André Luiz Fischer Nunes, do curso de Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação, irá que defender publicamente a sua dissertação, com o título Potencializando Ganhos e Mitigando Perdas na Cadeia Logísitica através do Tratamento de Cadastros de Itens, no próximo dia 07 de Outubro de 2025, pelas 15h00 na sala A.1.4, para a qual foi nomeado o seguinte Júri:
Alina Petukhova, investigadora do COPELABS – Centro de Investigação em Computação Centrada nas Pessoas e Cognição da Universidade Lusófona, defendeu no passado dia 29 de setembro, no Campus de Lisboa, a sua tese de doutoramento intitulada “LLM-Based Clustering of Text Documents”.
A sessão, que teve início às 12h00 e se prolongou por cerca de duas horas e meia, contou com um júri composto por especialistas da Universidade Politécnica de Valência, do Instituto Superior Técnico e da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. A candidata foi aprovada por unanimidade. O júri destacou a relevância científica e a inovação técnica da proposta apresentada, sublinhando o potencial impacto na área do Processamento de Linguagem Natural e da Inteligência Artificial. Foram também apontadas algumas limitações do trabalho, que se constituem como oportunidades para aprofundamento em futuras investigações.
Este doutoramento representa a oitava tese defendida no âmbito do Programa de Doutoramento em Informática da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, reforçando a consolidação do programa e a sua contribuição para a produção científica de vanguarda.
Exemplo de fluxo de trabalho com AI Agents
Os Agentes de IA têm o poder de revolucionar todas as indústrias e áreas de conhecimento. Queres ser capaz de participar nesta transformação do mundo?
Vem aprender a usar agentes de IA, para automatizar processos complexos e criar soluções inteligentes, de forma rápida, visual e totalmente controlável.
Nesta sessão hands-on organizada pelo Professor João Caldeira vais:

No dia 17 de setembro decorreu, entre as 14h30 e as 19h30, o Welcome DEISI no Auditório Agostinho da Silva.
Foi uma sessão de acolhimento onde contámos com a presença de muitos alunos, recém-licenciados, e professores do DEISI. Falámos nos pilares do DEISI, ensino, investigação e ligação à sociedade.
A vida no DEISI foi descrita por testemunhos de muitos alunos que falaram das várias atividades que existem: núcleo de alunos NEDI, ITGirls, Praxe, DEISI Hub, ERASMUS. Conhecemos atividades como o Programa de Mentoria, TecWeb, JobShop, Play. Explora diversos testemunhos que temos recolhido. Contámos também com apresentações e partilhas de vários recém-licenciados.
Tivemos a atuação da Tuna, e um sunset com o DJ Afonso Sá, com free pizzas 🍕!
Agradecemos a todos os que participaram. Votos de um excelente ano lectivo!


























Nos cursos do DEISI, aprender vai muito além da teoria. Na maioria das disciplinas, os estudantes desenvolvem aplicações e programas exigentes, que desafiam a criatividade e o rigor, mas é justamente aí que se aprende de facto a aplicar os conhecimentos de forma divertida e profissional.
Cada projeto revela as competências trabalhadas em sala: modelação, pensamento computacional e crítico, programação, criatividade, design, análise de dados e soluções web. É a teoria a ganhar vida, num processo intenso mas recompensador, que prepara os alunos para os desafios reais do futuro.
Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)
Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.