidade de Gestão; Flutter; Melhoria da Qualidade de Vida; Recolha de dados; Tele-reabilitação; Utente; medicina de reabilitação.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter; MySQL; Spring MVC.
Resumo: This project provides an automation system for greenhouse management, featuring a REST API backend developed in .NET CORE Web App. The system allows users to manage containers and their microcontrollers, configure desired environmental values, and control relays to maintain optimal conditions. The backend is hosted on Azure and connects to an Azure SQL Server database, while the API supports various endpoints for interacting with the greenhouse system. The frontend is developed in Laravel and provides a user-friendly interface for managing containers, microcontrollers, and desired values. The frontend communicates with the backend API to retrieve and update data, enabling users to monitor and control their greenhouse environment remotely.
Palavras chave: Aplicação Web; Arduino; Back-End; C#; Front-End; PHP; agricultura biológica.
Áreas: ambiente.
Tecnologias usadas: ASP.NET; C; PHP.
Resumo: This project provides an automation system for greenhouse management, featuring a REST API backend developed in .NET CORE Web App. The system allows users to manage containers and their microcontrollers, configure desired environmental values, and control relays to maintain optimal conditions. The backend is hosted on Azure and connects to an Azure SQL Server database, while the API supports various endpoints for interacting with the greenhouse system. The frontend is developed in Laravel and provides a user-friendly interface for managing containers, microcontrollers, and desired values. The frontend communicates with the backend API to retrieve and update data, enabling users to monitor and control their greenhouse environment remotely.
Palavras chave: Aplicação Web; Arduino; Back-End; C#; Front-End; PHP; agricultura biológica.
Áreas: ambiente.
Tecnologias usadas: ASP.NET; C; PHP.
Resumo:
Palavras chave: Android.
Áreas: ambiente; educação.
Tecnologias usadas: Android; Bases de Dados; JavaScript; Kotlin; Node.js; Python; SQLite; XML.
Resumo: Uma das grandes tendências no desenvolvimento de software é a utilização de ferramentas low-code. Estas, recentemente, têm sido alvo de uma grande procura pelas empresas devido à redução de custos e agilidade na implementação. Este relatório explora a ascensão das ferramentas de low-code, destacando o facto de se terem tornado essenciais na transformação digital das empresas e na otimização de processos, valorizando profissionais capacitados nessas tecnologias no mercado de trabalho. Uma das plataformas mais usadas no investimento contínuo em soluções low- code, é a Power Platform da Microsoft, que será utilizada para o desenvolvimento deste projeto. Vai assim ser desenvolvida uma aplicação baseada em Power Platform, que não só visa aproveitar os benefícios de redução de custos e de tempo de implementação associados às ferramentas low-code. Deste modo, este projeto propõe satisfazer uma necessidade do mercado e também uma solução inovadora no atual panorama tecnológico.
Palavras chave: Aplicação; Low Code.
Áreas: empresarial.
Resumo: Descubra a nova solução móvel da It4Billing! O nosso programa de faturação, já certificado pela AT, agora está disponível para dispositivos Android. Com uma aplicação fácil de usar, garantimos uma experiência de faturação simplificada e eficiente. Adapte-se às necessidades do seu negócio com a conveniência de faturar a qualquer hora e em qualquer lugar. A nossa abordagem inovadora não só melhora a experiência do utilizador, mas também aumenta a eficiência e a competitividade do seu negócio. Escolha It4Billing POS e transforme a sua faturação!
Palavras chave: Android; Aplicação mobile para colaboradores; Front-End.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter.
Resumo: ScoutNow Em resposta aos desafios enfrentados pelo Agrupamento 467 – Charneca de Caparica do Corpo Nacional de Escutas (CNE), propomos uma solução digital inovadora. Nosso projeto visa substituir métodos analógicos por uma plataforma web abrangente. Esta plataforma facilitará a gestão de membros, comunicação eficaz, e compartilhamento de informações cruciais entre secções e voluntários. Uma iniciativa essencial para promover a coesão e eficiência dentro do movimento escutista.
Palavras chave: Aplicação Web.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: CSS; Django; Docker; HTML; JavaScript.
Resumo: A visão deste projeto é orientada para a inovação, fundamentada na sólida base tecnológica da framework .NET e na arquitetura MVC, integrando estrategicamente o Azure da Microsoft. A escolha do Azure destaca-se pelos benefícios em integração com o MVC, facilidade de uso e implementação eficaz de bases de dados, alinhando-se perfeitamente com o Visual Studio 2022. Essa combinação permite a criação de uma solução dinâmica, escalável e eficiente, fortalecendo a capacidade de adaptação contínua às necessidades do negócio em evolução, ao mesmo tempo em que demonstra um compromisso claro com a inovação e a excelência técnica.
Palavras chave: Aplicação Web; Base de Dados; Web.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: ASP.NET; Bases de Dados; Bootstrap; C#; MVC.
Resumo: Desenvolvimento de uma aplicação denominada por DEISI6 Business Continuity Assessment Tool
Palavras chave: Aplicação Web; Base de Dados; Front-End.
Áreas: empresarial; gestão.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; JavaScript; MySQL; Python.
Resumo: A versão móvel da aplicação web já existente fbtts.pt, criado e gerido pelo professor Duarte Neves, é uma plataforma de criação e validação de estratégias de apostas desportivas de futebol. A aplicação móvel permite ao utilizador consultar as suas estratégias, jogos e ligas das mesmas num dispositivo móvel.
Palavras chave: Aplicação móvel.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: JSON; Java; JavaScript; Kotlin; Maven; MongoDB; REST; React.js; Spring MVC.
Resumo: Em colaboração com a ADENE, será desenvolvida uma plataforma sobre o MOVE+, também conhecido como Mobilidade Eficiente, um sistema inovador criado pela ADENE para avaliar e classificar o desempenho energético das frotas de veículos. A sua principal função é ajudar as organizações na sua procura de uma mobilidade mais sustentável, identificando áreas de melhoria através de uma abordagem holística. A avaliação baseia-se numa escala de A+ (alta eficiência) a F (baixa eficiência) e considera quatro pilares básicos: gestão do veículo, gestão do condutor, gestão da manutenção e gestão do consumo. Para além da mera avaliação, o MOVE+ destaca-se como uma ferramenta de identificação de oportunidades de poupança de combustível, essencial para as organizações que procuram minimizar os custos operacionais e o impacto ambiental. Para além disso, o sistema permite a certificação, validando o compromisso da empresa com a eficiência energética e proporcionando-lhe uma vantagem competitiva no mercado.
Palavras chave: Aplicação Web; Dashboard; Desenvolvimento Web; Eficiência no processo; Estruturada; Front-End; IAM, Gestão de Identidades e Acessos, protótipo, plataforma, sistemas.; Interface do Utilizador; Plataforma Web; Sustentabilidade; Website.
Áreas: ambiente; empresarial; gestão.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Django; Docker; Git; HTML; HTTP Webservices; JavaScript; MVC; Python; Web.
Resumo: A Associação Ares do Pinhal (AdP) é uma IPSS que tem como missão a intervenção junto de populações em situação de exclusão social. Pretende-se desenvolver uma aplicação móvel em Flutter que permita registar informação específica relacionada com o processo de rastreio, monitorização e tratamento da Hepatite C nos utentes desta associação. Comunicará via webservices REST com o servidor que integrará com o sistema atual da AdP.
Palavras chave: Android; Aplicação; Aplicação móvel; Base de Dados; Flutter.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter; Kotlin; MySQL.
Resumo: Recolha e análise de dados sobre do consumo de energia em dispositivos móveis para indicar aos utilizadores o que podem fazer para economizar energia.
Palavras chave: Android; Análise de Dados; Automação de testes; Eficiência; Recolha de dados.
Áreas: Ciência de Dados.
Tecnologias usadas: Android; Express.js; Git; Java (Android); Matplotlib.
Resumo: Neste projeto aperfeiçoou-se um algoritmo de regressão linear, escrito num TFC do ano letivo anterior, desenvolveu-se uma API para recolher esses valores e enviá-los para uma aplicação também desenvolvida neste projeto. Esta aplicação prevê o numero de chamadas que irá chegar ao CODU, através do numero de emergência nacional. Esta previsão é feita tendo em conta o histórico de chamadas nos últimos anos. Posteriormente aplica a equação de Erlang C para indicar quantos operadores devem estar de serviço para que nenhuma chamada fique por atender. É possível retirar relatórios PDF ou EXCEL, para o intervalo de tempo que os utilizadores inserirem. Esta possibilidade de escolha permite uma melhor gestão dos recursos humanos do INEM. De facto, a esta aplicação, chamamos de INEM Insight
Palavras chave: Alocação de Recursos; Análise de Dados; Aplicação; Aplicação Web; Aumentar Produtividade; Base de Dados; Ciência dos Dados; Gestão de Recursos; Inteligência Artificial; Machine Learning em tempo real; Recolha de dados; Trabalho Final de Curso (TFC); Website.
Áreas: saúde; sociedade.
Tecnologias usadas: Bootstrap; Django; Docker; Excel; HTML; JSON; JavaScript; Machine Learning; Pandas; Python.
Resumo: O projeto consiste em desenvolver uma aplicação web para a gestão do ginásio PT CLINIC, visando substituir ferramentas tradicionais como Excel e Word. A aplicação foi concebida para centralizar a gestão do ginásio, melhorando a eficiência operacional e a experiência dos utilizadores. O desenvolvimento abrangeu desde a identificação do problema até a implementação e testes. A aplicação é dividida em duas interfaces: uma para o utilizador final e outra para a administração (BackOffice). A transformação digital pretendida simplifica o agendamento de aulas, facilita o acesso a informações importantes e melhora a comunicação entre a equipa do ginásio e os clientes. A análise de viabilidade foi realizada através de inquéritos com profissionais, gestores e clientes, confirmando a necessidade da solução. A arquitetura de software utiliza o framework Django, com MySQL, HTML, CSS, JavaScript e Git, garantindo uma solução robusta e eficaz.
Palavras chave: Acesso à Informação; Alunos; Angola; Aplicação; Aplicação Web; Desenvolvimento Web; Gestão; Informática.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; JavaScript; MySQL.
Resumo: A aplicação a ser desenvolvida destina-se à gestão de clientes de um personal trainer, com possibilidade visualização e edição de horários, notificações para os clientes, acompanhamento online, especificação de treinos, criação de eventos, pagamentos, feed de noticias, entre outras. A aplicação tem como cliente final um personal trainer certificado que irá supervisionar e validar as funcionalidades a serem desenvolvidas.
Áreas: desporto; saúde.
Tecnologias usadas: Firebase; Flutter.
Resumo: O projeto MentHA – Mental Health and Aging (https://mentha-digital.herokuapp.com/) visa o treino cognitivo de adultos mais velhos com demência. Pretende-se continuar o desenvolvimento das aplicações desenvolvidas em TFCs anteriores. O trabalho irá consistir na integração de novas funcionalidades, acompanhamento da sua aplicação nos parceiros do projeto (Cruz Vermelha Portuguesa, FamiliarMente,Elo Social,ASMAL,ADEB,GIRA) e introdução de melhorias sugeridas. Trabalho já atribuido.
Tecnologias usadas: CSS; Django; JavaScript.
Resumo: Reconhecendo a dificuldade que os professores possuem atualmente para validar a lista de presenças nas aulas, recorrendo a planilhas e formas próprias de fazer este trabalho, queremos uma solução universal que, com a ajuda de Arduino e outras tecnologias, permita aos professores da faculdade obter a lista dos números dos alunos presentes. Aqui será implementado o servidor, base de dados e APIs para gerir a comunicação com os Arduinos e com o front-end.
Palavras chave: Aplicação Web; Assiduidade; Eficiência; Estatísticas; Gestão de Presença; Organização; Presenças; Python.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Arduino; Flask; HTML; React.
Resumo: Este trabalho tem como foco a construção de uma solução end-to-end para, extrair, transformar e gerir a informação contida em curriculums vitaes (CVs), com toda a infraestrutura necessária que permita a automatização das operações do dia a dia de uma organização. Pretende-se com o auxílio de técnicas de machine learning (ML) recuperar informação e guardar CVs, em diferentes formatos, em diferentes línguas e com outros desafios da área de recursos humanos de uma forma estruturada e otimizada. A concretização da solução passa por implementar uma pipeline automática para ingestão de dados manualmente introduzidos pelos utilizadores, usando as melhores práticas de operações de machine learning (MLops), e disponibilizar serviços de ML. Numa primeira instância, junto com a pipeline construir um serviço de análise que extrai a informação de documentos. Numa segunda instância, construir um serviço para fazer a classificação de CVs com base em critérios específicos como experiência, competências, certificados, etc. Este trabalho depende de outros trabalhos finais de curso em execução pelo que nesta fase é assumido que será possível integrar a solução no fim, contudo se tal não se verificar, será preciso descobrir métodos alternativos para integração.
Palavras chave: Escassez de água; Facilitar Partilha de Informação; Monitorização; Plantas; Sustentabilidade.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Machine Learning; Python.
Resumo: No âmbito da cadeira de TFC (trabalho final de curso[ULHT21]) de 3o ano da Licenciatura de Engenharia Informática da ULHT (Universidade Lusófona de Lisboa[ULHT21]), pretende-se desenvolver uma aplicação, com o tema “Uber de transporte de mercadorias”. Cumprindo, ao longo do seu desenvolvimento, o Regulamento de Trabalho Final de Curso[DEISI21]. Esta será uma aplicação mobile destinada a transporte de mercadoria, em que o objetivo será centralizar um conjunto de pequenas empresas de transportes ou mudanças e independentes que não tenham grande visibilidade no mercado, e desta forma também centralizar os valores de transporte. Da parte que tem transporta haverá uma aria de registo obrigatório onde será feito o registo tanto de condutor ou empresa assim como os veículos associados. Apos o processo de registo o transportador poderá ficara listado nos requisitos do pedido do cliente e terá acesso a sua areia onde visualizara os pedidos. O cliente que tenha algo para transportar terá de fazer o seu registo na aplicação, requisitar um serviço com alguns dados mais revelantes ao transporte como origem, destino e data, e terá acesso a um conjunto de transportadores que tenham o veículo mais adequado a essa mercadoria, e que estejam disponíveis nessa zona territorial assim como um valor calculado do serviço. Desta forma o cliente poderá analisar os diferentes valores cobrados e decidir transportador depois será apenas pedir o serviço! No relatório apresentado é desenvolvida a identificação do problema (onde é feita a discrição do objetivo pretendido), a viabilidade (onde verificamos se um produto é necessário no mercado), a solução (a forma de como vão ser implementados os requisitos identificados no problema), e o benchmarking (onde é feita uma comparação com produtos semelhantes e descritas as mais valias do que está em desenvolvimento).
Palavras chave: Aplicação de transporte de mercadorias; Benchmarking de produtos similares; Registo de condutores e empresas; Requisição de serviços de transporte.
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: Android; Flutter; MySQL.
Resumo: As ferramentas de avaliação automatizadas melhoram a eficiência e consistência no processo de avaliação das unidades curriculares. O Drop Project é uma aplicação deste conceito, desenvolvido pelos docentes da Universidade Lusófona Pedro Alves e Bruno Cipriano. Esta ferramenta de avaliação automática veio a resolver muitas adversidades do lado da equipa docente, tornando o processo de avaliação mais eficaz e consistente. Mas por outro lado criou adversidades, por parte dos alunos, relativamente à execução de procedimentos necessários para a utilização desta ferramenta, por vezes influenciando o desempenho dos alunos. O projeto ao qual se dará continuidade, será no âmbito de solucionar este problema de maneira que seja uma ferramenta necessária e utilizada no futuro.
Palavras chave: Adversidades e soluções; Avaliação automatizada; Drop Project; Eficiência no processo.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: JavaScript; Kotlin.
Resumo: Reconhecendo a dificuldade que os professores possuem atualmente para validar a lista de presenças nas aulas, recorrendo a planilhas e formas próprias de fazer este trabalho, queremos uma solução universal que, com a ajuda de Arduino e outras tecnologias, permita aos professores da faculdade obter a lista dos números dos alunos presentes. Aqui será implementado o front-end com base visual e uso de dados do back-end.
Palavras chave: Assiduidade; Eficiência; Gestão; Organização; Pontualidade.
Áreas: educação; empresarial.
Tecnologias usadas: Arduino; HTML; JavaScript.
Resumo: Desenvolvimento e integração de plataformas de cibersegurança num único ambiente integrado, de suporte à deteção de eventos empresariais (redes, aplicações, autenticações, darkweb) baseado em tecnologias open source, que possam garantir uma solução única de serviço a uma empresa.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Elastic Search; Logstash; Shodan; kubernettes.
Resumo: Desenvolvimento de servicos de gestão de plataforma de Gestão de Tuk Tuk. Conceitos: 1- Um turista pode escolher roteiros de viagens 2- Um condutor de tuk tuk define roteiros, recebe pagamentos 3- Plataforma retém fee de comissão 4- Plataforma Web de gestão de turistas e condutores
Áreas: empresarial; turismo.
Tecnologias usadas: AWS API Gateway; AWS Cognito; AWS PaaS .
Resumo: Neste projecto pretende-se implementar um sistema de monitorização de edifícios usando uma rede Zigbee. Realizar-se-á a medição da temperatura, humidade relativa, luminosidade, nível de gás, detecção de presença e detecção de inundação através dos respectivos sensores e envio para a plataforma de visualização (PC) com periodicidade pré-definida ou instantânea (quando seleccionado o botão/comando para actualização das medições).
Palavras chave: Arduino; Dados; Edifício Inteligentes; Microcontrolador; Monitorização de Edificios.
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: Arduino; Programação .
Resumo: Fake-news é cada vez mais um tópico de maior relevância na sociedade atual, devido ao facto que cada vez mais pessoas possuem acesso à Internet, grandes organizações e indivíduos aperceberam-se há algum tempo que a maioria das pessoas não verifica a veracidade das notícias que leem, o que permite a criação de modelos e ferramentas destinados a criar noticias falsas com o objetivo de desacreditar factos inconvenientes e até criar mentiras sobre os mais variados tópicos. Cada vez mais, todos os dias, as pessoas estão a ser vítimas de notícias falsas, desde o individuo que está a navegar no Reddit e lê uma notícia falsa ou até aos milhares de pessoas que leem noticias falsas sobre pessoas com relevância nacional, sendo a maioria dos casos com o intuito de denegrir tal pessoa. Um bom exemplo do perigo das fake-news seriam as eleições presidenciais de 2016 dos Estados Unidos, aonde as Fake-news foram uma ferramenta usada para espalhar falsas informações nas redes sociais, havendo fortes indícios de intervenção de atores externos no processo democrático. Fica claro que é necessária uma forma de permitir às pessoas verificar rapidamente se as notícias que estão a ler são baseadas em factos, reais para permitir que as pessoas criem as suas opiniões pelo menos utilizando informações corretas. Para tal, fica proposto neste projeto a criação de uma Blockchain com o objetivo de criar um local para armazenar noticias de fontes consideradas reputáveis para que depois se possam comparar com notícias que o utilizador está a ler para se tentar perceber se o conteúdo é baseado em informação verdadeira ou não utilizando algoritmos de processamento de distância métrica
Palavras chave: Desinformação; Fake news; Fake-news e sociedade.
Resumo: As Juntas de Freguesia desempenham um papel de relevo e de proximidade com os seus residentes. Face às inúmeras solicitações que recebem têm dificuldades em responder a todas as solicitações recebidas. Pretende desenvolver-se um site onde os residentes possam aceder a informação da Junta, fazer pedidos, comunicar situações e ocorrências facilitando e permitindo a otimização de recursos
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: CSS; Node.js; React.js.
Resumo: Desenvolvimento e solução Web para suporte a instituições que efectuam distribuição alimentar no âmbito de apoio à comunidade A solução deverá fazer gestão de existências, aplicar regras de distribuição e manter históricos. Existe componente importante de protecção de dados pessoais Solução deverá se desenvolvida em modelo web ou cloud, com interface intuitiva e leve e garantir facilidade de distribuição (ambiente Docker) Linguagem de desenvolvimento e SGBD a definir
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Apache JMeter; CSS; Docker; PHP; RGPD.
Resumo: Numa competição de wakeboard, os atletas são distribuídos de acordo com categorias e competem entre si em grupos. Os vencedores de cada grupo passam às fases seguintes até chegarem à final. Este trabalho irá focar-se sobretudo no desenvolvimento do frontend para esta aplicação.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: CSS; Git; HTML; JavaScript; REST; React; XML.
Resumo: Segundo a OMS, a população mundial encontra-se cada vez mais envelhecida, estimando-se em 2060 na europa, a duplicação de cidadãos com mais de 65 anos para 151 milhões. Apesar do aparecimento de novos e melhores medicamentos para tratar as doenças já existentes, tem-se verificado também um aumento das doenças crónicas e suas sequelas, nomeadamente quedas – o CDC (Center for Disease and Control Prevention) refere que mais de um terço dos adultos com 65 ou mais anos, sofrem quedas todos os anos. As quedas, principalmente as ocorridas nessa população, podem originar várias lesões, com agravamento da dependência e qualidade de vida, ou mesmo a morte da própria pessoa. Tendo em consideração estes factos, torna-se essencial proceder à deteção de quedas, de forma a prevenir eventuais lesões em pessoas mais idosas ou com algumas comorbilidades. As plataformas existentes na monitorização e notificação de quedas, utilizadas em hospitais/serviços de saúde portugueses, são um pouco rudimentares, dispendiosas, muito redutoras e exclusivas à patologia da pessoa. Este projeto com o título “Plataforma para Monitorização da Temperatura e Posição Corporal com Alarme de Quedas (KaiAki)” tem como objetivo central o desenvolvimento de uma plataforma de detenção e notificação de quedas relacionadas com alterações de temperatura corporal, uma vez que este fator poderá ser desencadeante da queda, a plataforma permitirá a monitorização dos dados fisionómicos, nomeadamente a avaliação da temperatura corporal no momento da queda, com alertas emitidos sempre que a mesma for detetada. O sistema terá como base a utilização da plataforma de hardware aberto do microcontrolador Arduíno, sendo também assistida por sensores: um de temperatura e um acelerómetro/magnetómetro (para a deteção da queda) por forma a guardar e enviar dados referentes ao estado de saúde da pessoa e que serão também mostrados na plataforma online. Esta plataforma aliada à tecnologia, é uma solução acessível, económica e prática e torna-se numa ferramenta essencial na área da saúde, no que diz respeito à deteção, notificação e prevenção de quedas. Este projeto cumpre as orientações do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), salvaguardando todos as informações pessoais dos titulares dos dados a serem utilizados, desde a conceção, tratamento, controlo e avaliação, de acordo com a Lei de Proteção de Dados, aprovada em Resolução do Conselho de Ministros n.o 41/2018 em 22 de março de 2018 e Retificado pelo Parlamento e Conselho Europeu, em 27 de abril de 2016.
Palavras chave: Deteção; Monitorização; Pessoas idosas; Quedas; Temperatura.
Áreas: ambiente; saúde; sociedade.
Tecnologias usadas: Bootstrap; CSS; JavaScript; MySQL; Next.js.
Resumo: Este projeto consiste no desenvolvimento de um website para uma empresa de reparação de automóveis. Tendo como objetivo principal fornecer á empresa uma plataforma online que permita dar a conhecer aos clientes e ás pessoas que a procuram a empresa e o seu trabalho. Também terá um papel fundamental na ajuda de produtividade e organização da mesma permitindo serem efetuadas marcações pelo website. Irá também abranger outras áreas de trabalho e comércio contendo uma secção de venda de produtos.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; MySQL.
Resumo: Por vezes as pessoas quando levam o carro ao mecânico esquecem-se de quando é que trocaram determinada peça do carro. Esta aplicação móvel tem como objetivo permitir o registo em cloud (através do Firebase) de revisões dos carros. Esta aplicação será desenvolvida com recurso à (muito provavelmente) tecnologia mais evoluida do mercado, o Flutter. O Flutter permite fazer desenvolvimento móvel para iOS, Android, Web e até Desktop. Este projeto será desenvolvido por um aluno, não por um grupo.
Palavras chave: Android; Aplicação móvel; Flutter; Híbrido; IOS; Revisão; manutenção automóvel.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Dart; Firebase; Flutter; JSON.
Resumo: Pretende-se devolver Add-on de gestão escolar para o ERP PHC O desenvolvimento poderá incluir, entre outros, gestão de aluno, docentes, turmas, horários, espaços, facturação e vencimentos
Palavras chave: Análise de negócio; Desenvolvimento de Add-on; Gestão Escolar; Oportunidades de melhoria.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: ASP.NET; C#; CSS; MS-SQL.
Resumo: Aplicação móvel que permite consultar, comparar e reservar apartamentos/bungalows de parques de campismo em Portugal. TFC previamente discutido com o orientador Pedro Alves.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter.
Resumo: Em estreita colaboração com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), pretende-se desenvolver uma aplicação móvel que permita a pacientes com dificuldades motoras e/ou neurológicas realizar exercícios de reabilitação em casa, com acompanhamento remoto do corpo clínico. Inclui recolha de informação da evolução do paciente que será guardada numa Base de Dados para posterior análise estatística. Este trabalho será co-orientado pelo Prof. Pedro Alves.
Palavras chave: Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA); Corpo clínico; Tele-reabilitação; Utente; medicina de reabilitação.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Android; Flutter; MySQL; iOS.
Resumo: Este projeto é realizado no âmbito da Innovation Lab da CGI, que visa trazer inovação tanto à Universidade Lusófona, como também à CGI. A CGI Group (Consultants to Government & Industries) é uma empresa multinacional presente em cerca de 40 países e realizam mais de 190 soluções de negócio. Em Portugal, a CGI em ambos os sectores de trabalho (Publico e Privados) tem uma presença de cerca de 75% de acionistas em todo o mercado, com uma satisfação relativa dos clientes de 9.4/10. Especializa-se em serviços de End-to-end, nas áreas de Serviços de Consultoria de Negócio/Tecnologia, Desenvolvimento e Integração de Sistemas e IT Managed Services, Business Process Services e Gestão Documental. RPA ou Robot Process Automation é um software pré-configurado que utiliza regras de negócio e atividades coreografadas pré-definidas para completar a execução autónoma de uma combinação de processos, atividades, transações e tarefas em um ou mais sistemas de software não relacionados para entregar um resultado ou serviço, em que as exceções são geridas por humanos. Essencialmente esta tecnologia é um bem maior para as organizações, substituindo a mão-de-obra por RPAs, poupando assim horas de trabalho humano, que se traduz em poupança de dinheiro pelas organizações. Estes robots, apesar de retirar empregos, fá-lo no contexto de empregos monótonos e repetitivos que não são aptos para seres humanos, tal como a revolução industrial retirou empregos que necessitavam de maior esforço físico pelos seres humanos que estavam a realizá-los. RPAs têm sido cada vez mais importantes na área de negócio dado que substituíram o ser humano na realização de tarefas críticas dentro das organizações que os implementam. Assim, foi criada dentro das organizações uma dependência enorme destes robots para o seu bom funcionamento. O desafio proposto pela CGI entende a monitorização e orquestração de processos de negócio transversais às organizações. Estes processos são compostos por tarefas que podem ser realizadas por robots, ou por humanos caso a tarefa seja demasiado especializada. Nesta componente, iremos realizar a parte Front-End desse sistema de monitorização e orquestração de negócios que irá apresentar um dashboard que ajude neste âmbito, assim como toda a informação dos processos do Back-End realizado no trabalho Robot Process Automation – Componente 1.
Palavras chave: Monitorização; Organizações; Orquestração; Processos; RPA; Repetitivos; Robots; Tarefas; Workflow; Área de Negócio.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; Python; RPA.
Resumo: Projecto Full Stack web (NodeJS + React) com o objectivo de criar um plataforma para as entidades inscritas na Sociedade Portuguesa de Autores gerirem o licenciamento dos seus estabelecimentos. O projecto incluiria criar um RESTful API em NodeJS utilizando o framework Express e um frontend em React. A plataforma permitiria às entidades visualizar informações relativas aos seus estabelecimentos, licenças activas, por pagar/pagas bem como dar opção de efectuar o pagamento directo das pendentes.
Palavras chave: Estudo de Mercado; Gestão de estabelecimentos; Portal de Licenciamento; SPAutores.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; Git; HTML; Node.js; PostGreSQL; React.js.
Resumo: Este relatório descreve o desenvolvimento de uma aplicação web destinada à compra e venda de produtos e serviços relacionados à serralharia. O projeto teve início com a identificação de desafios operacionais enfrentados pela empresa, que incluíam processos desatualizados no que toca á interação com clientes e na gestão dos negócios. Para abordar essas adversidades, foi proposta uma solução tecnológica baseada em Django, um framework de desenvolvimento web em Python, escolhido devido à sua robustez, rápido desenvolvimento, adaptabilidade e segurança. A aplicação segue uma arquitetura de três camadas, com o frontend em HTML, CSS e JavaScript, conectado a um backend Django. O backend contém a lógica de negócios e a interação com a base de dados MySQL, que é hospedada em um container Docker, gerenciada por meio da plataforma DBeaver. A criação de modelos de dados, configuração de settings e programação de funcionalidades foram passos fundamentais no processo de desenvolvimento. A aplicação resultante permite aos utilizadores explorar produtos e serviços, personalizar produtos, solicitar orçamentos especializados sobre os produtos personalizados e simplificar a gestão de clientes, produtos e pedidos. Com esta solução tecnológica, espera-se otimizar a eficiência operacional, impulsionar o crescimento e fornecer uma experiência melhorada aos clientes e uma gestão facilitada por parte da administração, enquanto se posiciona de forma competitiva no mercado digital em constante evolução.
Palavras chave: Aplicação Web; Eficiência; Serralharia.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Django; Docker; Python.
Resumo: Este projeto consiste no desenvolvimento de um plugin para a integração da funcionalidade do Drop Project para professores com o ambiente de desenvolvimento IntelliJ IDEA, de forma a facilitar e acelerar as tarefas realizadas com a interface web, sem ser necessário alternar entre o browser e o IDE. Este também deverá permitir uma melhor integração com as funcionalidades do IDE, como permitir descarregar e abrir osprojetos dos alunos diretamente no IDE, facilitando desta forma as ajudas por parte dos professores aos alunos.
Palavras chave: Palavras-chave: Drop Project, Plugin, Kotlin, Java, IntelliJ, Submissão de Projetos, Visualização de relatórios, Testes Unitários, Automatic Assessment Tools..
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Kotlin.
Resumo: O planeamento do ano letivo é uma época de grande esforço e trabalho por parte de todos os seus intervenientes, principalmente ao nível da organização dos horários académicos. A grande variedade de constrangimentos associados a diferentes necessidades no seio da comunidade académica tem implicações na eficiência da utilização das ferramentas de auxílio que permitem a realização desta tarefa. No âmbito da Unidade Curricular de Trabalho Final de Curso (TFC), é solicitado aos alunos a criação de algo útil e inovador para o meio empresarial ou para o meio universitário geral. Intitulado de “ULHT Control Panel”, este projeto aborda o problema da criação de uma agenda académica, com foco no Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação (DEISI) e posteriormente nas diversas escolas e faculdades que a Universidade Lusófona incorpora. Este trabalho incide na avaliação desta abordagem e no desenvolvimento de uma ferramenta capaz de organizar toda a agenda académica, melhorando e utilizando todas as capacidades das ferramentas de trabalho do Excel, implementadas no modo atual e, para além disso, ultrapassando-as. Este projeto consiste na implementação de uma aplicação web tendo como objetivo primordial auxiliar o secretariado e os alunos durante todo o ano letivo, quer na formulação dos horários, quer requisição de salas.
Palavras chave: Agenda Académica; Aplicação Web; Horários Académicos; Organização; ULHT Control Panel.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Angular; Typescript .
Resumo: No âmbito da UC de TFC, foi proposto a execução de um trabalho que visa o desenho, orquestração e monitorização de processos, isto é, prevenir possíveis erros indesejáveis de RPA’s (Robotic Process Automation). Estes são softwares que consistem na automação de processos de negócios, baseados em robôs ou em inteligência artificial. As organizações começaram a usar RPA’s para operações que não constituem o núcleo da organização. Porém, posteriormente, estes começaram a desempenhar um papel mais crucial dentro das empresas, oferecendo assim respostas mais funcionais, provocando uma dependência destes na mesma. Apesar dos RPA’s serem softwares previamente definidos e inteligentes, estes podem cometer erros cruciais para o bom funcionamento da empresa. Este projeto consiste em monitorizar, orquestrar e desenhar um método que previne todas estas discrepâncias que são colocadas pelos RPA’s. O objetivo deste trabalho final de curso foi criar um software que ofereça uma maior segurança à empresa, uma vez que estes erros podem ser notificados aos responsáveis de manutenção do sistema. O produto final consiste uma plataforma (Process Monitoring) em que os operacionais conseguem corrigir os processos incorretamente executados pelo RPA, se não for chefe de equipa. Caso o operacional seja chefe de equipa, irá receber diariamente quantas tarefas tem a realizar no dia e quantas realizou, respetivamente, no dia anterior; tal como consegue visualizar os processos que a equipa tem a realizar; e adicionar skills aos restantes membros da equipa. Enquanto o analista, consegue verificar estatísticas sobre o bom ou mau funcionamento das tarefas atribuídas às equipas, tendo assim em conta um plano mais geral dos processos que são ou não feitos. Por último, o administrador consegue ver quantas tarefas por realizar ou realizadas cada utilizador tem, alterar a equipa ou o cargo de cada utilizador, criar equipas e apagá-las e mudar o chefe de equipa. Ainda, consegue atribuir os processos às equipas, adicionar e remover skills, e aceder a todas as páginas. (hierarquia: 1-admin; 2-analista; 3-operacional). A plataforma tem uma página para reportar erros relativamente à plataforma, caso estes existam, sendo que os desenvolvedores da plataforma estarão contactáveis para a resolução de qualquer percalço.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; Python; RPA.
Resumo: A aplicação web destina-se a ser uma landing page para o Centro Comercial Colina do Sol, permitindo uma visita virtual através do plugin de JavaScript – https://pchen66.github.io/Panolens/#Home ou Unity WebGL. Além da visita, deve também conter um painel administrativo de gestão das lojas, informações das mesmas e um mapeamento do centro comercial.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; JavaScript; Unity.
Resumo: Eu tenho duas lojas destas e pretendemos criar uma plataforma que ajude a fazer a gestão da parte de engomadoria e também para gerir as máquinas de lavar e secar. Pretendemos que a plataforma nos diga a disponibilidade das máquinas (se estão a ser utilizadas ou não.), queremos fazer uma área onde trabalhadores podem logar as suas entradas e saídas, gerir as peças que entram para a engomadoria, estatísticas de quantas peças cada funcionário passa por dia.
Palavras chave: Aplicação Web; Gestão de informação em lavanderia; Privacidade e segurança dos dados; Soluções administrativas e operacionais.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; C#; CSS; HTML; JavaScript; MVC; SQL.
Resumo: Desenvolver uma aplicação web que apresente um dashboard de mobilidade na área dos transportes públicos, permitindo a visualização de dados sobre mobilidade. Envolverá interação com base de dados, e utilização de ferramentas de ciências de dados para processamento e criação de resultados e criação de gráficos. Co-orientadora: Prof. Iolanda Velho
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Django; PowerBI; Python.
Resumo: Numa competição de wakeboard, os atletas são distribuídos de acordo com categorias e competem entre si em grupos. Os vencedores de cada grupo passam às fases seguintes até chegarem à final. Este trabalho irá focar-se no desenvolvimento do backend e no módulo PWA (frontend) para inserção das avaliações dos juízes.
Palavras chave: Aplicação; Back-End; Distribuição dos atletas; Front-End; Heat; Heat System; Provas.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Django; JSON; REST; React.
Resumo: Há muitos anos foram feitos muitos loteamentos ilegais (muitos terrenos foram objeto de operações físicas de parcelamento ilegal para construção sem infraestruturas). Foram criadas pelas Câmaras Municipais várias AUGI (Áreas Urbanas de Génese Ilegal). Pretende-se com o presente trabalho fazer o levantamento exaustivo no terreno na área da Grande Lisboa nas várias Câmaras Municipais e criar um site para apresentação do trabalho feito, divulgação do tema e recolha de informação. Pode ser em grupo.
Palavras chave: Controle de processos e burocracia; Gestão administrativa eficaz; Levantamento e compilação de dados; Loteamentos ilegais e AUGI.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: HTML; Java; JavaScript; SQL.
Resumo: Em parceria com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, referência de Excelência internacional, propomos uma análise e aplicação de inteligência artificial para dados de um tratamento clínico inovador. O estudo dos dados resultantes da aplicação da Toxina Botulínica para lesões do sistema nervoso central permitirá conhecimento, até então por explorar, para suporte clínico e apoio à decisão . Co-orientação da Prof. Maria Silva.
Palavras chave: Análise de dados médicos; Inteligência artificial em medicina; Toxina Botulínica e sistema nervoso central; Tratamento clínico inovador.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Excel; MySQL; Python.
Resumo: Diversas aplicações têm surgido no âmbito da internet das coisas e no que toca à componente de monitorização do mundo que nos rodeia tal não é excepção. Neste projecto pretende-se implementar uma monitorização de plantas a partir de frontend com backend.
Palavras chave: Escassez de água; Facilitar Partilha de Informação; Monitorização; Plantas; Sustentabilidade.
Áreas: empresarial; saúde; sociedade.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; HTML; JavaScript.
Resumo: Solução permite registar de forma manual toda a informação de um CV. A informação deve ser estruturada e otimizada de forma a permitir buscas por critérios tão diferentes como experiência, competências, certificados, etc. De seguida pretende-se que ao receber um CV o mesmo possa ser processado automaticamente Funcionalmente além das buscas, dashboards sobre os perfis guardados, trabalhar dados guardados a geração de um CV com base num formato/template pré-definido.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Angular; CMS; MS-SQL.
Resumo: Tem como objetivo o registo de temperaturas obrigatórias das para o HACCP de forma automatizada. O registo será feito e medido com sensores de Arduino e guardados numa base de dados. A sua consulta será feita através de uma página web. O sistema deverá permitir enviar alertas caso haja, por exemplo, temperaturas fora dos parâmetros definidos.
Palavras chave: Arduino; ESP32.; IoT; Monitorização; Sensores temperatura.
Tecnologias usadas: Arduino; Bases de Dados; CSS; Django; ESP8266; JavaScript; Python.
Resumo: No âmbito do projeto MentHA – Mental Health and Aging (https://mentha-digital.herokuapp.com/), o programa MentHA CARE é um programa psico-educativo para cuidadores de adultos mais velhos com demência. Pretende-se continuar o desenvolvimento da aplicação web desenvolvida em TFC anterior, integrando funcionalidades, acompanhando a sua utilização pelos parceiros (Cruz Vermelha Portuguesa, FamiliarMente,Elo Social,ASMAL,ADEB,GIRA) incluindo melhorias sugeridas. Co-orientação: Pedro M.Santos
Tecnologias usadas: CSS; Django; JavaScript; Python.
Resumo: A aplicação móvel App4SHM usa o acelerómetro para capturar as vibrações das pontes e, através de algoritmos de inteligência artificial perceber o risco de dano na ponte. A aplicação está atualmente desenvolvida em Android nativo mas pretende-se que seja multi-plataforma, pelo que será migrada para Flutter. Serão igualmente adicionadas novas funcionalidades. Isto é um trabalho feito em conjunto com o departamento de engenharia civil. *Nota: Este trabalho já está atribuído*
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: Android; Flutter; iOS.
Resumo: Este documento foi realizado no âmbito do trabalho final de curso dos autores, que tem como título “VetOn”. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação mobile e web que permite agendar, de uma forma organizada e simples, qualquer serviço prestado pelo Hospital Veterinário da Universidade Lusófona. Os animais de estimação, mais que uma companhia, são destaque em muitos lares portugueses, fazendo parte das famílias que habitam nos mesmos. Com o começo da pandemia de Covid-19, a adoção destes “amigos de 4 patas” aumentou em 32%, de acordo com um estudo feito pela plataforma Fixando. Com isto, e sabendo que é importante garantir a saúde dos animais de estimação de qualquer indivíduo, a nossa intenção é desenvolver uma aplicação que seja acessível e interativa a todo e qualquer tipo de cliente que usufrua dos serviços veterinários do Hospital Veterinário da Universidade Lusófona. A nossa aplicação mobile e web deverá colmatar dificuldades identificadas no que toca ao agendamento de consultas e divulgação de serviços prestados pelo Hospital Veterinário da Universidade Lusófona, fazendo com que os clientes tenham toda a informação necessária, seja referente ao seu animal de estimação seja aos próprios serviços mencionados anteriormente, à distância de um clique no seu smartphone. Por fim, a pandemia de Covid-19 não trouxe somente dados de que fiquemos orgulhosos, visto que o abandono dos animais continua a ser um problema preocupante que põe em causa o bem-estar animal. Sabendo que o Hospital Veterinário da Universidade Lusófona apresenta vontade de combater essa mesma causa, pretendemos implementar na aplicação uma parte de cariz solidário onde será possível adotar animais que se encontrem nas instalações à espera de uma família para os acolher.
Palavras chave: Animais; Aplicação Web; Aplicação móvel; Consultas; Hospital Veterinário da Universidade Lusófona,; Veterinário.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: JavaScript; MongoDB; Node.js.
Resumo: Criação de solução tecnológica que facilite a deteção, diagnóstico e/ou correção/mitigação de doenças oculares. O Objetivo é fazer evoluir os processos de deteção e diagnóstico ou, em determinados casos o suporte das novas tecnologias à mitigação e correção de algumas dessas doenças.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: C; PyTorch; Python; TensorFlow.
Resumo: Solução que permita interligar embaixadores de organizações, e que em função de iniciativas e objetivos permita recompensar os mesmos através de pontos e aplicar conceitos de gamificação. Eventos que geram pontos que têm de ter aprovação. Os rankings deverão poder ser vistos por curso, ano, universidade ou global. A solução deverá também permitir atribuir desafios específicos aos embaixadores, dependendo da universidade, curso ou ano ou serem gerais para todos os embaixadores.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Angular; Elastic Search; Java (Android); MS-SQL; iOS.
Resumo: Alguns alunos têm dificuldades em organizarem-se face aos vários momentos de avaliação ao longo do semestre. Esta solução passa pelo desenvolvimento de uma solução que permitirá o registo dos momentos de avaliação através de um backoffice, que consequentemente poderão ser consultados através de uma aplicação móvel. Esta aplicação será desenvolvida com recurso à tecnologia mais evoluida do mercado, o Flutter. O Flutter permite fazer desenvolvimento móvel para iOS, Android, Web e até Desktop.
Palavras chave: Aplicação móvel; Momentos de Avaliação; Organização.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Docker; Flutter; JSON; Node.js.
Resumo: Este TFC tem como objetivo analisar as chamadas que são realizadas para o 112, de forma a poder-se perceber alguma da sua casuística que poderão ser utilizadas na implementação de ações de otimização dos recursos. Co-orientação: Iolanda Velho
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Python.
Resumo: A expansão e a evolução das redes de sensores sem fios no âmbito da Internet of Things (IoT), que se tem verificado nos últimos anos mais, tornou este tipo de tecnologia apelativa e para a realização de tarefas de monitorização e controlo em diversas áreas, como a ambiental (interior e/ou exterior), da saúde e bem-estar. A pesquisa bibliográfica efetuada permitiu identificar quais são as necessidades básicas de uma planta nomeadamente a água, luz e por fim o calor. Os fatores críticos do crescimento de uma planta são a luz, a humidade e a temperatura. O presente trabalho final de curso visa propor o desenvolvimento de um sistema de controlo e monitorização de plantas baseado numa plataforma de IoT. O sistema assenta numa arquitetura de redes sem fios híbrida que integra dispositivos Bluetooth Low Energy (BLE), bem como nós sensores e nós atuadores. A comunicação entre as várias entidades da plataforma é assegurada através do protocolo MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) tendo por base o modelo publish/subscribe. A concretização deste projeto está dividida em várias etapas, das quais se destacam: a especificação da arquitetura enquadrada com as necessidades e funcionalidades desejadas; a seleção e programação de dispositivos para controlo e monitorização de equipamentos ligados a um Raspberry Pi; a implementação da base de dados local para o armazenamento de dados relevantes; a implementação de uma gateway (BLE-Wi-Fi), de forma a permitir a comunicação entres dispositivos com diferentes protocolos e por último o desenvolvimento de uma aplicação para controlar e monitorizar em tempo real os equipamentos através de uma interface gráfica. O levantamento de requisitos técnicos definiu as grandezas físicas a ser monitorizadas nomeadamente luz, temperatura, humidade e fertilidade, tendo a escolha do sensor Xiaomi Flora ir ao encontro dos requisitos necessários. Para integrar o sensor e criar uma rede IoT foi necessário recorrer a hardware que suporte dispositivos Bluetooth LE como é o caso do minicomputador Raspberry Pi e a software sendo programas em linguagem Python com intuito de desenvolver comunicação com o hardware e obter visualização de dados com a utilização de protocolos como MQTT.
Palavras chave: Bluetooth LE; IoT; MQTT; Python; Raspberry Pi.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Arduino; Bluetooth; Programação ; Python.
Resumo: O Poomsae Tournament Refereeing (PTR) é um website com o principal objetivo de auxiliar os torneios de Taekwondo [1] na vertente de Poomsaes [2]. Este é necessário, devido a terem sido praticados com a utilização de um software que, por vezes, não cumpre os requisitos necessários ao bom funcionamento das provas, afetando negativamente, a experiência por parte de todos os intervenientes. O corrente projeto surge com a intenção de auxiliar a Federação Portuguesa de Taekwondo (FPTaekwondo) [3] a gerir, de uma melhor forma, as provas relacionadas com a vertente de Poomsae, consistindo na criação de um website, onde será possível a visualização de todos os torneios realizados no passado, presente e futuro. Além disso servirá como plataforma de criação, de torneios e de ferramenta de avaliação de atletas por parte de juízes.
Resumo: Na atualidade existe um crescimento exponencial por parte das aplicações móveis. O grande volume de aplicações cria assim barreiras, uma vez que em relação á introdução de aplicações móveis inovadoras, mas, ao mesmo tempo existem oportunidades para aplicações de nicho que sirvam melhor as necessidades de tais utilizadores. E servir melhor é eles serem ouvidos desde a fase de conceção. De certa forma, com este trabalho final de curso (TFC) pretendo inovar e ter uma ideia de negócio que cumpra os requisitos do meu público-alvo e lhes proporcione produtividade e satisfação: que são estes os jovens estudantes do Ensino Superior em Portugal. Desse modo este trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma aplicação de contacto, potencialmente, de todos os estudantes universitários para apoio mútuo à aprendizagem. Nomeadamente agendamento de estudo conjunto presencial ou virtual, a qual pode proporcionar um melhor aproveitamento ao longo do percurso académico, assim como ser uma de social para estudantes do ensino superior , criando portanto uma conexão entre universitários. Pretende-se que os universitários estejam conectados, e construam progressivamente uma comunidade, para se ajudarem mutuamente e que de certa forma, se cria a primeira rede social exclusiva para universitários em Portugal.
Palavras chave: Android; Aplicação móvel; Estudo entre pares; IOS; Projeto Final; Rede Social Alunos Ensino Superior.
Áreas: educação; sociedade.
Resumo: Com a evolução crescente dos vários setores do mercado, as organizações têm feito grandes investimentos na área de tecnologia, para aumentar a eficácia e eficiência dos seus serviços. No setor da saúde, mais especificamente na área farmacêutica, novas tecnologias têm vindo a ser aplicadas para ajudar os farmacêuticos a acompanharem esse progresso. Através de novas tecnologias, as farmácias passam a ser dotadas de diversas ofertas de serviços para os seus clientes. Contudo, ainda não se encontra no mercado nenhuma ferramenta que auxilie os farmacêuticos, no acompanhamento de doentes oncológicos ou idosos na toma de Suplementos Alimentares hiperproteicos e hipercalóricos. Na dissertação da Patrícia Tavares, aluna do curso de ciências farmacêuticas, foi elaborado um estudo, para descrever a experiência dos farmacêuticos no âmbito comunitário. Os resultados foram explícitos, a maior parte dos farmacêuticos afirma que é mais fácil aconselhar do que acompanhar. A falta de tempo e a inadequação dos sistemas informáticos são apresentados como problemas. Em conjunto com o Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona, neste projeto preenchemos essa necessidade, desenvolvendo um software que apoie os farmacêuticos e os nutricionistas no acompanhamento de doentes oncológicos ou idosos na ingestão de suplementos alimentares. Através desta ferramenta, os profissionais de saúde deixam de proporcionar um acompanhamento informal aos seus utentes, e passam a ter um acompanhamento direto. Para além disso, esse acompanhamento iria ser intensificado, devido à possibilidade de interação dos utentes, ao contrário das outras ferramentas existentes no mercado. A ferramenta desenvolvida armazena o histórico dos utentes. Assim, os farmacêuticos conseguem consultar a medicação tomada pelo cliente, os potenciais sintomas, duração de tratamento e outras informações e, consequentemente, recomendar o suplemento alimentar indicado. No final da fase de desenvolvimento, um piloto foi instalado em duas farmácias para explorar a sua viabilidade.
Palavras chave: Acompanhamento; Hipercalóricos; Software; Suplementos Alimentares hiperproteicos.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; Kotlin; MySQL; Spring MVC.
Resumo: Oferecer a melhor qualidade de serviço em animação turística. BestRide tem como objetivo rentabilizar tempo e dinheiro para profissionais e clientes, ser um suporte de gestão, referência cultural, integrar a oferta nacional numa única plataforma, vender, analisar e avaliar a diversidade existente para também criar novos passeios e experiências em áreas por vir explorado dentro e fora das aldeias / cidades, de modo online e offline; trabalhar em parceria com fornecedores de produtos / serviços importantes para estes públicos, contribuir para aumentar as exportações nacionais, de- sonerar municípios, polícia, proteção civil; integrar a comunidade académica no desenvolvimento e continuidade da plataforma.
Áreas: turismo.
Tecnologias usadas: Ionic; JavaScript.
Resumo: No âmbito da cadeira de trabalho final de curso foi desenvolvido um projeto que visa melhorar futuramente o parque de estacionamento da universidade Lusófona. Atualmente, o sistema que gere este parque ainda é um pouco antiquado, consistindo num guarda que vê se a pessoa que pretende estacionar no parque está presente na lista dos utilizadores com acesso ao mesmo. Utilizando câmaras para detetar a matrícula do veículo, uma base de dados e uma aplicação o nosso objetivo é conseguir facilitar o trabalho do guarda e da pessoa que pretende estacionar o seu carro de modo a tornar todo este processo mais rápido. Este trabalho está focado na parte frontend deste projeto onde o nosso objetivo é tornar a experiência do utilizador o mais agradável e simples possível criando uma aplicação mobile onde é possível abrir a cancela apenas com um toque. Na parte administrativa e do segurança vamos desenvolver um website onde os administradores vão conseguir modificar os utilizadores com permissão a aceder ao parque e onde os guardas, numa parte inicial, decidem se a cancela pode ou não ser aberta.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: ASP.NET.
Resumo: O Drop Project (DP) é um Automated Assessment Tool (AAT) para as linguagens de programação Java e Kotlin que foi desenvolvido na universidade lusófona. Um AAT é uma ferramenta ou aplicação de software que ajuda a testar/avaliar software. Desse mesmo modo, o DP permite aos alunos testarem os seus projetos ou exercícios contra uma série de testes unitários. No entanto, o DP está apenas capacitado para executar projetos Maven que o impede de ser utilizado por outras disciplinas, como é o caso de Computação Móvel onde o projeto principal é desenvolvido em Android com recurso à linguagem de programação Kotlin. De momento, os alunos enviam os trabalhos para o professor através do Moodle, onde este os irá instalar um a um num emulador de modo a proceder com a avaliação. Seguidamente, estes trabalhos terão de ser desinstalados novamente um a um, o que torna este processo muito pouco eficiente. Este trabalho tem como objetivo alcançar uma solução alternativa à utilizada atualmente que, por se tratar de uma tarefa inteiramente manual, acaba por não ser eficiente. Este projeto retrata uma das duas partes deste sistema (back-end) sendo que a outra (front-end) está a ser desenvolvida noutro trabalho por outro aluno.
Palavras chave: Android.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Kotlin; REST.
Resumo: Nas últimas décadas face ao avanço da tecnologia tem havido um crescimento considerável da quantidade de dados digitais geridos por empresas com a inovação da computação e digitalização. Os métodos de controlo e gestão financeira utilizados antigamente eram pouco eficientes tais como registos em papel ou tabelas simples em formato digital e já não são viáveis dado o imenso volume de dados e necessidade de constante alocação de recursos humanos para manter os registos atualizados e coerentes e conseguirmos extrair daí informação com valor. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um sistema open source de gestão financeira para pequenas e médias empresas para controlo de custos associados numa plataforma web online que venha resolver os problemas adjacentes a esta falta de informatização. Este sistema possibilita a organização dos dados, automatização de processos que sejam recorrentes e produção de relatórios e mapas de apoio à decisão com informação em tempo real, tudo isto duma forma simples e intuitiva de forma a esconder a complexidade inerente a estes sistemas, especialmente para aqueles com pouca literacia em tecnologia. Tudo isto possibilita a alocação de recursos para outros aspetos importantes, o que resulta em menores gastos associados dado que o esforço para manter este sistema é muito mais reduzido do que os sistemas precários anteriormente utilizados e a possibilidade de maior alocação de recursos com foco em aumentar os rendimentos, usando também os relatórios e mapas de apoio à decisão gerados automaticamente pelo sistema e que podem sempre atender às necessidades específicas de cada empresa, dado que o software pode e deve se desenvolver à medida que as necessidades da empresa e do mercado também se adaptem.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Django.
Resumo: Este trabalho incide na atividade de um Project Management Office (PMO), no Banco Caixa Geral de Angola (BCGA) e no desenvolvimento de uma aplicação para suporte da sua atividade. Foi realizada uma análise da situação do BCGA e foi decidido criar uma área para endereçar o problema decorrente da instituição. Desta forma, este trabalho irá incidir no desenvolvimento de uma aplicação web para suporte da atividade dessa área. No âmbito deste trabalho, também será feita uma análise às aplicações existentes no mercado e análise comparativa. A Caixa Geral de Angola irá utilizar o que vamos desenvolver para iniciar a atividade de um novo grupo e irá realizar a análise financeira e funcional das aplicações, experiência com o cliente, vantagens e desvantagens tanto para a instituição, como para o utilizador final e o nível de satisfação, para que haja conhecimento das necessidades que poderão ser supridas pela aplicação que será desenvolvida e implementada para o auxílio na gestão e ordenação da carteira de projetos (Portfólio de Projeto e de Requisitos).
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; Node.js.
Resumo: A Internet é, cada vez mais, um dos meios de comunicação com maior impacto a nível mundial. As instituições recorrem cada vez mais à Internet para comunicarem com o público e fornecerem informações e serviços. O aparecimento da pandemia COVID-19 voltou a mostrar que esta é uma ferramenta essencial na vida da população, pois, através desta, foi possível que um quinto dos trabalhadores portugueses pudessem trabalhar remotamente e que milhares de alunos finalistas do secundário pudessem recolher toda a informação necessária para se candidatarem e ingressarem no ensino superior. Neste contexto, os websites institucionais das faculdades, como o website do DEISI, têm um papel crucial na partilha de informação relativa à oferta formativa com possíveis interessados em se candidatarem às instituições, pelo que necessitam constantemente de manter a sua informação atualizada e, periodicamente, de sofrer algumas alterações, oferecendo assim uma melhor experiência aos utilizadores. Este trabalho tem como objetivo, após diversas análises, reformular o website do DEISI e respectiva arquitetura de navegação, de modo a poder oferecer aos utilizadores as informações mais recentes sobre o departamento e respetivos cursos e uma melhor experiência, através da criação e inclusão de novos elementos, como páginas dinâmicas e ligações a API 's externas.
Palavras chave: Back-End; Content Management Services; Front-End; Website.
Áreas: educação; empresarial.
Resumo: A unidade curricular do trabalho final de curso tem como objetivo criar uma plataforma de monitorização de impressoras 3D de construção de casas (GIMP3D), proposta feita pela empresa Yucoders. Durante este período existem várias etapas a cumprir, desde a programação em arduinos, até ao relatório final, o que torna este trabalho num fluxo contínuo e organizado por etapas que têm de ser planeadas e geridas de acordo com os requisitos a cumprir. As impressoras 3D de casas vêm inovar o futuro da construção civil permitindo aumentar a velocidade de construção e a diminuição de custos, a solução do nosso TFC tem como finalidade monitorizar através de sensores o consumo de materiais utilizados ao longo dessas construções.
Áreas: empresarial.
Resumo: O projeto MentHA tem como objetivo desenvolver acções que contribuam para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de adultos mais velhos com patologia mental crónica e dos seus cuidadores formais e informais, promovendo a saúde mental na comunidade. Com este projeto pretende-se desenvolver e implementar uma plataforma digital que permita desenvolver, aperfeiçoar e validar por via remota a intervenção psico-educativa MentHA CARE, destinada aos seus cuidadores informais dos beneficiários do programa de estimulação cognitiva, tendo em consideração as diferentes necessidades de saúde e de contexto. Permitirá ao mentor criar e gerir conteúdos ou atividades de grupo, tais como: o registo de cuidadores e moderadores, a criação de eventos, fóruns ou quizzes. Com a participação no Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais, espera-se que o cuidador diminua os seus níveis de ansiedade e depressão, assim como os efeitos da sobrecarga resultantes do ato de cuidar e, por outro lado, seja capaz de potenciar estratégias de coping e as redes sociais de apoio.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Bootstrap; Django; HTML; JavaScript; Python.
Resumo: Cada vez mais os alunos e funcionários da universidade Lusófona pretendem utilizar o parque de estacionamento da ULHT para estacionar as suas viaturas, tornando-se evidente que em períodos de maior fluxo, para aceder a este parque, os seus utentes teriam de aguardar algum tempo à entrada deste. Isto porque a identificação dos utilizadores, para validar a sua autorização de acesso, é feita manualmente pelos seguranças, o que torna processo um pouco moroso. O objetivo deste projeto é desenvolver a aplicação de Back End de uma solução para automatizar o acesso ao parque de estacionamento da ULHT. Esta solução é composta pelo Back End, Front End (mobile e web) e Detetor de Matriculas e pretende utilizar, respetivamente, estes componentes para: Aceder à base de dados e ser o elo de comunicação entre as várias aplicações; servir de interface para os utilizadores (“clientes” do parque, seguranças e administradores do sistema); e câmaras para detetar as matriculas dos automóveis que pretendem aceder ao parque. Trata-se de uma aplicação centralizada e intermedia que, mais concretamente que o descrito acima, permitirá não só, mas também, autenticar os utilizadores, validar autorizações de entrada no parque, disponibilizar os resultados das consultas à Base de Dados às aplicações do Front End, entre outras funcionalidades.
Palavras chave: Back-End; C#; Deteção de Matriculas; Front-End; SQL; Stored Procedures; gRPC.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: C#.
Resumo: A aplicação App4SHM tem como objetivo a assistir na análise e monitorização da integridade de estruturas, pois estes fatores podem apresentar riscos de segurança para a humanidade. A aplicação recorre ao acelerómetro integrado de um smartphone para medir a integridade estrutural através das vibrações e estes dados depois são processados por algoritmos de Machine Learning no servidor. Um engenheiro civil poderia usar a aplicação para obter dados de estruturas em investigação e indicar se a estrutura se encontra estável, se necessita de reparações ou se está à beira de colapso. A aplicação tem revelado falhas como problemas de desempenho no servidor, o facto de não poder gravar os dados obtidos no telemóvel quando não estiver ligado à rede e principalmente, a aplicação só está disponível para smartphones com Android. O presente trabalho pretende resolver estes problemas.
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: Django; Flask.
Resumo: O controlo antidoping de jogos de modalidades coletivas em ambiente de competição é um processo sensível, deve ser um processo simples e transparente. Pretende-se com esta aplicação que o sorteio aleatório de um determinado jogo seja feito de uma forma automática recorrendo a um processo informático aleatório e sistemático. Pretende-se igualmente que fique registado numa base de dados, a data em que o sorteio aconteceu, por quem é que ele foi executado e com quem é que essa informação foi partilhada. Adicionalmente o sorteio deverá ficar registado em base de dados pesquisável, sendo possível determinar a quantidade de vezes que um clube foi sujeito a controlos de dopagem. Pretende-se igualmente garantir que todos os processos de seleção dos clubes envolvidos são feitos de forma sistemática e cujo algoritmo aleatório é sempre o mesmo. A necessidade de um registo informático de todas as partes deste processo em base de dados, passível de ser reportada e se necessário auditada. Desta forma ficaria registado a transparência de todo o processo e a integridade e confidencialidade dos dados bem como a identificação dos elementos intervenientes em todo o procedimento.
Áreas: desporto.
Resumo: O presente documento resulta de um projeto a ser desenvolvido no contexto de trabalho final de curso dos autores, que tem por título ‘Gestão de Assets & Suporte Empresarial (GASE)’. Este projeto incide no desenvolvimento de uma aplicação que permita suportar e facilitar a gestão de informação, relativa a diversos recursos existentes na maioria das empresas hoje em dia. Estes tipos de aplicações enquadram-se numa categoria de ferramentas de auxílio e gestão empresarial. Deste modo de que se trata afinal um sistema de gestão online? Por vezes a resposta não é algo simples de determinar uma vez não se trata de algo palpável, no entanto este tipo de softwares são uma mais-valia para o desenvolvimento de um negócio. Assim, por software de gestão interpreta-se como um software de uma ou mais aplicações integradas, adaptativo às necessidades de negócio, que visa melhorar processos organizacionais. Diferentes empresas podem ter necessidades diferentes e procurar este tipo de software por razões distintas, seja melhorar a gestão de tempo no trabalho, seja melhorar processos organizacionais e ou de administração, seja gestão de stock, organização de contabilidade e financeira, controlo de vendas, entregas de projetos, entre outras. Para estas necessidades empresariais, cada vez mais presentes com a evolução tecnológica e crescimento da necessidade de resposta das empresas, existem hoje em dia diversos tipos de software, mais ou menos específicos, no mercado. Partindo deste conhecimento são detetadas algumas falhas e problemas nestes softwares e é procurado responder com soluções apropriadas. O produto final deste projeto visa a ser uma aplicação web de baixo custo, que permite às empresas estarem organizadas e estruturadas, de forma que haja um melhor fluxo de trabalho, acelerando assim processos organizacionais e de negócio. O sistema desenvolvido vai ter como base a facilitação da partilha de dados e informações entre todos os colaboradores da empresa, ajudando na poupança de recursos materiais e numa melhor gestão de tempo de trabalho. Este aplicativo assenta numa solução orientada ao trabalho colaborativo onde não só é possível gerir informação, mas também utilizar o sistema como meio de comunicação e obtenção de informação necessária às diferentes necessidades do negócio.
Palavras chave: Aumentar Produtividade; Gestão Empresarial; Gestão de Recursos; ITIL; Workflow.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; CSS; HTML; MySQL.
Resumo: O Parque de Estacionamento – Detetor de matrículas corresponde a uma de três subdivisões, nomeadamente, o Detector de matrículas, o Front-end e o Back-end. Recorrendo a uma aplicação que será desenvolvida ao longo do ano letivo, será possível para um utilizador do parque de estacionamento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, apenas dando os seus dados pessoais (Nome, matrícula, etc.), de forma a ser possível a entrada e saída do mesmo. Para este efeito é necessário uma câmara, em que a mesma estará situada junto às imediações da cancela, pelo que a mesma captará as matrículas dos veículos associados aos utilizadores. As capturas das matrículas recolhidas serão enviadas para uma base de dados (Back-end), com a finalidade de serem convertidas em informação perceptível ao utilizador (Front-end). Este projeto enquadra-se no âmbito da unidade curricular do Trabalho de Final de Curso. Esta unidade curricular requer o desenvolvimento de um projeto que será desenvolvido ao longo do ano letivo, havendo várias etapas intercaladas onde serão feitas entregas que demonstrem o desenvolvimento do projeto.
Áreas: empresarial.
Resumo: Os testes sempre tiveram um importante papel na evolução humana e agora, na parte de desenvolvimento de aplicações, tem ainda mais. Muitos softwares vêm para facilitar e agilizar a produção de baterias de testes, no entanto, eles não estão adaptados a uma recente tecnologia do mercado, Robotic Process Automation (RPA). Levando em consideração que os testes são muito utilizados na implementação de robôs e a maior parte deles requer muito trabalho manual, como veremos no capítulo de Viabilidade e Pertinência, é imprescindível a necessidade de atenção para o assunto. RPA é uma tecnologia que vem para automatizar processos de uma maneira mais eficiente, rápida e a baixo custo, porém, assim como um software, também há a necessidade de ser testada antes de ir para um ambiente de produção. Apesar de estar em crescente evolução e sendo cada vez mais adaptada ao cenário atual das empresas, ainda existem poucos métodos e ferramentas eficazes, sendo capazes de realizar testes de processos automatizados pela tecnologia, como veremos em Identificação do Problema. Nesse projeto pretendemos compartilhar algumas ideias sobre testes de processos automatizadas em RPA e para isso a Solução Proposta foi dividida em duas etapas, na primeira fase houve o desenvolvimento de um projeto real oferecido pela empresa CGI Group, onde buscamos ao máximo manter as boas práticas relacionadas a desenvolvimentos de RPA’s, e uma segunda fase em que o foco principal foi utilizar ferramentas e técnicas para testes atuais no que foi desenvolvido anteriormente. Toda a parte de RPA foi completamente desenvolvida utilizando o software da empresa UIPath, que é atualmente é líder no mercado de automações de processos, como veremos em detalhes em Benchmark.
Áreas: empresarial.
Resumo: Para o desenvolvimento do projeto para o trabalho final do curso, foi criada uma aplicação móvel que permite a requisição de livros de uma biblioteca escolar. Nesse contexto, o trabalho foi realizado em parceria com uma entidade externa, a Escola Secundária de Camarate. Partindo deste enquadramento, pretendo com este trabalho reportar o desenvolvimento de uma solução móvel para um sistema de gestão de informação para facilitar na eficiência e praticidade de quem gere a requisição de livros em uma biblioteca escolar, tornando os processos mais ágeis e eficazes, trazendo benefícios aos seus utilizadores (alunos, professores e funcionários da entidade externa). O sistema foi implementado visando atender as necessidades da biblioteca, dando suporte às atividades inerentes ao ambiente da própria biblioteca, com o objetivo de atrair os utilizadores para usufruírem de modo frequente o que a biblioteca pode oferecer, através da integração da tecnologia digital.
Palavras chave: Android; Biblioteca escolar; Gestão; Livros; Requisição.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Firebase; Flutter.
Resumo: Neste trabalho final de curso é proposta a continuação do desenvolvimento de uma aplicação web para o CeiED,originalmente desenvolvida pelos nossos colegas, David Silva e Tiago Lourenço, com o objetivo de melhorar e facilitar a gestão da informação no centro de investigação, a pedido da professora Elsa Estrela (Diretora Executiva do CeiED). Foram-nos apresentadas pelo Docente Pedro Alves as funcionalidades em falta, tais como a pesquisa Atividades, gerar o relatório anual e diversas melhorias na aplicação. Pretende-se com este trabalho, resolver estes problemas e colocar uma versão em produção que permita ao CeiED atingir os objetivos que se tinha proposto originalmente. A conclusão desta aplicação web tem como objetivo melhorar e simplificar a gestão de toda a informação do CeiED. Até à entrega intermédia foram definidos dois requisitos necessários, que foram discutidos com o docente Pedro Alves.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Kotlin.
Resumo: Nos dias atuais a tecnologia está presente em diversas áreas, já não se relaciona tecnologia apenas com computadores e seus softwares. Uma das áreas na qual está aparente o seu crescimento: desporto. Este trabalho pretende unir o desporto com a tecnologia, a partir do desenvolvimento de uma aplicação móvel para avaliação de provas de Wakeboard. Esta aplicação tem a intenção de permitir aos juízes selecionarem manobras feitas por atletas, introduzir pontuações de provas e auxiliar os mesmos com uma visão geral das classificações em tempo real. O principal desafio desta aplicação será na rapidez que os atletas realizam manobras, as manobras são feitas em questão de segundos. Portanto a aplicação deverá levar em conta que o tempo dos juízes é importante. Sendo assim a solução desenvolvida foca em mudar como é feito avaliação de manobras. Onde atualmente os juízes precisam tomar nota em um papel do nome da manobra e outras informações pertinentes. A solução que a aplicação trás, será selecionar as manobras já dispostas em um ecrã apartir de uma árvore e com auxílio de botões complementares, criando assim o processo de avaliação mais rápido.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Android.
Resumo: Considera-se área urbana de génese ilegal (AUGI), um prédio ou conjunto de prédios que, sem licença de loteamento, tenham sido objeto de operações físicas de parcelamento destinadas à construção até à data de entrada em vigor do Decreto-Lei n.o 400/84, de 31 de dezembro, e quando foram parcelados anteriormente à entrada em vigor do Decreto-Lei n.o 46673 de 29 de novembro de 1965. Neste trabalho final de curso pretendemos mostrar através de uma aplicação, a situação atual das AUGI ́s nos concelhos da Grande Lisboa, procurando saber o estado de todas as AUGI ́s desta área, verificando se já foram reconvertidas ou se estão em processo de reconversão. Verificamos também quais os municípios que estão a utilizar a Lei 91/95, mais conhecida por Lei das AUGI de modo a combater o aparecimento de novas áreas ilegais. Esta aplicação foi criada com um simples propósito: facilitar o controlo e gestão da AUGI 44 – Cova da Moira.
Palavras chave: Aplicação; Concelhos; Grande Lisboa; Lei da AUGI; reconversão; Área Urbana de Génese Ilegal.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: Java; MySQL.
Resumo: O presente trabalho pretende o desenvolvimento de um sistema inteligente, que auxilie competições de Wakeboard fazendo, um organização específica, entre os diferentes atletas que estão a competir, através de baterias (heats), e uma atualização direta de pontuações/lugares para cada atleta, tem também a possibilidade de adicionar/remover/editar as várias entidades presentes no software, ou seja, entidades necessárias no desporto de Wakeboard. É possível fazer os mesmos processos para eventos/competições. Este software tem como objetivo ser utilizado pela International Waterski & Wakeboard Federation (IWWF). O software irá ser desenvolvido em Django. Iniciando com a extração de uma base de dados onde estão armazenados os dados dos atletas. Após a extração estar concluída, passamos ao preenchimento das nossas tabelas com a informação que vai ser utilizada no processo. Com as tabelas preenchidas devidamente, conseguimos criar os eventos/competições, bem como alterar dados de atletas, dependendo dos resultados obtidos no evento. Os eventos irão alterar o lugar dos atletas nos ranking existentes.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Django; Python.
Resumo: A Buddy Abroad pretende ser uma solução mobile, constituída por duas aplicações, a de turistas e a de buddies (guias turísticos) e um painel de controlo de administrador, que propõe conciliar os novos padrões de consumo consequentes da nova realidade imposta pela COVID-19, com a ausência no mercado de uma aplicação de viagens capaz de satisfazer o desejo de experiências genuínas e personalizadas, com residentes locais. A solução final da Buddy Abroad pretende disponibilizar aos seus clientes, uma plataforma onde será possível a criação de roteiros, permitindo aos buddies criar e personalizar o seu roteiro podendo depois os turistas agendar e comprar as visitas. Esta aplicação irá também permitir aos gestores, através de uma plataforma de gestão, gerir e monitorizar a aplicação. Neste trabalho continuar-se-á o desenvolvimento da aplicação que foi iniciada o ano passado, e pretende-se aprimorar as funcionalidades já desenvolvidas, bem como desenvolver novas funcionalidades.
Áreas: turismo.
Tecnologias usadas: Django; Postman.
Resumo: Pretende-se desenvolver uma aplicação Web para a transformação digital do protocolo MentHa (Mental Health and Aging) de avaliação neuropsicológica de pessoas mais velhas com défice cognitivo ou demência leve. O protocolo é constituído por um conjunto de testes, devendo a aplicação permitir registar avaliadores e pacientes, gerir e aplicar testes, criar relatórios e fazer análise comparativa de dados.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; CSS; Django; HTML; Python; SQLite.
Resumo: O Trabalho Final de Curso “Modelamento multi-agente de interações em grupos sociais” tem como objetivo desenvolver um modelo baseado em agentes, de forma a que se consiga estudar como variáveis individuais (como os enviesamentos cognitivos) afetam variáveis coletivas, e como as normas sociais influenciam comportamentos intra- grupo e inter-grupo através de simulações. Variáveis individuais e normas sociais poderão, em conjunto, produzir comportamentos coletivos similares aos observados em situações reais. No caso de poder replicar comportamentos coletivos, o próximo passo será então entender quais são os mecanismos de ação das diferentes variáveis, e como tal informação poderá ser utilizada para promover diálogos online com maior qualidade. Mais especificamente, o contexto de estudo é definido por atividades de debate de grupo online, nos quais os participantes são anónimos. Para tal, foi necessário recorrer e analisar literatura clássica de sistemas multi agente no contexto de redes sociais, de forma a que a construção do modelo seja válida. O modelamento será realizado através de inferências feitas a partir de dados existentes de debates de grupo. Todos os dados tratados no âmbito deste projeto, cedidos pelo Prof. Manuel Pita, são autênticos e foram recolhidos em escolas Portuguesas. Este TFC foi desenvolvido em NetLogo e Python, dando uso à técnica de Modelamento Multi-Agente (ABS), que consiste na criação e aperfeiçoamento de um modelo composto por agentes individuais, e posterior análise dos comportamentos emergentes. Este relatório final tem como objetivo apresentar e explicar o modelo desenvolvido e demonstrar o trabalho que foi dedicado à realização do mesmo, para tal, ao longo deste relatório é apresentada a base científica e uma descrição detalhada do modelo e da sua implementação em NetLogo, conjuntamente com a sua análise em Python.
Tecnologias usadas: NetLogo; Python.
Resumo: O negócio de Tuk Tuk’s está em constante crescimento e também em expansão para diversas cidades deste Portugal. Com esta expansão apareceu a necessidade de organizar o negócio e é esse o principal objetivo desta aplicação chamada BestRide, A aplicação tem como outros objetivos, como por exemplo, garantir a pessoas que não conhecem nada de uma certa cidade marcarem viagens por essas cidades por guias que as conhecem. Com esta aplicação há também uma avaliação e constante mudanças nos roteiros e guias, o que permite oferecer o melhor serviço e conforto para todos os envolvidos, o que incluí as empresas, turistas e guias.
Áreas: sociedade; turismo.
Tecnologias usadas: AWS; MySQL; Python.
Resumo: Este relatório foi desenvolvido de forma a demostrar o porquê de realizar um software de Risk management para as empresas, e mostrar como é que se chegou a solução que está a ser desenvolvida. Tem também o objetivo de mostrar o que já foi desenvolvido e as suas funcionalidades. Com este software queremos simplificar a captura de riscos de projeto, tal como fazer com que a visibilidade destes riscos seja superior a por exemplo, uma folha de Excel, o que irá permitir às organizações serem mais ágeis. A solução foi desenvolvida usando Outsystems. Este projeto poderá ser uma mais-valia para as organizações que procuram um software para ajudar a supervisionar o risco dos seus projetos.
Palavras chave: Agilidade Organizacional; Aplicação; Gerenciamento de Riscos de Projetos; Solução Outsystems; Visibilidade Aprimorada.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Outsystems.
Resumo: O Bot Discord de apoio a Unidades Curriculares do DEISI (Bot) enquadra-se num Sistema de recolha de informação sobre os alunos, desenvolvido para o Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Lisboa, e visa recolher informação sobre a participação de alunos num servidor de Discord com o intuito de, posteriormente, desenvolver o cálculo de estatísticas sobre a participação dos alunos que se entreajudam no esclarecimento de dúvidas derivadas de aulas, fichas práticas, projeto, entre outros, que, por sua vez, suprime a necessidade do envio de emails para docentes. O Bot calculará estatísticas com base nos dados recolhidos acerca dos alunos, particularmente, se realizam questões consideradas pertinentes/relevantes e ou se esclarecem dúvidas de colegas de forma correta. Concerne aos docentes da respetiva cadeira esta decisão e, a partir de uma reação dos docentes à pergunta/resposta de um aluno, o Bot recolhe e armazena os dados correspondentes de modo que, no final, seja possível a concretização de uma “folha de aluno” com estatísticas relacionadas com o mesmo. “Habilidades específicas para tarefas específicas”. Desta forma são criadas pequenas discussões cordiais, traduzindo-se numa evolução em grupo.
Palavras chave: Bot; Discord; Evolução em grupo; Recolha de dados; Sistemas de recolha de informação.
Resumo: O trabalho final de curso proposto é o desenvolvimento de um programa para o Departamento de Direito da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias a pedido da Prof. Carolina Silva. O programa a desenvolver tem como objetivo facilitar e simplificar a investigação decorrente sobre padrões face às decisões dos juízes. Por exemplo, pretende-se saber se diferentes juízes, perante circunstâncias iguais tomam decisões diferentes. As principais questões levantadas pela Prof. Carolina Silva sobre o tratamento dos processos judiciais prendem-se com a grande quantidade de processos, objeto de tratamento, o tempo requerido, a dificuldade no estabelecimento de critérios de filtragem objetivos e a fiabilidade da filtragem efetuada. O programa vai permitir a recolha de informação relativa a processos judiciais, seguido de uma listagem e filtração dos mesmos. Pretende-se que após a finalização do trabalho final de curso, este continue em constante desenvolvimento para uso de outras equipas de investigação de direito. O trabalho estará dividido em 2 fases. Na primeira fase, será apenas desenvolvido o formulário de recolha de dados dos processos e inserção na base de dados. Na segunda fase, será desenvolvida a funcionalidade de consulta e filtragem dos dados. Este trabalho resultou na criação de um Website, usando a tecnologia Spring, que permite submeter, listar, editar e filtrar processos judiciais.
Palavras chave: Análise de Decisões Judiciais; Aplicação; Plataforma de Consulta e Análise Jurídica; Sistema de Recolha e Filtragem de Dados; Tratamento de processos.
Áreas: educação; sociedade.
Tecnologias usadas: HTML; Kotlin; Spring MVC.
Resumo: Um dos pontos mais importantes, se não o mais importante, em qualquer empresa ou posto de trabalho, é a informação. A informação é a base de qualquer estrutura, precisamos de informação antes de iniciar algum trabalho, precisamos de formação antes de qualquer nova função que se resumo a expor a informação e absorver essa informação, precisamos de informação antes de iniciar qualquer projeto profissional ou académico. O nosso projeto final de curso irá possibilitar o recolher de informações aos colaboradores da empresa Integer a partir de uma aplicação mobile. A aplicação mobile tem como alvo todos os funcionários da empresa e de disponibilizar aos mesmos funcionalidades como verificar as timesheets, férias marcadas, noticias publicadas pela empresa, como informações de novos eventos internos ou clientes da empresa. Como os colaboradores podem estar associados a mais do que um projeto, algumas das funcionalidades poderão ter a possibilidade de filtro, como as timesheets e férias marcadas onde existe a necessidade de registar as horas e férias em cada projeto em que o colaborador exerce funções. A aplicação disponibiliza de uma funcionalidade de login por email, em que o domínio tem de ser obrigatoriamente o domínio da empresa Integer o que limita os registos aos emails do respetivo domínio.
Palavras chave: Acesso à Informação; Comunicação Interna; Eficiência; Mobilidade.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Flutter; React.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma nova aplicação móvel cuja principal finalidade é combater o desperdício alimentar que possa eventualmente existir em cada uma das nossas habitações. Para tal, a aplicação terá de identificar cada produto – a que acresce a introdução da sua respetiva data de validade – que o utilizador tenha ou venha a adquirir. Os produtos serão, preferencialmente, introduzidos e catalogados na aplicação através do seu respetivo código de barras usando, para isso, a câmara do smartphone. Facilita-se assim o processo de identificação e rápida inserção de qualquer artigo escolhido. A aplicação, ao identificar um produto, irá permitir ao utilizador – caso este assim o deseje -, definir a data de validade do mesmo. Assim, o utilizador, além de poder ter todos os produtos adquiridos introduzidos na aplicação para sua consulta e melhor gestão e organização destes, pode também controlar o prazo de validade de cada um e ter todas as informações sobre os artigos que tem na sua despensa no mesmo lugar. Desta forma, o desperdício alimentar poderá ser minimizado ou, idealmente, eliminado.
Palavras chave: Aplicação móvel.
Tecnologias usadas: Ionic; JavaScript; MongoDB; Node.js; Passport.
Resumo: Para este TFC, foi nos dada a oportunidade de nos juntarmos à equipa de desenvolvimento do projeto Buddy Abroad, que consiste numa aplicação móvel, que é subdividida em duas funcionalidades, a dos turistas (ao acesso de todo o utilizador que instale a app) e a dos “buddies” (que apenas está ao alcance de utilizadores que pretendam ser guias), e um painel de controlo de administrador. O objetivo desta aplicação visa facilitar o turismo, devido à atual situação imposta pelo COVID-19, e à não existência de concorrência de aplicações de turismo por parte das grandes empresas, consequentemente o Buddy Abroad objetiva conectar o interesse que os turistas têm por experiências autênticas, únicas e personalizadas, com “buddies” conceituados, cientes e disponíveis para satisfazer esse desejo. A solução proposta para o projeto Buddy Abroad pretende possibilitar aos seus utilizadores, uma aplicação onde sejam possíveis o agendamento e a compra de excursões únicas, por parte dos utilizadores aos destinos já pré-existentes na aplicação, aos quais os “buddies” se propõem para conduzir/guiar a viagem em questão. Esta aplicação também permite aos gestores administrar e monitorizar a plataforma através de um painel de controlo.
Palavras chave: Conexão personalizada; Plataforma inovadora; Turismo autêntico.
Áreas: sociedade; turismo.
Tecnologias usadas: Ionic.
Resumo: O objetivo deste projeto é desenvolver uma aplicação web em PHP usando o gerador de códigos PhpMyEdit, que é um produto Open Source, que permite, a partir das tabelas na base de dados, gerar o código PHP que possibilita o CRUD (Create, Read, Update e Delete) sobre as tabelas do modelo, usando uma interface Web fácil de usar para o utilizador final. Depois de definir alguns parâmetros, esta geração é feita em aproximadamente um minuto. Para pôr em prática as características do PhPMyEdit escolhemos uma aplicação de gestão de cursos para uma escola de formação profissional, com um conjunto de funcionalidades completo, sem ter grande número de tabelas. Entre estas funcionalidades fazem parte a criação de cursos e a inscrição de estudantes nos cursos, tudo no âmbito da gestão escolar. O foco deste trabalho é a aprendizagem do PhpMyEdit. Esta plataforma é totalmente open source e foi das primeiras a surgir nesta área, tendo dado origem a diversas outras que são pagas. A utilização da versão free tem vantagens do ponto de vista de licenciamento e custos, mas exige mais tempo de aprendizagem e de correções, pois a versão atual não é um produto pronto a usar. O código produzido é PHP para a Web, sendo o controlo de sessões e a autenticação um dos desafios que estamos a endereçar.
Palavras chave: Gerador de Código; Low Code; PHP; PhpMyEdit.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: MySQL; PHP.
Resumo: A Buddy Abroad pretende ser uma solução mobile, constituída por duas aplicações(A de turistas e a de buddies) e um painel de controlo de administrador, que propõem conciliar, os novos padrões de consumo consequentes da nova realidade imposta pela COVID-19, com a ausência no mercado de uma aplicação de viagens capaz de ligar o desejo que os turistas têm de experiências genuínas, únicas e personalizadas, com residentes locais, disponíveis e aptos para satisfazer este desejo. A solução final da Buddy Abroad ambiciona disponibilizar aos clientes, uma plataforma onde será possível a criação de visitas e a gestão destas mesmas, pelos buddies (guias) e procura, agendamento e compra das visitas pelos turistas. Esta solução irá também facultar aos gestores uma plataforma de gestão e monitorização através de um painel de controlo.
Tecnologias usadas: CSS; Firebase; HTML; Ionic; JavaScript.
Resumo: Pretende-se que se realize um projeto ao longo do ano letivo, como objetivo da unidade curricular do Trabalho Final de Curso. Ao longo da realização do projeto, exige-se o cumprimento de algumas etapas, começando na atribuição de temas aos alunos e acabando no relatório final, tornando este projeto um fluxo contínuo e organizado, de modo a cumprir os requisitos e as etapas que o caracterizam. Há alguns anos nasceu o projeto MentHA, com o objetivo de criar um programa que pudesse fornecer uma avaliação de demências, doenças mentais e incapacidade intelectual em pessoas mais velhas, promovendo a saúde mental na comunidade. Pretende-se, com este trabalho, fornecer uma base de dados capaz de armazenar dados e organizá-los, por exemplo, através de gráficos para uma avaliação mais eficiente. Para isso, será desenvolvida uma aplicação web que imple- mente o protocolo de avaliação MentHA, que, para além de registar a informação e disponibilizar os testes a realizar aos pacientes, irá apresentar os resultados da avaliação de forma avançada, através de um dashboard. Este irá permitir ao Revisor analisar os resultados e avaliar o cliente. Este projeto está dividido em dois trabalhos que se complementam, sendo o apresentado responsável pela criação da aplicação, website, mecanismos de registo de utilizador e paciente, criação e realização de testes ao mesmo. O outro responsável pela análise e cotação da avaliação, assim como a sua representação gráfica e relatório.
Áreas: empresarial; saúde.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; Python.
Resumo: É consenso entre empresas de diversos ramos da economia que a presença digital é fator crítico para sucesso dos negócios e que um portal web é um recurso valioso neste mérito. A constante evolução das tecnologias digitais amplia o espectro das possibilidades de interação na internet, assim como torna mais desafiadora a produção destes ambientes virtuais no âmbito profissional. Portanto, é essencial para as empresas dispor ao seu público um conjunto de conteúdos digitais atraentes e, portanto, competitivos frente a mercados em crescente expansão a nível global. Uma poderosa ferramenta para apoiar empresários na gestão do seu ambiente na web é um CMS Como o próprio nome sugere, um CMS é um sistema que oferece recursos para gestão de conteúdos em uma plataforma web. Este paradigma de gestão web é amplamente utilizado profissionalmente devido ao baixo custo relativo e alta eficiência. O trabalho apresentado objetiva o desenvolvimento de uma plataforma web para a empresa Road2Biz Business Consulting, Lda. Este portal de conteúdos contará com módulos integrados para gestão de clientes e gestão de marketing. O sistema terá como base de desenvolvimento a CMS WordPress à qual serão integrados um módulo CRM composto pelos softwares Odoo para gestão de clientes e Mailchimp como sistema automatizado de marketing.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Odoo; WordPress.
Resumo: iii Resumo O BoxIt é uma plataforma que começou a ser desenvolvida no ano passado, tem por objetivo virtualizar redes de computadores, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento de sistemas distribuídos. Durante o desenvolvimento destes sistemas é comum ocorrerem certos problemas, tais como testar o sistema em várias máquinas (quer físicas quer virtuais), a configuração necessária para que tal aconteça, entre outros. A virtualização levanta um outro problema, que que está relacionado com os recursos necessários para a virtualização das várias componentes do sistema. É aqui que o BoxIt tenta mitigar este problema, recorrendo a uma técnica de virtualização mais otimizada. Como referido anteriormente, já existe trabalho desenvolvido em prol desta ideia, trabalho este que é um backend desenvolvido e praticamente concluído, este trabalho tem como objetivo principal criar um frontend para auxiliar a interação com esta plataforma, ou seja, integrar processos como sistema de login, upload de ficheiros, automatização de certos procedimentos e acesso remoto a máquinas virtuais.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Docker; MySQL; Node.js; React.
Resumo: O clube desportivo de corridas e caminhadas da empresa cliente sempre necessitou de uma plataforma interna para substituir o seu método de gestão “platformless” de toda a informação relacionada com os membros do clube, os eventos desportivos e todas as inscrições nos mesmos. Isto porque os membros do clube acreditam que toda a administração de uma entidade de gestão de eventos desportivos necessita de um método confiável, seguro e rápido que armazene e manipule os dados obtidos regularmente de uma forma concisa para que não haja imprecisões a nenhum momento, especialmente num dia de prova. Esta foi a premissa seguida pelos alunos do curso de Engenharia Informática no ano letivo de 2019/2020 quando desenvolveram a versão inicial da plataforma de gestão de eventos requerida pelos orientadores do seu, e continuamente, deste TFC (Trabalho Final de Curso), para o clube desportivo da empresa. O site veio com o intuito de substituir um sistema bastante disperso de alocação de dados, aglomerando toda a informação de uma forma centralizada e interna. Contudo, depois de ser examinada, foi concluído que esta plataforma ainda se encontrava de tal forma incompleta que a sua utilização oficial poderia pôr em causa o sucesso do clube que a necessita. A premissa mencionada anteriormente foi também defendida neste TFC desde o primeiro relatório, sendo então proposta a reconstrução da plataforma sem deixar que o trabalho já feito pelos alunos fosse em vão. A arquitetura, as tecnologias e o código fonte do site foram aproveitados à medida que este estava a ser melhorado, dando continuidade ao projeto anterior, em vez de um reinício do mesmo. No início deste projeto, foi esperado que a conclusão do desenvolvimento desta segunda versão da plataforma fosse bem sucedida. Foram avaliados diversos aspectos da mesma para se perceber em que pontos ela teria de ser melhorada para ser considerada capaz de gerir todos os dados, passados e futuros, do clube desportivo da empresa cliente. Ao longo do projeto e até ao fim do mesmo, foram trabalhados todos os pontos fulcrais cuja ausência poderia pôr em causa o futuro do clube, mais do que a gestão original da informação do clube já tinha posto. Foram também implementadas funcionalidades extra para que a plataforma não se limitasse apenas a fazer o mínimo a que estava destinada, mas sim que oferecesse aos seus utilizadores mais do que eles estavam à espera. Ao longo deste relatório, é possível verificar que a segunda versão da plataforma de gestão de eventos não ficou aquém do que se era esperado inicialmente e conseguiu chegar mais longe do que a sua versão anterior.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; MongoDB.
Resumo: O presente Trabalho Final de Curso (TFC) consiste no desenvolvimento de uma aplicação móvel que integre um sistema capaz de suportar um clube de corrida de uma empresa. Assente no objetivo de colmatar uma lacuna, apontada pelas partes interessadas, esta aplicação permite oferecer um veículo de comunicação entre os funcionários da empresa, no detrimento da divulgação e gestão de eventos desportivos. Nesse sentido, ao longo deste trabalho, pretende-se documentar em detalhe, no âmbito do TFC, as várias fases a que foi exposto, desde o planeamento inicial ao desenvolvimento de uma versão preliminar inteiramente funcional e testada. Estruturalmente, o relatório começa pela contextualização e identificação do problema concreto em estudo, apresentando todas circunstâncias que levaram a esta proposta a ser realizada, como esta parte de um problema real de uma organização e quais as soluções apresentadas para o resolver. Sempre que aplicável, serão produzidas conclusões, na medida de validar o produto final obtido, face ao proposto na primeira entrega. Segue para a escrutinação da capacidade do trabalho poder ser continuado e implementado no dia a dia, mesmo após a conclusão da avaliação para fins académicos e as vantagens que traria o seu desenvolvimento. A fim de avaliar o sucesso do trabalho, alusivo ao cumprimento de todas as tarefas propostas, é imprescindível a análise comparativa de quais os requisitos implementados e justificar eventuais diferenças. Será ainda dado especial atenção às tecnologias utilizadas, com o rigor técnico que assim o exige, o porquê destas serem as opções mais viáveis e o impacto que tiveram na construção da solução.
Palavras chave: Aplicação móvel; Flutter; Gestão de eventos.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Android.
Resumo: O trabalho final de curso proposto é o desenvolvimento de uma aplicação web para o CeiED a pedido da professora Elsa Estrela (Diretora Executiva do CeiED). A aplicação web a ser desenvolvida tem como objetivo melhorar e simplificar a gestão de informação no centro de investigação. Foi-nos apresentado pela professora Elsa Estrela os diversos problemas atuais na gestão de informações do centro, tais como, o facto do centro usar o Excel como base de dados, preenchimento de formulários em Word com os dados dos investigadores e consequentemente enviados por email, elaboração de relatórios anuais sem qualquer tipo de solução para extrair informação da base dados, entre outros problemas mencionados ao longo do relatório. Foram mencionadas várias tecnologias para o desenvolvimento da aplicação tendo em conta as suas potencialidades para o melhoramento dos problemas mencionados. Na entrega intermédia foram definidos onze requisitos essenciais para a solução perfeita, previamente discutidos e analisados com a professora Elsa, assim como um diagrama entidade-relação e mockups da respetiva aplicação. Até à entrega final foi desenvolvida a aplicação, com todo o seu Front-end e Back- end, incluindo 9 dos 11 requisitos definidos dando importância aos de maior prioridade. Para além disso foi realizada uma sessão de testes de usabilidade com a professora Elsa, que posteriormente analisámos e ajustámos alguns requisitos e as suas prioridades de acordo com o feedback dessa sessão. Pretende-se que após a finalização da aplicação para o TFC esta continue em constante desenvolvimento, melhoria e funcionamento, com a possibilidade de ser expandido e usufruído por outros centros de investigação no futuro.
Áreas: educação; empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; Kotlin; MySQL.
Resumo: No âmbito deste trabalho final do curso de LEI, realizei uma abordagem ao trabalho existente (extensão para o IntelliJ). Criei um questionário para os docentes da minha faculdade e fiz um estudo de mercado de aplicações semelhantes, para ajudar a justificar a viabilidade e pertinência do projeto. Usei os resultados do meu estudo e do questionário para alcançar os requisitos finais. Descrevi as funcionalidades existentes da extensão que vamos melhorar e em continuidade propus uma solução para mitigar atuais problemas e acrescentar novas funcionalidades
Tecnologias usadas: Java; Kotlin.
Resumo: Com este Trabalho Final de Curso (TFC) pretendeu-se dar continuidade ao projeto Android Quiz Builder v2. Este projeto consiste numa plataforma onde as pessoas podem responder a questionários que poderão ser configurados como um jogo. Estes questionários são respondidos pelos utilizadores na aplicação Android. O projeto original também tem um website que serve simultaneamente como suporte, ou melhor dizendo, backoffice. Este permite aos administradores gerir toda a informação, incluindo, a gestão dos questionários, como também dos utilizadores e ainda disponibiliza a consulta de estatísticas, acerca dos questionários respondidos na aplicação móvel. Porém, em edições anteriores deste projeto foi desenvolvida uma aplicação em Android Nativo, destinada unicamente para Android. Sendo assim, o Ubiquous Quiz Builder, teve como objetivo principal, desenvolver uma nova aplicação multiplataforma (Android e iOS) que disponibilize, todas e se possível, mais algumas funcionalidades do que as já existentes, entre elas, a possibilidade de haver perguntas com imagens. Isto tudo por meio da tecnologia Flutter[1].
Palavras chave: Aplicação móvel.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Flutter; MySQL.
Resumo: Neste relatório está descrito o projeto desenvolvido no âmbito do trabalho de final de curso atribuído pelo professor Fernando Teodósio. Após várias iterações este trabalho obteve o objetivo do desenvolvimento em python de uma prova de conceito de um sistema de classificação de géneros musicais com recurso a uma rede neural convoluciona[1] e inserção dinâmica em bases de dados .A classificação no seu estado atual consegue analisar ficheiros do tipo “.mp3” e “.wav” através dos coeficientes cepstrais de frequencia de mel[2] e passando esses valores por uma rede neural convolucional treinada com recurso ao conjunto de dados GTZAN[3] devolve uma previsão do género musical do ficheiro. No que toca à inserção dos dados obtidos, não foi possível automatizar o processo nem criar compatibilidade para diferentes tipos de base de dados, no entanto é possivel ao utlizador selecionar as qualquer tabela numa base de dados SQL e colocar uma entrada na mesma inclusive de ficheiros através da conversão dos mesmos para “binary large objects” ou BLOBS. No futuro sinto que este projeto poderia continuar a ser desenvolvido tanto para melhorar a precisão da rede neural através de melhorias no algoritmo tanto para criar integração com diferentes tipos de bases de dados como “MongoDB” , “MariaDB” entre outras.
Palavras chave: Base de Dados; Redes Neurais Evolucional.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: MySQL; Python; Sklearn; TKinter.
Resumo: Neste trabalho vamos apresentar o nosso trabalho final de curso, que se baseia numa aplicação mobile chamada MOVEPET que ajuda donos de animais de estimação a planear as suas viagens com os seus companheiros de quatro patas, para locais onde eles possam entrar (hotéis, jardins, restaurantes etc.). Para além disso, auxilia no planeamento de vacinas, tosquias e entre outras. O porquê da criação desta aplicação? Resolvemos solucionar os problemas dos donos de animais de estimação através de um “click”, proporcionando uma rápida escolha de espaços em comum para os donos e os animais.
Palavras chave: Aplicação; Locais; Mobile; Movepet; animais de estimação; donos; pet-friendly.
Áreas: sociedade; turismo.
Tecnologias usadas: Firebase; Kotlin.
Resumo: O objetivo deste trabalho é a fomentação da relação existente entre Docentes e alunos da cadeira, ou tema, que estes procuram ajuda. Para a estimulação desta relação, recorremos a uma plataforma digital, desenvolvida por nós, que permite ao aluno comunicar com outros alunos, esclarecer dúvidas com os Docentes especializados no tema, partilhar ficheiros e até mesmo, marcar uma explicação. Com este trabalho oferecemos uma experiência bastante positiva ao cliente alvo desta nossa plataforma, alimentando uma relação entre alunos e docentes com grau elevado de especialização no tema. Através de um questionário efetuado, percebemos a existência de um elevado interesse por parte dos alunos e até de alguns professores a esta plataforma. O trabalho é composto por identificação do problema que originou o desenvolvimento deste trabalho, levantamento e análise de requisitos, a sua viabilidade e pertinência, a solução desenvolvida, Benchmarking, método e planeamento, resultados e por fim a conclusão e trabalhos futuros. Posto isto, o objetivo do desenvolvimento desta plataforma é de complementar no âmbito académico os estudos dos alunos e facilitar a procura e oferta de explicações para determinado tema.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: CSS; Firebase; HTML; JavaScript.
Resumo: Desde sempre, a música foi algo muito presente na vida do Homem, é vista, não só, como uma forma de arte, mas também como uma modalidade capaz de promover o desenvolvimento e o equilíbrio da mente humana, bem como o bem-estar e a concentração, sendo estes essenciais para resolver questões ligadas ao pensamento logico em geral, estando o mesmo tão presente âmbito da nossa área de estudo. O grupo Quarteto Arabesco, do qual faz parte o nosso orientador, o professor Lúcio Ferreira, é um grupo musical de música clássica composto por quatro membros. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma de gestão de grupos musicais que permita criar uma relação de maior proximidade entre os fãs de música em geral e os seus grupos musicais favoritos. Esta plataforma, desenvolvida em Django, deverá ser capaz de fazer a gestão de conteúdos do grupo, tais como a organização da lista de eventos, criação de posts, de forma automática e nos dias que antecedem os eventos do grupo fazer a ligação com as Redes Sociais de forma a gerar posts automáticos. Pretendemos ainda que a mesma seja customizável a cada agrupamento musical, de forma a facilitar a manipulação de conteúdos.
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; Python.
Resumo: Com o objectivo de procurar uma melhoria constante na qualidade de ensino, os inquéritos de satisfação aos alunos do DEISI, foram implementados para que os alunos possam fornecer feedback sobre cada uma das cadeiras que frequentam e sobre os professores que as ministram. Desta forma, a coordenação e os professores podem avaliar se os seus métodos estão a ter impacto sobre a opinião dos estudantes e se existem mudanças que possam ser aplicadas por forma melhorar a efectividade da aprendizagem. Esse método de apreciação foi implementado pelo DEISI em 2017, mas depende de um serviço externo – Responster – com reduzida flexibilidade, interoperabilidade e usabilidade. Neste trabalho final de curso, pretende-se desenvolver uma solução completa que permita criar e configurar os questionários, recolher respostas e futuramente gerar relatórios personalizados para cada Unidade Curricular (UC) e para cada professor. A plataforma a desenvolver deverá permitir o preenchimento dos formulários de forma anónima através de uma interface gráfica intuitiva e apelativa de forma a conquistar a confiança de alunos e professores.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; MySQL.
Resumo: Vacqa Mobile trata-se de uma aplicação móvel que tem como objetivo auxiliar especialistas ou médicos veterinários na avaliação da exploração leiteira sem o uso de internet. Estas avaliações (SWOT) permitem acompanhar um número diverso de bovinos para que, desta forma, seja mais fácil avaliar a produção de leite, de carne ou até mesmo corrigir eventuais alterações na saúde destes animais. Estas avaliações serão exportadas em forma de relatório PDF para que sejam facilmente visualizadas num computador ou noutro dispositivo que o utilizador deseje. A aplicação Vacqa Mobile foi desenvolvida em Flutter por João Regateiro e Marco Estevens, alunos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com a orientação do professor Pedro Alves e do professor João Cannas da Silva e segue a mesma estrutura do Vacqa International, website já familiar aos seus clientes.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Flutter.
Resumo: O presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de TFC (Trabalho Final de Curso) lecionada no âmbito da Licenciatura de Informática de Gestão. O objetivo do TFC é o desenvolvimento de um projeto passando por várias etapas de entregas. Este trabalho pretende estudar os sensores e a música e desenvolver uma aplicação para o sistema operativo Android. A aplicação utiliza os sensores embutidos nos smartphones para a obtenção do movimento realizado com dispositivo e envia os dados obtidos para um controlador que irá gerar um som final. O som final será apresentado com a sample escolhida pelo utilizador e o efeito que pretende aplicar. A solução desenvolvida é feita com base numa arquitetura cliente-servidor, utilizando o protocolo de comunicação Open Sound Control. Sendo que do lado do cliente é feita a recolha dos dados dos sensores e do lado do Servidor a informação é recebida e processada. Assim, pretende-se neste relatório, mostrar todo o progresso efetuado para o desenvolvimento da aplicação InstrMusic. A solução inclui um website alojado na cloud, para suporte e distribuição da aplicação
Palavras chave: Android; Efeitos; InstrMusic; Música; Open Sound Control; Sensores; Supercollider.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Android.
Resumo: Foi-nos atribuído um Trabalho Final de Curso para desenvolver uma plataforma de Informação Geográfica para o Departamento de Ciência Política da Universidade Lusófona. Este TFC é realizado em colaboração com o Departamento de Ciência Política da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa. Pretende-se realizar um levantamento de cadastro dos monumentos presentes no Cemitério Dos Prazeres em Lisboa e criação de uma plataforma Web de visualização e análise via dashboards. Irão ser usadas várias APIs baseadas em SIGs (Sistema de Informação Geográfica). Este projeto irá ajudar as equipas de investigação da Lusófona, permitindo um avanço nas pesquisas do departamento referido.
Tecnologias usadas: CSS; Firebase; HTML; JavaScript.
Resumo: No âmbito da unidade curricular – Trabalho Final de Curso, foi solicitado aos alunos o desenvolvimento de uma ideia que abrangesse as diversas áreas de estudo da Licenciatura de Informática de Gestão. Decidimos elaborar uma plataforma de emprego para pessoas recém- graduadas e sem experiência profissional. A ideia surge de um dos problemas existentes na nossa sociedade, o desemprego jovem. A nossa plataforma visa diminuir este problema. Qualquer jovem graduado que não tenha experiência na sua área de formação deverá encontrar vagas de emprego adequadas na nossa plataforma. O nosso objetivo é superar as lacunas das plataformas concorrentes. Quando os jovens terminam os cursos sentem bastantes dificuldades na procura do primeiro emprego. A maioria das vagas existentes nas plataformas de emprego é para pessoas com experiência profissional. Estas plataformas não têm a opção de filtrar por vagas que não tenham experiência profissional obrigatória. A nossa plataforma irá abranger todas as áreas profissionais e será direcionada para pessoas que terminaram recentemente o seu curso superior, profissional, ou qualquer outro, ou que queiram mudar de área profissional.
Palavras chave: Emprego; Vaga; experiência; jovem; plataforma.
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; Python.
Resumo: Em uma era quando falsas notícias, discurso de ódio, polarização e abundância de informação estão mudando o panorama da civilidade social e a participação democrática, muitos políticos estão propondo censura centralizada, policiamento e controle. Pesquisas científica tem mostrado que tal controle é quase impossível-e indesejado- em um sistema democrático. Por outro lado, cientistas e educadores, propõem o empoderamento dos indivíduos para criar mais decisões informadas sobre os conteúdos que são consumidos online, e sobre as conversas que esses conteúdos podem gerar. Tal empoderamento é desafiado pelo rápido ritmo de crescimento da comunicação online, que implicitamente força as pessoas consumidoras do conteúdo online para decidir sua postura e resposta-gostar, reformar, comentar. Um dosresultados emergentes deste complexo sistema social é a perda de uma conversação saudável, deliberada, heterogênea e respeitosa. A conversa é substituída por reações rápidas, frequentes ideias "pro" ou "contra", criando polarização, e quebrando valores que mantém sociedades heterogênea, coesas, funcionais e vinculadas por valores similares, como a promoção da verdade. O projeto proposto é um módulo da continuação de um projeto educacional do Ministério da Educação Português, que possui o codinome "Debaqi". Nós buscamos produzir um chatbot inteligente que possa automaticamente moderar e encorajar debates saudáveis na plataforma. Uma das principais razões pelas quais esse moderador é importante é que Debaqi é planejado para ser implantado em todo o país nos próximos dois anos, significando que seria impraticável e caro contar com moderadores humanos em tal escala. O sucesso deste projeto depende do domínio de uma série de técnicas em Processamento de Linguagem Natural, por um lado, e as técnicas em Inteligência Artificial parasistemas de recomendações adaptáveis e flexíveis, por outro. Nós chamamos este novo módulo de Qi-Brain e esperamos implementar um protótipo de trabalho nos próximos meses. Este é um projeto altamente inovador, porque busca usar um conjunto de indicadores obtidos apartir de texto para tomar decisões inteligentes sobre intervenções de moderação que pretendem ser altamente contextualizadas e fazer com que os alunos sintam que o moderador esteja em sintonia com o debate específico em que está operando.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: JavaScript; Python.
Resumo: A análise e monitorização da integridade estrutural é um passo importante no acompanhamento do desempenho e de segurança das infraestruturas, na área de Engenharia Civil. Esta análise é realizada por um conjunto de ferramentas que fornecem ao Engenheiro responsável pela infraestrutura dados sobre a integridade da mesma, permitindo então perceber se a estrutura se encontra estável, se precisa de reparações, ou se está à beira do colapso. Estas ferramentas geralmente contêm um extenso conjunto de acelerómetros muito sensível e preciso. No entanto também têm um custo muito elevado. A App4SHM pretende ser uma aplicação para smartphones capaz de monitorizar estruturas de Engenharia Civil, recorrendo ao acelerómetro presente no mesmo, aplicando algoritmos inteligentes (localmente ou remotamente) aos dados obtidos pelo acelerómetro para inferir o nível de risco de uma determinada estrutura. Estes dados vão ser posteriormente guardados para futuras comparações da mesma, no caso de catástrofes, onde é possível a ausência de tais ferramentas, ou para o utilizador comum, que pretenda apenas investigar, de forma expedita, a integridade de uma estrutura.
Tecnologias usadas: C; Fortran; Kotlin; Python.
Resumo: As redes de comunicação móvel têm a responsabilidade de garantir que os seus utilizadores permanecem sempre conectados. Esta responsabilidade requer uma atenção especial por todas as operadoras responsáveis pelas mesmas. As redes de comunicação móvel têm como meio de transmissão o canal rádio e são constituídos por diferentes sistemas. As células são responsáveis pela sua cobertura e encontram-se dispersas pelo mapa, permitindo aos seus utilizadores comunicar de forma ininterrupta, mesmo em movimento. De facto, as comunicações transitam de uma célula para a outra (handover) de forma totalmente transparente (para o utilizador). No entanto, existem diversos problemas que podem comprometer o funcionamento da rede: interferência entre células, zonas sem cobertura, morfologia do terreno, características do equipamento, etc. Para que a comunicação nunca falhe, é necessário um planeamento e manutenção adequado. Um dos métodos utilizados para testar a rede é o Drive Test (DT), este permite a técnicos qualificados efetuar “capturas” (dados de potência de sinal georreferenciadas) num veículo preparado com equipamento específico. Este método apesar de obter dados pormenorizados, implica um custo elevado e encontra-se restringido aos locais de teste onde um veículo possa circular. Por esse motivo, com o presente trabalho desenvolveu-se uma aplicação para dispositivos móveis inteligentes que permita capturar medidas georreferenciadas de desempenho de uma rede e exportar para a plataforma Metric [2] da Multivision [1]. O Metric é uma plataforma capaz de receber dados provenientes de uma grande variedade de ferramentas de captura, e posteriormente analisar os mesmos, permitindo a todos os clientes da plataforma compreender o desempenho da rede. Existem soluções e aplicações móveis disponíveis no mercado capazes de realizar capturas, no entanto, estas não respondem a todos os requisitos do cliente (Multivision) para este trabalho e muitas têm um custo associado.
Palavras chave: Análise de Desempenho; Drive Test Mobile; Otimização de Redes Móveis; Plataforma Metric.
Áreas: empresarial.
Resumo: Este relatório tem como objetivo, detalhar/descrever o Trabalho Final de Curso que me foi atribuído, após a minha candidatura, pelo docente Rui Ribeiro em colaboração com uma entidade externa, a Federação Portuguesa de Andebol. A finalidade deste trabalho é a de atualizar a forma de analise e os relatórios da FPA, cujo objetivo é a gestão orçamental da mesma, para Business Intelligence Open Source[1], utilizando a plataforma Pentaho Community Edition[2]. Esta gestão, de uma forma simplória, é feita tendo como referência os dados do orçamento anual, fornecidos pela FPA em comparação com os dados da base de dados da contabilidade (SAGE), fornecendo assim a possibilidade de criar relatórios para apresentação do mesmo. Devido a uma reestruturação dos sistemas informáticos da FPA, não foi possivel implementar a comparação com os dados da base de dados, visto que neste momento estes dados estão inacessiveis.
Resumo: Ao longo dos anos, a necessidade de adquirir sistemas de vigilância tem aumentado devido ao facto da segurança que dá aos utilizadores. Estes sistemas de vigilância podem ser adquiridos através de empresas ou o próprio utilizador poderá adquirir a sua própria câmara de vigilância. Com este trabalho pretende-se construir um sistema de vigilância através do Raspberry Pi e da sua grande diversidade de sensores, sendo que estes, permitem personalizar o sistema de forma a satisfazer os requisitos do utilizador. No projeto que será realizado serão utilizados dois Raspberry Pi devidamente equipados com câmaras, um microfone e uma lanterna.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; MySQL; PHP; Python.
Resumo: Com o avanço recente da tecnologia, surge um novo campo científico denominado por gastronomia computacional que resulta da combinação das ciências informáticas com o bigdata em gastronomia. A gastronomia computacional vem assim, contribuir para o desenvolvimento e expansão do conhecimento gastronómico abrindo novas possibilidades para a inovação, como por exemplo o estudo num enquadramento mundial da hipótese do food-pairing assim como, a formulação de novas hipóteses “data-driven” em gastronomia, tais como o food-bridging. Neste trabalho final de curso temos como objetivos utilizar um dataset resultante da abstração de livros de receitas tradicionais da cozinha portuguesa que nos permite: (1) analisar o enquadramento da gastronomia portuguesa relativamente às hipóteses de food-pairing e food-bridging e (2) analisar como variam estas variáveis para as diversas regiões Portuguesas. Este enquadramento da gastronomia Portuguesa até à data ainda permanecia uma pergunta científica aberta, à qual respondemos neste trabalho.
Palavras chave: Big Data; Dados.
Áreas: empresarial.
Resumo: A automatização de processos domina todos os aspectos da vida actual, principal- mente no negócio. No entanto, a educação não é exceção. As ferramentas de avaliação automática – Automated Assessment Tool (AAT) – s ̃ao bastante procuradas, não só, mas principalmente no meio académico, e esta procura tem vindo acrescer nos ultimos anos. Estas AATs d ̃ao, no imediato, tanto ao aluno, como ao professor, um feedback das avaliaçoes qualitativas e quantitativas dos testes realizados. Algumas destas, como objectivo da Pandora, permitem ao aluno detectar falhas na sua submissão e ressubmeter, incentivando assim uma melhoria contínua e uma aprendizagem escalável ao ritmo do aluno, tornando-a mais autónoma e ligada ao mundo real. A Pandora visa n ̃ao s ́o incorporar estes aspectos, mas também outros que se encontram implementados em outras plataformas existentes. No entanto, nenhuma plataforma open-source implementa todas estas funcionalidades numa só. Algumas destas sendo: • Permitir a execução de projectos desenvolvidos em linguagem C; • Ser expansível para outras linguagens de programaçao; • Ser de fácil implementa ̧c ̃ao, administração, e manutenção. A Pandora foi inicialmente desenvolvida em 2019 pelo Prof. Pedro Serra, e apesar de j ́a estar em produção e a ser utilizada em algumas unidades curriculares na Universidade, necessita n ̃ao s ́o de algumas melhorias, mas também adição de novas funcionalidades. Neste projecto o nosso grupo de trabalho visa realizar esse tipo de melhorias, tanto a nível visual como comportamental em algumas das suas funcionalidades, e desta forma melhorar a sua experiência de usabilidade e consequentemente melhorar a aprendizagem dos alunos.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: C.
Resumo: Neste projeto pretende-se desenvolver uma aplicação mobile que permite a criação de missões autónomas para drones de forma a facilitar o trabalho de empresas em diversos setores seja na agricultura, infraestruturas ou segurança. Um dos principais objetivos desta aplicação vai ser a monitorização em tempo real utilizando os drones de forma a aumentar a segurança tanto dos locais pretendidos como das operações de trabalho e aumentar a eficácia das tomadas de decisão. Um exemplo de onde a aplicação pode ser muito útil é nos campos agrícolas onde por norma os mesmos são muito extensos fazendo com que seja muito difícil para os agricultores consegui- rem prestar atenção a todas as suas plantações originando por vezes perdas de valores elevados. A aplicação pode ser muito útil pois através do telemóvel os agricultores vão poder enviar missões ao drone de forma a que este vá a todos os locais do campo agrícola, tornando possível obter informações muito mais rapidamente permitindo a adequação de medidas mais eficientes. Outra grande vantagem da aplicação é que o utilizador desde que tenha acesso a internet pode controlar um drone em qualquer parte do mundo. Apesar da aplicação ser útil em vários setores neste trabalho final de curso o objetivo vai ser focar na agricultura, ou seja, os drones apenas vão retirar informações em espaços privados em que seja concedida autorização pelos donos do campo agrícola. Devido a este trabalho ser feito em parceria com uma empresa temos protocolos com parceiros para fazer testes com os drones de forma a que seja tudo legal. Este projeto vai ser desenvolvido em parceria com a empresa Beyond Vision- [3] e insere-se no âmbito da unidade curricular de Trabalho de Final de Curso, onde é necessário criar um projeto ao longo do ano letivo. Para isso, é necessário haver um planeamento para distribuir o tempo de forma a cumprir os requisitos dados para a realização deste projeto, para tal o projeto é dividido por etapas desde a aprendizagem das linguagens e frameworks a serem usadas até ao tempo necessário para criar cada funcionalidade ou a criação de relatórios.
Áreas: ambiente; empresarial.
Tecnologias usadas: Angular; Ionic.
Resumo: A “Wakevilla LDA”, uma empresa de atividades náuticas, solicitou que fosse desenvolvido uma WebApp que correspondesse às solicitações diárias por parte dos clientes, de uma forma mais rápida, prática e funcional. A empresa identificou algumas necessidades que podem ser automatizadas através do desenvolvimento de uma aplicação web. O principal objetivo da solução proposta é fazer a gestão dos serviços prestados pela empresa, tais como: passeios de barco, paddle board, aulas de wakeboard, entre outros. Neste trabalho propõe-se a continuação de uma WebApp já existente com algumas funcionalidades implementadas, tais como, a possibilidade das pessoas se registarem na empresa, visualizando o seu histórico de atividades, tal como o horário em que estas se encontram disponíveis. Desta forma, a empresa conseguirá oferecer um maior leque de ofertas aos clientes, responder às suas expetativas, havendo maior proximidade, rapidez e obtenção de informação, sendo mais vantajoso e lucrativo para a empresa, conseguindo uma maior adesão por parte do seu público-alvo.
Áreas: empresarial; turismo.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; Python.
Resumo: Nos dias que correm é cada vez mais necessária e complexa a atividade de gestão de recursos nos diferentes setores económicos, para que se diminua os gastos monetários, de recursos naturais e que num todo facilite o trabalho do ser humano. Uma das formas de abordar a solução para os derivados problemas que possam surgir seria o planeamento prévio para uma solução mais exata e concisa. É sobre este conceito e forma de planear e projetar uma solução para depois aplicar-se no mundo real que gira à volta este TFC. A criação de uma Aplicação mobile Open-source capaz de controlar um Drone em qualquer parte do mundo com acesso a internet(sendo também possível correr a aplicação em offline em determinadas situações) e fazer a Monitorização do seu deslocamento através de uma Câmara incorporada, de modo a dar ao usuário uma melhor perspetiva sobre as ações a tomar no terreno de forma a Minimizar riscos para a saúde humana e a Diminuir os custos. Este projeto enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Trabalho de Final de Curso. Esta unidade curricular requer o desenvolvimento de um projeto que será desenvolvido ao longo do ano letivo, havendo várias etapas intercaladas onde serão feitas entregas que demonstrem o desenvolvimento do projeto.
Palavras chave: Aplicação móvel; Câmara incorpo- rada; Drone; Monitorização; Open Source.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Ionic.
Resumo: O DEISI ASK enquadra-se num sistema de esclarecimentos de dúvidas, desenvolvido para o Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Lisboa. Este sistema visa centralizar todas as dúvidas existentes numa plataforma para ambientes web e mobile, suprimindo a necessidade do envio de emails para docentes. Recorrendo a sistemas de tópicos, os alunos expõem as suas dúvidas perante os restantes colegas e docentes de uma unidade curricular. Os tópicos poderão ser respondidos por colegas, o que leva a uma entreajuda entre os intervenientes. “Habilidades específicas para tarefas específicas”. Desta forma são criadas pequenas discussões cordiais, traduzindo-se numa evolução em grupo. Futuramente um dos planos passará pelo desenvolvimento de um sistema de salas virtuais (videochamada em grupo), em que docentes e alunos possam criar e assistir a aulas, sessões de dúvidas ou de estudo em simultâneo, totalmente integrado a esta plataforma. Utilizando metodologias lecionadas nas unidades curriculares da Licenciatura de Engenharia Informática, mais concretamente em Programação Web, Engenharia de Software […] a resolução e melhoramento neste processo de aprendizagem e de explicação irá conceber um sistema simples, intuitivo e mais organizado do que o tradicional email e moodle.
Palavras chave: Evolução em grupo; sistema de esclarecimentos; sistemas de tópicos.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; MySQL; PHP.
Resumo: O processo de análise e priorização de requisitos atualmente é um processo moroso, dispendioso e pouco eficaz, este processo é feito através do processo de recolha de requisitos e de reuniões entre os responsáveis da direção de informática e os diretores internos ou os responsáveis das unidades de negócio e restantes direções, este processo demora bastante tempo, logo são gastos demasiados recursos. Com este trabalho foi feito uma aplicação rápida e fácil de usar, na qual quem insere requisitos pode criar um novo requisito para uma nova aplicação ou para uma aplicação já existente, os requisitos vão ser priorizados de acordo com um conjunto de fatores, como output teremos os requisitos ordenados. Para além disso é feito uma análise da situação atual da oferta de mercado.
Tecnologias usadas: HTML; Java; MySQL.
Resumo: Atualmente verificamos que as inovações tecnológicas não param de emergir e ganham cada vez mais espaço na sociedade. Como tal, este Trabalho Final de Curso tem como objetivo desenvolver uma aplicação que permite aos utilizadores verificar em que supermercado, à sua volta, a sua lista de compras é mais barata. Esta aplicação é disponibilizada em multiplataformas, permitindo aos utilizadores pesquisar e comparar produtos nos diversos supermercados, calcular em que supermercado o produto se encontra mais barato, tal como a possibilidade de criar uma lista de compras apresentando logo o total da mesma. Pretende-se que esta solução tenha uma forte aplicabilidade no processo de compras dos consumidores, antecipando as necessidades dos mesmos e levando-os a economizar dinheiro.
Palavras chave: Android; Compras; IOS; Mobile; Multiplataforma; Poupar; Preço mais baixo; Projeto Final; Projetos; Supermercados; WEB.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; CSS; Filezilla; HTML; PhpMyAdmin.
Resumo: Os mapas multiespectrais combinam uma variedade de espectro de imagem que no âmbito da agricultura dão informação sobre estado de solo, plantação, infestação e nutrição ao encarregado permitindo assim uma melhor gestão do terreno e colheitas. As soluções atuais usam Materiais muito dispendiosos visto que seus drones, câmaras multi-espectrais e software tem custos muito elevados e necessitam de um computador ou um pequeno controlo cuja bateria não dura muito e são pouco práticos quando usados em terrenos cuja geografia tenha condições menos favoráveis ao transporte e utilização dos mesmos. Este projeto visa a otimizar o que previamente está idealizado. A aplicação na sua íntegra irá poder conciliar controlo, gestão e verificação de dados num só, colocando assim estas funcionalidades numa aplicação móvel, tornando o acesso, transporte e observação possível num só dispositivo com a possibilidade de ser acedido em qualquer parte do mundo por qualquer pessoa com credenciais para tal. Este projeto será desenvolvido em parceria com a empresa ’Beyond Vision’ que nos irá deixar aceder ao seu material, bases de dados e informações pertinentes ao desenvol- vimento da mesma app. O meu envolvimento será visto na parte aplicacional relacionada com a gestão dos mapas multiespectrais da aplicação onde o utilizador terá a possibili- dade de visualizar, apagar ou fazer download/upload dos seus mapas dentro da aplicação. Aplicação esta que se mostra dividida em várias partes atualmente a serem trabalhadas por outros colaboradores. Perante algumas alterações durante o desenvolvimento do projeto para além do de- senvolvimento da aplicação estive em direto contacto com a empresa a partir do professor Orientador João Pedro Carvalho que com a sua ajuda pude estar a trabalhar na parte aplicacional onde me foi pedido para fazer algumas melhorias no processamento dos ficheiros usados para a criação dos mapas multiespectrais, com isto tive acesso ao código usado na aplicação web da onde me foi dado acesso aos documentos todos do front-end e back-end onde perante os mesmos foram modificadas e criadas funções que visam otimizar e dar a possibilidade ao utilizador de ver o progresso precentual de criação dos seus mapas multiespectrais.
Palavras chave: Au- tonomia; Mapas Multiespectrais; Soluções baixo custo.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; Ionic; JavaScript.
Resumo: Este trabalho tem o propósito de apresentar uma nova aplicação móvel, por forma a colmatar a lacuna existente no mercado no que respeita a aplicações móveis relativas a viagens. Pretende-se apresentar uma aplicação onde possam simultaneamente ser apresentadas sugestões de viagens aos utilizadores com base nos seus interesses, bem como permite pesquisas das viagens realizadas, nas que tenha interesse, ou nas que estão a ser realizadas por outros utilizadores que siga. Nesta nova aplicação o utilizador terá também a possibilidade de publicar as fotografias de uma viagem em curso, bem como reagir com gostos às fotos publicadas enquanto a viagem estiver activa. Desde que devidamente autorizado, poderá acompanhar em tempo real os percursos de utilizadores que siga. Adicionalmente nesta aplicação, será ainda possível ter uma funcionalidade de chat e de matchmaking.
Palavras chave: Aplicação; Chat; Matchmaking; Viagem.
Áreas: empresarial; turismo.
Tecnologias usadas: Firebase; Ionic.
Resumo: A cada dia que passa a quantidade de utilizadores de redes sociais está a aumentar. Neste momento 59% da população mundial é ativa nas redes sociais, sendo já, mais de 4.6 mil milhões de pessoas1 . Este trabalho tem como objetivo analisar mensagens de texto em microblogs (tweets) com o intuito de aplicar técnicas de inteligência artificial de forma a ser possível identificar e anotar elementos que permitam a sua classificação em várias dimensões, como por exemplo tópicos e/ou sentimento [1]Visual Sentiment Analysis on Twitter Data Streams. A classificação automática de tweets poderá ajudar investigadores, jornalistas e cidadãos no geral na análise das dinâmicas complexas de conversa social para tentar identificar, por exemplo, vulnerabilidades, ideias que têm alta ressonância, capacidade viral, padrões, grupos, entre outros. A plataforma utilizada para a recolha dos dados será o Twitter, visto que o mesmo é um sistema de ‘microblogging’ onde as pessoas comunicam através de pequenas mensagens (tweets). Outras plataformas como o Facebook e Instagram não tem acesso aberto aos seus dados públicos. Para a recolha de informação iremos criar uma biblioteca de acesso à plataforma Twitter de forma a extrairmos informações relevantes, relativas a mensagens de texto de interesse. Estes dados serão posteriormente guardados numa base de dados que irá ser acedida por uma aplicação cliente servidor. Esta irá apresentar os dados processados ao utilizador. Este trabalho é deveras importante uma vez que irá permitir relacionar uma grande quantidade de conceitos teóricos com conceitos práticos.
Palavras chave: Ciência dos Dados; Conversa social; Inovação; Inteligência Artificial; Twitter; análise de sentimento; noticias falsas.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Python.
Resumo: A Bateria Sistémica de Lisboa é uma plataforma computorizada, que tem sido utilizada em vários estudos para avaliação e estimulação cognitiva. Esta plataforma consiste numa cidade virtual, na qual é possível estimular/treinar a realização de tarefas virtuais, as quais, descrevem atividades de vida diária. A premissa inerente a este procedimento é a estimulação ou treino cognitivo, contextualizado em tarefas da vida diária, permite maximizar os ganhos da intervenção cognitiva, na medida em que promove a generalização das competências adquiridas durante a intervenção. Durante estas tarefas, os pacientes podem mover-se livremente no ambiente virtual com a utilização de dispositivos periféricos, como o rato, o teclado ou o joystick. O comportamento e a forma de interação com os objetos são rastreados automaticamente pelo programa, o que permite igualmente aferir sobre o desempenho dos indivíduos ao longo da prova. Esta prova tem sido continuamente atualizada e neste momento estão disponíveis as seguintes tarefas virtuais: a) tarefa de higiene matinal, com utilização da escova de dentes e duche; b) teste do roupeiro, para escolha de peças de roupa; c) teste da sapateira, para emparelhamento de sapatos; Estas tarefas visam avaliar e estimular/treinar funções cognitivas, como memória, atenção, e funcionamento executivo, numa abordagem funcional, que envolve a contextualização de cada um destes domínios em tarefas virtuais da vida diária. Neste momento a aplicação atual da BSL é uma aplicação Stand-alone, ou seja, a aplicação é capaz de funcionar de forma independente de qualquer tipo de hardware ou software e para além desta característica a aplicação funciona ainda em modo mono- utilizador, isto é, pode ser acedida ou usada apenas por um utilizador. Esta implementação torna impossível a capacidade de verificação de acessos e controlo dos resultados derivados das tarefas virtuais realizadas na aplicação.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Java.
Resumo: A relação entre os estudantes e a tecnologia, ao longo dos anos, tem vindo a fortalecer e a crescer imenso. Reflete-se tanto nas horas de estudo autónomas, recorrendo a plataformas como “Youtube”, “Khan Academy”, “Codecademy”, como nos momentos de lazer, que são cada vez mais dedicados ao uso de redes sociais e videojogos. Este trabalho teve como objetivo implementar uma plataforma que fizesse a ponte entre a aprendizagem de novos conteúdos educacionais, ou reforçar os já existentes, e o modelo base dos jogos virtuais que utilizam badges digitais. Foi realizada uma análise estatística direcionada aos professores e alunos, do Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação (DEISI) do 1o ciclo, de forma a perceber o nível de adesão a uma plataforma destas com a finalidade de implementar o sistema mais adequado possível. O desenvolvimento deste projeto envolveu ultrapassar algumas dificuldades tais como: encontrar o melhor layout a implementar de forma tornar a plataforma intuitiva e apelativa; o estabelecimento de algumas relações entre as tabelas da base de dados e ainda tornar a plataforma “user friendly”. O resultado do desenvolvimento do projeto é possível de ser visualizado através de uma aplicação web, alocada num ambiente de testes. Foram desenvolvidas duas interfaces: a primeira destinada aos professores, onde é permitido a criação, listagem e atribuição dos badges aos alunos; a segunda é referente aos alunos, onde podem consultar todos os badges existentes e adquiridos. Asimplementações mais importantes previstas e estipuladas no início do trabalho foram cumpridas e como tal a plataforma encontra-se pronta para ser utilizada no próximo ano letivo.
Palavras chave: Palavras-chave: Drop Project, Plugin, Kotlin, Java, IntelliJ, Submissão de Projetos, Visualização de relatórios, Testes Unitários, Automatic Assessment Tools..
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: HTML; Kotlin; MySQL.
Resumo: O objetivo final deste Trabalho Final de Curso é desenvolver e implementar todos os aspetos e funcionalidades de uma Marketplace em que o objetivo é promover a venda de produtos e serviços de vários tipos de conteúdo digital de diversos criadores através da internet. A plataforma também deve incluir a gestão dos fornecedores, tais como jornalistas, redatores e outros produtores de conteúdos. O Content Marketplace Platform deverá permitir a aquisição de produtos (artigos de blog, artigos de opinião, e-books, casos de sucesso, etc.), que serão desenvolvidos por uma equipa especializada na produção de conteúdos TI, e a gestão da produção do conteúdo será realizada na plataforma através de uma área de produção. Dado o problema, o âmbito deste projeto consiste no desenvolvimento e implementação de todas as funcionalidades definidas previamente nos requisitos originais do projeto, incluindo o frontend, baseado no protótipo original, e um backend, com a criação de um modelo de dados. O desenvolvimento desta plataforma é conseguido através de uma análise dos requisitos definidos, do protótipo e das funcionalidades necessárias. A partir desta análise, serão identificadas as melhores soluções e métodos de desenvolvimento de forma a implementar com sucesso as funcionalidades definidas previamente, assim como acrescentar novas funcionalidades de forma a melhorar a plataforma.
Palavras chave: Dados; Internet.
Tecnologias usadas: C#; SQL Server.
Resumo: A unidade curricular do Trabalho Final de Curso tem como objetivo a realização de um projeto ao longo de um ano letivo. Durante este período existem várias etapas a cumprir, desde a atribuição dos temas aos alunos, até ao relatório final, o que torna este trabalho num fluxo contínuo e organizado por etapas que têm de ser planeadas e geridas de acordo com os requisitos a cumprir. Ao longo dos últimos anos, foi criada e mantida uma plataforma web de gestão dos Trabalhos Finais de Curso com recurso ao Spring MVC. Esta plataforma surgiu de uma necessidade de organizar a atribuição dos mesmos aos alunos e sistematizar o seu processo. Com este trabalho melhorou-se a plataforma do DEISI, identificando novos erros, corrigindo erros que existiam, e introduzindo novas funcionalidades que beneficiam todos os seus utilizadores. As novas funcionalidades que foram adicionadas completam todo o ciclo de um TFC, nomeadamente a submissão do relatório por parte dos alunos, a avaliação pelos professores e gestão deste ciclo, por parte na coordenação, particularmente o controlo de épocas de avaliação e criação de júris. Todas as adições e correções ao software foram postos em produção a tempo de serem usadas pelos utilizadores na 2a avaliação intercalar. As tecnologias para a criação desta ferramenta foram reutilizadas de forma a dar continuidade ao trabalho já realizado e de maneira a não quebrar a produtividade ao introduzir novas tecnologias.
Palavras chave: Trabalho Final de Curso (TFC), plataforma, gestão, docentes, discentes.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: HTML; Java; JavaScript; Maven; MySQL; Spring MVC.
Resumo: O uso de ferramentas de avaliação automática no meio académico em disciplinas introdutórias de programação, tem vindo a crescer nos últimos anos. Estas ferramentas fornecem ao aluno um feedback qualitativo e quantitativo imediato sobre o seu código, permitindo que o aluno corrija os seus erros incentivando a aprendizagem autónoma. Existem várias ferramentas de avaliações automáticas – Automáted Assessment Tool (AAT), que permitem esse acompanhamento, no entanto, maioritariamente destinam-se a cursos específicos ou aplicam linguagens especificas de conteúdos programáticos. A PANDORA pretende ser um AAT que reúne um conjunto funcionalidades que não se encontram reunidas em nenhuma ferramenta open source, como por exemplo: • Permitir a execução de projetos desenvolvidos em linguagem C e ser expansível para outras linguagens; • A criação de testes unitários de forma fácil • Disponibilizar um ranking de submissões através de critérios de pontuação, como por exemplo: número de testes passados, tempo de execução, número de submissões, memória usada, etc; • Submissões em grupos; disponibilizar toda a informação gerada sobre as últimas submissões de cada aluno. Esta plataforma foi desenvolvida em 2019 pelo Prof. Pedro Serra estando actualmente em produção e a ser utilizada em unidades curriculares na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; MySQL; Python.
Resumo: O presente trabalho é realizado no contexto do Trabalho final do curso(TFC) e nele procuraremos dissertar sobre a gestão de requisitos de software, mais precisamente abordaremos sobre a forma como este é feito, daremos uma breve explicação sobre as diferentes metodologias, melhores práticas, apresentaremos algumas ferramentas usadas por profissionais desta área, faremos uma analogia e critica entre elas, partindo deste conhecimento são detetados uma série de problemas e posteriormente apresentado uma proposta para os resolver, apresentaremos então uma abordagem criada no âmbito da unidade curricular(UC) TFC . As aplicações de gestão de requisitos têm como principal objetivo assistir e dar suporte ao desenvolvimento e manutenção de software. Dado este contexto, este trabalho aborda os principais processos da engenharia de requisitos, de uma forma mais detalhada, a fase de gestão de requisitos. O produto final é uma plataforma web de baixo custo, que permite a gestão dos requisitos durante todo o ciclo de desenvolvimento de um projeto. A plataforma web tem como base uma proposta criada no âmbito da UC TFC, onde será possível não só gerir os requisitos, mas também utilizar o sistema como um meio de aprovação de requisitos, pedidos de alteração a requisitos.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; PHP.
Resumo: No âmbito da cadeira de Trabalho Final de Curso, da licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, foi-nos proposto o desenvolvimento de um sistema de streaming de vídeo e áudio, simulando um sistema de segurança ou um monitor de criança, tendo também a capacidade de efetuar gravações de um período pré-definido. O projeto do sistema de streaming veio com o objetivo de substituir o projeto proposto inicialmente que consistia numa parceria com a empresa Intelligent Algorithms Technologies, projeto este que foi descartado devido a falta de comunicação por parte da empresa. O projeto inicial consistia num sistema de envio e receção de dados via streaming para o servidor da empresa em parceria, mesmo este ter sido descontinuado, foi utilizado como base para o projeto atual, que será abordado neste relatório. Para o desenvolvimento do projeto abordado, serão utilizadas ferramentas open source, Python e os componentes são constituídos por um Raspberry Pi, um microfone e uma câmara.
Palavras chave: Open Source; Python; Raspberry Pi; Streaming.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Python.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo auxiliar a deteção de fraudes bancárias, de forma a reduzir o prejuízo de empresas que possam ser afetadas. Para isso, explora-se e aplica- se o conceito de Machine Learning, para se conseguir fazer uma deteção em tempo real de uma possível fraude, durante uma transação online. Essa deteção pode ser difícil sem algum método que ajude a prever uma possível fraude, principalmente porque podem estar a ocorrer várias transações ao mesmo tempo ou em grande número, dificultando a análise das mesmas. Um processo mais automatizado e preciso desta tarefa de deteção de fraude contribui, não só para a triagem destas transações para que os analistas possam investigar melhor cada uma das possíveis fraudes, como, também, para a segurança de compras online, que é algo cada vez mais utilizado, dando mais conforto aos utilizadores desses serviços de compras.
Palavras chave: Detecção de fraudes bancárias; Machine Learning em tempo real; Segurança em compras online; Triagem de transações.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Matplotlib; Pandas; Python; Seaborn.
Resumo: O propósito da realização deste trabalho final de curso, será continuar uma solução de software desenvolvida pelo nosso colega Sérgio Neves. O nosso trabalho tem como objetivo trabalhar a partir do projeto que o nosso colega desenvolveu no passado ano letivo 2018/19, efetuando os desenvolvimentos, não efetuados, revendo e melhorando se necessário, implementando os dashboard previstos. Temos ainda a vertente de pegar em algumas das suas ideias, mas que por falta de tempo não conseguiu implementar, dando assim seguimento às mesmas e ao trabalho do mesmo. Este trabalho consiste essencialmente na criação de uma solução de software como já referido, que possibilite às empresas gerir todo o seu portfólio aplicacional, dando hipóteses aos arquitetos de sistemas e demais destinatários (Helpdesk, Segurança e gestão de topo) uma visão global do Portfólio Aplicacional, nomeadamente riscos provenientes de auditoria, contratos de manutenção custos, atribuição de licenças, controle de versão e dos respetivos módulos que o compõem. Visamos assim conseguir dar resposta a vários problemas que se verificam no dia a dia das grandes e médias empresas, consolidando numa única aplicação um conjunto de informação dispersa em várias aplicações ou inexistente. Como por exemplo, um trabalhador admitido numa empresa só pode começar a trabalhar de forma efetiva algumas semanas após a sua demissão, pois só após esse tempo é que tem o seu posto de trabalho pronto e tem criados os acessos à rede e às várias aplicações de que necessita para começar a trabalhar. Outro dos temas a que queremos dar resposta é a dificuldade existente em controlar o inventário aplicacional, contratos, respetivas licenças, controlo dos seus utilizadores e versões. Este tema é relevante para questões de auditorias das empresas uma vez que pode representar muitas quantias suplementares, que são dispensáveis à empresa. O software irá assim admitir que, após a concessão de vários dashboard aprazíveis, dar uma visão global de toda a informação de forma mais rápida e lógica com recurso a tabelas e gráficos de suporte. Para efeitos de testes e desenvolvimento, possibilitará a manutenção e inserção de novas aplicações e utilizadores da mesma, e registar ainda as aplicações e privilégios que cada perfil precisa mediante as atividades que lhe correspondem, sendo que cada colaborador pode ter a si atribuídos um ou mais perfis mediante as funções que vai desempenhar na empresa.
Palavras chave: Aplicação; Dashboard; Função; Papel; Portfolio Aplicacional; Role; Software; Utilizador; inventário.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; CSS; HTML; JavaScript; MySQL; PHP.
Resumo: O presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular do Trabalho Final de Curso lecionada no âmbito da Licenciatura de Engenharia Informática, pretendo espelhar parte da criação de um protótipo de plataforma de Gestão de Identidades e Acessos(IAM), baseado em Open Source. Como se pretende demonstrar neste relatório, subjacentes à prática desenvolvida em ambas as valências estão metodologias voltadas para a aprendizagem pela descoberta, investigação, assentes, sempre que possível, na utilização e manipulação de recursos fornecidos. Constam deste relatório sete grandes capítulos, o primeiro capítulo dedicado á identificação do problema, onde será descrito o enquadramento prático e a envolvente do problema em análise. O relatório apresenta um segundo capítulo, levantamento e analise dos requisitos, onde será identificado detalhadamente as características da solução a produzir sobre a forma de requisitos. Neste sentido, apresenta-se a lista de requisitos propostos, onde é indicado o cumprimento, parcial ou integral, ou não implementação de cada um. O terceiro capítulo é a viabilidade e relevância do projeto, que se focara no resultado final do TFC, tomando por base a solução concreta produzida e os resultados dos testes de validação, visto ser este o produto a entregar ao ‘cliente’. No quarto capítulo é sobre a Solução Desenvolvida onde serão apresentadas as principais opções técnicas do desenvolvimento, modelos conceptuais relevantes, fundamentação teórica, validação técnica da solução desenvolvida e o destaque as alterações que decorram dos resultados dos testes. O quinto capítulo, Benchmarking , destina-se à análise comparativa da solução proposta inicialmente face a alterativas e potenciais concorrentes existentes em mercado. O presente relatório tem um sexto capítulo, o Método e planeamento onde é descrito o método de trabalho seguido no desenvolvimento do projeto. E por fim um capítulo onde é descrito detalhadamente osresultados, outputs e uma análise comparativa dos resultados face ao proposto inicialmente, mostrando diferenças entre a proposta e resultados. O objetivo deste trabalho final de curso é desenvolver um protótipo de uma plataforma de gestão de identidades e acessos voltada para a faculdade que terá como âmbito a criação e gestão da conta dos utilizadores e a possível integração com outros sistemas.
Palavras chave: IAM, Gestão de Identidades e Acessos, protótipo, plataforma, sistemas..
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: JavaScript.
Resumo: Buddy Abroad é uma plataforma mobile constituída por uma aplicação que pretende renovar a forma de olhar para o turismo convencional que até hoje temos visto, proporcionando ao utilizador uma nova experiência mais interativa e descontraída. A ideia é procurar oferecer experiências mais genuínas e atrativas aos turistas sendo acompanhados por habitantes nativos, em percursos personalizados e horários flexíveis a preços atrativos. O grande desafio será conquistar turistas que procurem uma estadia mais enriquecedora, promovendo interações socioculturais ao mesmo tempo que aprofundam o conhecimento sobre a história local
Áreas: turismo.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; Node.js.
Resumo: A unidade curricular (UC) Trabalho Final de Curso (TFC), trata-se de “um elemento fundamental do currículo das Licenciaturas em Informática de Gestão (LIG) e Engenharia Informática (LEI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) funcionando como um momento nuclear na formação dos alunos, nomeadamente em ordem à promoção da sua integração profissional e iniciação ao trabalho científico”.[1] A gestão desta UC é efetuada por meio de uma plataforma de gestão de workflow desenvolvida também para TFC, intitulada de “Plataforma DEISI – Gestão de TFCs” de Francisco Santos, inicialmente desenvolvida no ano lectivo 2017/2018. A plataforma resume-se numa aplicação web em Spring MVC (Model-View- Controller) que permite “que todos os intervenientes consigam executar as tarefas, de forma fluída e respeitando o normal workflow definido no respetivo regulamento”.[2] O presente trabalho teve como objetivo dar continuidade a trabalhos anteriores referentes à plataforma, tendo foco na sua manutenção, especificamente na documentação de requisitos e problemas existentes e na realização de testes. Durante o decorrer do trabalho, o grupo documentou cerca de 40 problemas presentes na plataforma, detetados em trabalhos anteriores, por docentes e pelo grupo durante a sua análise. Adicionalmente, foi documentado um novo requisito que visou tornar a plataforma capaz de sustentar todo o processo de submissão e avaliação de trabalhos, tendo esta funcionalidade entrado em produção a tempo da entrega intermédia de 2o semestre da UC. Finalmente, foi implementada uma bateria de testes automáticos, que permitiu um acréscimo de 42 % da cobertura do código, passando de 45% para 87%, contribuindo assim para tornar a plataforma numa ferramenta mais estável e viável. É de notar também que o grupo efetuou 3 inquéritos de satisfação conduzidos aos utilizadores da plataforma. Estes inquéritos forneceram feedback relativamente ao trabalho que estava a ser realizado, tornando-se imprescindíveis na componente de análise. Os temas abrangidos e os resultados encontram-se presentes neste relatório.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Java; MySQL.
Resumo: A “Wakevilla LDA”, uma empresa de atividades náuticas, solicitou que fosse desenvolvido uma WebApp que correspondesse às solicitações diárias, de uma forma mais rápida, prática e funcional para os clientes. A empresa identificou algumas necessidades que podem ser colmatadas através do desenvolvimento de uma aplicação web. O principal objetivo da solução proposta é fazer a gestão dos serviços prestados pela empresa, tais como: passeios de barco, paddle board, aulas de wakeboard, entre outros. Estes serviços são, normalmente, contabilizados sobre a forma de tempo, que depois se traduz num custo. Por exemplo, um cliente pode fazer uma sessão de wakeboard de 15 minutos, que depois serão convertidos num custo a pagar em euros. Importante salientar, o carácter obrigatório da informação de cada atividade, sendo estes os seguintes: cliente, driver, instrutor, barco, tempo, custo e atividade realizada. Nesta WebApp existe também a possibilidade das pessoas se registarem na empresa, visualizando o seu histórico de atividades, tal como o horário em que estas se encontram disponíveis. Desta forma, a empresa conseguirá obter um maior leque de ofertas aos clientes, responder às suas expetativas, havendo maior proximidade, rapidez e obtenção de informação sendo mais vantajoso e lucrativo para a empresa conseguindo, assim, uma maior adesão por parte da sociedade.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Django; JavaScript; MySQL; Python.
Resumo: Este Trabalho Final de Curso, no presente ano letivo de 2019/2020, na Licenciatura em Engenharia Informática, tem como objetivo, a criação e desenvolvimento de um Framework para Rede Colaborativa de Organizações no âmbito da Agricultura Biológica. Em mais detalhe, proponho-me à conceção de um Modelo de Framework de alto nível inserido e testado num protótipo de App para as empresas, que será capaz de facilitar a comunicação entre as organizações, promovendo a gestão e reutilização de requisitos. De uma forma abstrata, trata-se da identificação e avaliação das temáticas relacionadas com o tema num ambiente de trabalho, de desenvolvimento de cooperação e colaboração entre diferentes e diversas organizações no sector da agricultura biológica. Posto isto, a criação de um Framework, facilitará não só a ligação entre as mesmas, mas também permitirá a integração de uma forma simples, real e direta de dados, ferramentas e equipas destas organizações.
Palavras chave: Framework; Redes Colaborativas; agricultura biológica; negócios; organizações.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Java; MySQL; Visual Paradigm.
Resumo: O Boxit é uma plataforma que pretende virtualizar redes de computadores com o propósito de auxiliar o desenvolvimento de sistemas distribuídos. Uma rede de computador é um conjunto de computadores que comunicam entre si. Estas redes são necessárias no desenvolvimento de um sistema distribuído uma vez que estes tipos de sistemas pretendem coordenar estes computadores de forma a realizarem um objetivo comum. Tipicamente, no desenvolvimento de software existe pelo menos um ambiente de testes e um de produção, ou seja, no caso de um sistema distribuído estes correspondem a duas redes de computadores que podem ser muito dispendiosas uma vez que implicam a existência de vários computadores e a sua manutenção. Tendo isto em conta, ao gerar virtualizações de redes de computadores é possível criar um ou mais ambientes de teste semelhantes ao de produção com um número menor de computadores o que também significa menos manutenção.
Palavras chave: plataforma; rede de computadores; sistema distribuído; virtualização.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Docker; MySQL; Node.js; React.
Resumo: Nos tempos atuais e antigos houve sempre uma preocupação geral com a proteção social e o bem-estar de cada sujeito. Sendo essa a responsabilidade assumida inicialmente pela iniciativa privada, isto é, por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de carácter não rentável, denominadas por Instituições Sem Fins Lucrativos (ISFL). Nos finais do Séc. XIX e início do Séc. XX, muito por efeito de eventos históricos, como a industrialização e com a grande depressão, começa a haver um aumento de consciência dos poderes públicos perante o bem-estar e proteção dos cidadãos. Perante esse aumento de responsabilidade por parte dos Estados, começaram por estabelecer um Estado de Previdência e só depois o aparecimento de Sistemas Públicos de Segurança Social. Sendo que as ISFL passaram a trabalhar em proximidade com os Estados, funcionando estes como reguladores e fonte de financiamento para aquelas, e as ISFL como prestadoras de serviços contratados pelos Estados para os serviços que a estes competem. Numa economia estável e em crescimento, este tipo de modelo consegue sustentar uma economia de carácter social. Já no caso de um Estado ter uma economia mais deficitária, as ISFL têm de garantir a sua sustentabilidade e viabilidade dos seus propósitos, sem comprometer os seus valores e os seus fins sociais, desta forma interessa às instituições criar diversas soluções inovadores, mas que sejam eficazes. No caso de Portugal, um dos fatores que ameaça a economia social resulta do envelhecimento da população e da alteração do equilíbrio geracional. Este tipo de mudança, resulta da subida da idade média da população e do aumento da esperança média de vida. O que irá afetar a balança demográfica de Portugal, influenciando economia social, sendo a classe mais idosa apresentado uma carência social mais acentuada. Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo que apresente uma forma de tornar os custos dos serviços o mais acessível possível, de forma a abranger os vários tipos de utentes (principalmente idosos, pessoas com deficiência, jovens com dificuldades financeiras e sociais e populações carenciadas). Isto é feito através de uma plataforma web que irá efetuar a mediação entre prestadores de serviços, ISFL e utentes. Esta plataforma gera a mediação automaticamente, criando contratos entre as partes conforme as condições pré-definidas
Áreas: empresarial; saúde.
Tecnologias usadas: WordPress.
Resumo: Neste Relatório vamos dar a conhecer tudo o que ao nosso projeto engloba, desde tecnologias a ser implementadas, inovações, problemas encontrados, solução dos mesmos, e a viabilidade para a concretização da aplicação. Incluiremos ainda um mapa com o planeamento de trabalho a realizar no futuro. A problemática envolvente a este relatório, escrutinada mais a frente, passa por resolver um problema do quotidiano das pessoas e diretamente ligada ao contexto real. Para fundamentar essa mesma necessidade serão apresentados dois casos práticos. As semelhanças entre outros modelos de negócio como Uber ou a prestação de serviços ocasionais é desenvolvida nos tópicos de “Identificação do Problema” e Benchmarking”, assim como as tecnologias previstas a serem usadas. Os clientes ou utilizadores da solução apresentada foram assim divididos em dois targets, especificados no capítulo “Solução Proposta”. A forma como a solução final é apresentada aos diferentes targets e públicos está espelhada na secção “Enquadramento Teórico e Científico do Problema”, visto estarem presentes todas as tecnologias, ferramentas e aptidões necessárias para o desenvolvimento e conclusão deste projeto. Por fim, será apresentado a proposta de calendário de metas e objetivos a concluir ao longo do próximo ano letivo.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript.
Resumo: Este trabalho foi realizado no âmbito da avaliação final da Licenciatura em Engenharia Informática (LEI). O tema selecionado, Redes de Negócios de Colaboração e Marketing que Motivam com Incentivos e Prémios, foi desenvolvido na forma de uma biblioteca Python. A biblioteca pode ser utilizada no desenvolvimento de um negócio online para a criação de questionários e, mais importante, para a seleção do questionário mais relevante para um dado cliente. A biblioteca permite ao programador definir: perguntas, respostas, tópicos, prémios, e estratégias a seguir nos desafios apresentados ao utilizador. O programador pode utilizar a biblioteca para gerar questionários que abordam temas relacionados com os produto e/ou serviços do site e incentivar a participação do utilizador com prémios. Por exemplo, numa editora, os questionários poderiam perguntar sobre livros, autores, e literatura em geral; e propor descontos, pontos, ou livros, como prémios pela participação ou em função do resultado obtido. Uma característica distintiva da nossa biblioteca é a forma com é obtida a seguinte pergunta num desafio. A biblioteca seleciona as perguntas de acordo com o perfil do cliente, o seu historial de compras, a resposta dada na pergunta anterior, e a estratégia definida. Exemplos de estratégias podem ser: avaliar produtos comprados anteriormente, explorar outros possíveis temas de interesse ou sugerir novos produtos. A nossa proposta é relevante porque aborda um tema recorrente em qualquer negócio: obter informação relevante dos interesses dos clientes. No nosso caso, utilizando uma abordagem lúdica na qual também é possível sugerir produto e serviços ao cliente. A biblioteca foi desenhada de forma genérica, isto é, não está vinculada o um tipo de negócio em particular.
Palavras chave: Marketing; Prémios; Python; Quizzes; Redes Colaborativas.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Python.
Resumo: Field Service App é um serviço SaaS para a gestão e planeamento de técnicos no terreno. Field Service App permitirá a uma empresa, independentemente do seu tamanho, transformar um processo que tipicamente é em papel no processo digital. Ou seja, os técnicos do terreno andam com uma app que lhes permite registar horas, preencher formulários e indicar que materiais são consumidos durante o serviço. Num segundo plano, existe uma solução integrada com a plataforma de Field Service App, de nome Provider, a qual permite que superfícies comerciais ou grandes marcas, que não têm serviços próprios, consigam encontrar empresas de Field Service com técnicos especializados em diversas áreas. A relação entre as empresas na plataforma Provider e Field Service é opcional, ou seja, uma empresa registada como Field Service não está publicada no diretório Provider.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: JavaScript; MySQL; PHP.
Resumo: A Plataforma de Resumos foi o tema escolhido para desenvolver no âmbito da cadeira do TFC (Trabalho Final de Curso) do 3o ano de Licenciatura Informática de Gestão da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Inicialmente, planeámos desenvolver um Website que seria o ponto chave da plataforma. Após o Website estar finalizado e totalmente funcional, iríamos desenvolver a aplicação no contexto mobile, que servirá apenas para consulta de informação colocada no Website. No decorrer da implementação optámos por conceber e executar ambos em simultâneo. Este TFC nasceu da necessidade de adquirir o conhecimento necessário para as diversas cadeiras que frequentamos e para as inúmeras investigações que desenvolvemos. Tem como objetivo mostrar que, como finalistas do curso de Informática de Gestão, somos capazes de desenvolver um projeto com um espírito empreendedor e inovador. Aliando estas razões ao conhecimento que foi desenvolvido ao longo do curso, o nosso grupo decidiu criar a Plataforma de Resumos. Neste relatório iremos começar por identificar o problema sobre o qual o nosso projeto incidirá. Em seguida vamos verificar a viabilidade e pertinência do mesmo, estabelecer os requisitos funcionais e não funcionais, descrever a nossa solução e como esta facilita a sua resolução. Iremos também realizar uma análise ao benchmarking do tema e, por último, estabelecer um calendário do que pretendemos fazer a partir da conclusão deste relatório.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Adobe XD; Firebase; Ionic.
Resumo: Atualmente qualquer organização independentemente de qual seja o seu negócio ou atividade profissional depende do mundo digital, quer seja para gerir um negócio quer seja para estar presente no quotidiano da sua comunidade. Temos vindo a observar cada vez mais a uma transformação digital na era em que vivemos, daí esta necessidade de presença no mundo digital. Neste Trabalho Final de Curso pretende desenvolver-se um portal empresarial de conteúdos online com um sitema CRM integrado para a empresa Road2Biz Business Consulting, Lda incluído a integração de um módulo de gestão de clientes OpenSource e também de Marketing. Este desenvolvimento vai ser realizado usando um CMS (Content Management System), um sistema de gestão de conteúdos. Sistemas de gestão de conteúdos são atualmente bastante utilizados para a criação, gestão e modificação de um website, especialmente quando existe a necessidade de uma atualização constante dos conteúdos que se pretendem divulgar ou quando não existe um conhecimento prévio em programação que permita a criação de uma plataforma de raiz. Na maioria das vezes estes sistemas são executados através de um navegador web o que torna bastante fácil e acessível a qualquer utilizador.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: MySQL; PHP.
Resumo: Uma empresa tem um “clube de corrida e caminhada” o qual serve para promover a atividade física e o bem-estar dos colaboradores. O objetivo da realização deste projeto é a criação de uma plataforma que permita gerir as inscrições em eventos físicos, e facilitar o controlo destas inscrições. A plataforma irá deixar de ser apenas para “corrida e caminhada”, e passará a ser uma plataforma de gestão de eventos, sendo possível adicionar inúmeros eventos novos, como por exemplo duatlo, triatlo, entre outros. Irá ser possível também gerar, apenas por administradores, relatórios como por exemplo, os participantes mais ativos, orçamento gasto por membro e entre outros.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; MySQL.
Resumo: Neste trabalho vamos apresentar o nosso projeto de final de curso que consiste na criação de uma aplicação que auxilia todo o processo de procura e contratação no âmbito do mercado de trabalho. Uma aplicação que se destaca pela procura de trabalhos ou trabalhadores de forma rápida, automática e personalizada. E porque esta ideia? O nosso objetivo é diminuir a complexidade e o tempo perdido na procura de um emprego ou por outro lado, na procura por um trabalhador com características especificas. Este trabalho expõe todas as etapas da implementação desta aplicação de matchmaking. Passamos por explicar como surgiu esta ideia, ou seja, qual o problema que queremos resolver ou mitigar com esta nossa aplicação. Expormos detalhadamente a solução para implementação da ideia, quais as ferramentas escolhidas, quais os prazos que prevemos para cada etapa de desenvolvimento, como tencionamos rentabilizar esta ideia e muitos outros pormenores de como colocamos esta ideia na prática.
Palavras chave: Aplicação; Imediato.; Ionic; Matchmaking; Trabalho; contratantes; novas oportunidades; tarefeiro; taxa desemprego.
Áreas: empresarial.
Resumo: Este trabalho final de curso tem como objetivo dar a continuidade a um projeto realizado no ano letivo de 2017/2018 por alunos da Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O principal objetivo deste projeto é adicionar um novo tipo de questionário à aplicação, tipo esse que irá representar questionários que são “jogos”, adicionar elementos de jogos desde melhor grafismo, sons quando o utilizador acerta respostas ou erra etc. Para responder a questionários o utilizador pode utilizar tanto a aplicação como o website. Estes questionários podem estar ativos para ser respondidos pelos utilizadores ou não. O backoffice permite aos administradores a gestão dos questionários e dos utilizadores. Toda esta gestão é feita através do website pelos administradores. O utilizador pode consultar as estatísticas ou high scores através da aplicação ou do website.
Palavras chave: Aplicação; Questionário; Website.
Áreas: desporto; sociedade.
Tecnologias usadas: Java; MySQL; PHP; Web.
Resumo: Agregador Multitemático é uma aplicação web capaz de aceder a dados contidos na base de dados em que são devolvidos resultados consoante o input (query) inserido pelo utilizador, ou seja, faz uso da pesquisa natural, permitindo assim ao utilizador e ao computador cooperarem entre si. A web semântica interliga os significados de palavras com a finalidade de atribuir um significado. Isto faz com que seja compreensível tanto pelo utilizador como pelo computador. Esta aplicação poderá ser usada para diversos tipos de comércio/empresa, no entanto queríamos basear-nos na área da hotelaria e turismo para conseguirmos aprofundar um pouco mais e mostrar o nosso objetivo. Para o desenvolvimento deste TFC usamos uma tecnologia chamada Web 3.0 (Web Semântica). Esta Web Semântica faz com que o utilizador possa inserir naturalmente na searchbar o que pretende procurar e a aplicação devolve um resultado, e esta pesquisa poderá ser algo do tipo literal por exemplo: “Quero um hotel em Coimbra para dia 26/06”. Com esta Web 3.0 facilita a pesquisa ao user e é mais intuitivo. A nossa aplicação tem presente uma Front-End, uma Back-End e uma Base de Dados onde são armazenados os dados para serem mostrados à posterior na Front-End. O que difere esta aplicação das mais comuns existentes na internet é o uso desta pesquisa adaptativa a cada utilizador que reduz a complexidade de pesquisa e permite uma pesquisa mais eficaz e mais centralizada nos resultados esperados.
Palavras chave: Hotelaria e Turismo; Pesquisa Adaptativa; Pesquisa Natural; Semântica Web.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript.
Resumo: None
Resumo: O presente documento resulta de um projeto a ser desenvolvido no contexto de trabalho final de curso dos autores, que tem por título ‘Gestão de Assets & Suporte Empresarial (GASE)’. Este projeto incide no desenvolvimento de uma aplicação que permita suportar e facilitar a gestão de informação, relativa a diversos recursos existentes na maioria das empresas hoje em dia. Estes tipos de aplicações enquadram-se numa categoria de ferramentas de auxílio e gestão empresarial. Deste modo de que se trata afinal um sistema de gestão online? Por vezes a resposta não é algo simples de determinar uma vez não se trata de algo palpável, no entanto este tipo de softwares são uma mais-valia para o desenvolvimento de um negócio. Assim, por software de gestão interpreta-se como um software de uma ou mais aplicações integradas, adaptativo às necessidades de negócio, que visa melhorar processos organizacionais. Diferentes empresas podem ter necessidades diferentes e procurar este tipo de software por razões distintas, seja melhorar a gestão de tempo no trabalho, seja melhorar processos organizacionais e ou de administração, seja gestão de stock, organização de contabilidade e financeira, controlo de vendas, entregas de projetos, entre outras. Para estas necessidades empresariais, cada vez mais presentes com a evolução tecnológica e crescimento da necessidade de resposta das empresas, existem hoje em dia diversos tipos de software, mais ou menos específicos, no mercado. Partindo deste conhecimento são detetadas algumas falhas e problemas nestes softwares e é procurado responder com soluções apropriadas. O produto final deste projeto visa a ser uma aplicação web de baixo custo, que permite às empresas estarem organizadas e estruturadas, de forma que haja um melhor fluxo de trabalho, acelerando assim processos organizacionais e de negócio. O sistema desenvolvido vai ter como base a facilitação da partilha de dados e informações entre todos os colaboradores da empresa, ajudando na poupança de recursos materiais e numa melhor gestão de tempo de trabalho. Este aplicativo assenta numa solução orientada ao trabalho colaborativo onde não só é possível gerir informação, mas também utilizar o sistema como meio de comunicação e obtenção de informação necessária às diferentes necessidades do negócio.
Palavras chave: Aumentar Produtividade; Gestão Empresarial; Gestão de Recursos; ITIL; Workflow.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; CSS; Django; HTML; Python; SQLite.
Resumo: Vivemos numa época em que o comércio tradicional está a evoluir para comércio eletrónico, gerando assim novas oportunidades de negócio. O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma aplicação web com a finalidade de fazer a gestão e controlo de produtos. A aplicação é apenas acedida pelos utilizadores autorizados, neste caso, os funcionários da empresa. Os principais objectivos da plataforma são fazer o controlo do stock a partir das entradas e saídas de produtos e estimar o custo dos produtos compostos. A plataforma contém uma base de dados com clientes, fornecedores e produtos. Os clientes podem comprar produtos compostos ou serviços, e os fornecedores, por outro lado, vendem as suas matérias primas e / ou produtos. As matérias primas fornecidas têm origem mineral e irão resultar em peças de joalheria ou ourivesaria. Depois de as matérias primas serem adquiridas, um utilizador da plataforma, encarregar-se-á de preencher um formulário com todos os dados da fatura. Dentro destes dados, está incluída a lista de matérias primas e / ou produtos adquiridos que irão entrar em stock. Sempre que é criado um produto composto de matérias primas, estas serão retiradas de stock proporcionalmente ao seu uso no produto em questão. Por fim, a plataforma ao vender um produto composto a um cliente, irá gerar uma fatura com todos os dados necessários.
Palavras chave: Aplicação web. Cliente. Fatura. Fornecedor. Produtos..
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: HTML; MySQL; Python.
Resumo: Atualmente, num mundo em que diariamente surgem novas linguagens de programação, novas tecnologias e uma exigência enorme que é imposta às empresas de forma a que, por um lado, se mantenham na vanguarda da tecnologia para permitir responderem aos desafios cada vez mais difíceis com que são confrontadas, mas também que internamente consigam ter processos cada vez mais automatizados. Devido a esta exigência, as empresas são confrontadas com novas formas de trabalhar e novas ferramentas de trabalho. Visto a empresa Infraestruturas de Portugal ser uma empresa de grande valor em Portugal, esta exigência torna-se ainda maior e uma das formas de a combater é atualizando as suas ferramentas de trabalho. Não só por uma questão de performance e refatorização, mas também por uma questão de manutenção que é mais facilmente permitida por tecnologias mais recentes, como é o caso da OutSystems. Esta tecnologia consiste numa framework de desenvolvimento low- code web e mobile. As alternativas a esta tecnologia e os seus pontos fortes são explorados no capítulo 2. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver aplicações já existentes na empresa Infraestruturas de Portugal usando a tecnologia OutSystems, de forma a fazer desenvolvimentos para resolver necessidades e satisfazer requisitos reais da empresa, permitindo-me experienciar um ambiente de desenvolvimento empresarial. Outro objetivo é divulgar também esta tecnologia low-code na universidade, pois acho que seria interessante haver uma aposta nesta plataforma que permite ter outra perspetiva sobre o desenvolvimento de aplicações e websites.
Palavras chave: Low Code; Mobile; Solução Outsystems; Web.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: HTML.
Resumo: Neste projeto pretende-se desenvolver uma aplicação WEB que permita inventariar assets usados em empresas, para respeitar as melhores práticas de desenvolvimento de aplicações WEB vamos implementar seguindo uma arquitetura Model View Controller. Por assets entendemos computadores, routers, switchs, redes, salas técnicas, entre outros. Os assets têm relações hierárquicas entre si, que variam de cliente para cliente, pelo que o grande desafio está no modelo de dados e na interface gráfica, pois este terá de ser flexível para se poder adaptar à variedade de clientes. Este projeto enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Trabalho de Final de Curso, onde é necessário criar um projeto ao longo do ano letivo. Para isso, é necessário haver um planeamento para distribuir o tempo para cumprir os requisitos dados para a realização deste projeto, pelo que foi dividido em etapas desde aprendizagem das linguagens e framework a serem usadas até ao tempo necessário para criar cada funcionalidade ou a criação de relatórios.
Palavras chave: WEB; gestão de assets; inventário.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; Java; MySQL.
Resumo: Este relatório final constitui a elaboração e compreensão do trabalho – Fechadura Inteligente – que surge no âmbito da unidade curricular Trabalho Final de Curso da Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias. Com este relatório será possível compreender noções importantes sobre o trabalho, tais como, os cenários de aplicação, aplicabilidade do tema, possíveis evoluções, tecnologias associadas, comparação com outras soluções similares ou concorrentes. Ainda é possível com este relatório aprofundar o resultado do desenvolvimento da fechadura, cuja implementação terá como base operar um microcomputador RaspberryPi que disponibiliza tecnologias como o GPIO (Linha de 40 pins I/O) e WebIOPi (controlador do GPIO disponibilizado para o RaspberryPi) que facilitam a implementação da fechadura. A fechadura terá acesso restrito por credenciais de utilizador, onde a gestão de acesso será administrada por uma página Web. O modo de acesso do utilizador para efetuar o destranque será feito manualmente através de um PIN fixo , de um PIN com auxílio de uma página Web ou através de uma App Mobile (QR Code).
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: Android; Kotlin.
Resumo: A Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias decidiu recentemente disponibilizar uma plataforma de e-learning, mais conhecido como Massive Open Online Course (MOOC), com cursos online leccionados por docentes da Universidade. A plataforma tecnológica escolhida pela Lusófona não é adequada para acesso via smartphone e como cada vez mais existe uma tendência para a utilização dos mesmos, o departamento de informática decidiu criar também uma plataforma mobile. Felizmente a plataforma edX disponibiliza-nos uma versão open source que contém a base para a nossa aplicação, e isso permite-nos adaptar os serviços disponibilizados às nossas necessidades. O meu objetivo é usar o projeto open source como base e adaptá-lo para que contenha os mesmos cursos que a plataforma web. Para além disso, fiz uma análise às várias aplicações semelhantes, aproveitando o que têm de bom e melhorando os aspetos menos bons. Já com a aplicação desenvolvida, fiz alguns testes funcionais já com o servidor da Universidade. Por fim, fiz alguns testes com utilizadores. Dado o alcance esperado que a plataforma Lusófona-X possa vir a ter no mercado português, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) & Brasil e na utilização massiva de smartphones, espera-se que a aplicação possa vir a ser utilizada por muitos milhares de pessoas.
Palavras chave: e-learning, mobile, edX, open source, android..
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Android; Django; React.
Resumo: A plataforma Drop Project permitiu simplificar o processo de submissão de projetos, fichas e trabalhos de casa efetuados pelos alunos e a posterior validação dos mesmos feita pelos professores. Mas isto também introduziu ansiedade aos alunos, pois o processo de submissão exigia a realização de alguns passos para que a submissão fosse válida na plataforma antes de correr qualquer teste unitário. Daqui surgiu a ideia da criação e implementação de um plugin acessível através do marketplace da ferramenta IntelliJ, este plugin permitirá maior facilidade aos alunos, pois facilitará a submissão do projeto, tudo através da interface do IntelliJ. O projeto é open-source e está disponível no Github .
Palavras chave: Palavras-chave: Drop Project, Plugin, Kotlin, Java, IntelliJ, Submissão de Projetos, Visualização de relatórios, Testes Unitários, Automatic Assessment Tools..
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Java; Kotlin.
Resumo:
Palavras chave: Aplicação Web;Base de Dados.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Angular; Java; MongoDB; REST.
Resumo: De forma a acelerar o processo de desenvolvimento e o aumento da qualidade do código, ferramentas de geração de código são amplamente usadas por empresas de desenvolvi mento de software. Foram testadas algumas das ferramentas de geração de código mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicações Web (Spring MVC, MVC.net, PHP, Python), tendo sido identificado um problema estrutural: quando é necessário alterar uma entidade que leva a uma segunda geração de código, esta torna-se destrutiva. Acontece que todo o código é reescrito e as alterações feitas a este são apagadas. No presente momento, nenhuma destas ferramentas disponibiliza uma solução para resolver esta questão. Esta dissertação apresenta três abordagens onde, após novas gerações de código, o novo código gerado possa conviver com o código já desenvolvido pelo programador. É apresentada a implementação dos algoritmos das abordagens onde primeiramente é demonstrada uma fase de comparação textual, ou de comparação através de Abstract Syntax Tree (AST). Após a fase de comparação é demonstrada uma fase de junção inte ligente em que, com base na comparação, é gerado código final que inclui as alterações efetuadas, tanto pelo utilizador como pelo código gerado. São apresentados os resultados onde estes algoritmos são submetidos a um conjunto de testes, envolvendo diferentes cenários de geração, alteração e regeração de código, de modo a aferir a sua eficácia. Por último é apresentado um caso real onde foi desenvolvido um gerador de código na empresa Agap2IT que implementa os algoritmos das abordagens estudadas.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Web.
Resumo: Ao longo dos últimos anos a grande quantidade de dados presente no nosso quotidiano tem vindo a moldar a forma como trabalhamos e vivemos. Muitas disciplinas científicas tiveram de evoluir rapidamente, e inclusive, novas disciplinas emergiram para responder aos novos problemas do ecossistema da informação, tais como a difusão de noticias falsas, o discurso de ódio, entre outros. O processamento estatístico de linguagem natural dentro da Inteligência Artificial, e a visualização de informações dentro da Ciência dos Dados, são dois exemplos de tais disciplinas, e de facto, as duas disciplinas centrais do presente trabalho. Para esta dissertação foi implementada uma solução inicial para o problema de extrair e interpretar informação que descreve comportamentos de grupo em situação de debate online em contexto educativo. A solução concreta é um dashboard visual que apresenta indicadores baseados em duas dimensões: (1) o fluxo de mudanças de tópico ao longo das conversas, a qual é indicativa da coerência do grupo; (2) a distribuição de interações por interveniente, a qual mostra a media em que os intervenientes participaram de forma equilibrada ou se a conversa foi dominada por um subconjunto, relativamente pequeno, de participantes. O cumprir os objetivos desta dissertação significou, por um lado, um estudo das teorias e fundamentos da visualização de dados, e, por outro, também aprender os métodos e paradigmas do que é conhecido como ‘text as data’. Assim, demonstrou-se que é possível transformar textos não estruturados, provenientes de interações de grupos online, em visualizações, que capturam conhecimento útil no diagnóstico de potenciais problemas relativos à saúde da conversa em redes sociais. Palavras-chave: Dashboards visuais, representação vetorial de texto, modelação de tópicos
Palavras chave: Gestão da Informação;Modelação de Tópicos;Representação Vetorial de Texto;Sistemas de Informação.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: Docker; Java; PostGreSQL.
Resumo: A alocação de horários universitários é um problema enfrentado pelas instituições de ensino em todo o mundo, no inicio de cada período, mobilizando uma quantidade significativa de pessoas, tempo e esforço. Nao há garantias de que o resultado é um horário de qualidade, atendendo às necessidades dos alunos e professores. Da mesma forma, nao há garantias que os recursos necessarios (prédios, salas, laboratórios, etc) são alocados da melhor forma. Aplicando tecnicas de programação linear, desenvolvemos uma solução genérica para produzir de forma automática, horários escolares considerando as limitações dos professores, necessidades dos alunos e disponibilidade de salas. Fizemos adaptações na solução genérica para dois casos de estudo. O primeiro caso de estudo foi para os cursos de licenciatura do Departamento de Engenharia Informatica e Sistemas de Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, situada em Lisboa. O segundo caso de estudo foi para os datasets do ITC 2007, concurso internacional do problema de alocação do horário universitário. Para a Universidade Lusofona a nossa formulação obteve um horário de qualidade significativamente superior do que aquele que elaborado de forma manual pela direção dos cursos. Para o ITC 2007 obtivemos resultados proximos aos trabalhos que ficaram nos primeiros lugares da competição.
Palavras chave: Alocação de Recursos;Informática;Otimização.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Python.
Resumo: Os conceitos e ferramentas ágeis estão a ganhar mais espaço nas organizações pela forma mais interativa com que controlam as atividades, ao passo que a aplicação dos conceitos Lean na gestão de projetos de desenvolvimento de software tem vindo a despertar cada vez mais o interesse dos gestores de projetos dadas as evidências apresentadas na literatura de como estes conceitos conseguem aumentar o desempenho dos projetos, reduzindo custos, ao mesmo tempo que geram mais valor para os clientes. Devido a essa realidade, o ambiente de TI moderno passou por várias mudanças nos últimos anos. A tecnologia está sendo continuamente integrada ao ambiente corporativo, por meio de novos dispositivos e sistemas. Esse movimento é impulsionado pelo próprio mercado, que cada vez mais exige serviços ágeis e flexíveis. Neste cenário, novas soluções de TI instigam os gestores a adaptarem se a uma rotina de trabalho mais rápida e com o melhor uso dos seus recursos operacionais. Adotar métodos ágeis é uma forma eficaz de reduzir o ciclo de entrega no desenvolvimento de software de qualidade. Porém, a adoção desta nova abordagem de desenvolvimento de software torna necessário repensar a forma de medir e controlar os projetos. Ter uma gestão ágil de projetos, faz com que os métodos de desenvolvimento sejam adaptáveis e flexíveis de forma a facilitar a capacidade de resposta face às alterações do ambiente aonde estão inseridos. Por sua vez, a Filosofia Lean IT carateriza-se por sistemas estruturados projetados para entregar o produto enquanto agregam valor e minimizam o desperdício. As experiências que reportam a aplicação destes conceitos, comparam a aplicação da Filosofia Lean IT com as metodologias Ágeis de gestão de projetos de software, denominadas como Agile, indicando as suas limitações e como o Lean IT pode contribuir para a eliminação ou redução das mesmas. Neste contexto, esta pesquisa apresenta um estudo de caso dentro do sector Bancário propriamente no Novo Banco, para auxiliar a transformação digital dentro da empresa para reduzir os lead-times e aumentar a eficiência dos processos, através do uso de métodos ágeis especificamente o Kanban Methodology fazendo uma comparação com o Framework Lean IT na gestão de processos para o desenvolvimento de software. Para tal, foram identificados quais os princípios e conceitos atualmente os praticantes de Kanban já aplicam fazendo uma análise comparativa aos princípios aplicados pelos praticantes do Lean IT e quais resultados podemos obter dessa comparação. Com a análise dos resultados obtidos o estudo evidencia que as fronteiras conceituais das abordagens Lean IT e Ágil podem se sobrepor tendo em conta que há conceitos do Kanban Methodology que, quando corretamente aplicados, conseguem contribuir positivamente para evolução da Framework Lean IT.
Palavras chave: Desenvolvimento de Software;Gestão de Projetos;Informática.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Lean IT.
Resumo: A transformação digital existe, e esta é uma realidade que já não se consegue evitar, por este motivo, governos estão a adotar medidas de transformação digital para melhoria na prestação dos seus serviços. Deste modo, propusemo-nos em estudar as variantes da utilização do governo eletrónico em Angola, ou seja, identificar o nível de interação do cidadão com o portal de serviços públicos, bem como identificar as principais barreiras associadas ao uso do governo eletrónico. Apresentamos uma análise metodológica qualitativa e quantitativa, recorrendo a recolha de dados através da realização de um questionário a população angolana, onde obtivemos um total de 336 amostras que foram analisadas neste estudo, e com base nesta análise conseguimos verificar a existência da transformação digital em Angola, e com ela a utilização do portal SEPE que tem trazido benefícios aos cidadãos, mas nem todos conhecem estes benefícios por enfrentarem sérios problemas como a falta, a qualidade e o elevado custo de internet, o analfabetismo, a falta de conhecimentos básicos de informática que por sua vez da lugar a exclusão digital, bem como questões associadas a divulgação do portal, sendo assim necessário o combate destas barreiras.
Palavras chave: Angola;Era Digital;Informática;Tecnologias Digitais.
Áreas: sociedade.
Resumo: O presente trabalho teve como tema a contribuição do COBIT 2019 na governança de TI. A metodologia que foi adotada na formulação do trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, tratados, artigos publicados na internet. Assim, o objetivo geral busca apresentar a contribuição do COBIT 2019 na governança de TI. Os objetivos específicos buscam apresentar e conceituar o que é a governança corporativa, destacando seu papel em empresas de TI, bem como apresentar toda história do COBIT até a chegada do COBIT 2019, elucidando suas principais categorias e informações e por fim, irá apresentar os passos para a implementação do COBIT 2019. Por fim, o presente trabalho deixa o tema em aberto, propondo que no futuro se realize uma nova pesquisa, com a finalidade de contextualizar os temas aqui abordados. Juntamente com esta nova pesquisa, sugere-se a realização de um estudo de caso, para o qual propõe-se uma análise prática da aplicação do COBIT 2019 em um modelo de governança de TI. Palavras-chave: Tecnologia e informação; Gestão; COBIT; COBIT 2019
Palavras chave: Cobit 2019;Gestão da Informação;Sistemas de Informação.
Áreas: empresarial.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma evolução recente na área de desenvolvimento de software, que acompanha uma evolução simultânea nos componentes de hardware, com base na comparação de duas arquiteturas de software, realizada através do estudo de duas implementações de um sistema de gestão de alunos em contexto universitário, tendo como objetivo o de demonstrar como este modelo de negócio pode ser gerido de forma mais eficiente, tanto tecnológica como economicamente, através da otimização das suas características e aspectos arquiteturais. Neste sentido, a melhoria de eficiência aqui referida baseia-se na comparação de duas arquiteturas distintas: uma baseada num modelo monolítico – ou modelo clássico; e outra baseada num modelo de micro-serviços – modelo mais recente, sendo apresentados o enquadramento teórico e a aplicação prática de ambas as arquiteturas, bem como as tecnologias e ferramentas utilizadas no processo de criação e desenvolvimento aplicacional, da realização de testes, e da comparação de desempenho. Com base neste estudo comparativo, será apresentado em conclusão a vantagem que a arquitetura de software baseada em micro-serviços possibilita em termos de eficiência e custo/benefício, sendo igualmente fornecida uma abordagem que permite optar por uma destas arquiteturas, em função de diversos parâmetros e objetivos de negócio.
Palavras chave: Alunos;Arquitetura de Sistemas;Engenharia Informática;Gestão Escolar.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Apache JMeter; NoSQL.
Resumo: As técnicas de estimativa de movimento têm vindo a ser aplicadas em redes sem fios e redes celulares, com o objetivo de fornecer melhor suporte nos aspectos operacionais das redes, como gerenciamento de recursos enquanto os dispositivos estão em movimento. Por exemplo, técnicas para “fast handover” com base na antecipação de movimento tem são um tópico relevante em gestão de mobilidade. Por exemplo, na Internet Engineering Task Force (IETF) [1, 2] tais técnicas têm sido frequentemente exploradas estatisticamente, com base em dados coletados de clientes de redes celulares. Assim, a estimativa de mobilidade tem sido aplicada principalmente a partir de uma perspectiva do operador. Nos anos mais recentes, técnicas como virtualização e análise preditiva trazem a possibilidade de explorar a mobilidade a partir de uma perspectiva do usuário final. A estimativa de mobilidade aplicada da perspectiva do usuário final é relevante, pois permite um detalhe mais refinado do comportamento de “roaming” e, assim, possibilita a detecção de padrões de movimento do usuário, tanto de uma perspectiva individual quanto de uma perspectiva coletiva. A possibilidade de se prever movimento de uma perspectiva de rede é relevante quer de uma perspectiva de gestão de mobilidade (por exemplo, optimização do processo de "handover"), quer de uma perspectiva de gestão de recursos (por exemplo, realizando um equilíbrio de carga mais inteligente), ou a partir de uma perspectiva de encaminhamento ( por exemplo, tornando o encaminhamento mais robusto). Antecipar movimento permite seleccionar caminhos que tenham maior probabilidade de fornecer robustez em topologias voláteis. Esta dissertação contribui para o tema da estimação da aplicabilidade da mobilidade no contexto da gestão da mobilidade, através de: i) análise e proposta de funções de estimação da mobilidade; ii) integração das funções de utilidade desenvolvidas em uma aplicação de software existente (NSense); iii) validação das diferentes funções em bancada de testes.
Palavras chave: Engenharia Informática;Informática;Mobilidade;Mobilidade Social;Otimização;Redes Centradas no Utilizador Final.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Java.
Resumo: No mundo atual, a energia está ligada a todos os aspetos e profissões da vida. O seu consumo está a aumentar exponencialmente, o que faz com que um sistema de gestão de energia, em qualquer país, seja um fator crucial para uma economia estável, um ambiente e um futuro seguros. Manter todos os sistemas em funcionamento de forma eficiente exige que um grande esforço na recolha e na análise de grandes quantidades de dados. Estas análises permitem extrair informações que auxiliam todos os processos como, por exemplo: avaliações de risco, tomada de decisões e definição de estratégias. Em suma, a análise avançada de dados precisa de ser parte integrante dos sistemas de gestão de energia. Este trabalho analisa os processos e o nível de maturidade analítico de uma equipa (SKIPPER) na empresa de produção de energia em Portugal (EDP, Energias De Portugal). O trabalho estuda as plataformas de Business Intelligence (BI) existentes, a arquitetura de dados na plataforma SKIPPER e os requisitos dos clientes para aprimorar o processo de BI e integrar o conceito de advanced analytics implementando diversos modelos de previsão de longo prazo, comparando as suas diferenças e recomendando as ações necessárias. Com foco na produção de energia térmica, este trabalho apresenta o SAS como uma nova plataforma de Analytics e BI comparando as suas funcionalidades com a plataforma de BI existente. Utilizando 27 meses de dados históricos, o SAS também foi apresentado como uma plataforma de previsão de séries temporais, oferecendo dois níveis de análise diferentes: análise de cenário e busca de metas. O R Studio é testado como uma segunda opção de advanced analytics, onde diversos modelos de previsão de produção de energia são implementados. Uma das vantagens está na possibilidade de estruturar os dados como uma série temporal hierárquica. Das diversas técnicas de reconciliação, a Optimal Reconciliation revelou ser a abordagem mais precisa. Adicionalmente, foi implementando um modelo de regressão onde foi possível extrair alguns dos fatores relevantes no que diz respeito à afetação dos níveis de produção de energia (como por exemplo, CO2 fine e horas de trabalho). Os resultados do trabalho de tese mostram que utilizar o SAS como a principal plataforma de relatórios do SKIPPER e integrar o R Studio na arquitetura estatística pode melhorar as práticas de relatório do SKIPPER e elevar o nível de maturidade de análise de dados.
Palavras chave: Análise de Dados;Big Data;Engenharia Informática;Informática;Inteligência Económica;Métodos de Previsão;Produção de Energia.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Big Data; R Language.
Resumo: O planeamento rigoroso, o controlo e a gestão de mudança há muito que deixaram de ser garantia suficiente para vingar no mundo das Tecnologias de Informação. A vantagem competitiva passa por ter uma boa capacidade de inovação conseguida através da redução do desperdício e vai permitir reposicionar os recursos para uma rápida resposta à mudança. A abordagem Lean no IT abre a possibilidade de identificação de um diversificado conjunto de oportunidades de melhoria de gestão que poderão traduzir-se na diminuição do desperdício, no aumentar da eficiência dos processos e ganhos de satisfação dos clientes. Este trabalho incidirá na análise de dois projetos e a metodologia adotada pretende avaliar o impacto da abordagem Lean IT opondo-a à gestão convencional, comparando vantagens e desvantagens e ilustrando com os principais KPIs dos respetivos projetos. Das principais conclusões deste estudo destaca-se que a aplicação do Lean IT se traduziu num aumento de produtividade estimado em 23% em apenas dois anos e meio de aplicação ao projeto, permitindo, simultaneamente, aumentar o volume das tarefas executadas pelas equipas e melhorar a eficiência na sua realização. Em síntese, a adoção do Lean IT ganhos substanciais em termos de custos de time-to-market.
Palavras chave: Engenharia Informática;Estudos de Caso;Gestão de Projetos;Gestão de Sistemas de Informação;Setor Bancário;Sistemas de Informação.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Lean IT.
Resumo: On this thesis I report on my investigation on requirements engineering (RE) practices at the IT department of a specific company (Planad). I have conducted a literature study, interviews, and case projects analysis to reach my goals. I have analyzed several topics based on the literature study, focusing on two areas: the process or all the requirements engineering activities, and the product; input and output delivered by people involved in RE activities. The main goal of this research is to come up with better requirements engineering practices to help Planad improve their current practices. However, I have mapped a framework from the literature by pointing out the indexes or indicators for possible problems in RE practices. And after several interviews and project cases analysis, I have came to the overall conclusion that Planad should focus on a set of subjects or areas in order to improve its RE practices including: requirements management and Tool support, project methods, techniques or tools used in the functional design, requirements changing, non-functional requirements, requirements understanding, and employee’s competency.
Palavras chave: Desenvolvimento de Software;Gestão;Informática.
Resumo: O Blockchain é uma tecnologia emergente recentemente generalizada para muitas áreas de atividade. O seu modo de operação descentralizado enquadra-se perfeitamente em vários cenários onde o principal desafio reside na melhoria da comunicação máquina-máquina e na possibilidade de realizar transferências seguras com serviços de valor acrescentado. As redes IoT são uma das áreas possíveis de aplicação da tecnologia Blockchain, uma vez que, para poder satisfazer os requisitos da indústria, a arquitetura atual das redes IoT tem limitações, que podem ser superadas através da melhoria das comunicações entre dispositivos e do acesso a formas evoluídas de agregação e consumo dos dados recolhidos. Este trabalho procura avaliar a combinação desses dois paradigmas – IoT e Blockchain -, procurando entender como o IoT pode beneficiar das funcionalidades que o Blockchain oferece: um sistema de armazenamento mais económico, descentralização e verdadeira redundância, confiança sem autoridade central – privacidade – e segurança reforçada. Por outro lado, o Blockchain como infraestrutura financeira para o IoT é também um aspeto fundamental desse trabalho. Na prova de conceito construída, este cenário é implementado, pois os dados de um sensor podem ser transacionados com uma entidade que os solicite. São igualmente realizadas análises estatísticas e de desempenho relativamente à arquitetura implementada, sendo também apontados alguns pontos de melhoria para alavancar o uso do sistema em situações reais.
Palavras chave: Engenharia Informática;Informática;Internet das Coisas;Software de Aplicações;Tecnologias de Rede.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Blockchain.
Resumo: Os sistemas de tolling estão instalados em todo o mundo, tem como base o financiamento e manutenção das estradas. Existem diversas tecnologias para identificar a passagem de cada veículo. Mas quais os problemas que podem advir deste conjunto diversificado de tecnologias? Quais as tendências e recomendações que podem ser feitas para implementar um sistema de cobrança electrónico? Neste âmbito, este trabalho visa apresentar um conjunto de recomendações na implementação de projectos em tolling no âmbito da actividade da Q-Free. Com base num inquérito realizado através dos vários escritórios espalhados por todo mundo (Noruega, Chile, Portugal e Brasil) obteve-se um conjunto de repostas que evidenciaram as tecnologias e tendências da implementação de projectos de tolling. Seguiu-se a realização de duas entrevistas no sentido de validar os resultados dos questionários e posteriormente proporcionar à empresa uma base fidedigna de informação para a decisão no âmbito destes projectos. Esta dupla abordagem, qualitativa e quantitativa à metodologia de inquérito (survey) permitiu contribuir com as recomendações referidas para uma necessidade empresarial sempre que se deparar com um novo projecto de tolling.
Palavras chave: Benchmarking;Informática;Portagens;Tecnologia;Vídeo.
Áreas: empresarial.
Resumo: Atualmente é um fato admitido que os sistemas informáticos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos cidadãos, tendo assumido um papel fundamental nas suas vidas. O seu constante e rápido crescimento tem-se generalizado através do desenvolvimento de múltiplas aplicações disponíveis na Web ou destinadas a dipositivos móveis, que facilitam as suas tarefas diárias e estabelecem inclusivamente novos meios de interação social. De forma a garantir a identidade e a privacidade dos seus utilizadores, a maioria destas aplicações requerem autenticação, sejam elas aplicações nativas dos sistemas operativos, aplicações móveis ou aplicações orientadas para a Web. Como tem sido amplamente divulgado [1], os métodos tradicionais de autenticação apresentam inúmeras fragilidades, quer nos requisitos de segurança com que são concebidos, quer pelo facto de obrigarem os utilizadores a memorizar inúmeras credenciais, distintas para cada aplicação. No sentido de mitigar este problema, atualmente existem várias soluções que permitem aos utilizadores usar um único conjunto de credenciais, armazenadas num único Provedor de Identidade, que podem ser utilizadas para aceder a múltiplas plataformas, sem necessidade de autenticação adicional. Embora constitua uma comodidade indiscutível, esta abordagem tornam os utilizadores extremamente dependentes dos grandes ‘players’ da Internet, que geralmente fornecem os seus serviços em troca da exploração dos dados dos utilizadores, para fins comerciais. Este trabalho tem por objetivo demonstrar, com base no conhecimento adquirido e numa prova de conceito original desenvolvida especificamente, que ainda existe evolução possível nesta área, integrando duas tecnologias atuais, o protocolo OPenID Connect e o Cartão de Cidadão Nacional que, conjugadas, permitem criar um método de autenticação pessoal forte e seguro, que pode ser completamente gerido pelo utilizador.
Palavras chave: Autenticação;Cartão do Cidadão;Informática;Openid Connect.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: OPenID Connect.
Resumo: A escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki.
Palavras chave: Angola;Engenharia Informática;Ensino à Distância;Estudos de Caso;Informática;Software Wiki;Software de Aplicações.
Áreas: educação.
Resumo: Business Continuity Plan (BCP) ensures the continuity of business processes in catastrophe or disaster situations, building organizational resilience and mitigating risks. Theoretically, BCP covers all the roles throughout the company, and identi es a blueprint of all key functions and processes with the objective of maintaining or restoring critical operations. However, due to poor documentation and misinterpretation of the complex business processes between the stakeholders, pinpointing and documenting all the key functions and processes is still a challenging task. The research methodology used to conduct this thesis was the research of information and literature review and was supported by a case study in an insurance company. It studies and presents a new approach to complement the management of the BCP, supported by a conceptual integration of DEMO and the Business Continuity Planning. It presents an evaluation of this proposal and contributes with outcome learnings from the practice. The aim is to complement and leverage enterprise's domain knowledge about key business processes and functional needs. The bene ts of Design & Engineering Methodology for Organization should be tested in order to represent business processes at any domain, and therefore, aid managers in implementing and maintaining BCP.
Palavras chave: Estudos de Caso;Gestão da Continuidade;Gestão de Empresas;Gestão de Sistemas de Informação;Informática;Sistemas de Informação.
Áreas: empresarial.
Resumo: A presente dissertação introduz a tecnologia da realidade aumentada (RA) para utilização nos ambientes dos desportos outdoor. São avaliados problemas e constrangimentos para obter o melhor benefício na sua interação. A definição da RA está enquadrada na classe da realidade mista. No entanto, surgem questões sobre a sobrecarga de informação, dificuldades na interação com o interface de RA e sobre a apresentação da informação que seja relevante dar a um utilizador no exterior, bem como funcionalidades apropriadas. É avaliada a problemática da sobrecarga de informação e comunicação antes de implementar um sistema de RA para ser utilizado especialmente a praticar bicicleta todo terreno, caminhadas ou atletismo. De seguida é desenhado o interface com soluções tecnológicas atuais para gerir a informação, bem como extrair seus benefícios para melhor aceitação social e usabilidade adequada de interação humano-equipamento móvel de RA. Em sequência é feita a implementação do interface com um mockup e um protótipo de RA que exibe a disposição de toda informação e funcionalidades aos utilizadores finais, tal como dados climáticos, estado de saúde, geolocalização, medição de trajetos, gravação, telecomunicações, eventos e informação inteligente sugeridos sabiamente, bem como, o potencial de registo de objetos virtuais. A seguir, é apresentado um mapa conceptual e as palavras-chave de operacionalização do protótipo. Por último, são apresentados os resultados e conclusões da análise de dados de interação com o protótipo por utilizadores finais e as respostas às questões.
Palavras chave: Desportos de Natureza;Informática;Interface do Utilizador;Realidade Aumentada;Sistemas de Informação;Usabilidade.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Realidade Aumentada.
Resumo: Os diferentes métodos de autenticação existentes, atualmente, conferem diferentes níveis de segurança aos sistemas que protegem. Métodos como, credenciais guardadas em smartcards podem atingir um elevado nível de segurança. Em simultâneo, assiste-se a um decréscimo significativo de interesse na participação em processos eleitorais, que se tem verificado sobretudo, nas democracias ocidentais. Proporcionar um aumento das oportunidades de voto (maior número de lugares onde se torna possível exercer esse direito) passou a ser mais do que um desejo, uma necessidade. Para colmatar esta necessidade e explorar as potencialidades do Cartão de Cidadão (CC), foi criado o E-voto com recurso ao Cartão de Cidadão, que é um sistema de voto eletrónico com recurso a uma autenticação baseada no CC. Uma abordagem teórica/prática foi levada a cabo, para identificar indicadores que levam a crer que esta implementação traz ganhos significativos e grande impacto social. A fundamentação teórica deste trabalho apresenta aspetos fundamentais relativos à Gestão de identidade e ao CC. Inicialmente, são apresentados os conceitos, as propriedades, os componentes e a arquitetura do sistema associado ao CC. Em seguida, os agentes da gestão de identidade são descritos através de suas características, categorias e aplicações, com o intuito de demonstrar a viabilidade do uso desta tecnologia no processo eleitoral.
Palavras chave: Autenticação;Criptografia;Identidade Digital;Informática;Processo Eleitoral;Sistemas digitais.
Áreas: empresarial;sociedade.
Tecnologias usadas: Java; MySQL.
Resumo: Com a entrada num paradigma de escassez da distribuição dos endereços IPv4 a transição para IPv6 é a única solução para o crescimento contínuo da Internet. Contudo o IPv4 não é totalmente compatível com o IPv6 mas, uma vez que o IPv4 é o protocolo dominante, é necessário usar métodos de transição para que os protocolos funcionem em simultâneo até que surja uma possibilidade real de realizar uma transição total para o protocolo IPv6. A transição terá de ser feita desta forma, de modo a que cada aplicação que necessite de recursos de rede consiga comunicar tanto com redes em IPv4 como IPv6. É importante perceber que esta mudança não irá acontecer da noite para o dia e vai ser um processo que irá demorar algum tempo e que será necessário avaliar diversas métricas antes da sua transição completa, tais como o desempenho. Esta tese visa avaliar o desempenho com recurso a métricas de avaliação de qualidade de serviço (QoS) dos protocolos IPv4 e IPv6 no interior da rede de investigação e ensino Portuguesa (RCTS) através da injecção de tráfego na rede com recurso ao software de geração e medição de tráfego D-ITG. Para tal foram realizados dois testes experimentais, onde a injecção de tráfego ocorreu em dois momentos distintos (em horário laboral e horário pós-laboral) e simulados quatro cenários em simultâneo sendo eles: transferência de pacotes UDP e TCP, VoIP e streaming de áudio e vídeo. Os parâmetros de avaliação escolhidos foram a quantidade de pacotes transferidos, atraso, variação do atraso e perda de pacotes. São também referidas algumas vantagens do protocolo IPv6 em relação ao IPv4.
Palavras chave: Engenharia Informática;Informática;Protocolos da Internet;Protocolos de comunicação;Qualidade de Serviço;Sistemas de comunicação.
Áreas: empresarial.
Resumo: A grande maioria dos sites hoje em dia usa a criação de páginas dinâmicas para fornecer informação. A criação dessas páginas utiliza geralmente informação armazenada em bases de dados. Hoje em dia o recurso à rede tornou-se comum e necessário em todas as áreas, desde o lazer ao trabalho. Em condições adversas de acesso à rede, tais como localizações remotas, veículos em movimento, catástrofes naturais, guerras, etc., e em situações em que o acesso a recursos existentes na rede seja indispensável, a sua indisponibilidade pode causar graves problemas. Esta tese apresenta um modo alternativo de funcionamento que, independentemente de falhas do acesso à rede, permite continuar a usar alguns recursos essenciais por esta fornecidos, criando para isso um sistema autónomo local constituído por um servidor de páginas e um proxy, que se mantêm a trabalhar independente do acesso à rede.
Palavras chave: Ciência dos Dados;Comunicação em rede;Engenharia Informática;Gestão de Recursos;Gestão de Sistemas de Informação;Informática;Internet.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Web.
Resumo: Com o surgimento dos ‘smartphones’, entre os anos de 2007 e 2010, a Indústria Informática, associada principalmente com as comunicações móveis, redobrou esforços em relação aos componentes tecnológicos para os dipositivos móveis. No entanto, as principais empresas de computação como Apple, Microsoft e Google, apresentaram-se divididas quanto a disponibilização para os desenvolvedores externos do seu pacote de desenvolvimento de software, abrindo caminho a que ferramentas externas fossem surgindo. Com a disponibilização do ‘Mono for Android’, ambiente integrado de desenvolvimento para dispositivos Android, pequenos desenvolvedores têm a possibilidade de apresentar suas próprias aplicações, muitas delas permitindo ao utilizador efetuar partilha de conteúdos. Do estudo feito sobre diversos conceitos tecnológicos, desde as redes tolerantes a atrasos, sensores embutidos em dispositivos móveis, abstração de dados, aprendizagem máquina, redes centradas em conteúdo, nasce o Personalized Sensing System (PersonalSense) com o objetivo de demonstrar a possibilidade de partilha de conteúdos multimédia, incluindo texto, imagens e vídeos, tendo por base a análise de dados recolhidos, referentes ao comportamento do utilizador sua localização e atividade no momento da partilha. O presente trabalho pretende demonstrar a possibilidade da implementação de mecanismos de partilha de conteúdos em sistemas ubíquos móveis, com base na classificação de dados recolhidos de middleware de gestão de sensores e na capacidade de comunicação direta e de baixo custo (sem infraestrutura) dos dispositivos moveis
Palavras chave: Comunicação;Comunicação Multimédia;Comunicação em rede;Comunicações moveis;Conhecimento;Difusão da informação;Informática;Tecnologias digitais.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: HTML; JavaScript.
Resumo: As soluções informáticas de Customer Relationship Management (CRM) e os sistemas de suporte à informação, designados por Business Intelligence (BI), permitem a recolha de dados e a sua transformação em informação e em conhecimento, vital para diferenciação das organizações num Mundo globalizado e em constante mudança. A construção de um Data Warehouse corporativo é fundamental para as organizações que utilizam vários sistemas operacionais de modo a ser possível a agregação da informação. A Fundação INATEL – uma fundação privada de interesse público, 100% estatal – é um exemplo deste tipo de organização. Com uma base de dados de clientes superior a 250.000, atuando em áreas tão diferentes como sejam o Turismo, a Cultura e o Desporto, sustentado em mais de 25 sistemas informáticos autónomos. A base de estudo deste trabalho é a procura de identificação dos benefícios da implementação de um CRM Analítico na Fundação INATEL. Apresentando-se assim uma metodologia para a respetiva implementação e sugestão de um modelo de dados para a obtenção de uma visão única do cliente, acessível a toda a organização, de modo a garantir a total satisfação e consequente fidelização à marca INATEL. A disponibilização desta informação irá proporcionar um posicionamento privilegiado da Fundação INATEL e terá um papel fundamental na sua sustentabilidade económica.
Palavras chave: Ciência dos Dados;Gestão de Empresas;Informática;Sistemas de Informação;inteligência empresarial.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Big Data; PowerBI.
Resumo: É do conhecimento geral a importância do envolvimento dos dirigentes de topo de qualquer organização na gestão dos seus STI – Sistemas e Tecnologias de Informação – internos. Nas câmaras municipais os dirigentes de topo são o Executivo Municipal eleito pelos respetivos munícipes e, portanto, com fortíssima influência política. As câmaras municipais em si, são organizações estatais que não têm concorrentes diretos, mas a escolha, i.e. a eleição ou reeleição do seu executivo pode ser influenciada pela sua atuação e/ou do partido político a que pertencem. Os STI Autárquicos tem pouca visibilidade exterior à organização e, portanto, pouco ou nada contribuem para o garante de votos necessários à eleição/reeleição do executivo municipal. Por esta razão, embora a maior parte dos executivos municipais reconheça o quanto estes são importantes, nem sempre se envolvem na sua gestão nem lhes conferem o devido destaque ou importância. Com este trabalho pretende-se perceber até que ponto o envolvimento do Executivo Municipal na gestão dos STI Autárquicos é importante e/ou determinante para o seu respetivo desenvolvimento i.e. se tem influência no seu aumento quantitativo e qualitativo.
Palavras chave: Ciência dos Dados;Engenharia Informática;Informática;Sistemas de Informação.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: MySQL.
Resumo: A transição entre a versão 4 para a versão 6 do Internet Protocol (IP) vem ocorrendo na comunidade da Internet. No entanto, a estrutura interna dos protocolos IPv4 e IPv6, em detalhe no tamanho dos seus cabeçalhos, pode provocar alterações no perfil tráfego da rede. Este trabalho estuda as mudanças nas características de tráfego de rede, avaliando o que mudaria se o tráfego gerado fosse apenas IPv6 em vez de IPv4. Este artigo estende-se uma pesquisa anterior, abordando novas questões, mas usando os registos de dados reais disponíveis publicamente. É adotada uma metodologia de engenharia reversa nos pacotes IPv4 capturados, permitindo assim inferir qual a carga original no computador tributário e em seguida reencapsular essa carga em novos pacotes usando restrições de encapsulamento IPv6. Conclui-se que, na transição de IPv4 para IPv6, haverá um aumento no número de pacotes transmitidos na Internet.
Palavras chave: Ciência dos Dados;Engenharia Informática;Informática;Internet;Protocolos da Internet;Redes Colaborativas.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: Java.
Resumo: A arquitetura atual das redes informáticas, que serve de suporte à maioria dos sistemas de informação, assenta num modelo de comunicações ponto a ponto e no qual a informação é transmitida em pacotes de dados que contêm informação sobre a origem e o destino dos mesmos. Este paradigma não se ajusta às necessidades de processamento de informação com que nos deparamos diariamente nos dias de hoje. Atualmente, a informação é ubíqua e os meios de acesso à mesma são efetuados cada vez mais com recurso a dispositivos móveis que comunicam sobre redes intermitentes ou pouco estáveis. A última década tem sido propícia ao aparecimento de propostas baseadas em novas formas de distribuição e acesso à informação com base em redes movidas pelo conteúdo da própria informação. Esta tese analisa uma dessas propostas e utiliza-a como base para a criação de um protótipo de uma rede desse tipo, direcionada para sistemas que operam em multiplataformas e sobre redes oportunistas.
Palavras chave: Arquitetura de Sistemas;Informática;Redes Colaborativas;Sistemas de Informação.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: C#; Web.
Resumo: Os Sistemas de Informação têm influenciado a vida quotidiana a um ritmo inesperado e com mudanças significativas na setor da construção, cuja importância é crucial para a economia de qualquer país. Sendo Angola, um país de economia emergente, caracterizado por um mercado em expansão e reestruturação, onde as decisões de Sistema Informação ainda são tomadas de forma isolada, e cada vez mais investidores estão a atuar no país, impulsionando o crescimento, é imperioso para o sector a identificação e exploração de Sistemas de Informação flexíveis e adaptáveis para fazer face as forças competitivas do setor. Partindo desta envolvente a presente dissertação visa ressaltar o reconhecimento da importância do Planeamento Estratégico de Sistemas de Informação-PESI para as organizações atuais. Neste contexto realizou-se o estudo de PESI em torno de um caso concreto numa Pequena Media Empresa, Angolana, a Terponte,SA, cujo objectivo é fornecer a construtora um plano em termos de SI para futuro. Os dados foram recolhidos através da utilização dos métodos qualitativos e quantitativos, sendo os mais pertinentes a análise documental, observação direta, entrevistas, questionários aos órgãos da empresa em estudo e demais intuições. A análise dos dados demonstrou uma deficiente gestão da informação, bem como inexistência de integração aplicacional. A presente dissertação pretende contribuir para o avanço do conhecimento científico no domínio do Planeamento Estratégico dos Sistemas de Informação e para a resolução de problemas específicos nomeadamente nas empresas do setor da construção civil.
Palavras chave: Engenharia Informática;Informática;Sistemas de Informação.
Áreas: ambiente;empresarial.
Tecnologias usadas: Big Data; PowerBI.
Resumo: Não é novidade que o paradigma vigente baseia-se na Internet, em que cada vez mais aplicações mudam o seu modelo de negócio relativamente a licenciamento e manutenção, para passar a oferecer ao utilizador final uma aplicação mais acessível no que concerne a licenciamento e custos de manutenção, já que as aplicações se encontram distribuídas eliminando os custos de capitais e operacionais inerentes a uma arquitetura centralizada. Com a disseminação das Interfaces de Programação de Aplicações (Application Programming Interfaces – API) baseadas na Internet, os programadores passaram a poder desenvolver aplicações que utilizam funcionalidades disponibilizadas por terceiros, sem terem que as programar de raiz. Neste conceito, a API das aplicações Google® permitem a distribuição de aplicações a um mercado muito vasto e a integração com ferramentas de produtividade, sendo uma oportunidade para a difusão de ideias e conceitos. Este trabalho descreve o processo de conceção e implementação de uma plataforma, usando as tecnologias HTML5, Javascript, PHP e MySQL com integração com ®Google Apps, com o objetivo de permitir ao utilizador a preparação de orçamentos, desde o cálculo de preços de custo compostos, preparação dos preços de venda, elaboração do caderno de encargos e respetivo cronograma.
Palavras chave: Ciência dos Dados;Engenharia Informática;Informática;Internet;Software de Aplicações.
Áreas: ambiente;empresarial.
Tecnologias usadas: PHP.
Resumo: O sector da saúde a nível nacional e internacional atravessa uma fase de digitalização de processos. As organizações de saúde têm por isso sido confrontadas com a realização de projectos de sistemas de informação. Sendo a sua área de actuação sensível, é essencial diminuir o impacto da mudança provocada pela implementação de sistemas de informação para a saúde, maximizando a eficiência dos sistemas de informação e minimizando o impacto negativo na prestação de cuidados de saúde. Um dos principais problemas de um processo de mudança é o impacto nos profissionais, que exercem resistência, podendo inviabilizar o projecto de sistemas de informação. Neste âmbito, surge a gestão da mudança, que pretende suportar a mudança organizacional. Tendo em conta a importância dos sistemas de informação para a actividade das organizações de saúde, pretende-se estudar o comportamento dos profissionais e da organização durante o processo, ou seja, as características dos processos da gestão de mudança em projectos de sistemas de informação de saúde. A metodologia de investigação utilizada seguiu um método qualitativo interpretativo com base num estudo de caso. A instituição escolhida foi o Centro Hospitalar de S. Francisco, Leiria. Procurou-se ainda uma confrontação dos principais resultados obtidos através da realização de um inquérito alargado a profissionais de outras organizações de saúde. Com os resultados obtidos espera-se poder auxiliar as organizações na definição de estratégias para maximizar a aceitação dos sistemas de informação e minimizar a resistência dos profissionais. Os resultados do estudo indiciam já uma tendência das organizações de saúde na aplicação de estratégias para minimizar o impacto dos processos de mudança nos projectos de sistemas de informação.
Palavras chave: Engenharia Informática;Informática;Sistemas de Informação.
Áreas: saúde;sociedade.
Tecnologias usadas: HTML.
Resumo: Hoje em dia muitas empresas procuram cada vez mais inovar os seus sistemas informáticos. É hoje uma realidade que as novas tecnologias, os novos sistemas devem disponibilizar a informação correcta, no formato certo, à pessoa certa e em tempo exacto. “Ontem” tínhamos sistemas inflexíveis, hoje, têm que ser transversais, partilhados e em rede. Inerentes a esta inovação, as Empresas também pretendem que os seus sistemas sejam práticos, funcionais e rentáveis. Assim, tendo como base estas premissas, as mesmas procuram no mercado “parceiros” que possuam estas características e que lhes possam garantir/oferecer o que necessitam para desenvolverem as suas áreas de negócios, de uma forma sustentada, acrescentando valor aos seus próprios Clientes. Neste contexto, as Empresas prestadoras deste tipo de serviço para se poderem diferenciarem de uma forma positiva no mercado, quer nacional quer estrangeiro, devem adoptar sistemas que possam ir ao encontro das necessidades dos seus actuais Clientes e dos seus Clientes futuros. Várias empresas já tiveram um histórico de problemas relativos a elevados investimentos em que estes não conseguiram atingir os objectivos a que se propuseram atingir, visto que, muitas vezes não efectuam uma escolha adequada dos métodos, do âmbito e dos critérios que necessitam para desenvolverem esses mesmos projectos, originando perda de qualidade e diminuição da sua produtividade. Como reflexo destas escolhas, não conseguem alcançar os objectivos de negócio previamente definidos e propostos. Neste âmbito, é fundamental perceber a importância da utilização de uma metodologia, a qual se pode definir como: um conjunto de técnicas, procedimentos, ferramentas e documentação que sustentam e auxiliam os gestores/responsáveis no desenvolvimento e implementação de um sistema de informação. Dentro de uma metodologia, existe ainda várias fases que orientam os gestores/responsáveis do projecto para a correcta definição e escolha de técnicas apropriadas de acordo com as etapas que ocorrem durante o desenvolvimento e implementação de um sistema de informação. O que muitos desconhecem, é que muitas vezes o sucesso de um projecto de software depende de vários factores, tais como o planeamento, a definição dos objectivos a atingir e principalmente na escolha da metodologia mais adequada e compatível com o projecto em curso. Hoje em dia muitas empresas adoptaram a fundo as metodologias ágeis como sendo as mais eficazes e acessíveis à mudança proporcionando melhorias em diversos aspectos durante o processo de desenvolvimento de software, tais como: o tempo de entrega, qualidade do produto final e a redução de custos operacionais. Por outro lado temos a modelo em cascata/tradicional que foi e é a metodologia mais conhecida e a mais antiga. Para desenvolver um projecto nesta metodologia é preciso seguir cada etapa sequencialmente, ela implica que, um grande esforço seja feito em duas das fazes consideradas cruciais no desenvolvimento do projecto: levantamento de requisitos/necessidades e o design. O presente trabalho tem como objectivo principal o estudo dos ganhos de produtividade e de sucesso de metodologias ágeis vs. metodologias em cascata no desenvolvimento de projectos de software.
Palavras chave: Aumentar Produtividade;Ciência dos Dados;Informática.
Tecnologias usadas: PowerBI.
Resumo: Esta dissertação pretende cobrir o desenvolvimento de um motor gráfico baseado em OpenGL para desenho de superfícies de dimensão planetária com topografia real. A quantidade de informação necessária para cobrir toda a superfície de um planeta torna necessária a utilização de mecanismos de representação multiresolução, compressão e organização da topografia para permitir a recuperação eficaz, possibilitando o seu desenho sem pausas perceptíveis para o utilizador. Neste contexto, esta dissertaçãoo descreve a concepção e desenvolvimento de um motor gráfico para desenho de superfícies contínuas, de dimensão planetária, utilizando topografia real. Os objectivos deste motor são: _ Desenho de superfícies planetárias com topografia real _ Apresentar baixa complexidade tecnológica para adaptação simples a cada cenário de utilização _ Garantir performance satisfatória para vários cenários de utilização sem atrasos perceptíveis _ Ser disponibilizado em modo Open Source e de forma gratuita _ Utilizar apenas fontes de informação gratuitas e publicamente acessíveis Apresentarei os métodos desenvolvidos para este efeito nas diferentes fases de pré-processamento, desenho e processamento vectorial no processador gráfico, assim como os resultados obtidos e comparação com métodos alternativos. Posteriormente, para ilustrar a possibilidade de extensão de funcionalidades do motor desenvolvido, apresentarei métodos e implementações de codificação de regras de física e visualização de dados reais dentro do motor. O título do motor gráfico desenvolvido para este projecto é Terrain Rendering Engine, doravante referenciado pelo acrónimo T.R.E.
Palavras chave: Ciência dos Dados;Informática;Modelação de Tópicos.
Áreas: empresarial;sociedade.
Tecnologias usadas: C#.
Resumo: O Business Intelligence é uma solução que suporta o processo de tomada de decisão numa organização, tendo como principais utilizadores os administradores, gestores de topo e directores, no fundo, utilizadores com poder de decisão. Este conjunto de ferramentas (BI) tem a capacidade de extrair, transformar/processar e carregar grandes volumes de dados provenientes das mais variadas fontes, sejam elas internas ou externas à organização. Além desta capacidade, o BI tem também a capacidade analítica dos dados providenciando aos utilizadores informação preciosa para a tomada de decisão. Considerando o tempo como um factor influenciador e diferenciador entre organizações, a escolha e a correcta implementação de uma solução de BI é essencial para o sucesso de uma organização. No entanto, muitas organizações implementam projectos com sucesso ao nível técnico, mas não conseguem obter os resultados esperados. Este facto ocorre quando se separa a componente tecnológica da cultura organizacional e das pessoas. É importante englobar na cultura da organização que a informação é um recurso estratégico para a obtenção dos objectivos. Este trabalho tem como objectivo avaliar soluções de BI e a forma como estas estão implementadas, procurando fornecer informações essenciais para o sucesso nas organizações. Para suportar a argumentação, realiza-se, nesta dissertação, um estudo a organizações Portuguesas líderes na área das telecomunicações. Este estudo baseou-se na análise das respostas a um questionário colocado a pessoas chave com a finalidade de avaliar a situação actual do BI nas organizações procurando salientar o real valor que este traz; de que forma é utilizado; se está bem implementado e principalmente se tem contribuído no suporte aos processos de tomada de decisão. O estudo ficou, porém, limitado devido ao feedback estatisticamente insuficiente, pelo que as conclusões da presente dissertação são meramente exploratórias, de natureza qualitativa e necessariamente prudentes nas generalizações.
Palavras chave: Ciência dos Dados;Informática;Sucesso empresarial;Tomada de decisão;inteligência empresarial.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: PowerBI.
Resumo: In this doctoral dissertation, the conducted research explores the integration of multiple access techniques, such as Non-Orthogonal Multiple Access (NOMA) and Rate-Splitting Multiple Access (RSMA), with Aerial Intelligent Reflecting Surface (AIRS), as these technologies have been
highlighted as enablers for the design of the next-generation wireless communication, for enabling
resource-efficient simultaneous transmissions and for shaping communication environments characterized by optimized signal radiation. A comprehensive literature review is conducted, revealing
potential shortcomings in existing research. To address these gaps, this document offers in-depth
discussions on various aspects, including the performance interplay of these techniques, the effects of imperfect Successive Interference Cancelation (SIC), the efficacy of Intelligent Reflecting
Surface (IRS)s in both terrestrial and aerial scenarios, and the advantages IRSs bring to multiple
antennas in NOMA and RSMA systems. Building upon these insights, solutions aimed at enhancing
system performance in terms of throughput, energy efficiency, and coverage are proposed. These
solutions leverage a combination of traditional optimization methods and state-of-the-art machine
learning approaches for development and implementation. Specifically, Chapter 2 introduces the
integration of Unmanned Aerial Vehicle (UAV) in a NOMA network. Problems in the context of
user pairing and power coefficient allocation are investigated. By using Reinforcement Learning
(RL) algorithms, framework based on Multi-Armed Bandit (MAB) is developed. The proposed
method can successfully identify the best user pairing matrix, which leads to maximum system
throughput. Chapter 3 provides the fundamentals, potential achievements, and challenges when
AIRS are integrated in NOMA networks. By extensive simulation results, attractive gains related
to the data rate maximization, user fairness, energy efficiency, and coverage range are highlighted.
Chapter 4 investigated the integration of RSMA network with AIRS. An optimization problem is
formulated in order to maximize the total achievable rate by optimizing the transmit beamforming
and common achievable rate of the users. In order to handle the formulated problem, an algorithm
based on Alternating Optimization (AO) method is proposed. In addition, Chapter 5 presents
an RSMA network with multiusers assisted by AIRS. To improve the sum-rate of the system the UAV’s trajectory and phase-shift vectors are optimized, in which the mobility scenarios with
static and dynamic users are explored. In particular, Long Short-Term Memory (LSTM)-based
frameworks for predicting the UAV’s trajectory and the phase-shift of the reflecting elements of
AIRS are proposed. For more insight, a third model is created by combining information from the
static and dynamic scenarios. Training progress and testing results are provided to demonstrate the
efficiency of the proposed models, such as numerical simulations to verify the performance gains
in terms of sum-rate. Finally, Chapter 6 presented an overview and conclusions related to the work
developed in this doctoral dissertation.
Palavras chave: Intelligent reflecting surfaces;machine learning;non-orthogonal multiple access;performance analysis;rate-splitting multiple access;unmanned aerial vehicles.
Áreas: Telecommunications;Wireless communication.
Tecnologias usadas: Machine Learning; Matlab; Programação .
Resumo: The design of Low-Power Wide Area Networks (LP WAN) assumes balancing the trade-offs between: i) interference, modeled using stochastic geometry, ii) short packet transmission reliability, quantified by the finite block-length information theory, and iii) the random access mechanism. In this thesis, we derive an exact closed-form expression for the probability a device data packet is not decoded at the i) nearest or ii) macro base station, under Nakagami-m fading channels in an LP WAN employing slotted ALOHA random access. Under the same setup, we extend the analysis to provide an error probability approximation in the finite block-length regime. Using numerical results, we evaluate the accuracy of the obtained expressions and their applicability to the system design and performance exploration under a range of the relevant system parameters. Second part of the thesis includes first hybrid OWC/RF system consisting of an indoor OWC and an outdoor low-power wide-area network (LP WAN) IoT system. More precisely, we analyzed a two-tier OWC/RF SA-based system focusing on a single large indoor OWC-based IoT system with a number of indoor OWC access points (APs) which act as relays to perform RF transmission to the outdoor LP WAN base station (BS). It is later extended to the case of Slotted ALOHA (SA)-inspired solution for an indoor optical wireless communication (OWC)-based Internet of Things (IoT) system containing IoT devices that exchange data with an access point (AP). Assuming that the OWC receiver at the AP exploits the capture effect. Here we derive the error probability of decoding a short-length data packet originating from a randomly selected OWC IoT device in the presence of interfering users.
Palavras chave: Análise de Desempenho;Comunicações moveis;Doutoramento em informática – novos media e sistemas ubíquos;Redes sem fio.
Áreas: Wireless communication.
Tecnologias usadas: Matlab.
Resumo: Dispositivos voadores em rede, tais como veículos aereos não tripulados (UAV), também chamados drones, equipados com camaras inteligentes estão cada vez mais a serem utilizados para formar sistemas autonomos cooperativos para realizar tarefas de fotogrametria e detecção, incluindo a captação de dados de vídeo e imagem em tempo real de alta qualidade para monitorização no terreno, vigilância e serviços de gestao de desastres. O aumento dos UAV tem sido principalmente atribuído a sua maleabilidade e oferta de grande autonomia no estabelecimento de uma rapida ligação sem fios, permitindo esforços coordenados na recuperação de informaçao crítica e sensivel ao tempo a partir de varios locais, incluindo locais em perigo para reduzir os factores de risco humano. Embora tenham sido desenvolvidos drones de camara inteligente em rede para produzir enormes quantidades de dados críticos de locais atingidos por catastrofes que precisam de ser transferidos e analisados em tempo real, o funcionamento em rede e relacionado com a comunicação, abrangendo o sistema de UAV único a uma grande rede ad hoc de UAVs (UAV-FANET) capaz de fornecer uma coordenação rápida de agentes para uma recuperação e disseminação adequadas de dados de vídeo e imagem, vem com desafios significativos, nomeadamente topologia dinamica e mobilidade rápida dos nós. Al em disso, as UAV-FANETs enfrentam desconexoes intermitentes e não disponíveis intermitentemente, em grande parte devido a sua estrutura 3D, impactando assim a qualidade dos pacotes disseminados. Determinada a enfrentar estes desafios, o principal objectivo desta tese e investigar novos sistemas de redes de camaras inteligentes voadoras capazes de capturar e transmitir imagens e vídeo de alta qualidade em grandes areas geográficas, concentrando-se não na reprodução de vídeo, mas na investigação de abordagens avançadas de redes sem fios para a transmissao de pacotes. Para este fim, o objetivo desta tese surge no seguinte: analisar o estudo de aplicabilidade de enxames de drones para rede e requisitos de computação necessários para o funcionamento eficiente de um sistema de enxame como um sistema de controlo em rede; investigar escolhas fiaveis de desenho de comunicaçoes sem fios capazes de fornecer apoio suficiente para a captura e disseminação adequadas de pacotes de vídeo e imagem em grandes UAV-FANETs; conceber e implementar um novo esquema baseado em clusters chamado Mecanismo de Clustering Dinamico com Balanceamento de Carga para realizar o clustering devido a mobilidade dos nós e à estrutura 3D, ao mesmo tempo que se abordam as restrições causadas por alterações topológicas, e em sincronia com uma função de entropia para lidar com a tolerância a falhas de cluster e sobrecargas de tráfego para uma disseminação adequada dos pacotes de dados FANETs; e finalmente, para investigar o encaminhamento híbrido interoperavel baseado na posição, onde o encaminhamento intra-cluster e capaz de evitar caminhos de encaminhamento inadequados com base num metodo de classificaçao simples, enquanto o encaminhamento entre cluster baseado em abordagens gananciosas e de regras de mao direita para reduzir a sobrecarga de mensagens e para escapar a situacões de nós vazios, para resolver desconexões intermitentes e limitações de escalabilidade em FANETs agrupadas. A avaliação experimental realizada utilizando a ferramenta de simulação NS-3 provam que as nossas novas estruturas de comunicação são capazes de fornecer uma disseminação adequada de pacotes de dados em comparação com outros mecanismos de última geracão. Em suma, as estruturas teórica e lógicas investigadas neste estudo fornecem a base para a concepção e implementação de sistemas sem fios adequados capazes de fornecer uma disseminação adequada de pacotes de vídeo e imagem em grandes FANETs de UAV.
Palavras chave: Analise de Clusters;Doutoramento em informática – novos media e sistemas ubíquos;Informática;Redes sem fio.
Áreas: ambiente;educação;sociedade.
Tecnologias usadas: C#; Python.
Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)
Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.