Cálculo Financeiro

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Cálculo Financeiro / Financial Calculus

Ciclo de Estudos / Study Cycle
Informática de Gestão

Nome do Docente Responsável
Rui Miguel Lopes Cardoso

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Ensinar técnicas de cálculo financeiro com a finalidade de dotar o aluno com competências para a execução prática do cálculo financeiro, nomeadamente:
– Conhecer e compreender os conceitos básicos de cálculo finan
ceiro
– Obter prática de cálculo de atualização e capitalização
– Saber calcular o valor de uma renda
– Saber determinar as amortizações de empréstimos
– Saber analisar as diversas fontes de financiamento das empresas
– Saber construir folhas de cálculo para a resolução dos problemas de cálculo financeiro

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
Teaching financial calculus techniques to prepare the students with skills to execute financial calculus exercises, namely:
– Know and understand the basic concepts regarding financial calculus
– Gain know-how on discounting and capitalization calculations
– Learn to calculate an annuity
– Learn to calculate loans’ reimbursements
– Learn to analyse the companies’ financing options
– Know to prepare spreadsheets to compute financial calculus exercises

Conteúdos programáticos
1. Conceitos Básicos
2. Regimes de Capitalização
2.1. Regime de juro simples
2.2. Regime de juro composto
3. Equivalência de Capitais
3.1. Equação de valor
3.2. Capital único
3.3. Vencimento médio
3.4. Taxa média
4. Equivalência de taxas
4.1. Taxas nominais e taxas efetivas
4.2. Taxas equivalentes
4.3. Taxa instantânea de capitalização
4.4. TAEG
5. Rendas
5.1. Noção e classificação
5.2. Rendas de termos constantes
5.2.1. Rendas inteiras
5.2.2. Rendas fracionadas
5.2.3. Rendas perpétuas
6. Empréstimos
6.1. Empréstimos clássicos
6.1.1. Conceitos genéricos
6.1.2. Classificação quanto ao período de reembolso e pagamento de juros
6.2. Empréstimos por obrigações
6.2.1. Conceitos genéricos
6.2.2. Modalidades

Syllabus
1. Basic concepts
2. Capitalization models
2.1. Simple interest rate
2.2. Compound interest rate
3. Equivalence of capitals
3.1. Value equation
3.2. Single capital term
3.3. Average due date
3.4. Average interest rate
4. Equivalence of interest rates
4.1. Nominal and efective rates
4.2. Equivalent rates
4.3. Instantaneous capitalization rate
4.4. TAEG (all inclusive rate)
5. Annuities
5.1. Definition and types
5.2. Constant terms
6. Loans
6.1. Classic loans
6.1.1. Basic concepts
6.1.2. Types regarding principal reimbursement and interest payments
6.2. Bond loans
6.2.1. Basic concepts
6.2.2. Types

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos contemplam os modelos e mecanismos de cálculo e matemática financeiros necessários para dotar os alunos das respetivas competências nesta matéria.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
All contents include and address the models and mechanisms of financial calculus and mathematics required to prepare and endow the students of all relevant skills

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Duas aulas teóricas-práticas de 90 minutos cada. Serão aplicados diversos métodos pedagógicos, nomeadamente:
– Exposição do enquadramento teórico
– Realização de exercícios
– Utilização de sistemas de informação para a construção de folhas de cálculo
A avaliação será composta por:
– Testes – realização de 2 testes
– Avaliação contínua
Cálculo da nota final = 90% (média dos testes) + 10% Avaliação contínua

Teaching methodologies (including assessment)
Two theoretical-practical classes of 90 minutes each. Several learning methods will be applied, namely:
– Presentation of theoretical concepts
– Practical exercises
– Usage of IT software to prepare spreadsheets
Final assessment:
– Tests – 2 tests
– Continuous evaluation
Final grade = 90% (tests’ average) + 10% Continuous evaluation

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo por principal objetivo dotar os alunos das competências de análise de realidades financeiras e, simultaneamente, de resolução matemática, a metodologia teórico-prática revela-se a mais adequada uma vez que, tratando-se  de uma disciplina matemática, a prática através de múltiplos exercícios é fundamental para a compreensão e demonstração dos conteúdos teóricos.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
Being the main purpose to endow the students with analytical skills regarding both financial scenarios and mathematical computation, the theoretical-practical methodology comes out as the most appropriate. This is reinforced by the fact this is a mathematical subject, so performing a large number of exercises is critical for a deep comprehension and understanding of the theoretical concepts.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
– Matias, Rogério, 2009, Cálculo Financeiro, Teoria e Prática, Escolar Editora, Lisboa
– Matias, Rogério; Silva, Ilídio, 2008, Cálculo Financeiro, Exercícios Resolvidos e Explicações, Escolar Editora, Lisboa
– Day, Alastair, 2010, Mastering Financial Mathematics in Microsoft Excel: A Practical Guide for Business Calculations, Prentice Hall
– Mateus, Alves, 1999, Cálculo Financeiro, 5ª Edição, Ed. Sílabo, Lisboa
– Mateus, Alves, 2004, Exercícios Práticos de Cálculo Financeiro, 3ª Edição, Ed. Sílabo, Lisboa
– Santos, Luís Lopes; Laureano, Raul, 2003, Fundamentos e aplicações de cálculo financeiro – casos práticos, Edições Sílabo, Lisboa
– Elementos de estudo distribuídos nas aulas

 

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