Teoria e Prática de Marketing

Ficha de Unidade Curricular – 1º Ciclo

Unidade Curricular / Curricular Unit
Teoria e Prática de Marketing

Ciclo de Estudos / Study Cycle
1º Ciclo

Nome do Docente Responsável
Marta Maria Cordeiro Lopes

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing;
• Informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos;
• Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing;
• Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis;
• Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à analises das atividades de marketing.

Intended learning outcomes (knowledge, skills and competences to be developed by the students)
• Present the factors that influence marketing;
• General information about marketing and its theoretical principles;
• Introduce and evaluate the impact of marketing changes;
• Present the marketing mix and is correlation;
• Develop the knowledge and skills required to analyze marketing activities.

Conteúdos programáticos
1. Introdução ao Marketing

2. O Marketing e a Envolvente
2.1. Forças do macro-ambiente da empresa
2.2. Agentes do micro-ambiente da empresa

3. O Mercado
3.1. Conceitos e tipos de mercado

4. Segmentação, Targeting e Posicionamento

5. Objetivos e Estratégias de Marketing

6. Análise SWOT

7. Marketing-Mix
7.1. Produto
7.2. Serviço
7.3. Preço
7.4. Distribuição
7.5. Comunicação

Syllabus

1. Marketing Introduction

2. Marketing and the Environment
2.1. Macro-environment
2.2. Micro-environment

3. The Market
3.1. Concepts and Market Types

4. Segmentation, Targeting and Positioning

5. Marketing Objectives and Strategies

6. SWOT Analysis

7. Marketing-Mix
7.1. Product
7.2. Service
7.3. Price
7.4. Place
7.5. Promotion

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
• O conhecimento geral do mercado e da evolução da disciplina permite entender os conceitos fundamentais na sua globalidade;
• Identificar os fatores envolventes permite uma análise cuidada do marketing no seu meio de atuação;
• O comportamento do processo de compra permite influenciar o consumidor nas suas decisões;
• Conhecer os conceitos teóricos relacionados com as variáveis do marketing mix permite definir todos os detalhes destes conceitos e aplicá-los à prática empresarial.

Evidence of the syllabus coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
• The general knowledge of the market and the evolution of the discipline allows to understand the fundamental concepts;
• Identifying the factors involved allows a careful analysis of the marketing in its environment;
• The behavior of the purchasing process influences the consumer in their decisions;
• Knowing the theoretical concepts related to the marketing mix process allows defining all the details of these concepts and applying them to business practice.

Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permita a sua ligação com a prática.

Aplicarão os principais conceitos de marketing num trabalho que irão desenvolver ao longo do semestre numa vertente prática.

As aulas teóricas são suportadas por documentação on-line no Moodle com artigos científicos (teoria), de imprensa (prática) e por vídeos.
Os alunos farão uma frequência (60%), uma aula no exterior com um case study (10%) e um trabalho que aplica os principais conceitos de marketing a um tema da atualidade (30%).

A presença dos alunos é obrigatória para 75% das aulas e os alunos que tiverem menos de 8 na frequência vão diretamente a exame.

Teaching methodologies (including assessment)
Students have a theoretical exposition of the marketing program with practical examples of the national and international market that allows their connection with business practice.

They will apply the main concepts of marketing in a work that they will develop during the semester.

Theoretical classes are supported by online documentation in Moodle with scientific articles (theory), press (practice) and videos.

Students will do a exame (60%), an outdoor class with a case study (10%) and a work that applies the main marketing concepts (30%).

Student attendance is required for 75% of classes and students who have less than 8 in exame go directly to the final exam.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As abordagens teóricas e práticas definidas na metodologia permitem ao aluno maior facilidade na aquisição e conhecimentos assim como desenvolve maiores capacidades de adaptação de conceitos à prática que o mundo empresarial exige.

Por último, a exposição dos alunos de temas relacionados com marketing permite maior destreza na apresentação de ideias e capacidade de comunicar em público.

Evidence of the teaching methodologies coherence with the curricular unit’s intended learning outcomes
The theoretical and practical approaches defined in the methodology allow the student acquisition and knowledge as well as develop capacity to adapt concepts to the practice of business world.

Finally, students’ exposure to marketing-related topics allows skill in presenting ideas and communicating in public.

Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kotler, P. E Keller, (2012) – Administração de Marketing – Edição Novo Milénio Northwestern University.

Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2015), Mercator da Língua Portuguesa – Teoria e Prática do Marketing, 16ª Edição, Publicações D. Quixote.

 

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