Engenharia de Software

Unidade Curricular / Curricular Unit
Engenharia de Software

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º ciclo / 1st cicle

Nome do Docente Responsável
Paulo Faroleirp

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Utilizar o processo de desenvolvimento de software, baseando-se no seu ciclo de vida.
Utilizar os métodos, técnicas e ferramentas, já conhecidos, dentro de um contexto de Engenharia.
Utilizar modelos abstractos e precisos que permitem especificar, projectar, implementar e manter sistemas de software
Avaliar e garantir a qualidade de um sistema de software
Motivar para o desenvolvimento de programas com uma Engenharia, que integra os aspectos tecnológicos da computação com os factores sociais e humanos da construção de produtos

Learning outcomes of the curricular unit
Using the process of developing software, based on their life cycle.
Use the methods, techniques and tools, known within a context of Engineering.
Using precise and abstract models that allow the students to specify, design, implement and maintain software systems
Evaluate and ensure the quality of a software system
Motivating for developing programs with engineering, which integrates the technological aspects of computing with the social and human costs of construction products

Conteúdos programáticos
Enquadramento, Conceitos introdutórios
Desenho de software
Ciclo de vida de desenvolvimento de Software
Análise e especificação de Requisitos
Modelação de software
A Gestão e planeamento do desenvolvimento de projectos de software I e II
Escrita de programas
Métricas de software
Verificação, Validação e testes de software
Entrega do sistema
Manutenção do sistema

Syllabus
Enquadramento, Conceitos introdutórios
Desenho de software
Ciclo de vida de desenvolvimento de Software
Análise e especificação de Requisitos
Modelação de software
A Gestão e planeamento do desenvolvimento de projectos de software I e II
Escrita de programas
Métricas de software
Verificação, Validação e testes de software
Entrega do sistema

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da unidade curricular
A forma como nesta unidade se estuda em detalhe cada uma das etapas do processo de desenvolvimento de software permite aos alunos que conceptualizem os conceitos de forma isolada.
Cada conceito é definido, exemplificado colectivamente na aula e testado individualmente no estudo do aluno. Ao longo das aulas, é feita a integração de conceitos anteriormente introduzidos.
Salientam-se também a introdução dos aspetos de gestão e comunicação na equipa de desenvolvimento que permitem ao aluno de Engenharia Informática ter consciência para o perfil da gestão de projeto como atividade de suporte fundamental ao processo de desenvolvimento.

Demonstration of the syllabus coherence with the Curricular Unit’s objectives
This unit studies in detail each step of the development process of software that allows students to conceptualize the individual concepts. Each concept is defined, exemplified collectively in class and individually tested in the student study. During the semester, the concepts are integrated to offer a wide perspective of the software engineering.
Emphasize is also given to the introduction of aspects of managing and reporting on the development team that allow students to be aware of Sowftare Engineering in the scope of project management as a support activity fundamental to the development process.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
1. método expositivo para as aulas teóricas onde os alunos são confrontados com casos de estudo
reais e onde se fomenta o debate de ideias acerca dos temas lecionados.
• método criativo de projeto e exercícios, nas aulas práticas, para que os alunos autonomamente
sejam confrontados com problemas para os quais têm que conceber soluções. Usam-se problemas de software que requeiram soluções a 3 camadas e que sejam apelativos para os estudantes, como por
exemplo, desenvolvimento de jogos online em redes sociais.
aula téoricas, com exposição dos conceitos mais relevantes exemplificados.
aulas práticas, com colocação de exercícios para os alunos resolverem.

avaliação (1ª época) = 50%*(2 frequências)  50%*1 projecto prático
avaliação (2ª época e época especial) = 50%*exame teórico + 50%*1 projecto prático
nota mínima de 8 valores em todas as componentes de avaliação

Planned learning outcomes, teaching methods and assessment methods and criteria
1. expository method for lectures where students are faced with real case studies and where he
encourages brainstorming about themes lectured.
• method of design and creative exercises, practical classes, so that students are autonomously
confronted with problems for which they have to devise solutions. They use software problems that
require solutions to 3 layers and are appealing to students, such as development of online games on
social networks.
Theoretical classes with exposure of most relevant concepts exemplified.
practical classes, with placement of exercises for students to solve.
evaluation (1st season) = 50% * (2 frequencies) + 50% practical project
assessment (2nd season and special time) = 50% * 50% + theory test * 1 practical project
minimum score of 8 points in all assessment components

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O projecto em grupo fomenta o desenvolvimento dos skills de comunicação interpessoal e de gestão de requisitos e de tempo disponível para o seu desenvolvimento.
O planeamento do projecto permite que os alunos se apercebam dos desafios existentes na estimativa de um projecto e do seu acompanhamento ao longo da sua execução.
Para além disso motiva-se nesta cadeira a capacidade de discutir distintas soluções para o mesmo problema e pesquisar soluções, ou partes dela, já existentes para os problemas colocados. Usando
referências standard de IEEE e ACM.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s objectives
The project group fosters the development of interpersonal communication skills and management requirements and the time available for its development.
The planning of the project allows students to realize the existing challenges in estimating a project and its monitoring throughout its execution.
In addition, this unit motivates the ability to discuss different solutions to the same problem and find solutions, or parts of it, existing for the problems. Using standard references of IEEE and ACM.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sergio Guerreiro (2015). Introducão a Engenharia de Software, In Portuguese, ISBN: 978-972-722-795-2, FCA editora de Informatica Lda, Lisbon, Portugal.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.