O primeiro ciclo de formação do DEISI fornece três diplomas de licenciatura:
Engenharia Informática e Sistemas de Informação (LEIRT)
Computação e Matemática Aplicada
Os perfis formativos correspondem a áreas complementares, sendo os perfis formativos da LEI e da LEIRT mais orientados para os aspectos da implementação e o de LIG, mais para os da gestão. Os respectivos Planos de Estudos têm uma percentagem elevada de unidades curriculares comuns, sendo possível a realização de uma licenciatura tripla num período de 5 anos ou dupla nu periodo de 4 anos.
Estas três Licenciaturas têm como primeiro objectivo comum fornecer uma formação sólida nas áreas de Engenharia Informática, de Gestão, de Sistemas de Informação, Telecomunicações e Ciências de Dados, de acordo com os ”Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Engineering” e “Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Information Systems” definidos pelo IEEE e ACM.
Estes incluem, entre outras, disciplinas comuns aos ramos, como por exemplo Matemática, Física, Algoritmia e Estruturas de Dados e Fundamentos de Programação, Arquitectura de Computadores, Interacção Humano Computador, Sistemas Operativos, Redes de Computadores, Sistemas de Bases de Dados, Sistemas de Suporte à Decisão, e outras disciplinas que são específicas a cada ramo, tais como , Administração, Gestão, Finanças, na LIG, e Sistemas Digitais, Sistemas Distribuídos, Sistemas Embebidos, Complementos de Redes e Computação Gráfica, na LEI e de Sistemas de Telecomunicações, Fundamentos de Propagação e Radiação, Computação na Nuvem, Comiunicações Via Rádio na LEIRT.
O segundo objectivo dos currículos consiste em desenvolver perfis profissionais com fortes e competências tecnológicas e de gestão, de modo a que os candidatos possam obter um alto grau de empregabilidade imediatamente no final do primeiro ciclo. Para atingir este objectivo, o currículo inclui também disciplinas que fornecem a capacidades para desenhar, conceber e manter sistemas de informação, redes de dados e sistemas distribuídos, bem como exercer cargos de gestão, tanto a nível dos sistemas como dos projectos. Além disso, praticamente 50% do processo de aprendizagem é realizado em ambientes laboratoriais, onde os candidatos são confrontados com ambientes reais, onde podem realizar projectos individuais ou em grupo.
Os cursos são organizados em três anos de escolaridade de dois semestres cada, correspondentes a 32 unidades curriculares, fornecendo um total de 180 ECTS. Os dois primeiros anos são orientados para a aquisição das competências básicas, enquanto o terceiro ano fornece especialização em áreas com aplicação profissional directa. Ambos os percursos incluem um projecto final de curso, sendo as Licenciaturas obtidos após a implementação e apresentação de um trabalho original, com a duração mínima de três meses, em que os candidatos devem demonstrar um profundo conhecimento e compreensão das principais áreas incluídas nos currículos.
Bachelor of Sciences in Computer Engineering: The undergraduate degree in Computer Engineering (Licenciatura em Engenharia Informática – LEI) constitutes the first cycle of the ECATI curriculum in Computer Engineering, and aims at providing a solid knowledge foundation in areas considered as the Computer Engineering body of knowledge, according to the recommendations of IEEE and ACM (Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Engineering).
Those include, among others, a solid formation in disciplines such as Mathematics, Physics, Algorithms and Programming Methodology, Programming Fundamentals, Computer Architecture, Digital Logic, Human Computer Interaction, Operating Systems, Computer Networks and Data Base Systems. Additionally, the curriculum complements these foundations with professional and management skills so that candidates are able to seek and obtain employment at the end if the first cycle. In this order of thoughts, the curriculum also includes disciplines that provide the ability to design, conceive and maintain information systems, data networks and distributed systems, as well achieving management tasks, both at the system and project levels. Besides, almost 50% of the degree’s learning process is achieved in laboratorial environments, where the candidates have the opportunity of dealing with real life situations and implement individual or group projects.
The degree is organized in three scholar years of two semesters each, corresponding to 31 curricular units providing a total of 180 ECTS. The first two years are mainly oriented to the acquisition of the core competencies, while the third year achieves specialization in areas with direct professional application. The final B.Sc. degree is obtained after the implementation and presentation of an original project, with the minimal duration of three months, on which the candidates must show a deep understanding and knowledge of the main areas included in the curriculum.
The discipline syllabuses of curriculum are demanding and strictly conform to the best international standards. In particular, the recommendations endorsed by the ACM (Association for Computing Machinery) and IEEE-CS (Computer Society of the Institute for Electrical and Electronic Engineers) are scrupulously respected, given the normative prominence of these associations in the Information Technology educational community.
Besides, the curriculum also complies with the good traditions and standards emanating from European institutions of reference, particularly those represented in the CLUSTER group, as the IC – Imperial College London, UK, or the Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne.
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