Instrumentos de Gestão

Unidade Curricular / Curricular Unit

Instrumentos de Gestão 

Ciclo de Estudos / Study Cycle

1º Ciclo 

Nome do Docente Responsável

Carlos Jorge Carvalho

Nome do Docente Adicional

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Fornecer, a nível introdutório, uma visão global do contexto da empresa, com o propósito de familiarizar os alunos com os problemas da gestão. Caracterizar as funções, tarefas e papéis do gestor na condução das empresas e tomada de decisão. Descrever as grandes actividades da gestão: o planeamento, a estruturação e o controlo, bem como as funções empresariais. Dotar os alunos de conhecimentos rudimentares sobre novas tendências de gestão.

Na componente prática:

  • Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção em língua portuguesa e inglesa
  • Proporcionar crescente autonomia no uso das competências de comunicação, adequando-as ao contexto profissional dos alunos – actual e futuro
  • Conhecer alguns dos principais instrumentos disponíveis para compreender e triunfar profissionalmente em contextos empresariais
  • Identificar, caracterizar e discutir conceitos actuais enquadráveis na dimensão Business Technology

Learning outcomes of the curricular unit

Conteúdos programáticos

  • A empresa: conceito, elementos constitutivos, características, objectivos, processo
  • Princípios fundamentais para o estabelecimento de uma organização
  • Princípios do gestor
  • Origem da organização e as teorias organizativas
  • Processo de gestão
  • Organizações formais e informais
  • A solução dos problemas em grupo: tipos de grupos, papel dos grupos, coesão e desempenho do grupo
  • O processo organizativo e a amplitude de gestão
  • As funções empresariais
  • Critérios de departamentação
  • O organigrama
  • Staff and Line
  • A delegação dos poderes e tipos de autoridade
  • Os órgãos colegiais
  • Determinantes externas na concepção da estrutura
  • Novos conceitos de gestão.

As aulas práticas funcionam como campo de aplicação, exercitação e simulação dos conceitos transmitidos ao longo das aulas teóricas.

Syllabus

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se distribuídos de forma a permitir um conhecimento das características das empresas, da sua estrutura e do seu funcionamento, assim como dos tipos de soluções para a resolução de problemas da empresa e desta com a sua envolvente (geral ou específica).

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Na componente teórica, as aulas são fundamentalmente de natureza expositiva.

As aulas práticas assentam na exploração crítica e construtiva dos temas programáticos, designadamente em termos de interpretação do pensamento contemporâneo, da aplicação dos seus produtos à realidade empresarial actual, bem como da reflexão individual e de grupo em torno dos mesmos. Estas aulas consistem em apresentações individuais e de grupo e em debates em torno de artigos publicados em revistas reconhecidas mundialmente e de case studies editados pela Harvard Business School.

A classificação final de cada aluno resulta do cálculo da média ponderada dos seguintes elementos de avaliação e respectivos pesos:

  • Prova escrita de frequência: 50%
  • Assiduidade e participação nas aulas práticas: 10%
  • Análise de artigos e outros trabalhos individuais: 20%
  • Trabalhos de grupo com apresentação oral: 20%

A aprovação à disciplina obriga uma assiduidade mínima correspondente a 75% das aulas.

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O desenvolvimento da matéria leccionada será acompanhado da discussão de trabalhos de grupo, como forma de complementar os conhecimentos, de modo a interiorizar os diferentes conhecimentos leccionados.

As discussões em torno de artigos publicados em revistas de referência e dos case studies da Harvard Business School facilitam a aprendizagem das mais actuais temáticas de gestão e promovem a tomada de posições críticas relativamente às mesmas.

As diversas intervenções individuais e em grupo levadas a cabo pelos alunos no âmbito das aulas práticas estimulam a aquisição e consolidação das competências de comunicação oral e escrita.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives

Bibliografia Principal / Main Bibliography

  • Lisboa, João; Almeida, Filipe; Coelho, Filipe e Coelho, Arnaldo (2011). Introdução à Gestão de Organizações (3ª edição), Lisboa, Portugal: Vida Económica
  • Robbins, Stephen P. & Coulter, Mary (2011). Management (11th edition), Prentice Hall
  • Teixeira, Sebastião (2010). Gestão das Organizações (2ª edição). Lisboa, Portugal: Mc Graw-Hill
  • Malone, Michael S. (2014), The Intel Trinity: How Robert Noyce, Gordon Moore, and Andy Grove Built the World’s Most Important Company; HarperBusiness.
  • Isaacson, Walter (2014), The Innovators: How a Group of Hackers, Geniuses, and Geeks Created the Digital Revolution; Simon and Schuster.
  • Reynolds, Garr (2011), The naked presenter: Delivering powerful presentations with or without slides, New Riders.
  • Duarte, Nancy (2010), Resonate: Present visual stories that transform audiences; Wiley.
  • Diversos artigos publicados maioritariamente nas revistas: HARVARD BUSINESS REVIEW, FORTUNE e BLOOMBERG BUSINESSWEEK.
  • Case studies da Harvard Business School.
Universidade Lusófona
ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.