Explore e venha assistir às apresentações públicas dos trabalhos dos Finalistas DEISI 2024!

Explore e venha assistir às apresentações públicas dos 48 Trabalhos Finais de Curso (TFCs) de 2024 do DEISI. As apresentações decorrem entre 3 e 27 de julho. Estão agrupadas em slots 9h-12h, 14h-17h e 18h30-21h30, Cada trabalho (apresentação e discussão) dura cerca de 30 min. TFCs de anos anteriores encontram-se aqui.

Certamente há tópicos de seu interesse que o inspirarão! Venha conhecer os trabalhos dos finalistas do DEISI!

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  • 3 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    Análise de dados de caudal para apoio na tomada de decisão em sistemas de distribuição de águaLeandro Pinheiro. Orientador: Maria Silva
    Em parceria com Laboratório Nacional de Engenharia Civil
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Este trabalho é realizado em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e recorrendo a dados anónimos de caudal obtidos em sistemas reais. Estes dados serão analisados através de métodos implementados em Python e de algumas ferramentas já desenvolvidas em R. Neste trabalho, serão aplicados conhecimentos e competências adquiridos nas unidades curriculares (UC) de Data Science e Probabilidades e Estatística. Ao longo deste trabalho, iremos aplicar a metodologia proposta a séries temporais de caudal de sistemas de distribuição de água, tentando obter uma série sem falhas, com passo de tempo pré-definido e normalizado entre medições. No final, pretendemos avaliar a qualidade dos dados, propondo indicadores que meçam essa qualidade

    Palavras chave: Análise de Dados; Ciência dos Dados; Dados; Estatísticas.

    Áreas: Ciência de Dados; ambiente.

    Tecnologias usadas: Pandas; Python; R Language.

  • 3 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Aplicação móvel + Rest API de / para análise estatística e produção de resultadosRodrigo Taciano. Orientador: Duarte Neves
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A versão móvel da aplicação web já existente fbtts.pt, criado e gerido pelo professor Duarte Neves, é uma plataforma de criação e validação de estratégias de apostas desportivas de futebol. A aplicação móvel permite ao utilizador consultar as suas estratégias, jogos e ligas das mesmas num dispositivo móvel.

    Palavras chave: Aplicação móvel.

    Áreas: desporto.

    Tecnologias usadas: JSON; Java; JavaScript; Kotlin; Maven; MongoDB; REST; React.js; Spring MVC.

  • 3 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    CV Tool – Plataforma de Gestão de CVsDionísio Miron. Orientador: Rui Ribeiro
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A presença da Internet e ‘Softwares’ no nosso quotidiano permitiu transformar tarefas que costumavam demorar meses, semanas e dias em poucos minutos. Este avanço das tecnologias abriu portas para uma melhor interação entre as empresas e os candidatos, facilitando o envio de anúncios diretamente para as redes sociais onde a população está mais concentrada. O aparecimento dos dispositivos móveis abriu imensas possibilidades de negócio, mas principalmente de ferramentas para apoiar empresas e impulsionar a evolução das tecnologias humanitárias. Esta aplicação permite facilitar o primeiro contacto, crucial em muitos empregos.

    Palavras chave: Aplicação móvel; Back-End; Base de Dados; Dashboard; Emprego; Engenharia Informática; Front-End.

    Áreas: empresarial; gestão.

    Tecnologias usadas: Android; Java; MySQL.

  • 3 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Desenvolvimento de aplicação de vendas em Low-CodePedro Moreira. Orientador: Rui Ribeiro
    Em parceria com Claranet
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Uma das grandes tendências no desenvolvimento de software é a utilização de ferramentas low-code. Estas, recentemente, têm sido alvo de uma grande procura pelas empresas devido à redução de custos e agilidade na implementação. Este relatório explora a ascensão das ferramentas de low-code, destacando o facto de se terem tornado essenciais na transformação digital das empresas e na otimização de processos, valorizando profissionais capacitados nessas tecnologias no mercado de trabalho. Uma das plataformas mais usadas no investimento contínuo em soluções low- code, é a Power Platform da Microsoft, que será utilizada para o desenvolvimento deste projeto. Vai assim ser desenvolvida uma aplicação baseada em Power Platform, que não só visa aproveitar os benefícios de redução de custos e de tempo de implementação associados às ferramentas low-code. Deste modo, este projeto propõe satisfazer uma necessidade do mercado e também uma solução inovadora no atual panorama tecnológico.

    Palavras chave: Aplicação; Low Code.

    Áreas: empresarial.

  • 4 de Julho de 2024, 09:00, sala Q.3.1
    Configurable knowledge-base for an intelligent tutoring system to enhance algorithmic literacy through dialogueDaniel Granja, Rodrigo Amaro. Orientador: Manuel Marques Pita
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Este projeto detalha o desenvolvimento e implementação de um sistema inovador de busca de notícias utilizando modelos de LLM(large language models). Utilizamos tecnologias avançadas como Django para desenvolvimento web, Docker para consistência de ambiente e Nginx para gestão segura de tráfego web. Implementamos programas personalizados de datascrapping para arranjar notícias de várias fontes automaticamente, garantindo sempre conteúdo atualizado. Analisamos e visualizamos os dados coletados, proporcionando insights valiosos sobre a distribuição de notícias, temas abordados, e valência de sentimentos. Além disso, reforçamos a segurança com certificação SSL/TLS e facilitamos a acessibilidade através de subdomínios DuckDNS. A arquitetura escalável do AIDiAL KB foi projetada para suportar volumes crescentes de dados e demandas de usuários.

    Palavras chave: Análise de Dados; Base de Dados; Desenvolvimento Web.

    Áreas: sociedade.

    Tecnologias usadas: CSS; Django; Docker; HTML; JavaScript; PostGreSQL; Python.

  • 4 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Otimização de recursos através de análise de chamadas de emergênciaTomé Roque. Orientador: Daniel Fernandes, Gabriela Soares
    Em parceria com INEM
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Neste projeto aperfeiçoou-se um algoritmo de regressão linear, escrito num TFC do ano letivo anterior, desenvolveu-se uma API para recolher esses valores e enviá-los para uma aplicação também desenvolvida neste projeto. Esta aplicação prevê o numero de chamadas que irá chegar ao CODU, através do numero de emergência nacional. Esta previsão é feita tendo em conta o histórico de chamadas nos últimos anos. Posteriormente aplica a equação de Erlang C para indicar quantos operadores devem estar de serviço para que nenhuma chamada fique por atender. É possível retirar relatórios PDF ou EXCEL, para o intervalo de tempo que os utilizadores inserirem. Esta possibilidade de escolha permite uma melhor gestão dos recursos humanos do INEM. De facto, a esta aplicação, chamamos de INEM Insight

    Palavras chave: Alocação de Recursos; Análise de Dados; Aplicação; Aplicação Web; Aumentar Produtividade; Base de Dados; Ciência dos Dados; Gestão de Recursos; Inteligência Artificial; Machine Learning em tempo real; Recolha de dados; Trabalho Final de Curso (TFC); Website.

    Áreas: saúde; sociedade.

    Tecnologias usadas: Bootstrap; Django; Docker; Excel; HTML; JSON; JavaScript; Machine Learning; Pandas; Python.

  • 4 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    IT4Billing POSRafael Sousa. Orientador: João Caldeira
    Em parceria com It4Billing
    Licenciatura em Informática de Gestão, 2024

    Resumo: Descubra a nova solução móvel da It4Billing! O nosso programa de faturação, já certificado pela AT, agora está disponível para dispositivos Android. Com uma aplicação fácil de usar, garantimos uma experiência de faturação simplificada e eficiente. Adapte-se às necessidades do seu negócio com a conveniência de faturar a qualquer hora e em qualquer lugar. A nossa abordagem inovadora não só melhora a experiência do utilizador, mas também aumenta a eficiência e a competitividade do seu negócio. Escolha It4Billing POS e transforme a sua faturação!

    Palavras chave: Android; Aplicação mobile para colaboradores; Front-End.

    Áreas: empresarial.

    Tecnologias usadas: Dart; Flutter.

  • 4 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Estudo de informação de ocupação de soloPedro Martins. Orientador: Daniel Fernandes, João Pedro Carvalho
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo:

    Palavras chave: Android.

    Áreas: ambiente; educação.

    Tecnologias usadas: Android; Bases de Dados; JavaScript; Kotlin; Node.js; Python; SQLite; XML.

  • 4 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    AWS Resource Management: A Private Collaborative Management PortalAlexandre Marques, António Antunes. Orientador: João Caldeira, Luís Gomes
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A cloud revolucionou a tecnologia moderna, permitindo que empresas construam negócios com uma infraestrutura que suporta diversas necessidades e possibilita distribuição em massa. A cloud é um conjunto de serviços oferecidos pela internet, como computação e armazenamento, que facilita a gestão de recursos e reduz custos. Neste ramo, a Amazon Web Services (AWS) domina o mercado, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo computação, armazenamento e serviços avançados de Machine Learning, a custos reduzidos. Contudo, a AWS é complexa e pouco user-friendly. Este TFC propõe uma solução centralizada para simplificar a gestão dos serviços da AWS através de um portal colaborativo.

    Palavras chave: Agilidade Organizacional; Alocação de Recursos; Aplicação; Aplicação Web; Arquitetura de Sistemas; Back-End; Base de Dados; Desenvolvimento de Software; Eficiência no processo; Facilidade de Gestão; Front-End; Gestão de Recursos; Node.js; Plataforma Web; Protocolos de comunicação.

    Áreas: empresarial.

    Tecnologias usadas: AWS; Express.js; HTML; HTTP Webservices; JSON; Node.js; PostgreSQL; REST; Svelte; SvelteKit; Typescript .

  • 4 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    Uber de Transporte de MercadoriasBetânia Maria Queta Silá, Felipe Guimarães Silva. Orientador: Pedro Perdigão, Rui Santos
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: O projeto "Uber de Transporte de Mercadorias" é uma plataforma digital inovadora desenvolvida para revolucionar o setor de transporte de mercadorias. Utilizando tecnologias avançadas como Spring Framework, PostgreSQL, Flutter e Google Maps API, a aplicação oferece uma solução eficiente, flexível e segura para conectar motoristas independentes a consumidores que necessitam de serviços de transporte. A plataforma destaca-se pela sua interface intuitiva, otimização de rotas em tempo real e autenticação segura via JWT. Com foco na sustentabilidade e eficiência operacional, este projeto visa transformar a logística de mercadorias, tornando-a mais acessível e adaptável às necessidades dos utilizadores.

    Palavras chave: Aplicação de transporte de mercadorias.

    Áreas: empresarial.

    Tecnologias usadas: Android; Dart; Docker; Flutter; Git; JSON; Java; PostgreSQL; REST; iOS.

  • 4 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    Aplicação Web para gestão de um ginásioWisley Costa. Orientador: Rui Santos
    Em parceria com PT Clinic
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: O projeto consiste em desenvolver uma aplicação web para a gestão do ginásio PT CLINIC, visando substituir ferramentas tradicionais como Excel e Word. A aplicação foi concebida para centralizar a gestão do ginásio, melhorando a eficiência operacional e a experiência dos utilizadores. O desenvolvimento abrangeu desde a identificação do problema até a implementação e testes. A aplicação é dividida em duas interfaces: uma para o utilizador final e outra para a administração (BackOffice). A transformação digital pretendida simplifica o agendamento de aulas, facilita o acesso a informações importantes e melhora a comunicação entre a equipa do ginásio e os clientes. A análise de viabilidade foi realizada através de inquéritos com profissionais, gestores e clientes, confirmando a necessidade da solução. A arquitetura de software utiliza o framework Django, com MySQL, HTML, CSS, JavaScript e Git, garantindo uma solução robusta e eficaz.

    Palavras chave: Acesso à Informação; Alunos; Angola; Aplicação; Aplicação Web; Desenvolvimento Web; Gestão; Informática.

    Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; JavaScript; MySQL.

  • 4 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    ScoutNowRicardo Duarte. Orientador: Rui Santos
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: ScoutNow Em resposta aos desafios enfrentados pelo Agrupamento 467 – Charneca de Caparica do Corpo Nacional de Escutas (CNE), propomos uma solução digital inovadora. Nosso projeto visa substituir métodos analógicos por uma plataforma web abrangente. Esta plataforma facilitará a gestão de membros, comunicação eficaz, e compartilhamento de informações cruciais entre secções e voluntários. Uma iniciativa essencial para promover a coesão e eficiência dentro do movimento escutista.

    Palavras chave: Aplicação Web.

    Áreas: sociedade.

    Tecnologias usadas: CSS; Django; Docker; HTML; JavaScript.

  • 4 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    O que usuários podem fazer para economizar energiaTomás Martins E André Vieira. Orientador: Wellington Oliveira
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Recolha e análise de dados sobre do consumo de energia em dispositivos móveis para indicar aos utilizadores o que podem fazer para economizar energia.

    Palavras chave: Android; Análise de Dados; Automação de testes; Eficiência; Recolha de dados.

    Áreas: Ciência de Dados.

    Tecnologias usadas: Android; Express.js; Git; Java (Android); Matplotlib.

  • 4 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Uber de MercadoriasFelipe Guimarães Silva, Betânia Queta. Orientador: Pedro Perdigão, Rui Santos
    Em parceria com Não
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: O projeto "Uber de Transporte de Mercadorias" é uma plataforma digital inovadora desenvolvida para revolucionar o setor de transporte de mercadorias. Utilizando tecnologias avançadas como Spring Framework, PostgreSQL, Flutter e Google Maps API, a aplicação oferece uma solução eficiente, flexível e segura para conectar motoristas independentes a consumidores que necessitam de serviços de transporte. A plataforma destaca-se pela sua interface intuitiva, otimização de rotas em tempo real e autenticação segura via JWT. Com foco na sustentabilidade e eficiência operacional, este projeto visa transformar a logística de mercadorias, tornando-a mais acessível e adaptável às necessidades dos utilizadores.

    Palavras chave: Aplicação de transporte de mercadorias.

    Áreas: gestão.

    Tecnologias usadas: Flutter; Java; PostGreSQL; Postman.

  • 4 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Ethical FitnessBeatriz Sampaio. Orientador: Rui Santos
    Em parceria com Xstudio
    Licenciatura em Informática de Gestão, 2024

    Resumo: Este trabalho final de curso concentra-se no desenvolvimento de uma aplicação multiplataforma utilizando Flutter e Firebase. A escolha dessas tecnologias facilitou a criação de uma solução robusta e escalável para o problema identificado, permitindo uma implementação eficiente através de metodologias ágeis. Ao longo do processo, foram enfrentados desafios como a reestruturação inesperada da aplicação original, exigindo ajustes estratégicos para garantir a entrega dentro dos prazos estabelecidos. Este projeto não só fortaleceu o conhecimento técnico, mas também destacou a importância da flexibilidade e da adaptação em projetos de desenvolvimento de software.

    Palavras chave: Android; Back-End; Base de Dados; Firebase; Firebase Cloud Functions; Flutter; IOS; Mobile; Stripe API.

    Áreas: desporto; gestão.

    Tecnologias usadas: Android; Dart; Firebase; Flutter; Stripe; iOS.

  • 4 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Engenharia de MicrosserviçosMarcelo Domingues. Orientador: Pedro Perdigão
    Em parceria com CGI TI Portugal
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A rápida evolução da tecnologia e das práticas de desenvolvimento transformou a maneira como concebemos e construímos aplicações. No centro dessa transformação encontra-se a arquitetura de microsserviços, que revolucionou a abordagem ao desenvolvimento de software. Ao invés de criar aplicações monolíticas complexas de manter e de escalar, os microsserviços permitem a divisão de uma aplicação em pequenos serviços autônomos, cada um com uma função específica, que operam de forma independente e se integram harmoniosamente. Este Trabalho Final de Curso (TFC) tem como objetivo principal destacar a importância e os benefícios da arquitetura de microsserviços. No contexto desta abordagem, surge uma solução/framework que visa acelerar o desenvolvimento de soluções com uma infraestrutura de microsserviços. Esta solução representa uma contribuição significativa para a aceleração do desenvolvimento em infraestruturas de microsserviços, permitindo que os programadores se concentrem no desenvolvimento essencial, em vez de perder tempo em configurações detalhadas ou código não essencial. A arquitetura proposta é dividida em três módulos distintos: Core, Rest e Rest API, todos desenvolvidos na sólida plataforma Java, com o apoio do Spring Framework. A escolha do Java e Spring deve-se à sua robustez, maturidade e à extensa comunidade de programadores, garantindo eficiência e segurança ao longo do processo de desenvolvimento. O módulo Core representa o cerne da arquitetura, abrigando toda a lógica dos microsserviços, sendo que é aqui estão localizados os serviços, entidades, repositórios e outros componentes vitais para o funcionamento da aplicação. Por sua vez, o módulo Rest corresponde à camada de apresentação, englobando todos os controladores e configurações relevantes. A grande inovação desta arquitetura reside no módulo Rest API, que utiliza as especificações em YAML para construção do Swagger UI (Open API Specification). Com recurso a este ficheiro YAML, conseguimos gerar automaticamente uma parte substancial do código, simplificando e acelerando o desenvolvimento. A geração automática de código, embora possa suscitar ceticismo, mantém o controlo nas mãos dos programadores, permitindo personalizações e ajustes conforme necessário. Em suma, este relatório destaca a importância e os benefícios da arquitetura de microsserviços, mostrando como essa abordagem inovadora tem o poder de revolucionar o desenvolvimento de microsserviços, tornando-o mais ágil, organizado e eficaz. A solução apresentada fornece uma estrutura completa que visa acelerar o desenvolvimento de qualquer projeto backend em Spring. Os programadores podem definir o modelo YAML a priori, e o código é gerado automaticamente, permitindo que se concentrem no desenvolvimento essencial. Esta abordagem proporciona uma vantagem significativa no desenvolvimento de microsserviços e destaca a importância de adotar uma arquitetura que permite uma escalabilidade, flexibilidade e manutenção eficazes em projetos de desenvolvimento de software.

    Áreas: empresarial.

    Tecnologias usadas: AWS; Bases de Dados; Docker; Git; Java; Maven; Programação ; REST; REST; Spring MVC; Web.

  • 5 de Julho de 2024, 09:00, sala Q.3.1
    Integração e migração de softwares legacyGuilherme Simão , Joana Gonçalves. Orientador: Pedro Serra
    Em parceria com Grupo Barraqueiro
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: O nosso Trabalho Final de Curso (TFC) foca-se na migração de software Legacy do Grupo Barraqueiro. Este projeto teve como objetivo modernizar um conjunto de ferramentas internas desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos, enfrentando desafios de compatibilidade, escalabilidade e segurança. Através da criação de um novo middleware, denominado Martelo, e da aplicação Galp, ambos desenvolvidos em tecnologias modernas como C# e ReactJS, buscámos otimizar a operação da frota de veículos do grupo. Esta modernização proporcionará uma interface mais intuitiva e uma análise de dados mais eficaz, garantindo a continuidade operacional e a inovação tecnológica no Grupo Barraqueiro.

    Palavras chave: Aplicação Web; Back-End; Base de Dados; C#; Front-End; Python; React.

    Áreas: empresarial; gestão.

    Tecnologias usadas: ASP.NET; C#; CSS; Docker; HTML; MySQL; Python; REST; React.js; Web.

  • 5 de Julho de 2024, 09:00, sala Q.3.1
    Registration and Monitoring of Civil Protection Emergency LevelsDiogo Rodrigues. Orientador: Duarte Neves, Pedro Alves
    Em parceria com Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: The State of Special Readiness (Estado de Prontidão Especial, EPE) is a system managed by the Portuguese National Authority for Emergency and Civil Protection (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ANEPC) that aims at fortifying preparatory actions for emergency interventions and diminishing their repercussions. This system is integral in strategically deploying human and material resources, establishing a state of readiness to address various incidents, such as fires and floods, effectively. The management of information pertinent to this readiness state can be further optimized. Here, I report on the development of a new web application aimed at empowering users to oversee and administer emergency levels, incident reports, and resources. This is crucial in ensuring streamlined communication and management during emergencies, potentially mitigating damage, and preserving human lives.

    Palavras chave: Aplicação Web; Automação; Back-End; Base de Dados; Eficiência; Front-End; Informática; JavaScript; Minimizar riscos; Portugal; SQL; Trabalho Final de Curso (TFC).

    Áreas: Segurança e Controlo.

    Tecnologias usadas: Java; MySQL; React.js; Spring MVC.

  • 5 de Julho de 2024, 09:00, sala Q.3.1
    VasculiteBernardo Taciano, Rodrigo Pinto. Orientador: Pedro Alves, Sofia Naique
    Em parceria com Sociadade Portuguesa de Reumatologia
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A versão móvel do pré-existente site reuma.pt, que faz a avaliação do bem-estar de doentes reumáticos. Apresenta tanto o perfil do utente, onde o utente pode preencher os questionários, como o perfil do clínico onde o clínico pode ver as respostas dadas pelos diversos utentes.

    Palavras chave: Aplicação móvel; Questionário; Recolha de dados.; Saúde Pública.

    Áreas: saúde.

    Tecnologias usadas: Dart; Flutter; Java; SQL Server; Spring MVC.

  • 9 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Portal DEISIGonçalo Nunes, Rafael Simões. Orientador: Lúcio Studer
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: O Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação (DEISI) é um departamento onde estão envolvidos alunos, professores, cadeiras, horários, etc. O que se pretende com este trabalho é, através de endpoints, de uma forma dinâmica, recolher a informação do departamento e utilizar estes dados em diversas aplicações web, a desenvolver para alunos e professores. Foram desenvolvidas duas aplicações: uma para gestão do Programa de Mentoria (na qual os utilizadores podem ser mentores ou mentorandos e registar sessões) e outra para escolha de horários universitários (na qual os alunos acedem à nossa plataforma para registarem as suas preferências de horário ou mudanças de turma/turno).

    Palavras chave: Alunos; Aplicação Web; Back-End; Base de Dados; Front-End; Python; Trabalho Final de Curso (TFC).

    Áreas: educação.

    Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; MySQL; Web.

  • 9 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Aplicação para monitorização de uma central de energia renovávelAna Beatriz Pires, Bruno Soares. Orientador: Gabriela Soares, Lúcio Studer
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Neste Trabalho Final de Curso desenvolveu-se uma aplicação Web para monitorização de uma central de produção de energia solar em que foi feita a recolha de informação sobre os equipamentos e criado um dashboard com indicadores de desempenho. Foram aplicados modelos de ciências de dados para realização de previsões do desempenho esperado dos painéis, de forma que seja possível dar aos clientes uma visão melhorada de quanto está a ser produzido no seu dia-a-dia.

    Palavras chave: Aplicação Web; Ciência dos Dados; Monitorização; Sustentabilidade.

    Áreas: ambiente; gestão; sociedade.

    Tecnologias usadas: Docker; JavaScript; MongoDB; Next.js; NoSQL; Node.js; Pandas; Python; React.

  • 9 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Plataforma Digital ADENE MOVE+Rui Mao. Orientador: Gabriela Soares, Lúcio Studer
    Em parceria com Eng. Sergio Carmo Fonseca e ADENE – Agência para Energia
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Em colaboração com a ADENE, será desenvolvida uma plataforma sobre o MOVE+, também conhecido como Mobilidade Eficiente, um sistema inovador criado pela ADENE para avaliar e classificar o desempenho energético das frotas de veículos. A sua principal função é ajudar as organizações na sua procura de uma mobilidade mais sustentável, identificando áreas de melhoria através de uma abordagem holística. A avaliação baseia-se numa escala de A+ (alta eficiência) a F (baixa eficiência) e considera quatro pilares básicos: gestão do veículo, gestão do condutor, gestão da manutenção e gestão do consumo. Para além da mera avaliação, o MOVE+ destaca-se como uma ferramenta de identificação de oportunidades de poupança de combustível, essencial para as organizações que procuram minimizar os custos operacionais e o impacto ambiental. Para além disso, o sistema permite a certificação, validando o compromisso da empresa com a eficiência energética e proporcionando-lhe uma vantagem competitiva no mercado.

    Palavras chave: Aplicação Web; Dashboard; Desenvolvimento Web; Eficiência no processo; Estruturada; Front-End; IAM, Gestão de Identidades e Acessos, protótipo, plataforma, sistemas.; Interface do Utilizador; Plataforma Web; Sustentabilidade; Website.

    Áreas: ambiente; empresarial; gestão.

    Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Django; Docker; Git; HTML; HTTP Webservices; JavaScript; MVC; Python; Web.

  • 9 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Aplicação Web MentHA DigitalMiguel Cardoso, António Ventura. Orientador: Lúcio Studer
    Em parceria com Prof. Pedro Machado dos Santos e DGS
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Pretende-se desenvolver e melhorar uma aplicação Web para cuidadores informais do protocolo MentHA (Mental Health and Aging) de avaliação neuropsicológica de pessoas mais velhas com défice cognitivo, demência leve ou transtornos dissociativos de identidade. Esta aplicação é constituída por três aplicações diferentes, MentHA COG, Protocolo MentHA e por último, o MentHA CARE. Este TFC, vai-se focar essencialmente na melhoria das três aplicações, de modo a um constante levantamento de requisitos e à medida que utilizam a aplicação recebe-se feedback e posteriormente procede-se à melhoria das aplicações. Muitas sessões com instituições parceiras do projeto vão ser importantes para a melhoria de certas aplicações e é dada a devida prioridade aos requisitos consoante os pedidos feitos pelas mesmas. O MentHA CARE é uma aplicação web de suporte aos cuidadores informais de pessoas com e sem doença mental prévia que apresentam algum comprometimento neuropsicológico e/ou demência. Esta aplicação, enquanto intervenção psicoeducativa, combina duas componentes de suporte educativo e de suporte emocional, resultante de uma aprendizagem de estratégias, que têm como o principal objetivo o desenvolvimento de conhecimentos e competências para lidar com quadros clínicos específicos e diminuir os níveis de stress, ansiedade ou depressão do cuidador.

    Palavras chave: Aplicação Web; Base de Dados; Dashboard; Desenvolvimento Web; Eficiência; Front-End; Interface do Utilizador; Recolha de dados; Software; Trabalho Final de Curso (TFC); Trabalho Final de Curso (TFC), plataforma, gestão, docentes, discentes; Usabilidade; WEB; Website.

    Áreas: Segurança e Controlo; educação; saúde.

    Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Django; HTML; JavaScript; Python.

  • 10 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Gestão de Acessos – Academia Cristiano RonaldoJoão Anacleto, Valentim Paulo. Orientador: Bruno Saraiva, João Pedro Carvalho
    Em parceria com Academia Cristiano Ronaldo – Sporting Clube de Portugal
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Desenvolvimento de uma aplicação móvel para a gestão de acessos e monitorização dos atletas na Academia Cristiano Ronaldo. A aplicação permitirá substituir o método atual, oferecendo maior segurança e controlo detalhado dos acessos. Além disso, facilitará a gestão dos atletas registados e a administração de pedidos de saída temporária ou de fim de semana. O projeto visa fornecer uma solução robusta para a academia, garantindo a segurança das informações e a eficiência na gestão de acessos.

    Palavras chave: Gestão.

    Áreas: desporto; gestão.

    Tecnologias usadas: Dart; Flask; SQL.

  • 10 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    FomeZer0André Carvalho, Miguel Pinto. Orientador: Luís Gomes
    Licenciatura em Engenharia Informática, Licenciatura em Informática de Gestão, 2024

    Resumo: FomeZer0 é uma aplicação que visa apoiar o trabalho realizado por entidades de solidariedade social, digitalizando e simplificando todo o processo de distribuição de cabazes alimentares para pessoas com essas necessidades. Esta aplicação foi desenvolvida em cima de duas premissas fundamentais, ser uma aplicação simples e intuitiva para que todas as pessoas que a tivessem de utilizar o conseguissem fazer sem grandes dificuldades. A implementação da aplicação é baseada em HTML para front-end, PHP para back-end e MariaDB para gestão da base de dados. Como aplicação de distribuição é utilizado Docker

    Palavras chave: Aplicação Web; Eficiência; Eficiência no processo; Gestão; Multiplataforma; Organização; PHP; Plataforma Web; Projeto Final; Trabalho; Trabalho Final de Curso (TFC); WEB; Web; Website.

    Áreas: gestão.

    Tecnologias usadas: CSS; HTML; MySQL; PHP.

  • 10 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Análise de padrões de compra conjunta para sistemas de recomendação numa online gift storeJoão Serralha, Henrique Aleixo. Orientador: Sofia Fernandes
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A recomendação de produtos desempenha um papel vital no panorama do comércio eletrónico atual. À medida que as lojas online continuam a crescer, este aspeto torna-se um dos principais impulsionadores do sucesso e da competitividade no mercado. No entanto, muitos sistemas de recomendação tradicionais enfrentam desafios em termos de precisão e relevância das recomendações oferecidas. Portanto, aprimorar a precisão das recomendações tornou-se um objetivo fundamental. O nosso objetivo foi a aplicação de análise de redes sociais com intuito de beneficiar os sistemas de recomendações numa gift store.

    Palavras chave: Ciência dos Dados; Informação como base estrutural; Oportunidades de melhoria; Otimização; Python; Redes Centradas no Utilizador Final; Sistema de Recolha e Filtragem de Dados; Trabalho Final de Curso (TFC); negócios.

    Áreas: empresarial; gestão; sociedade.

    Tecnologias usadas: Git; Matplotlib; Pandas; Programação ; Python.

  • 12 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    Hydro Growth ManagerPedro Lopes, Diogo Ferreira. Orientador: Daniel Silveira, João Pavia
    Licenciatura em Engenharia Informática, Licenciatura em Informática de Gestão, 2024

    Resumo: This project provides an automation system for greenhouse management, featuring a REST API backend developed in .NET CORE Web App. The system allows users to manage containers and their microcontrollers, configure desired environmental values, and control relays to maintain optimal conditions. The backend is hosted on Azure and connects to an Azure SQL Server database, while the API supports various endpoints for interacting with the greenhouse system. The frontend is developed in Laravel and provides a user-friendly interface for managing containers, microcontrollers, and desired values. The frontend communicates with the backend API to retrieve and update data, enabling users to monitor and control their greenhouse environment remotely.

    Palavras chave: Aplicação Web; Arduino; Back-End; C#; Front-End; PHP; agricultura biológica.

    Áreas: ambiente.

    Tecnologias usadas: ASP.NET; C; PHP.

  • 12 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    Aplicação Web para Creche, jardim de infânciaRicardo Gonçalves, Miguel Carreta. Orientador: José Cascais Brás
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A visão deste projeto é orientada para a inovação, fundamentada na sólida base tecnológica da framework .NET e na arquitetura MVC, integrando estrategicamente o Azure da Microsoft. A escolha do Azure destaca-se pelos benefícios em integração com o MVC, facilidade de uso e implementação eficaz de bases de dados, alinhando-se perfeitamente com o Visual Studio 2022. Essa combinação permite a criação de uma solução dinâmica, escalável e eficiente, fortalecendo a capacidade de adaptação contínua às necessidades do negócio em evolução, ao mesmo tempo em que demonstra um compromisso claro com a inovação e a excelência técnica.

    Palavras chave: Aplicação Web; Base de Dados; Web.

    Áreas: educação.

    Tecnologias usadas: ASP.NET; Bases de Dados; Bootstrap; C#; MVC.

  • 12 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Modelo IA para MISRA-CAlexandre Santos. Orientador: Daniel Silveira, Zuil Pirola
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Neste trabalho, realizamos uma análise comparativa entre os modelos GPT-4 e GPT-4O na aplicação das regras MISRA-C 2012, essenciais para garantir a qualidade e segurança do código C. Utilizando métricas de precisão, recall e outras, avaliamos o desempenho dos modelos na detecção e correção de violações das regras. As melhorias sugeridas incluem a otimização de prompts e a inclusão de uma maior variedade de exemplos de código para aprimorar a eficácia dos modelos. Este estudo visa proporcionar uma abordagem mais robusta e precisa na conformidade com as normas MISRA-C, contribuindo para o desenvolvimento de um plugin.

    Palavras chave: Automação de testes; Inteligência Artificial; Palavras-chave: Drop Project, Plugin, Kotlin, Java, IntelliJ, Submissão de Projetos, Visualização de relatórios, Testes Unitários, Automatic Assessment Tools..

    Áreas: empresarial.

    Tecnologias usadas: C; CSS; HTML; JavaScript; Machine Learning; Node.js; Typescript .

  • 12 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Sistemas de abertura de portas das salas de aulasJoão Joyce, Tiago James. Orientador: José Cascais Brás, Luís Gomes
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: O projeto "Sistemas de Abertura de Portas" (TFC DEISI 12) visa melhorar as operações diárias de docentes e alunos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, substituindo o atual sistema de requisição de chaves. Proposto por docentes da universidade, o projeto introduz um sistema de abertura de portas que elimina a necessidade do Ponto Único de Informação (PUI) para distribuição de chaves. O projeto descreve o hardware, o software e a operação do sistema necessários. O novo sistema utiliza cartões RFID emitidos pela universidade, simplificando o acesso tanto para docentes quanto para alunos, que podem solicitar salas sem precisar de chaves físicas. Apesar de o sistema atual não ser problemático para o uso diário, os docentes entrevistados apoiam a atualização. A implementação deste sistema promete maior conveniência sem comprometer a simplicidade, potencialmente melhorando a eficiência geral.

    Palavras chave: Diminuir os custos; Python; Raspberry Pi; Sensores.

    Áreas: educação; empresarial.

    Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Flask; HTML; JavaScript; MySQL; Python.

  • 15 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Analysis of Joint Purchasing Patterns for Recommendation Systems in an Online BookstoreJoana Okica. Orientador: Sofia Fernandes
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: This study analyses joint purchasing patterns to enhance e-commerce recommender systems. Using a 2006 Amazon dataset with over 500,000 products, the research explores product interactions and network analysis techniques. By leveraging Python and Gephi, a network graph is created to demonstrate the existing relations between products. The findings aim to improve recommendation algorithms, offering insights for small enterprises to better meet customer preferences.

    Palavras chave: Dados; Livros.

    Tecnologias usadas: PyTorch; Python.

  • 16 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Automação de testes para RPAAna Maria Calin. Orientador: José Cascais Brás
    Em parceria com CGI
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Automação de testes para RPA em desenvolvimento e pós produção

    Palavras chave: Aumentar Produtividade; Automação.

    Áreas: empresarial.

    Tecnologias usadas: Bases de Dados; Excel; PowerBI; RPA; SQL.

  • 16 de Julho de 2024, 18:30, sala Q.3.1
    Plugin DP para Alunos – integração com GPTMiguel Rodrigues Miranda Silva. Orientador: Bruno Cipriano, Rodrigo Correia
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: O objectivo deste TFC é melhorar o "Plugin DP para Alunos", integrando-o com GPT, através da API respectiva. Desta integração resultará a colecção de dados para efeitos científicos.

    Palavras chave: Palavras-chave: Drop Project, Plugin, Kotlin, Java, IntelliJ, Submissão de Projetos, Visualização de relatórios, Testes Unitários, Automatic Assessment Tools..

    Áreas: educação.

    Tecnologias usadas: CSS; HTML; HTTP Webservices; Java; Kotlin.

  • 22 de Julho de 2024, 09:00, sala Q.3.1
    GPT ArgMine: Leveraging Large Language Models and ChatGPT for Argumentation Mining in multi-party dialoguesLuiza Vidal Copolillo Coelho. Orientador: Manuel Marques Pita, Zuil Pirola
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: This Undergraduate Thesis proposes developing a pipeline for using GPT technology to mine arguments in online chat texts. The central point lies in the design and implementation of a system that takes advantage of GPT’s advanced capabilities to identify and analyze arguments present in virtual, multi-party dialogues. The methodology ranges from data collection and preparation to efficient integration with the GPT model, providing valuable insights into the structure and dynamics of the arguments present in these online interactions. This work aims to contribute significantly to the advancement of research around argument mining by analyzing the potential of GPT technology as an effective tool in this context.

    Palavras chave: argumentation mining; artificial intelligence; augmentation; chat gpt; conversational analysis; data annotation; education; embeddings; generative ai; machine Learning; multi-party dialogues; python.

    Áreas: Ciência de Dados; Inteligência Artificial.

    Tecnologias usadas: Excel; Git; JSON; Machine Learning; Matplotlib; NumPy; OpenAI; Pandas; Python.

  • 25 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Observatório de sustentabilidade no desportoFilipe Oliveira & Martim Monteiro. Orientador: Lúcio Studer
    Em parceria com IPDJ
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Este trabalho final de curso relata um Observatório de Sustentabilidade no Desporto, uma plataforma dedicada a ajudar as entidades desportivas nacionais a se tornarem mais sustentáveis. Criado por um grupo de estudantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), esta plataforma permite o registo e a sua monitorização de dados das suas diversas instalações desportivas, os quais serão posteriormente avaliados pela equipa do IPDJ. Isso possibilita que a sua instalação receba apoio para se tornar mais sustentável.

    Palavras chave: Aplicação Web; Website.

    Áreas: desporto.

    Tecnologias usadas: Django.

  • 25 de Julho de 2024, 14:00, sala Q.3.1
    Templates IDE ArduínoGonçalo Santos. Orientador: Sérgio Ferreira
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: A plataforma Arduíno é utilizada para fins didáticos em certas unidades curriculares do curso licenciatura em engenharia informática, unidades estas que conjugam conhecimentos das áreas da eletrotecnia e informática. Nas atividades desenvolvidas nestas unidades curriculares é frequente necessário lidar com a ligação e configuração de certos componentes eletrónicos, trabalho este que consome tempo e recursos o que limita a aprendizagem dos conhecimentos principais a adquirir nestas unidades curriculares devido ao constrangimento temporal das aulas. Para suportar estas atividades pretende-se desenvolver uma biblioteca para utilizar no Arduíno IDE que contém alguns templates para ajudar a utilizar certos componentes e funcionalidades necessários para estas atividades. Será elaborado um projeto em Arduíno a fim de demonstrar a utilização dos templates. Toda a informação destinada aos alunos estará empacotada num guião a fornecer aos mesmos.

    Palavras chave: Plataforma Arduino didática; Simplificação da configuração; Templates e guia do aluno; Unidades curriculares integradas.

    Áreas: educação.

  • 26 de Julho de 2024, 18:00, sala Q.3.1
    IoT_Lab2.0 – CGI – IndústriaAna Weng. Orientador: Rui Ribeiro
    Em parceria com CGI
    Licenciatura em Engenharia Informática, 2024

    Resumo: Este projeto explora a aplicação da Internet of Things (IoT) na indústria, visa solucionar os desafios de comunicação entre máquinas próximas fisicamente, mas distantes tecnologicamente no modelo M2M (Machine-to-Machine). O objetivo é conseguir superar a falta de interação entre essas máquinas, proporcionando uma integração eficiente para otimizar processos industriais. Adicionalmente, neste trabalho não apenas realça a aplicabilidade, mas também aborda os desafios associados aos conceitos de IoT na indústria. Propõe uma visão integrada para a gestão e otimização operacional das linhas de produção, incluindo máquinas, atuadores e sensores, consolidando informações de forma abrangente.

    Palavras chave: Aplicação móvel; Arduino; Dados; IoT; Microcontrolador.

    Áreas: empresarial.

    Tecnologias usadas: Arduino; C; C#; Dart; Firebase; Flutter.

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