Sistemas de Informação Multimédia

Unidade Curricular / Curricular Unit
Sistemas de Informação Multimédia/Multimedia Information Systems

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Licenciatura em Eng. Informática

Nome do Docente Responsável
Manuel Marques Pita

Nome do Docente Adicional

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os principais objetivos são:
•Fornecer um conjunto de conhecimentos alargados sobre o estado atual da representação, aquisição e transporte de informação multimédia
•Introduzir as principais técnicas da autoria de informação multimédia, no contexto da produção para médias emergentes e novas plataformas de comunicação
•Introduzir a arquitetura típica e requisitos técnicos de um SI multimédia com consumo, publicação e distribuição de vídeos, sobre tecnologia Microsoft
As principais competências a adquirir são:
•Saber identificar a distinguir as alternativas atuais mais relevantes para representar, adquirir e transportar informação multimédia
•Conhecer os aspetos e técnicas fundamentais da autoria de informação multimédia, nomeadamente no contexto da produção para media emergentes e novas plataformas de comunicação.
•Saber conceber e desenvolver um sistema de informação multimédia simples

Learning outcomes of the curricular unit
The main objectives are :
• Provide a broad range of knowledge about the current state of the representation , acquisition and transport of multimedia information
• Enter the key techniques of multimedia information written in the context of production and emerging new middle communication platforms
• Enter the typical architecture and technical requirements of a multimedia SI with consumption , publication and distribution of video, on Microsoft technology
The core competencies to aquire are  :
• To identify to distinguish the most important current alternative to represent , acquire and transport multimedia information
• Know the fundamental aspects and techniques of multimedia information authorship, particularly in the context of production to emerging media and new communication platforms.
• Know design and develop a simple multimedia information system

Conteúdos programáticos
Programa Teórico:
1) Introdução
2) Digitalização e Interatividade
3) Tipos de Medias Estáticos e Dinâmicas
4) Autoria e Projetos Multimédia
5) Suportes Óticos
6) Tecnologias e Aplicações Multimédia (ex: Web, iTV e Realidade Aumentada)
Programa Prático:
1) ASP.NET
Desenvolvimento de Layouts (MasterPage e Controlos de Navegação)
Bases de Dados em SQL Server;
Controlo de Acessos com Identity
Entity Framework e  LINQ to Entities
Gestão do Estado
Controlos Standard, Validação e Listagem de Dados
Manipulação de Ficheiros e Diretorias
Envio de Mail
2) Aplicações Windows 8.1
Desenvolvimento de Layouts
Ligação a Dados usando Web Services
Reprodução de Elementos Multimédia
3) Consumo e Publicação de Vídeo
Streaming e SmoothStreaming
IIS e Azzure Media Services

Syllabus
Theoretical program :
1) Introduction
2 ) Scan and Interactivity
3 ) Medias Types of Static and Dynamic
4) Authorship and Multimedia Projects
5 ) Optical Mounts
6) Multimedia Technologies and Applications (eg Web , iTV and Augmented Reality )
Practical program :
1) ASP.NET
• Development of Layouts ( MasterPage and Navigation Controls )
• Databases on SQL Server ;
• Access Control with Identity
• Entity Framework and LINQ to Entities
• State Management
• Standard Controls , Validation and Data Listing
• File Handling and Directors
• Sending Mail
2 ) Windows Applications 8.1
• Development Layouts
• Connecting data using Web Services
• Multimedia Elements Play
3 ) Consumption and Video Publishing
• Streaming and SmoothStreaming
• IIS Media Services and Azzure

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
Os conteúdos teóricos centram-se conceitos fundamentais de representação, aquisição e transporte de informação multimédia, bem como nos principais princípios da autoria e desenho de sistemas de informação multimédia interativos. Estes conceitos são aplicados no desenvolvimento de um sistema de informação multimédia simples, permitindo aos alunos ter uma visão mais prática das suas potencialidades, aplicações e desafios. Os conteúdos práticos introduzem uma plataforma comercial relevante com bastante penetração em termos de mercado tendo em vista esta aplicação.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
The theoretical contents focus on fundamental concepts of representation, acquisition and transport of multimedia information as well as the main principles of authorship and design of interactive multimedia information systems. These concepts are used to develop a simple multimedia information system , enabling students to have a more practical view of their potential , applications and challenges. The practical contents introduce a relevant trading platform well in terms of market penetration in view of this application

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A disciplina articula-se entre uma componente teórica onde são explorados os diferentes modelos de representação de informação multimédia e os principais princípios da autoria de informação multimédia e do desenho de sistemas interativos, e uma componente prática onde estes conhecimentos são aplicados com recurso a plataformas e tecnologias específicas.

Avaliação:
– Contínua
Assiduidade – 5%
2 Testes Teóricos com Consulta – 35%
Mini-Testes Téoricos – 10%
Exercícios Práticos em Aula – 10%
Projeto em Grupo – 40%  
– Recurso
Frequência – 50%
Projeto Individual – 50%

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
The course is structured from a theoretical component where different multimedia information representation models and the main principles of multimedia information authoring and interactive system design are explored , and a practical component where this knowledge is applied with platforms to appeal and specific technologies.

reviewed
– Continuous
• Attendance – 5 %
• 2 Theoretical tests with consultation – 35%
• Mini – theoretical tests – 10%
• Practical Exercises in Classroom – 10%
• Project Group – 40%
– Resource
• Frequency – 50 %
• Individual Project – 50 %

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino são quer diretas, quer indiretas, a fim de permitir o enquadramento da teoria, em constante evolução, numa perspetiva prática e autodidata. O desenvolvimento do projeto permite aos alunos que tomem contacto prático com as potencialidades e desafios de um sistema de informação multimédia.
A avaliação sumativa domina nesta disciplina, embora as entregas intercalares do projeto, os mini-testes e exercícios em aula permitam avaliar o progresso dos alunos e também que estes possam verificar a necessidade de adaptarem as suas próprias estratégias de aprendizagem.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
The teaching methodologies are either direct or indirect , in order to allow the framework of the theory, constantly evolving , a perspective and practice self-taught . The development of the project allows students to take practical contact with the potentials and challenges of a multimedia information system.
Summative assessment dominates this discipline , although the interim deliverables of the project , the mini -tests and in-class exercises to assess student progress and also enable them to determine the need to adapt their own learning strategies

Bibliografia Principal / Main Bibliography
ZE-NIAM, M. S. DREW, Fundamentals of Multimedia, Prentice Hall, 2014.
RIBEIRO, N. M. (2012), Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA.
SAYOOD, KHALID, Introduction to Data Compression, Margan Kaufmann, 2006.
DELAMATER, M., BOEHM, A. (2012), Murach’s ASP.NET 4.5 Web Programming with C# 2013, Murach.
BOEHM, A. , Murach’s ADO.NET 3.5, LINQ, and the Entity Framework with C# 2008, 2010, Murach.
RUYALCABA, Z., BOEHM, A., Murach’s HTML5, and CSS3, Murach, 2011.

Universidade Lusófona
ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.