Fundamentos de Sistemas de Informação

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Fundamentos de Sistemas de Informação

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º Ciclo

Nome do Docente Responsável
Acácio Gonçalves Carmona

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A disciplina insere-se no plano geral de formação em sistemas de informação da licenciatura e tem como principais objetivos fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos gerais e específicos que lhes permita a compreensão e domínio dos tipos, características e papel dos Sistemas de Informação em toda a sociedade e em particular nas empresas, bem como de Gestão e Planeamento de Sistemas de Informação Empresariais e representar e modelar processos de negócio. Estes conhecimentos são reforçados pela abordagem e análise de vários casos práticos de estudo e trabalhos de pesquisa complementar bem como utilização de uma ferramenta de modelação de processos. Unidade curricular de iniciação aos Sistemas de Informação foca-se no estudo de conceitos e temas de referência na área, como Planeamento e Gestão de Sistemas de Informação (PSI) e (GSI), Arquitecturas e BPM – Business Process Management

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
The discipline is part of the General training plan in information systems degree course and has as main objectives to provide students with a set of General and specific knowledge that will allow them the understanding and mastery of the types, characteristics and roles of information systems in the whole society and in particular in companies, as well as planning and management of Business information systems and represent and model business processes. These skills are reinforced by the approach and analysis of various case studies and research papers complement as well as use of a process modeling tool. Course of initiation to information systems focuses on the study of concepts and themes referenced in the area, such as planning and management of information systems (PSI) and (GSI), architectures and BPM – Business Process Management

Conteúdos programáticos
1. Conceitos de Sistemas de Informação: Dados, Informação e Conhecimento; 2. Frameworks e Modelos de Referência de Industria 3. Sistemas de Informação Empresariais 4. Arquitectura Empresarial e Governance 5. Análise de Estratégias em Sistemas de Informação 6. Gestão de Sistemas de Informação [GSI] 7. Arquitectura da Gestão de Sistemas de Informação [AGSI] 8. Funções da Gestão de Sistemas de Informação: Planeamento de Sistemas de Informação, Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Exploração de Sistemas de Informação 9. Desenho e Modelação de Sistemas de Informação 10. Introdução ao Business Process Management [BPM] 11. Notação BPMN para representação de processo em BPM

Syllabus
1. Concepts of information systems: data, information and knowledge; 2. Frameworks and Industry reference models 3. Business information systems 4. Enterprise Architecture and Governance 5. analysis of strategies in information systems 6. Management Information systems [MIS] 7. Architecture of the information systems management [AISM] 8. Functions of information systems management: planning of information systems, information systems development and operation of information systems 9. Drawing and modelling of information systems 10. Getting started with Business Process Management [BPM] 11. BPMN Notation for BPM process representation

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
A disciplina insere-se no plano geral de formação em sistemas de informação da licenciatura e tem como principais objetivos fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos gerais e específicos que lhes permita a compreensão e domínio dos tipos, características e papel dos Sistemas de Informação em toda a sociedade e em particular nas empresas. Os conteúdos programáticos centram-se nos fundamentos da de Sistemas de Informação: Conhecer os conceitos associados a Gestão e Planeamento de sistemas de Informação (GSI) e (PSI), Conhecer e caracterizar os diversos Sistemas de Informação Empresariais (SIE’s). Conhecer os conceitos associados a BPM e saber desenhar e representar processos de negócio utilizando uma ferramenta de modelação. Estes conhecimentos são reforçados pela abordagem e análise de vários casos práticos de estudo e trabalhos de pesquisa complementar bem como utilização de uma ferramenta de modelação de processos

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The discipline is part of the General training plan in information systems degree course and has as main objectives to provide students with a set of General and specific knowledge that will allow them the understanding and mastery of the types, characteristics and roles of information systems in the whole society and in particular in companies. The contents focus on foundations of Information systems: Learn about the concepts associated with the planning and Management of information systems (GSI) and (PSI) to characterize the various Enterprise information systems (EIS). Learn about the concepts associated with BPM and know how to draw and represent business processes using a modeling tool. These skills are reinforced by the approach and analysis of various case studies and research papers complement as well as use of a process modeling tool

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Sessões expositivas com conceitos, definições e enquadramento teórico – Aulas práticas, com realização de trabalhos individuais e de grupo – Realização de exercícios práticos acompanhados de elaboração de SI e representação de processos Avaliação continua: – Teste escrito, 40% na nota final – Trabalho individual, com apresentação individual em sala, 18% da nota final – Trabalhos de grupo, com Desenho de ASI, 42% da nota final. – Aprovação obtida com nota final de 10 valores, ou superior, com mínimo de 8 valores no teste e média de trabalhos práticos Avaliação Final: – Exame escrito de 2ª Época, 40% da nota final – Trabalho prático individual, realizado em duas semanas, 60% da nota final – Destina-se aos alunos que não tenham aproveitamento na Avaliação Continua – Um aluno pode ficar dispensar realização de uma das provas de avaliação final se obtendo avaliação mínima de 10 valores na componente correspondente em avaliação continua

Teaching methodologies (including assessment)
-Exhibition Sessions with concepts, definitions and theoretical framework -Practical lessons, with realization of individual and group work -Practical exercises accompanied by preparation and representation of processes Continous Evaluation: -Written Test, 40% of the final grade -Individual work with individual presentation in room, 18% of the final grade -Group work, with Drawing of ASI, 42% of the final grade. -Approval from final note of 10 values, or higher, minimum of 8 test values and average of assigments Final Evaluation: -Written exam of Second Season, 40% of the final grade -Individual practical work, carried out in two weeks, 60% of the final grade It is intended for students who have not the utilization the evaluation Continues -A student can stay exempt conducting a final assessment of the evidence by obtaining at least 10 assessment values in the corresponding component in continuous evaluation

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino são quer diretas, quer indiretas, a fim de permitir o enquadramento da teoria, em constante evolução, numa perspetiva prática e autodidata, verifica-se uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos. A avaliação formativa domina nesta disciplina, com os vários exercícios, casos de estudo e desenvolvimento e apresentação de temas em aula, permitindo avaliar o progresso dos alunos e também que estes possam verificar a necessidade de adaptarem as suas próprias estratégias de aprendizagem. Os exercícios, simulações e casos de estudo realizados espelham as práticas correntes de desenvolvimento real, dotando os alunos de uma aquisição de conhecimentos e prática relevantes.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The teaching methodologies are either direct, indirect, either to enable the framework of theory, in constant evolution, in a practical perspective, there is an alternation between exhibition, participatory methods and statements. Formative assessment dominates in this discipline, with the various exercises, case studies and development and presentation of topics in class, allowing to assess the progress of the students and also that they can verify the need to adapt their own learning strategies. The exercises, simulations and case studies conducted reflect current practices of real development, providing students a knowledge acquisition and relevant practice.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sistemas de Informação Organizacionais, Vários, Edições Sílabo, ISBN: 972-618-386-3 Managing and Using Information Systems – A Strategic Approach, K. Pearlson e C. Saunders, Wiley, ISBN: 978-0-471-71538-2 Business Analysis Technics: 72 Essential Tools for Success, J. Cadle, D. Paul e P. Turner, British Computer Society, ISBN: 1-90-612423-X Planeamento de Sistemas de Informação””, L. Amaral e L. Varajão, FCA, ISBN: 972-722-193-9 Management Information Systems: Managing the Digital Firm, K. Laudon e J. Laudon, Prentice Hall, ISBN: 0-13-120681-8 BPMN: Modeling and Reference Guide, S. White e D. Miers, Future Strategies, ISBN: 978-0-9777527-2-0 Documentos de apoio e textos a fornecer pelos docentes

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.