Quatro Balões em Linha – Projeto de Fundamentos de Programação

  • Curso: Licenciatura em Engenharia Informática, Licenciatura em Informática, Redes e Telecomunicações
  • Unidade Curricular : Fundamentos de Programação – 1º Ano | 1º Semestre
  • Ano lectivo: 2024-25
  • Docente responsável: Pedro Alves, Bruno Saraiva, Martim Mourão, Rodrigo Correia, Wellington Júnior

 

Veja o enunciado do projeto. Sim, é um vídeo!

Descrição:

  • O projeto Quatro Balões em Linha desafia os alunos a implementar uma versão do clássico jogo “Quatro em Linha”, com uma abordagem criativa onde balões, em vez de descerem, sobem devido à “gravidade invertida”.O projeto está dividido em duas fases principais:
    • Parte 1: Desenvolvimento do menu inicial e validação de dados para configuração do tabuleiro e nomes dos jogadores.
    • Parte 2: Introdução da lógica de jogo, incluindo movimentação dos balões e deteção de vitória ao formar linhas consecutivas de balões da mesma cor.

Conceitos aplicados da Unidade Curricular:

  • Estruturas de controlo: ciclos e validações
  • Manipulação de strings e entrada/saída de dados
  • Programação modular através de funções em Kotlin

Tecnologias usadas:

  • Kotlin
  • IntelliJ

 

Universidade Lusófona


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