Trabalho Final de Curso

Unidade Curricular / Curricular Unit
Trabalho Final de Curso

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Licenciatura em Informática de Gestão e Licenciatura em Engenharia informática

Nome do Docente Responsável
Pedro Maia Malta e Sérgio Luís Proença Duarte Guerreiro

Nome do Docente Adicional

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objectivo desta unidade curricular é de integrar os conceitos que foram adquiridos pelo aluno ao longo do curso, num projecto de âmbito alargado e onde o aluno autonomamente resolva um problema.

Learning outcomes of the curricular unit
The purpose of this course is to integrate the concepts that were acquired by the student throughout the course, a project of broad scope and where students autonomously solve a problem.

Conteúdos programáticos
Planeamento do projecto
Execução
Controlo do projecto
Testes

Syllabus
Project Planning
Execution
Monitoring Project
Tests

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
conhecimento e compreensão: a problemática de um projecto de média duração, com equipas multidisciplinares, que contenham todas as diferentes etapas de desenvolvimento e que sigam os príncipios definidos como boas práticas deve ser identificada pelo aluno.

análise em Engenharia: é expectável que aluno seja capaz de conceber soluções tecnológicas e organizacionais complexas, que essas soluções considerem a optimização para os problemas colocados e que sejam capazes de as testar.
contexto envolvente: o projecto em grupo fomenta o desenvolvimento dos skills de comunicação interpessoal e de gestão de requisitos e de tempo disponível para o seu desenvolvimento.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
Knowledge and understanding: the issue of a medium-term project , wihtin a multidisciplinary team, which contain all the different stages of development and to follow the principles defined as best practices must be identified by the student.

Engineering analysis: it is likely that the student will be able to devise complex organizational and technical solutions, those solutions to the optimization consider the problems and are able to test them.

Surrounding context: the project group fosters the development of interpersonal communication skills and management requirements and the time available for its development.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Acompanhamento tutorial de acordo com o tema do projecto final de curso:

avaliação (1ª época) = discussão pública do relatório e demais artefactos produzidos

avaliação (2ª época) = discussão pública do relatório e demais artefactos produzidos

avaliação (época especial) = discussão pública do relatório e demais artefactos produzidos

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
Tutorial supervision accordingly with the issue of the final course project

evaluation (1st time) = public discussion of the report and other artifacts produced

evaluation (2nd season) = public discussion of the report and other artifacts produced

evaluation (special time) = public discussion of the report and other artifacts produced

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
projecto em Engenharia: nesta cadeira treina-se a necessidade absoluta em alinhar as necessidades do projecto com as soluções tecnológicas conhecidas adquiridas ao longo do curso.
investigação: motiva-se nesta cadeira a capacidade de discutir distintas soluções para o mesmo problema e pesquisar soluções, ou partes dela, já existentes para os problemas colocados.
prática em Engenharia: usa o conceito de projecto como unidade mínima para desenvolvimento e apresentação das soluções propostas.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
Engineering project: this chair focus in the absolute necessity to align project needs with technological solutions known acquired throughout the course.

Research: motivation in this unit to the ability to discuss different solutions to the same problem and find solutions, or parts of it, existing for the problems.

Engineering practice: uses the concept of design as a minimum unit for development and presentation of proposed solutions.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Regulamentos de TFC, 2014, ULHT

Alexandre Pereira, Carlos Poupa (2004, Pereira). Como escrever uma Tese, monografia ou livro científico usando o Word, 3ª edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Universidade Lusófona
ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.