Têm sido desenvolvidos no DEISI nos últimos anos mais de 100 projetos com entidades externas, importantes contributos na construção desta importante ligação entre a Universidade e a Soceidade. Apresenta-se em baixo uma lista de entidades externas com que temos tido relação e projetos que têm sido desenvolvidos. A lista compila projetos desde 2020, apesar de existirem projetos desde 2014 cuja compilação está em curso.
Resumo: Em colaboração com a ADENE, será desenvolvida uma plataforma sobre o MOVE+, também conhecido como Mobilidade Eficiente, um sistema inovador criado pela ADENE para avaliar e classificar o desempenho energético das frotas de veículos. A sua principal função é ajudar as organizações na sua procura de uma mobilidade mais sustentável, identificando áreas de melhoria através de uma abordagem holística. A avaliação baseia-se numa escala de A+ (alta eficiência) a F (baixa eficiência) e considera quatro pilares básicos: gestão do veículo, gestão do condutor, gestão da manutenção e gestão do consumo. Para além da mera avaliação, o MOVE+ destaca-se como uma ferramenta de identificação de oportunidades de poupança de combustível, essencial para as organizações que procuram minimizar os custos operacionais e o impacto ambiental. Para além disso, o sistema permite a certificação, validando o compromisso da empresa com a eficiência energética e proporcionando-lhe uma vantagem competitiva no mercado.
Palavras chave: Aplicação Web; Dashboard; Desenvolvimento Web; Eficiência no processo; Estruturada; Front-End; IAM, Gestão de Identidades e Acessos, protótipo, plataforma, sistemas.; Interface do Utilizador; Plataforma Web; Sustentabilidade; Website.
Áreas: ambiente; empresarial; gestão.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Django; Docker; Git; HTML; HTTP Webservices; JavaScript; MVC; Python; Web.
Resumo: Desenvolvimento de uma aplicação móvel para a gestão de acessos e monitorização dos atletas na Academia Cristiano Ronaldo. A aplicação permitirá substituir o método atual, oferecendo maior segurança e controlo detalhado dos acessos. Além disso, facilitará a gestão dos atletas registados e a administração de pedidos de saída temporária ou de fim de semana. O projeto visa fornecer uma solução robusta para a academia, garantindo a segurança das informações e a eficiência na gestão de acessos.
Palavras chave: Gestão.
Áreas: desporto; gestão.
Tecnologias usadas: Dart; Flask; SQL.
Resumo: A Associação Ares do Pinhal (AdP) é uma IPSS que tem como missão a intervenção junto de populações em situação de exclusão social. Pretende-se desenvolver uma aplicação móvel em Flutter que permita registar informação específica relacionada com o processo de rastreio, monitorização e tratamento da Hepatite C nos utentes desta associação. Comunicará via webservices REST com o servidor que integrará com o sistema atual da AdP.
Palavras chave: Android; Aplicação; Aplicação móvel; Base de Dados; Flutter.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter; Kotlin; MySQL.
Resumo: Este projeto consiste no desenvolvimento de um website para uma empresa de reparação de automóveis. Tendo como objetivo principal fornecer á empresa uma plataforma online que permita dar a conhecer aos clientes e ás pessoas que a procuram a empresa e o seu trabalho. Também terá um papel fundamental na ajuda de produtividade e organização da mesma permitindo serem efetuadas marcações pelo website. Irá também abranger outras áreas de trabalho e comércio contendo uma secção de venda de produtos.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; MySQL.
Resumo: The State of Special Readiness (Estado de Prontidão Especial, EPE) is a system managed by the Portuguese National Authority for Emergency and Civil Protection (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ANEPC) that aims at fortifying preparatory actions for emergency interventions and diminishing their repercussions. This system is integral in strategically deploying human and material resources, establishing a state of readiness to address various incidents, such as fires and floods, effectively. The management of information pertinent to this readiness state can be further optimized. Here, I report on the development of a new web application aimed at empowering users to oversee and administer emergency levels, incident reports, and resources. This is crucial in ensuring streamlined communication and management during emergencies, potentially mitigating damage, and preserving human lives.
Palavras chave: Aplicação Web; Automação; Back-End; Base de Dados; Eficiência; Front-End; Informática; JavaScript; Minimizar riscos; Portugal; SQL; Trabalho Final de Curso (TFC).
Áreas: Segurança e Controlo.
Tecnologias usadas: Java; MySQL; React.js; Spring MVC.
Resumo: Automação de testes para RPA em desenvolvimento e pós produção
Palavras chave: Aumentar Produtividade; Automação.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; Excel; PowerBI; RPA; SQL.
Resumo: Desenvolvimento de uma aplicação denominada por DEISI6 Business Continuity Assessment Tool
Palavras chave: Aplicação Web; Base de Dados; Front-End.
Áreas: empresarial; gestão.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; JavaScript; MySQL; Python.
Resumo: Solução que permita interligar embaixadores de organizações, e que em função de iniciativas e objetivos permita recompensar os mesmos através de pontos e aplicar conceitos de gamificação. Eventos que geram pontos que têm de ter aprovação. Os rankings deverão poder ser vistos por curso, ano, universidade ou global. A solução deverá também permitir atribuir desafios específicos aos embaixadores, dependendo da universidade, curso ou ano ou serem gerais para todos os embaixadores.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Angular; Elastic Search; Java (Android); MS-SQL; iOS.
Resumo: Solução permite registar de forma manual toda a informação de um CV. A informação deve ser estruturada e otimizada de forma a permitir buscas por critérios tão diferentes como experiência, competências, certificados, etc. De seguida pretende-se que ao receber um CV o mesmo possa ser processado automaticamente Funcionalmente além das buscas, dashboards sobre os perfis guardados, trabalhar dados guardados a geração de um CV com base num formato/template pré-definido.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Angular; CMS; MS-SQL.
Resumo: Este trabalho tem como foco a construção de uma solução end-to-end para, extrair, transformar e gerir a informação contida em curriculums vitaes (CVs), com toda a infraestrutura necessária que permita a automatização das operações do dia a dia de uma organização. Pretende-se com o auxílio de técnicas de machine learning (ML) recuperar informação e guardar CVs, em diferentes formatos, em diferentes línguas e com outros desafios da área de recursos humanos de uma forma estruturada e otimizada. A concretização da solução passa por implementar uma pipeline automática para ingestão de dados manualmente introduzidos pelos utilizadores, usando as melhores práticas de operações de machine learning (MLops), e disponibilizar serviços de ML. Numa primeira instância, junto com a pipeline construir um serviço de análise que extrai a informação de documentos. Numa segunda instância, construir um serviço para fazer a classificação de CVs com base em critérios específicos como experiência, competências, certificados, etc. Este trabalho depende de outros trabalhos finais de curso em execução pelo que nesta fase é assumido que será possível integrar a solução no fim, contudo se tal não se verificar, será preciso descobrir métodos alternativos para integração.
Palavras chave: Escassez de água; Facilitar Partilha de Informação; Monitorização; Plantas; Sustentabilidade.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Machine Learning; Python.
Resumo: Este projeto explora a aplicação da Internet of Things (IoT) na indústria, visa solucionar os desafios de comunicação entre máquinas próximas fisicamente, mas distantes tecnologicamente no modelo M2M (Machine-to-Machine). O objetivo é conseguir superar a falta de interação entre essas máquinas, proporcionando uma integração eficiente para otimizar processos industriais. Adicionalmente, neste trabalho não apenas realça a aplicabilidade, mas também aborda os desafios associados aos conceitos de IoT na indústria. Propõe uma visão integrada para a gestão e otimização operacional das linhas de produção, incluindo máquinas, atuadores e sensores, consolidando informações de forma abrangente.
Palavras chave: Aplicação móvel; Arduino; Dados; IoT; Microcontrolador.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Arduino; C; C#; Dart; Firebase; Flutter.
Resumo: No âmbito da UC de TFC, foi proposto a execução de um trabalho que visa o desenho, orquestração e monitorização de processos, isto é, prevenir possíveis erros indesejáveis de RPA’s (Robotic Process Automation). Estes são softwares que consistem na automação de processos de negócios, baseados em robôs ou em inteligência artificial. As organizações começaram a usar RPA’s para operações que não constituem o núcleo da organização. Porém, posteriormente, estes começaram a desempenhar um papel mais crucial dentro das empresas, oferecendo assim respostas mais funcionais, provocando uma dependência destes na mesma. Apesar dos RPA’s serem softwares previamente definidos e inteligentes, estes podem cometer erros cruciais para o bom funcionamento da empresa. Este projeto consiste em monitorizar, orquestrar e desenhar um método que previne todas estas discrepâncias que são colocadas pelos RPA’s. O objetivo deste trabalho final de curso foi criar um software que ofereça uma maior segurança à empresa, uma vez que estes erros podem ser notificados aos responsáveis de manutenção do sistema. O produto final consiste uma plataforma (Process Monitoring) em que os operacionais conseguem corrigir os processos incorretamente executados pelo RPA, se não for chefe de equipa. Caso o operacional seja chefe de equipa, irá receber diariamente quantas tarefas tem a realizar no dia e quantas realizou, respetivamente, no dia anterior; tal como consegue visualizar os processos que a equipa tem a realizar; e adicionar skills aos restantes membros da equipa. Enquanto o analista, consegue verificar estatísticas sobre o bom ou mau funcionamento das tarefas atribuídas às equipas, tendo assim em conta um plano mais geral dos processos que são ou não feitos. Por último, o administrador consegue ver quantas tarefas por realizar ou realizadas cada utilizador tem, alterar a equipa ou o cargo de cada utilizador, criar equipas e apagá-las e mudar o chefe de equipa. Ainda, consegue atribuir os processos às equipas, adicionar e remover skills, e aceder a todas as páginas. (hierarquia: 1-admin; 2-analista; 3-operacional). A plataforma tem uma página para reportar erros relativamente à plataforma, caso estes existam, sendo que os desenvolvedores da plataforma estarão contactáveis para a resolução de qualquer percalço.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; Python; RPA.
Resumo: Este projeto é realizado no âmbito da Innovation Lab da CGI, que visa trazer inovação tanto à Universidade Lusófona, como também à CGI. A CGI Group (Consultants to Government & Industries) é uma empresa multinacional presente em cerca de 40 países e realizam mais de 190 soluções de negócio. Em Portugal, a CGI em ambos os sectores de trabalho (Publico e Privados) tem uma presença de cerca de 75% de acionistas em todo o mercado, com uma satisfação relativa dos clientes de 9.4/10. Especializa-se em serviços de End-to-end, nas áreas de Serviços de Consultoria de Negócio/Tecnologia, Desenvolvimento e Integração de Sistemas e IT Managed Services, Business Process Services e Gestão Documental. RPA ou Robot Process Automation é um software pré-configurado que utiliza regras de negócio e atividades coreografadas pré-definidas para completar a execução autónoma de uma combinação de processos, atividades, transações e tarefas em um ou mais sistemas de software não relacionados para entregar um resultado ou serviço, em que as exceções são geridas por humanos. Essencialmente esta tecnologia é um bem maior para as organizações, substituindo a mão-de-obra por RPAs, poupando assim horas de trabalho humano, que se traduz em poupança de dinheiro pelas organizações. Estes robots, apesar de retirar empregos, fá-lo no contexto de empregos monótonos e repetitivos que não são aptos para seres humanos, tal como a revolução industrial retirou empregos que necessitavam de maior esforço físico pelos seres humanos que estavam a realizá-los. RPAs têm sido cada vez mais importantes na área de negócio dado que substituíram o ser humano na realização de tarefas críticas dentro das organizações que os implementam. Assim, foi criada dentro das organizações uma dependência enorme destes robots para o seu bom funcionamento. O desafio proposto pela CGI entende a monitorização e orquestração de processos de negócio transversais às organizações. Estes processos são compostos por tarefas que podem ser realizadas por robots, ou por humanos caso a tarefa seja demasiado especializada. Nesta componente, iremos realizar a parte Front-End desse sistema de monitorização e orquestração de negócios que irá apresentar um dashboard que ajude neste âmbito, assim como toda a informação dos processos do Back-End realizado no trabalho Robot Process Automation – Componente 1.
Palavras chave: Monitorização; Organizações; Orquestração; Processos; RPA; Repetitivos; Robots; Tarefas; Workflow; Área de Negócio.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; Python; RPA.
Resumo: Este relatório foi desenvolvido de forma a demostrar o porquê de realizar um software de Risk management para as empresas, e mostrar como é que se chegou a solução que está a ser desenvolvida. Tem também o objetivo de mostrar o que já foi desenvolvido e as suas funcionalidades. Com este software queremos simplificar a captura de riscos de projeto, tal como fazer com que a visibilidade destes riscos seja superior a por exemplo, uma folha de Excel, o que irá permitir às organizações serem mais ágeis. A solução foi desenvolvida usando Outsystems. Este projeto poderá ser uma mais-valia para as organizações que procuram um software para ajudar a supervisionar o risco dos seus projetos.
Palavras chave: Agilidade Organizacional; Aplicação; Gerenciamento de Riscos de Projetos; Solução Outsystems; Visibilidade Aprimorada.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Outsystems.
Resumo: A rápida evolução da tecnologia e das práticas de desenvolvimento transformou a maneira como concebemos e construímos aplicações. No centro dessa transformação encontra-se a arquitetura de microsserviços, que revolucionou a abordagem ao desenvolvimento de software. Ao invés de criar aplicações monolíticas complexas de manter e de escalar, os microsserviços permitem a divisão de uma aplicação em pequenos serviços autônomos, cada um com uma função específica, que operam de forma independente e se integram harmoniosamente. Este Trabalho Final de Curso (TFC) tem como objetivo principal destacar a importância e os benefícios da arquitetura de microsserviços. No contexto desta abordagem, surge uma solução/framework que visa acelerar o desenvolvimento de soluções com uma infraestrutura de microsserviços. Esta solução representa uma contribuição significativa para a aceleração do desenvolvimento em infraestruturas de microsserviços, permitindo que os programadores se concentrem no desenvolvimento essencial, em vez de perder tempo em configurações detalhadas ou código não essencial. A arquitetura proposta é dividida em três módulos distintos: Core, Rest e Rest API, todos desenvolvidos na sólida plataforma Java, com o apoio do Spring Framework. A escolha do Java e Spring deve-se à sua robustez, maturidade e à extensa comunidade de programadores, garantindo eficiência e segurança ao longo do processo de desenvolvimento. O módulo Core representa o cerne da arquitetura, abrigando toda a lógica dos microsserviços, sendo que é aqui estão localizados os serviços, entidades, repositórios e outros componentes vitais para o funcionamento da aplicação. Por sua vez, o módulo Rest corresponde à camada de apresentação, englobando todos os controladores e configurações relevantes. A grande inovação desta arquitetura reside no módulo Rest API, que utiliza as especificações em YAML para construção do Swagger UI (Open API Specification). Com recurso a este ficheiro YAML, conseguimos gerar automaticamente uma parte substancial do código, simplificando e acelerando o desenvolvimento. A geração automática de código, embora possa suscitar ceticismo, mantém o controlo nas mãos dos programadores, permitindo personalizações e ajustes conforme necessário. Em suma, este relatório destaca a importância e os benefícios da arquitetura de microsserviços, mostrando como essa abordagem inovadora tem o poder de revolucionar o desenvolvimento de microsserviços, tornando-o mais ágil, organizado e eficaz. A solução apresentada fornece uma estrutura completa que visa acelerar o desenvolvimento de qualquer projeto backend em Spring. Os programadores podem definir o modelo YAML a priori, e o código é gerado automaticamente, permitindo que se concentrem no desenvolvimento essencial. Esta abordagem proporciona uma vantagem significativa no desenvolvimento de microsserviços e destaca a importância de adotar uma arquitetura que permite uma escalabilidade, flexibilidade e manutenção eficazes em projetos de desenvolvimento de software.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: AWS; Bases de Dados; Docker; Git; Java; Maven; Programação ; REST; REST; Spring MVC; Web.
Resumo: Os testes sempre tiveram um importante papel na evolução humana e agora, na parte de desenvolvimento de aplicações, tem ainda mais. Muitos softwares vêm para facilitar e agilizar a produção de baterias de testes, no entanto, eles não estão adaptados a uma recente tecnologia do mercado, Robotic Process Automation (RPA). Levando em consideração que os testes são muito utilizados na implementação de robôs e a maior parte deles requer muito trabalho manual, como veremos no capítulo de Viabilidade e Pertinência, é imprescindível a necessidade de atenção para o assunto. RPA é uma tecnologia que vem para automatizar processos de uma maneira mais eficiente, rápida e a baixo custo, porém, assim como um software, também há a necessidade de ser testada antes de ir para um ambiente de produção. Apesar de estar em crescente evolução e sendo cada vez mais adaptada ao cenário atual das empresas, ainda existem poucos métodos e ferramentas eficazes, sendo capazes de realizar testes de processos automatizados pela tecnologia, como veremos em Identificação do Problema. Nesse projeto pretendemos compartilhar algumas ideias sobre testes de processos automatizadas em RPA e para isso a Solução Proposta foi dividida em duas etapas, na primeira fase houve o desenvolvimento de um projeto real oferecido pela empresa CGI Group, onde buscamos ao máximo manter as boas práticas relacionadas a desenvolvimentos de RPA’s, e uma segunda fase em que o foco principal foi utilizar ferramentas e técnicas para testes atuais no que foi desenvolvido anteriormente. Toda a parte de RPA foi completamente desenvolvida utilizando o software da empresa UIPath, que é atualmente é líder no mercado de automações de processos, como veremos em detalhes em Benchmark.
Áreas: empresarial.
Resumo: A aplicação web destina-se a ser uma landing page para o Centro Comercial Colina do Sol, permitindo uma visita virtual através do plugin de JavaScript – https://pchen66.github.io/Panolens/#Home ou Unity WebGL. Além da visita, deve também conter um painel administrativo de gestão das lojas, informações das mesmas e um mapeamento do centro comercial.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; JavaScript; Unity.
Resumo: O trabalho final de curso proposto é o desenvolvimento de uma aplicação web para o CeiED a pedido da professora Elsa Estrela (Diretora Executiva do CeiED). A aplicação web a ser desenvolvida tem como objetivo melhorar e simplificar a gestão de informação no centro de investigação. Foi-nos apresentado pela professora Elsa Estrela os diversos problemas atuais na gestão de informações do centro, tais como, o facto do centro usar o Excel como base de dados, preenchimento de formulários em Word com os dados dos investigadores e consequentemente enviados por email, elaboração de relatórios anuais sem qualquer tipo de solução para extrair informação da base dados, entre outros problemas mencionados ao longo do relatório. Foram mencionadas várias tecnologias para o desenvolvimento da aplicação tendo em conta as suas potencialidades para o melhoramento dos problemas mencionados. Na entrega intermédia foram definidos onze requisitos essenciais para a solução perfeita, previamente discutidos e analisados com a professora Elsa, assim como um diagrama entidade-relação e mockups da respetiva aplicação. Até à entrega final foi desenvolvida a aplicação, com todo o seu Front-end e Back- end, incluindo 9 dos 11 requisitos definidos dando importância aos de maior prioridade. Para além disso foi realizada uma sessão de testes de usabilidade com a professora Elsa, que posteriormente analisámos e ajustámos alguns requisitos e as suas prioridades de acordo com o feedback dessa sessão. Pretende-se que após a finalização da aplicação para o TFC esta continue em constante desenvolvimento, melhoria e funcionamento, com a possibilidade de ser expandido e usufruído por outros centros de investigação no futuro.
Áreas: educação; empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; Kotlin; MySQL.
Resumo: Neste trabalho final de curso é proposta a continuação do desenvolvimento de uma aplicação web para o CeiED,originalmente desenvolvida pelos nossos colegas, David Silva e Tiago Lourenço, com o objetivo de melhorar e facilitar a gestão da informação no centro de investigação, a pedido da professora Elsa Estrela (Diretora Executiva do CeiED). Foram-nos apresentadas pelo Docente Pedro Alves as funcionalidades em falta, tais como a pesquisa Atividades, gerar o relatório anual e diversas melhorias na aplicação. Pretende-se com este trabalho, resolver estes problemas e colocar uma versão em produção que permita ao CeiED atingir os objetivos que se tinha proposto originalmente. A conclusão desta aplicação web tem como objetivo melhorar e simplificar a gestão de toda a informação do CeiED. Até à entrega intermédia foram definidos dois requisitos necessários, que foram discutidos com o docente Pedro Alves.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Kotlin.
Resumo: Em parceria com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, referência de Excelência internacional, propomos uma análise e aplicação de inteligência artificial para dados de um tratamento clínico inovador. O estudo dos dados resultantes da aplicação da Toxina Botulínica para lesões do sistema nervoso central permitirá conhecimento, até então por explorar, para suporte clínico e apoio à decisão . Co-orientação da Prof. Maria Silva.
Palavras chave: Análise de dados médicos; Inteligência artificial em medicina; Toxina Botulínica e sistema nervoso central; Tratamento clínico inovador.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Excel; MySQL; Python.
Resumo: Em estreita colaboração com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), pretende-se desenvolver uma aplicação móvel que permita a pacientes com dificuldades motoras e/ou neurológicas realizar exercícios de reabilitação em casa, com acompanhamento remoto do corpo clínico. Inclui recolha de informação da evolução do paciente que será guardada numa Base de Dados para posterior análise estatística. Este trabalho será co-orientado pelo Prof. Pedro Alves.
Palavras chave: Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA); Corpo clínico; Tele-reabilitação; Utente; medicina de reabilitação.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Android; Flutter; MySQL; iOS.
Resumo: Uma aplicação móvel desenvolvida em Flutter, que visa ajudar pacientes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão que sofrem com condição de bexiga neurogénica tirando partido da telemedicina.
Palavras chave: Adversidades e soluções; Análise de dados médicos; Aplicação móvel; Autenticação; Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA); Corpo clínico; Eficiência no processo; Facilidade de Gestão; Flutter; Melhoria da Qualidade de Vida; Recolha de dados; Tele-reabilitação; Utente; medicina de reabilitação.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter; MySQL; Spring MVC.
Resumo: Uma das grandes tendências no desenvolvimento de software é a utilização de ferramentas low-code. Estas, recentemente, têm sido alvo de uma grande procura pelas empresas devido à redução de custos e agilidade na implementação. Este relatório explora a ascensão das ferramentas de low-code, destacando o facto de se terem tornado essenciais na transformação digital das empresas e na otimização de processos, valorizando profissionais capacitados nessas tecnologias no mercado de trabalho. Uma das plataformas mais usadas no investimento contínuo em soluções low- code, é a Power Platform da Microsoft, que será utilizada para o desenvolvimento deste projeto. Vai assim ser desenvolvida uma aplicação baseada em Power Platform, que não só visa aproveitar os benefícios de redução de custos e de tempo de implementação associados às ferramentas low-code. Deste modo, este projeto propõe satisfazer uma necessidade do mercado e também uma solução inovadora no atual panorama tecnológico.
Palavras chave: Aplicação; Low Code.
Áreas: empresarial.
Resumo: Com o avanço recente da tecnologia, surge um novo campo científico denominado por gastronomia computacional que resulta da combinação das ciências informáticas com o bigdata em gastronomia. A gastronomia computacional vem assim, contribuir para o desenvolvimento e expansão do conhecimento gastronómico abrindo novas possibilidades para a inovação, como por exemplo o estudo num enquadramento mundial da hipótese do food-pairing assim como, a formulação de novas hipóteses “data-driven” em gastronomia, tais como o food-bridging. Neste trabalho final de curso temos como objetivos utilizar um dataset resultante da abstração de livros de receitas tradicionais da cozinha portuguesa que nos permite: (1) analisar o enquadramento da gastronomia portuguesa relativamente às hipóteses de food-pairing e food-bridging e (2) analisar como variam estas variáveis para as diversas regiões Portuguesas. Este enquadramento da gastronomia Portuguesa até à data ainda permanecia uma pergunta científica aberta, à qual respondemos neste trabalho.
Palavras chave: Big Data; Dados.
Áreas: empresarial.
Resumo: Desenvolvimento e integração de plataformas de cibersegurança num único ambiente integrado, de suporte à deteção de eventos empresariais (redes, aplicações, autenticações, darkweb) baseado em tecnologias open source, que possam garantir uma solução única de serviço a uma empresa.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Elastic Search; Logstash; Shodan; kubernettes.
Resumo: O presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de TFC (Trabalho Final de Curso) lecionada no âmbito da Licenciatura de Informática de Gestão. O objetivo do TFC é o desenvolvimento de um projeto passando por várias etapas de entregas. Este trabalho pretende estudar os sensores e a música e desenvolver uma aplicação para o sistema operativo Android. A aplicação utiliza os sensores embutidos nos smartphones para a obtenção do movimento realizado com dispositivo e envia os dados obtidos para um controlador que irá gerar um som final. O som final será apresentado com a sample escolhida pelo utilizador e o efeito que pretende aplicar. A solução desenvolvida é feita com base numa arquitetura cliente-servidor, utilizando o protocolo de comunicação Open Sound Control. Sendo que do lado do cliente é feita a recolha dos dados dos sensores e do lado do Servidor a informação é recebida e processada. Assim, pretende-se neste relatório, mostrar todo o progresso efetuado para o desenvolvimento da aplicação InstrMusic. A solução inclui um website alojado na cloud, para suporte e distribuição da aplicação
Palavras chave: Android; Efeitos; InstrMusic; Música; Open Sound Control; Sensores; Supercollider.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Android.
Resumo: Com a evolução crescente dos vários setores do mercado, as organizações têm feito grandes investimentos na área de tecnologia, para aumentar a eficácia e eficiência dos seus serviços. No setor da saúde, mais especificamente na área farmacêutica, novas tecnologias têm vindo a ser aplicadas para ajudar os farmacêuticos a acompanharem esse progresso. Através de novas tecnologias, as farmácias passam a ser dotadas de diversas ofertas de serviços para os seus clientes. Contudo, ainda não se encontra no mercado nenhuma ferramenta que auxilie os farmacêuticos, no acompanhamento de doentes oncológicos ou idosos na toma de Suplementos Alimentares hiperproteicos e hipercalóricos. Na dissertação da Patrícia Tavares, aluna do curso de ciências farmacêuticas, foi elaborado um estudo, para descrever a experiência dos farmacêuticos no âmbito comunitário. Os resultados foram explícitos, a maior parte dos farmacêuticos afirma que é mais fácil aconselhar do que acompanhar. A falta de tempo e a inadequação dos sistemas informáticos são apresentados como problemas. Em conjunto com o Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona, neste projeto preenchemos essa necessidade, desenvolvendo um software que apoie os farmacêuticos e os nutricionistas no acompanhamento de doentes oncológicos ou idosos na ingestão de suplementos alimentares. Através desta ferramenta, os profissionais de saúde deixam de proporcionar um acompanhamento informal aos seus utentes, e passam a ter um acompanhamento direto. Para além disso, esse acompanhamento iria ser intensificado, devido à possibilidade de interação dos utentes, ao contrário das outras ferramentas existentes no mercado. A ferramenta desenvolvida armazena o histórico dos utentes. Assim, os farmacêuticos conseguem consultar a medicação tomada pelo cliente, os potenciais sintomas, duração de tratamento e outras informações e, consequentemente, recomendar o suplemento alimentar indicado. No final da fase de desenvolvimento, um piloto foi instalado em duas farmácias para explorar a sua viabilidade.
Palavras chave: Acompanhamento; Hipercalóricos; Software; Suplementos Alimentares hiperproteicos.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; Kotlin; MySQL; Spring MVC.
Resumo: A análise e monitorização da integridade estrutural é um passo importante no acompanhamento do desempenho e de segurança das infraestruturas, na área de Engenharia Civil. Esta análise é realizada por um conjunto de ferramentas que fornecem ao Engenheiro responsável pela infraestrutura dados sobre a integridade da mesma, permitindo então perceber se a estrutura se encontra estável, se precisa de reparações, ou se está à beira do colapso. Estas ferramentas geralmente contêm um extenso conjunto de acelerómetros muito sensível e preciso. No entanto também têm um custo muito elevado. A App4SHM pretende ser uma aplicação para smartphones capaz de monitorizar estruturas de Engenharia Civil, recorrendo ao acelerómetro presente no mesmo, aplicando algoritmos inteligentes (localmente ou remotamente) aos dados obtidos pelo acelerómetro para inferir o nível de risco de uma determinada estrutura. Estes dados vão ser posteriormente guardados para futuras comparações da mesma, no caso de catástrofes, onde é possível a ausência de tais ferramentas, ou para o utilizador comum, que pretenda apenas investigar, de forma expedita, a integridade de uma estrutura.
Tecnologias usadas: C; Fortran; Kotlin; Python.
Resumo: A aplicação móvel App4SHM usa o acelerómetro para capturar as vibrações das pontes e, através de algoritmos de inteligência artificial perceber o risco de dano na ponte. A aplicação está atualmente desenvolvida em Android nativo mas pretende-se que seja multi-plataforma, pelo que será migrada para Flutter. Serão igualmente adicionadas novas funcionalidades. Isto é um trabalho feito em conjunto com o departamento de engenharia civil. *Nota: Este trabalho já está atribuído*
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: Android; Flutter; iOS.
Resumo: A aplicação App4SHM tem como objetivo a assistir na análise e monitorização da integridade de estruturas, pois estes fatores podem apresentar riscos de segurança para a humanidade. A aplicação recorre ao acelerómetro integrado de um smartphone para medir a integridade estrutural através das vibrações e estes dados depois são processados por algoritmos de Machine Learning no servidor. Um engenheiro civil poderia usar a aplicação para obter dados de estruturas em investigação e indicar se a estrutura se encontra estável, se necessita de reparações ou se está à beira de colapso. A aplicação tem revelado falhas como problemas de desempenho no servidor, o facto de não poder gravar os dados obtidos no telemóvel quando não estiver ligado à rede e principalmente, a aplicação só está disponível para smartphones com Android. O presente trabalho pretende resolver estes problemas.
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: Django; Flask.
Resumo: Vacqa Mobile trata-se de uma aplicação móvel que tem como objetivo auxiliar especialistas ou médicos veterinários na avaliação da exploração leiteira sem o uso de internet. Estas avaliações (SWOT) permitem acompanhar um número diverso de bovinos para que, desta forma, seja mais fácil avaliar a produção de leite, de carne ou até mesmo corrigir eventuais alterações na saúde destes animais. Estas avaliações serão exportadas em forma de relatório PDF para que sejam facilmente visualizadas num computador ou noutro dispositivo que o utilizador deseje. A aplicação Vacqa Mobile foi desenvolvida em Flutter por João Regateiro e Marco Estevens, alunos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com a orientação do professor Pedro Alves e do professor João Cannas da Silva e segue a mesma estrutura do Vacqa International, website já familiar aos seus clientes.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Flutter.
Resumo: Foi-nos atribuído um Trabalho Final de Curso para desenvolver uma plataforma de Informação Geográfica para o Departamento de Ciência Política da Universidade Lusófona. Este TFC é realizado em colaboração com o Departamento de Ciência Política da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa. Pretende-se realizar um levantamento de cadastro dos monumentos presentes no Cemitério Dos Prazeres em Lisboa e criação de uma plataforma Web de visualização e análise via dashboards. Irão ser usadas várias APIs baseadas em SIGs (Sistema de Informação Geográfica). Este projeto irá ajudar as equipas de investigação da Lusófona, permitindo um avanço nas pesquisas do departamento referido.
Tecnologias usadas: CSS; Firebase; HTML; JavaScript.
Resumo: O projeto MentHA – Mental Health and Aging (https://mentha-digital.herokuapp.com/) visa o treino cognitivo de adultos mais velhos com demência. Pretende-se continuar o desenvolvimento das aplicações desenvolvidas em TFCs anteriores. O trabalho irá consistir na integração de novas funcionalidades, acompanhamento da sua aplicação nos parceiros do projeto (Cruz Vermelha Portuguesa, FamiliarMente,Elo Social,ASMAL,ADEB,GIRA) e introdução de melhorias sugeridas. Trabalho já atribuido.
Tecnologias usadas: CSS; Django; JavaScript.
Resumo: No âmbito do projeto MentHA – Mental Health and Aging (https://mentha-digital.herokuapp.com/), o programa MentHA CARE é um programa psico-educativo para cuidadores de adultos mais velhos com demência. Pretende-se continuar o desenvolvimento da aplicação web desenvolvida em TFC anterior, integrando funcionalidades, acompanhando a sua utilização pelos parceiros (Cruz Vermelha Portuguesa, FamiliarMente,Elo Social,ASMAL,ADEB,GIRA) incluindo melhorias sugeridas. Co-orientação: Pedro M.Santos
Tecnologias usadas: CSS; Django; JavaScript; Python.
Resumo: Pretende-se desenvolver e melhorar uma aplicação Web para cuidadores informais do protocolo MentHA (Mental Health and Aging) de avaliação neuropsicológica de pessoas mais velhas com défice cognitivo, demência leve ou transtornos dissociativos de identidade. Esta aplicação é constituída por três aplicações diferentes, MentHA COG, Protocolo MentHA e por último, o MentHA CARE. Este TFC, vai-se focar essencialmente na melhoria das três aplicações, de modo a um constante levantamento de requisitos e à medida que utilizam a aplicação recebe-se feedback e posteriormente procede-se à melhoria das aplicações. Muitas sessões com instituições parceiras do projeto vão ser importantes para a melhoria de certas aplicações e é dada a devida prioridade aos requisitos consoante os pedidos feitos pelas mesmas. O MentHA CARE é uma aplicação web de suporte aos cuidadores informais de pessoas com e sem doença mental prévia que apresentam algum comprometimento neuropsicológico e/ou demência. Esta aplicação, enquanto intervenção psicoeducativa, combina duas componentes de suporte educativo e de suporte emocional, resultante de uma aprendizagem de estratégias, que têm como o principal objetivo o desenvolvimento de conhecimentos e competências para lidar com quadros clínicos específicos e diminuir os níveis de stress, ansiedade ou depressão do cuidador.
Palavras chave: Aplicação Web; Base de Dados; Dashboard; Desenvolvimento Web; Eficiência; Front-End; Interface do Utilizador; Recolha de dados; Software; Trabalho Final de Curso (TFC); Trabalho Final de Curso (TFC), plataforma, gestão, docentes, discentes; Usabilidade; WEB; Website.
Áreas: Segurança e Controlo; educação; saúde.
Tecnologias usadas: Bases de Dados; CSS; Django; HTML; JavaScript; Python.
Resumo: O projeto MentHA tem como objetivo desenvolver acções que contribuam para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de adultos mais velhos com patologia mental crónica e dos seus cuidadores formais e informais, promovendo a saúde mental na comunidade. Com este projeto pretende-se desenvolver e implementar uma plataforma digital que permita desenvolver, aperfeiçoar e validar por via remota a intervenção psico-educativa MentHA CARE, destinada aos seus cuidadores informais dos beneficiários do programa de estimulação cognitiva, tendo em consideração as diferentes necessidades de saúde e de contexto. Permitirá ao mentor criar e gerir conteúdos ou atividades de grupo, tais como: o registo de cuidadores e moderadores, a criação de eventos, fóruns ou quizzes. Com a participação no Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais, espera-se que o cuidador diminua os seus níveis de ansiedade e depressão, assim como os efeitos da sobrecarga resultantes do ato de cuidar e, por outro lado, seja capaz de potenciar estratégias de coping e as redes sociais de apoio.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Bootstrap; Django; HTML; JavaScript; Python.
Resumo: Pretende-se desenvolver uma aplicação Web para a transformação digital do protocolo MentHa (Mental Health and Aging) de avaliação neuropsicológica de pessoas mais velhas com défice cognitivo ou demência leve. O protocolo é constituído por um conjunto de testes, devendo a aplicação permitir registar avaliadores e pacientes, gerir e aplicar testes, criar relatórios e fazer análise comparativa de dados.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; CSS; Django; HTML; Python; SQLite.
Resumo: Pretende-se que se realize um projeto ao longo do ano letivo, como objetivo da unidade curricular do Trabalho Final de Curso. Ao longo da realização do projeto, exige-se o cumprimento de algumas etapas, começando na atribuição de temas aos alunos e acabando no relatório final, tornando este projeto um fluxo contínuo e organizado, de modo a cumprir os requisitos e as etapas que o caracterizam. Há alguns anos nasceu o projeto MentHA, com o objetivo de criar um programa que pudesse fornecer uma avaliação de demências, doenças mentais e incapacidade intelectual em pessoas mais velhas, promovendo a saúde mental na comunidade. Pretende-se, com este trabalho, fornecer uma base de dados capaz de armazenar dados e organizá-los, por exemplo, através de gráficos para uma avaliação mais eficiente. Para isso, será desenvolvida uma aplicação web que imple- mente o protocolo de avaliação MentHA, que, para além de registar a informação e disponibilizar os testes a realizar aos pacientes, irá apresentar os resultados da avaliação de forma avançada, através de um dashboard. Este irá permitir ao Revisor analisar os resultados e avaliar o cliente. Este projeto está dividido em dois trabalhos que se complementam, sendo o apresentado responsável pela criação da aplicação, website, mecanismos de registo de utilizador e paciente, criação e realização de testes ao mesmo. O outro responsável pela análise e cotação da avaliação, assim como a sua representação gráfica e relatório.
Áreas: empresarial; saúde.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; Python.
Resumo: Para o desenvolvimento do projeto para o trabalho final do curso, foi criada uma aplicação móvel que permite a requisição de livros de uma biblioteca escolar. Nesse contexto, o trabalho foi realizado em parceria com uma entidade externa, a Escola Secundária de Camarate. Partindo deste enquadramento, pretendo com este trabalho reportar o desenvolvimento de uma solução móvel para um sistema de gestão de informação para facilitar na eficiência e praticidade de quem gere a requisição de livros em uma biblioteca escolar, tornando os processos mais ágeis e eficazes, trazendo benefícios aos seus utilizadores (alunos, professores e funcionários da entidade externa). O sistema foi implementado visando atender as necessidades da biblioteca, dando suporte às atividades inerentes ao ambiente da própria biblioteca, com o objetivo de atrair os utilizadores para usufruírem de modo frequente o que a biblioteca pode oferecer, através da integração da tecnologia digital.
Palavras chave: Android; Biblioteca escolar; Gestão; Livros; Requisição.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: Firebase; Flutter.
Resumo: Criação de solução tecnológica que facilite a deteção, diagnóstico e/ou correção/mitigação de doenças oculares. O Objetivo é fazer evoluir os processos de deteção e diagnóstico ou, em determinados casos o suporte das novas tecnologias à mitigação e correção de algumas dessas doenças.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: C; PyTorch; Python; TensorFlow.
Resumo: O trabalho final de curso proposto é o desenvolvimento de um programa para o Departamento de Direito da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias a pedido da Prof. Carolina Silva. O programa a desenvolver tem como objetivo facilitar e simplificar a investigação decorrente sobre padrões face às decisões dos juízes. Por exemplo, pretende-se saber se diferentes juízes, perante circunstâncias iguais tomam decisões diferentes. As principais questões levantadas pela Prof. Carolina Silva sobre o tratamento dos processos judiciais prendem-se com a grande quantidade de processos, objeto de tratamento, o tempo requerido, a dificuldade no estabelecimento de critérios de filtragem objetivos e a fiabilidade da filtragem efetuada. O programa vai permitir a recolha de informação relativa a processos judiciais, seguido de uma listagem e filtração dos mesmos. Pretende-se que após a finalização do trabalho final de curso, este continue em constante desenvolvimento para uso de outras equipas de investigação de direito. O trabalho estará dividido em 2 fases. Na primeira fase, será apenas desenvolvido o formulário de recolha de dados dos processos e inserção na base de dados. Na segunda fase, será desenvolvida a funcionalidade de consulta e filtragem dos dados. Este trabalho resultou na criação de um Website, usando a tecnologia Spring, que permite submeter, listar, editar e filtrar processos judiciais.
Palavras chave: Análise de Decisões Judiciais; Aplicação; Plataforma de Consulta e Análise Jurídica; Sistema de Recolha e Filtragem de Dados; Tratamento de processos.
Áreas: educação; sociedade.
Tecnologias usadas: HTML; Kotlin; Spring MVC.
Resumo: Este relatório tem como objetivo, detalhar/descrever o Trabalho Final de Curso que me foi atribuído, após a minha candidatura, pelo docente Rui Ribeiro em colaboração com uma entidade externa, a Federação Portuguesa de Andebol. A finalidade deste trabalho é a de atualizar a forma de analise e os relatórios da FPA, cujo objetivo é a gestão orçamental da mesma, para Business Intelligence Open Source[1], utilizando a plataforma Pentaho Community Edition[2]. Esta gestão, de uma forma simplória, é feita tendo como referência os dados do orçamento anual, fornecidos pela FPA em comparação com os dados da base de dados da contabilidade (SAGE), fornecendo assim a possibilidade de criar relatórios para apresentação do mesmo. Devido a uma reestruturação dos sistemas informáticos da FPA, não foi possivel implementar a comparação com os dados da base de dados, visto que neste momento estes dados estão inacessiveis.
Resumo: O Poomsae Tournament Refereeing (PTR) é um website com o principal objetivo de auxiliar os torneios de Taekwondo [1] na vertente de Poomsaes [2]. Este é necessário, devido a terem sido praticados com a utilização de um software que, por vezes, não cumpre os requisitos necessários ao bom funcionamento das provas, afetando negativamente, a experiência por parte de todos os intervenientes. O corrente projeto surge com a intenção de auxiliar a Federação Portuguesa de Taekwondo (FPTaekwondo) [3] a gerir, de uma melhor forma, as provas relacionadas com a vertente de Poomsae, consistindo na criação de um website, onde será possível a visualização de todos os torneios realizados no passado, presente e futuro. Além disso servirá como plataforma de criação, de torneios e de ferramenta de avaliação de atletas por parte de juízes.
Resumo: Desenvolvimento e solução Web para suporte a instituições que efectuam distribuição alimentar no âmbito de apoio à comunidade A solução deverá fazer gestão de existências, aplicar regras de distribuição e manter históricos. Existe componente importante de protecção de dados pessoais Solução deverá se desenvolvida em modelo web ou cloud, com interface intuitiva e leve e garantir facilidade de distribuição (ambiente Docker) Linguagem de desenvolvimento e SGBD a definir
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Apache JMeter; CSS; Docker; PHP; RGPD.
Resumo: O nosso Trabalho Final de Curso (TFC) foca-se na migração de software Legacy do Grupo Barraqueiro. Este projeto teve como objetivo modernizar um conjunto de ferramentas internas desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos, enfrentando desafios de compatibilidade, escalabilidade e segurança. Através da criação de um novo middleware, denominado Martelo, e da aplicação Galp, ambos desenvolvidos em tecnologias modernas como C# e ReactJS, buscámos otimizar a operação da frota de veículos do grupo. Esta modernização proporcionará uma interface mais intuitiva e uma análise de dados mais eficaz, garantindo a continuidade operacional e a inovação tecnológica no Grupo Barraqueiro.
Palavras chave: Aplicação Web; Back-End; Base de Dados; C#; Front-End; Python; React.
Áreas: empresarial; gestão.
Tecnologias usadas: ASP.NET; C#; CSS; Docker; HTML; MySQL; Python; REST; React.js; Web.
Resumo: Este TFC tem como objetivo analisar as chamadas que são realizadas para o 112, de forma a poder-se perceber alguma da sua casuística que poderão ser utilizadas na implementação de ações de otimização dos recursos. Co-orientação: Iolanda Velho
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Python.
Resumo: Neste projeto aperfeiçoou-se um algoritmo de regressão linear, escrito num TFC do ano letivo anterior, desenvolveu-se uma API para recolher esses valores e enviá-los para uma aplicação também desenvolvida neste projeto. Esta aplicação prevê o numero de chamadas que irá chegar ao CODU, através do numero de emergência nacional. Esta previsão é feita tendo em conta o histórico de chamadas nos últimos anos. Posteriormente aplica a equação de Erlang C para indicar quantos operadores devem estar de serviço para que nenhuma chamada fique por atender. É possível retirar relatórios PDF ou EXCEL, para o intervalo de tempo que os utilizadores inserirem. Esta possibilidade de escolha permite uma melhor gestão dos recursos humanos do INEM. De facto, a esta aplicação, chamamos de INEM Insight
Palavras chave: Alocação de Recursos; Análise de Dados; Aplicação; Aplicação Web; Aumentar Produtividade; Base de Dados; Ciência dos Dados; Gestão de Recursos; Inteligência Artificial; Machine Learning em tempo real; Recolha de dados; Trabalho Final de Curso (TFC); Website.
Áreas: saúde; sociedade.
Tecnologias usadas: Bootstrap; Django; Docker; Excel; HTML; JSON; JavaScript; Machine Learning; Pandas; Python.
Resumo: Desenvolvimento de servicos de gestão de plataforma de Gestão de Tuk Tuk. Conceitos: 1- Um turista pode escolher roteiros de viagens 2- Um condutor de tuk tuk define roteiros, recebe pagamentos 3- Plataforma retém fee de comissão 4- Plataforma Web de gestão de turistas e condutores
Áreas: empresarial; turismo.
Tecnologias usadas: AWS API Gateway; AWS Cognito; AWS PaaS .
Resumo: Oferecer a melhor qualidade de serviço em animação turística. BestRide tem como objetivo rentabilizar tempo e dinheiro para profissionais e clientes, ser um suporte de gestão, referência cultural, integrar a oferta nacional numa única plataforma, vender, analisar e avaliar a diversidade existente para também criar novos passeios e experiências em áreas por vir explorado dentro e fora das aldeias / cidades, de modo online e offline; trabalhar em parceria com fornecedores de produtos / serviços importantes para estes públicos, contribuir para aumentar as exportações nacionais, de- sonerar municípios, polícia, proteção civil; integrar a comunidade académica no desenvolvimento e continuidade da plataforma.
Áreas: turismo.
Tecnologias usadas: Ionic; JavaScript.
Resumo: O negócio de Tuk Tuk’s está em constante crescimento e também em expansão para diversas cidades deste Portugal. Com esta expansão apareceu a necessidade de organizar o negócio e é esse o principal objetivo desta aplicação chamada BestRide, A aplicação tem como outros objetivos, como por exemplo, garantir a pessoas que não conhecem nada de uma certa cidade marcarem viagens por essas cidades por guias que as conhecem. Com esta aplicação há também uma avaliação e constante mudanças nos roteiros e guias, o que permite oferecer o melhor serviço e conforto para todos os envolvidos, o que incluí as empresas, turistas e guias.
Áreas: sociedade; turismo.
Tecnologias usadas: AWS; MySQL; Python.
Resumo: Buddy Abroad é uma plataforma mobile constituída por uma aplicação que pretende renovar a forma de olhar para o turismo convencional que até hoje temos visto, proporcionando ao utilizador uma nova experiência mais interativa e descontraída. A ideia é procurar oferecer experiências mais genuínas e atrativas aos turistas sendo acompanhados por habitantes nativos, em percursos personalizados e horários flexíveis a preços atrativos. O grande desafio será conquistar turistas que procurem uma estadia mais enriquecedora, promovendo interações socioculturais ao mesmo tempo que aprofundam o conhecimento sobre a história local
Áreas: turismo.
Tecnologias usadas: CSS; HTML; JavaScript; Node.js.
Resumo: A Buddy Abroad pretende ser uma solução mobile, constituída por duas aplicações(A de turistas e a de buddies) e um painel de controlo de administrador, que propõem conciliar, os novos padrões de consumo consequentes da nova realidade imposta pela COVID-19, com a ausência no mercado de uma aplicação de viagens capaz de ligar o desejo que os turistas têm de experiências genuínas, únicas e personalizadas, com residentes locais, disponíveis e aptos para satisfazer este desejo. A solução final da Buddy Abroad ambiciona disponibilizar aos clientes, uma plataforma onde será possível a criação de visitas e a gestão destas mesmas, pelos buddies (guias) e procura, agendamento e compra das visitas pelos turistas. Esta solução irá também facultar aos gestores uma plataforma de gestão e monitorização através de um painel de controlo.
Tecnologias usadas: CSS; Firebase; HTML; Ionic; JavaScript.
Resumo: A Buddy Abroad pretende ser uma solução mobile, constituída por duas aplicações, a de turistas e a de buddies (guias turísticos) e um painel de controlo de administrador, que propõe conciliar os novos padrões de consumo consequentes da nova realidade imposta pela COVID-19, com a ausência no mercado de uma aplicação de viagens capaz de satisfazer o desejo de experiências genuínas e personalizadas, com residentes locais. A solução final da Buddy Abroad pretende disponibilizar aos seus clientes, uma plataforma onde será possível a criação de roteiros, permitindo aos buddies criar e personalizar o seu roteiro podendo depois os turistas agendar e comprar as visitas. Esta aplicação irá também permitir aos gestores, através de uma plataforma de gestão, gerir e monitorizar a aplicação. Neste trabalho continuar-se-á o desenvolvimento da aplicação que foi iniciada o ano passado, e pretende-se aprimorar as funcionalidades já desenvolvidas, bem como desenvolver novas funcionalidades.
Áreas: turismo.
Tecnologias usadas: Django; Postman.
Resumo: Para este TFC, foi nos dada a oportunidade de nos juntarmos à equipa de desenvolvimento do projeto Buddy Abroad, que consiste numa aplicação móvel, que é subdividida em duas funcionalidades, a dos turistas (ao acesso de todo o utilizador que instale a app) e a dos “buddies” (que apenas está ao alcance de utilizadores que pretendam ser guias), e um painel de controlo de administrador. O objetivo desta aplicação visa facilitar o turismo, devido à atual situação imposta pelo COVID-19, e à não existência de concorrência de aplicações de turismo por parte das grandes empresas, consequentemente o Buddy Abroad objetiva conectar o interesse que os turistas têm por experiências autênticas, únicas e personalizadas, com “buddies” conceituados, cientes e disponíveis para satisfazer esse desejo. A solução proposta para o projeto Buddy Abroad pretende possibilitar aos seus utilizadores, uma aplicação onde sejam possíveis o agendamento e a compra de excursões únicas, por parte dos utilizadores aos destinos já pré-existentes na aplicação, aos quais os “buddies” se propõem para conduzir/guiar a viagem em questão. Esta aplicação também permite aos gestores administrar e monitorizar a plataforma através de um painel de controlo.
Palavras chave: Conexão personalizada; Plataforma inovadora; Turismo autêntico.
Áreas: sociedade; turismo.
Tecnologias usadas: Ionic.
Resumo: O objetivo final deste Trabalho Final de Curso é desenvolver e implementar todos os aspetos e funcionalidades de uma Marketplace em que o objetivo é promover a venda de produtos e serviços de vários tipos de conteúdo digital de diversos criadores através da internet. A plataforma também deve incluir a gestão dos fornecedores, tais como jornalistas, redatores e outros produtores de conteúdos. O Content Marketplace Platform deverá permitir a aquisição de produtos (artigos de blog, artigos de opinião, e-books, casos de sucesso, etc.), que serão desenvolvidos por uma equipa especializada na produção de conteúdos TI, e a gestão da produção do conteúdo será realizada na plataforma através de uma área de produção. Dado o problema, o âmbito deste projeto consiste no desenvolvimento e implementação de todas as funcionalidades definidas previamente nos requisitos originais do projeto, incluindo o frontend, baseado no protótipo original, e um backend, com a criação de um modelo de dados. O desenvolvimento desta plataforma é conseguido através de uma análise dos requisitos definidos, do protótipo e das funcionalidades necessárias. A partir desta análise, serão identificadas as melhores soluções e métodos de desenvolvimento de forma a implementar com sucesso as funcionalidades definidas previamente, assim como acrescentar novas funcionalidades de forma a melhorar a plataforma.
Palavras chave: Dados; Internet.
Tecnologias usadas: C#; SQL Server.
Resumo: Atualmente, num mundo em que diariamente surgem novas linguagens de programação, novas tecnologias e uma exigência enorme que é imposta às empresas de forma a que, por um lado, se mantenham na vanguarda da tecnologia para permitir responderem aos desafios cada vez mais difíceis com que são confrontadas, mas também que internamente consigam ter processos cada vez mais automatizados. Devido a esta exigência, as empresas são confrontadas com novas formas de trabalhar e novas ferramentas de trabalho. Visto a empresa Infraestruturas de Portugal ser uma empresa de grande valor em Portugal, esta exigência torna-se ainda maior e uma das formas de a combater é atualizando as suas ferramentas de trabalho. Não só por uma questão de performance e refatorização, mas também por uma questão de manutenção que é mais facilmente permitida por tecnologias mais recentes, como é o caso da OutSystems. Esta tecnologia consiste numa framework de desenvolvimento low- code web e mobile. As alternativas a esta tecnologia e os seus pontos fortes são explorados no capítulo 2. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver aplicações já existentes na empresa Infraestruturas de Portugal usando a tecnologia OutSystems, de forma a fazer desenvolvimentos para resolver necessidades e satisfazer requisitos reais da empresa, permitindo-me experienciar um ambiente de desenvolvimento empresarial. Outro objetivo é divulgar também esta tecnologia low-code na universidade, pois acho que seria interessante haver uma aposta nesta plataforma que permite ter outra perspetiva sobre o desenvolvimento de aplicações e websites.
Palavras chave: Low Code; Mobile; Solução Outsystems; Web.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: HTML.
Resumo: Este trabalho final de curso relata um Observatório de Sustentabilidade no Desporto, uma plataforma dedicada a ajudar as entidades desportivas nacionais a se tornarem mais sustentáveis. Criado por um grupo de estudantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), esta plataforma permite o registo e a sua monitorização de dados das suas diversas instalações desportivas, os quais serão posteriormente avaliados pela equipa do IPDJ. Isso possibilita que a sua instalação receba apoio para se tornar mais sustentável.
Palavras chave: Aplicação Web; Website.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Django.
Resumo: Um dos pontos mais importantes, se não o mais importante, em qualquer empresa ou posto de trabalho, é a informação. A informação é a base de qualquer estrutura, precisamos de informação antes de iniciar algum trabalho, precisamos de formação antes de qualquer nova função que se resumo a expor a informação e absorver essa informação, precisamos de informação antes de iniciar qualquer projeto profissional ou académico. O nosso projeto final de curso irá possibilitar o recolher de informações aos colaboradores da empresa Integer a partir de uma aplicação mobile. A aplicação mobile tem como alvo todos os funcionários da empresa e de disponibilizar aos mesmos funcionalidades como verificar as timesheets, férias marcadas, noticias publicadas pela empresa, como informações de novos eventos internos ou clientes da empresa. Como os colaboradores podem estar associados a mais do que um projeto, algumas das funcionalidades poderão ter a possibilidade de filtro, como as timesheets e férias marcadas onde existe a necessidade de registar as horas e férias em cada projeto em que o colaborador exerce funções. A aplicação disponibiliza de uma funcionalidade de login por email, em que o domínio tem de ser obrigatoriamente o domínio da empresa Integer o que limita os registos aos emails do respetivo domínio.
Palavras chave: Acesso à Informação; Comunicação Interna; Eficiência; Mobilidade.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Flutter; React.
Resumo: No âmbito da cadeira de Trabalho Final de Curso, da licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, foi-nos proposto o desenvolvimento de um sistema de streaming de vídeo e áudio, simulando um sistema de segurança ou um monitor de criança, tendo também a capacidade de efetuar gravações de um período pré-definido. O projeto do sistema de streaming veio com o objetivo de substituir o projeto proposto inicialmente que consistia numa parceria com a empresa Intelligent Algorithms Technologies, projeto este que foi descartado devido a falta de comunicação por parte da empresa. O projeto inicial consistia num sistema de envio e receção de dados via streaming para o servidor da empresa em parceria, mesmo este ter sido descontinuado, foi utilizado como base para o projeto atual, que será abordado neste relatório. Para o desenvolvimento do projeto abordado, serão utilizadas ferramentas open source, Python e os componentes são constituídos por um Raspberry Pi, um microfone e uma câmara.
Palavras chave: Open Source; Python; Raspberry Pi; Streaming.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Python.
Resumo: Nos dias atuais a tecnologia está presente em diversas áreas, já não se relaciona tecnologia apenas com computadores e seus softwares. Uma das áreas na qual está aparente o seu crescimento: desporto. Este trabalho pretende unir o desporto com a tecnologia, a partir do desenvolvimento de uma aplicação móvel para avaliação de provas de Wakeboard. Esta aplicação tem a intenção de permitir aos juízes selecionarem manobras feitas por atletas, introduzir pontuações de provas e auxiliar os mesmos com uma visão geral das classificações em tempo real. O principal desafio desta aplicação será na rapidez que os atletas realizam manobras, as manobras são feitas em questão de segundos. Portanto a aplicação deverá levar em conta que o tempo dos juízes é importante. Sendo assim a solução desenvolvida foca em mudar como é feito avaliação de manobras. Onde atualmente os juízes precisam tomar nota em um papel do nome da manobra e outras informações pertinentes. A solução que a aplicação trás, será selecionar as manobras já dispostas em um ecrã apartir de uma árvore e com auxílio de botões complementares, criando assim o processo de avaliação mais rápido.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Android.
Resumo: Numa competição de wakeboard, os atletas são distribuídos de acordo com categorias e competem entre si em grupos. Os vencedores de cada grupo passam às fases seguintes até chegarem à final. Este trabalho irá focar-se no desenvolvimento do backend e no módulo PWA (frontend) para inserção das avaliações dos juízes.
Palavras chave: Aplicação; Back-End; Distribuição dos atletas; Front-End; Heat; Heat System; Provas.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Django; JSON; REST; React.
Resumo: Numa competição de wakeboard, os atletas são distribuídos de acordo com categorias e competem entre si em grupos. Os vencedores de cada grupo passam às fases seguintes até chegarem à final. Este trabalho irá focar-se sobretudo no desenvolvimento do frontend para esta aplicação.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: CSS; Git; HTML; JavaScript; REST; React; XML.
Resumo: O presente trabalho pretende o desenvolvimento de um sistema inteligente, que auxilie competições de Wakeboard fazendo, um organização específica, entre os diferentes atletas que estão a competir, através de baterias (heats), e uma atualização direta de pontuações/lugares para cada atleta, tem também a possibilidade de adicionar/remover/editar as várias entidades presentes no software, ou seja, entidades necessárias no desporto de Wakeboard. É possível fazer os mesmos processos para eventos/competições. Este software tem como objetivo ser utilizado pela International Waterski & Wakeboard Federation (IWWF). O software irá ser desenvolvido em Django. Iniciando com a extração de uma base de dados onde estão armazenados os dados dos atletas. Após a extração estar concluída, passamos ao preenchimento das nossas tabelas com a informação que vai ser utilizada no processo. Com as tabelas preenchidas devidamente, conseguimos criar os eventos/competições, bem como alterar dados de atletas, dependendo dos resultados obtidos no evento. Os eventos irão alterar o lugar dos atletas nos ranking existentes.
Áreas: desporto.
Tecnologias usadas: Django; Python.
Resumo: Descubra a nova solução móvel da It4Billing! O nosso programa de faturação, já certificado pela AT, agora está disponível para dispositivos Android. Com uma aplicação fácil de usar, garantimos uma experiência de faturação simplificada e eficiente. Adapte-se às necessidades do seu negócio com a conveniência de faturar a qualquer hora e em qualquer lugar. A nossa abordagem inovadora não só melhora a experiência do utilizador, mas também aumenta a eficiência e a competitividade do seu negócio. Escolha It4Billing POS e transforme a sua faturação!
Palavras chave: Android; Aplicação mobile para colaboradores; Front-End.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter.
Resumo: Este trabalho é realizado em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e recorrendo a dados anónimos de caudal obtidos em sistemas reais. Estes dados serão analisados através de métodos implementados em Python e de algumas ferramentas já desenvolvidas em R. Neste trabalho, serão aplicados conhecimentos e competências adquiridos nas unidades curriculares (UC) de Data Science e Probabilidades e Estatística. Ao longo deste trabalho, iremos aplicar a metodologia proposta a séries temporais de caudal de sistemas de distribuição de água, tentando obter uma série sem falhas, com passo de tempo pré-definido e normalizado entre medições. No final, pretendemos avaliar a qualidade dos dados, propondo indicadores que meçam essa qualidade
Palavras chave: Análise de Dados; Ciência dos Dados; Dados; Estatísticas.
Áreas: Ciência de Dados; ambiente.
Tecnologias usadas: Pandas; Python; R Language.
Resumo: Eu tenho duas lojas destas e pretendemos criar uma plataforma que ajude a fazer a gestão da parte de engomadoria e também para gerir as máquinas de lavar e secar. Pretendemos que a plataforma nos diga a disponibilidade das máquinas (se estão a ser utilizadas ou não.), queremos fazer uma área onde trabalhadores podem logar as suas entradas e saídas, gerir as peças que entram para a engomadoria, estatísticas de quantas peças cada funcionário passa por dia.
Palavras chave: Aplicação Web; Gestão de informação em lavanderia; Privacidade e segurança dos dados; Soluções administrativas e operacionais.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Bootstrap; C#; CSS; HTML; JavaScript; MVC; SQL.
Resumo: As redes de comunicação móvel têm a responsabilidade de garantir que os seus utilizadores permanecem sempre conectados. Esta responsabilidade requer uma atenção especial por todas as operadoras responsáveis pelas mesmas. As redes de comunicação móvel têm como meio de transmissão o canal rádio e são constituídos por diferentes sistemas. As células são responsáveis pela sua cobertura e encontram-se dispersas pelo mapa, permitindo aos seus utilizadores comunicar de forma ininterrupta, mesmo em movimento. De facto, as comunicações transitam de uma célula para a outra (handover) de forma totalmente transparente (para o utilizador). No entanto, existem diversos problemas que podem comprometer o funcionamento da rede: interferência entre células, zonas sem cobertura, morfologia do terreno, características do equipamento, etc. Para que a comunicação nunca falhe, é necessário um planeamento e manutenção adequado. Um dos métodos utilizados para testar a rede é o Drive Test (DT), este permite a técnicos qualificados efetuar “capturas” (dados de potência de sinal georreferenciadas) num veículo preparado com equipamento específico. Este método apesar de obter dados pormenorizados, implica um custo elevado e encontra-se restringido aos locais de teste onde um veículo possa circular. Por esse motivo, com o presente trabalho desenvolveu-se uma aplicação para dispositivos móveis inteligentes que permita capturar medidas georreferenciadas de desempenho de uma rede e exportar para a plataforma Metric [2] da Multivision [1]. O Metric é uma plataforma capaz de receber dados provenientes de uma grande variedade de ferramentas de captura, e posteriormente analisar os mesmos, permitindo a todos os clientes da plataforma compreender o desempenho da rede. Existem soluções e aplicações móveis disponíveis no mercado capazes de realizar capturas, no entanto, estas não respondem a todos os requisitos do cliente (Multivision) para este trabalho e muitas têm um custo associado.
Palavras chave: Análise de Desempenho; Drive Test Mobile; Otimização de Redes Móveis; Plataforma Metric.
Áreas: empresarial.
Resumo: Pretende-se devolver Add-on de gestão escolar para o ERP PHC O desenvolvimento poderá incluir, entre outros, gestão de aluno, docentes, turmas, horários, espaços, facturação e vencimentos
Palavras chave: Análise de negócio; Desenvolvimento de Add-on; Gestão Escolar; Oportunidades de melhoria.
Áreas: educação.
Tecnologias usadas: ASP.NET; C#; CSS; MS-SQL.
Resumo: O projeto consiste em desenvolver uma aplicação web para a gestão do ginásio PT CLINIC, visando substituir ferramentas tradicionais como Excel e Word. A aplicação foi concebida para centralizar a gestão do ginásio, melhorando a eficiência operacional e a experiência dos utilizadores. O desenvolvimento abrangeu desde a identificação do problema até a implementação e testes. A aplicação é dividida em duas interfaces: uma para o utilizador final e outra para a administração (BackOffice). A transformação digital pretendida simplifica o agendamento de aulas, facilita o acesso a informações importantes e melhora a comunicação entre a equipa do ginásio e os clientes. A análise de viabilidade foi realizada através de inquéritos com profissionais, gestores e clientes, confirmando a necessidade da solução. A arquitetura de software utiliza o framework Django, com MySQL, HTML, CSS, JavaScript e Git, garantindo uma solução robusta e eficaz.
Palavras chave: Acesso à Informação; Alunos; Angola; Aplicação; Aplicação Web; Desenvolvimento Web; Gestão; Informática.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; JavaScript; MySQL.
Resumo: A aplicação a ser desenvolvida destina-se à gestão de clientes de um personal trainer, com possibilidade visualização e edição de horários, notificações para os clientes, acompanhamento online, especificação de treinos, criação de eventos, pagamentos, feed de noticias, entre outras. A aplicação tem como cliente final um personal trainer certificado que irá supervisionar e validar as funcionalidades a serem desenvolvidas.
Áreas: desporto; saúde.
Tecnologias usadas: Firebase; Flutter.
Resumo: Desde sempre, a música foi algo muito presente na vida do Homem, é vista, não só, como uma forma de arte, mas também como uma modalidade capaz de promover o desenvolvimento e o equilíbrio da mente humana, bem como o bem-estar e a concentração, sendo estes essenciais para resolver questões ligadas ao pensamento logico em geral, estando o mesmo tão presente âmbito da nossa área de estudo. O grupo Quarteto Arabesco, do qual faz parte o nosso orientador, o professor Lúcio Ferreira, é um grupo musical de música clássica composto por quatro membros. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma de gestão de grupos musicais que permita criar uma relação de maior proximidade entre os fãs de música em geral e os seus grupos musicais favoritos. Esta plataforma, desenvolvida em Django, deverá ser capaz de fazer a gestão de conteúdos do grupo, tais como a organização da lista de eventos, criação de posts, de forma automática e nos dias que antecedem os eventos do grupo fazer a ligação com as Redes Sociais de forma a gerar posts automáticos. Pretendemos ainda que a mesma seja customizável a cada agrupamento musical, de forma a facilitar a manipulação de conteúdos.
Áreas: empresarial; sociedade.
Tecnologias usadas: CSS; Django; HTML; Python.
Resumo: Atualmente qualquer organização independentemente de qual seja o seu negócio ou atividade profissional depende do mundo digital, quer seja para gerir um negócio quer seja para estar presente no quotidiano da sua comunidade. Temos vindo a observar cada vez mais a uma transformação digital na era em que vivemos, daí esta necessidade de presença no mundo digital. Neste Trabalho Final de Curso pretende desenvolver-se um portal empresarial de conteúdos online com um sitema CRM integrado para a empresa Road2Biz Business Consulting, Lda incluído a integração de um módulo de gestão de clientes OpenSource e também de Marketing. Este desenvolvimento vai ser realizado usando um CMS (Content Management System), um sistema de gestão de conteúdos. Sistemas de gestão de conteúdos são atualmente bastante utilizados para a criação, gestão e modificação de um website, especialmente quando existe a necessidade de uma atualização constante dos conteúdos que se pretendem divulgar ou quando não existe um conhecimento prévio em programação que permita a criação de uma plataforma de raiz. Na maioria das vezes estes sistemas são executados através de um navegador web o que torna bastante fácil e acessível a qualquer utilizador.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: MySQL; PHP.
Resumo: É consenso entre empresas de diversos ramos da economia que a presença digital é fator crítico para sucesso dos negócios e que um portal web é um recurso valioso neste mérito. A constante evolução das tecnologias digitais amplia o espectro das possibilidades de interação na internet, assim como torna mais desafiadora a produção destes ambientes virtuais no âmbito profissional. Portanto, é essencial para as empresas dispor ao seu público um conjunto de conteúdos digitais atraentes e, portanto, competitivos frente a mercados em crescente expansão a nível global. Uma poderosa ferramenta para apoiar empresários na gestão do seu ambiente na web é um CMS Como o próprio nome sugere, um CMS é um sistema que oferece recursos para gestão de conteúdos em uma plataforma web. Este paradigma de gestão web é amplamente utilizado profissionalmente devido ao baixo custo relativo e alta eficiência. O trabalho apresentado objetiva o desenvolvimento de uma plataforma web para a empresa Road2Biz Business Consulting, Lda. Este portal de conteúdos contará com módulos integrados para gestão de clientes e gestão de marketing. O sistema terá como base de desenvolvimento a CMS WordPress à qual serão integrados um módulo CRM composto pelos softwares Odoo para gestão de clientes e Mailchimp como sistema automatizado de marketing.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Odoo; WordPress.
Resumo: Projecto Full Stack web (NodeJS + React) com o objectivo de criar um plataforma para as entidades inscritas na Sociedade Portuguesa de Autores gerirem o licenciamento dos seus estabelecimentos. O projecto incluiria criar um RESTful API em NodeJS utilizando o framework Express e um frontend em React. A plataforma permitiria às entidades visualizar informações relativas aos seus estabelecimentos, licenças activas, por pagar/pagas bem como dar opção de efectuar o pagamento directo das pendentes.
Palavras chave: Estudo de Mercado; Gestão de estabelecimentos; Portal de Licenciamento; SPAutores.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: CSS; Git; HTML; Node.js; PostGreSQL; React.js.
Resumo: A versão móvel do pré-existente site reuma.pt, que faz a avaliação do bem-estar de doentes reumáticos. Apresenta tanto o perfil do utente, onde o utente pode preencher os questionários, como o perfil do clínico onde o clínico pode ver as respostas dadas pelos diversos utentes.
Palavras chave: Aplicação móvel; Questionário; Recolha de dados.; Saúde Pública.
Áreas: saúde.
Tecnologias usadas: Dart; Flutter; Java; SQL Server; Spring MVC.
Resumo: O projeto "Uber de Transporte de Mercadorias" é uma plataforma digital inovadora desenvolvida para revolucionar o setor de transporte de mercadorias. Utilizando tecnologias avançadas como Spring Framework, PostgreSQL, Flutter e Google Maps API, a aplicação oferece uma solução eficiente, flexível e segura para conectar motoristas independentes a consumidores que necessitam de serviços de transporte. A plataforma destaca-se pela sua interface intuitiva, otimização de rotas em tempo real e autenticação segura via JWT. Com foco na sustentabilidade e eficiência operacional, este projeto visa transformar a logística de mercadorias, tornando-a mais acessível e adaptável às necessidades dos utilizadores.
Palavras chave: Aplicação de transporte de mercadorias.
Áreas: gestão.
Tecnologias usadas: Flutter; Java; PostGreSQL; Postman.
Resumo: O projeto "Uber de Transporte de Mercadorias" é uma plataforma digital inovadora desenvolvida para revolucionar o setor de transporte de mercadorias. Utilizando tecnologias avançadas como Spring Framework, PostgreSQL, Flutter e Google Maps API, a aplicação oferece uma solução eficiente, flexível e segura para conectar motoristas independentes a consumidores que necessitam de serviços de transporte. A plataforma destaca-se pela sua interface intuitiva, otimização de rotas em tempo real e autenticação segura via JWT. Com foco na sustentabilidade e eficiência operacional, este projeto visa transformar a logística de mercadorias, tornando-a mais acessível e adaptável às necessidades dos utilizadores.
Palavras chave: Aplicação de transporte de mercadorias.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Android; Dart; Docker; Flutter; Git; JSON; Java; PostgreSQL; REST; iOS.
Resumo: A “Wakevilla LDA”, uma empresa de atividades náuticas, solicitou que fosse desenvolvido uma WebApp que correspondesse às solicitações diárias, de uma forma mais rápida, prática e funcional para os clientes. A empresa identificou algumas necessidades que podem ser colmatadas através do desenvolvimento de uma aplicação web. O principal objetivo da solução proposta é fazer a gestão dos serviços prestados pela empresa, tais como: passeios de barco, paddle board, aulas de wakeboard, entre outros. Estes serviços são, normalmente, contabilizados sobre a forma de tempo, que depois se traduz num custo. Por exemplo, um cliente pode fazer uma sessão de wakeboard de 15 minutos, que depois serão convertidos num custo a pagar em euros. Importante salientar, o carácter obrigatório da informação de cada atividade, sendo estes os seguintes: cliente, driver, instrutor, barco, tempo, custo e atividade realizada. Nesta WebApp existe também a possibilidade das pessoas se registarem na empresa, visualizando o seu histórico de atividades, tal como o horário em que estas se encontram disponíveis. Desta forma, a empresa conseguirá obter um maior leque de ofertas aos clientes, responder às suas expetativas, havendo maior proximidade, rapidez e obtenção de informação sendo mais vantajoso e lucrativo para a empresa conseguindo, assim, uma maior adesão por parte da sociedade.
Áreas: empresarial.
Tecnologias usadas: Django; JavaScript; MySQL; Python.
Resumo: Este trabalho final de curso concentra-se no desenvolvimento de uma aplicação multiplataforma utilizando Flutter e Firebase. A escolha dessas tecnologias facilitou a criação de uma solução robusta e escalável para o problema identificado, permitindo uma implementação eficiente através de metodologias ágeis. Ao longo do processo, foram enfrentados desafios como a reestruturação inesperada da aplicação original, exigindo ajustes estratégicos para garantir a entrega dentro dos prazos estabelecidos. Este projeto não só fortaleceu o conhecimento técnico, mas também destacou a importância da flexibilidade e da adaptação em projetos de desenvolvimento de software.
Palavras chave: Android; Back-End; Base de Dados; Firebase; Firebase Cloud Functions; Flutter; IOS; Mobile; Stripe API.
Áreas: desporto; gestão.
Tecnologias usadas: Android; Dart; Firebase; Flutter; Stripe; iOS.
Resumo: A unidade curricular do trabalho final de curso tem como objetivo criar uma plataforma de monitorização de impressoras 3D de construção de casas (GIMP3D), proposta feita pela empresa Yucoders. Durante este período existem várias etapas a cumprir, desde a programação em arduinos, até ao relatório final, o que torna este trabalho num fluxo contínuo e organizado por etapas que têm de ser planeadas e geridas de acordo com os requisitos a cumprir. As impressoras 3D de casas vêm inovar o futuro da construção civil permitindo aumentar a velocidade de construção e a diminuição de custos, a solução do nosso TFC tem como finalidade monitorizar através de sensores o consumo de materiais utilizados ao longo dessas construções.
Áreas: empresarial.
Resumo: Considera-se área urbana de génese ilegal (AUGI), um prédio ou conjunto de prédios que, sem licença de loteamento, tenham sido objeto de operações físicas de parcelamento destinadas à construção até à data de entrada em vigor do Decreto-Lei n.o 400/84, de 31 de dezembro, e quando foram parcelados anteriormente à entrada em vigor do Decreto-Lei n.o 46673 de 29 de novembro de 1965. Neste trabalho final de curso pretendemos mostrar através de uma aplicação, a situação atual das AUGI ́s nos concelhos da Grande Lisboa, procurando saber o estado de todas as AUGI ́s desta área, verificando se já foram reconvertidas ou se estão em processo de reconversão. Verificamos também quais os municípios que estão a utilizar a Lei 91/95, mais conhecida por Lei das AUGI de modo a combater o aparecimento de novas áreas ilegais. Esta aplicação foi criada com um simples propósito: facilitar o controlo e gestão da AUGI 44 – Cova da Moira.
Palavras chave: Aplicação; Concelhos; Grande Lisboa; Lei da AUGI; reconversão; Área Urbana de Génese Ilegal.
Áreas: sociedade.
Tecnologias usadas: Java; MySQL.
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