Notícias

ERASMUS+: inscreve-te numa experiência de vida inesquecível!

Com o programa de mobilidade ERASMUS+ tens a possibilidade de frequentar um semestre numa universidade na Europa. É uma experiência muito enriquecedora que valorizará o teu percurso pessoal, académico e profissional. Benefícios:
  • bolsa mensal,
  • subsídio para a viagem,
  • isenção de propinas na universidade de acolhimento,
  • 75% isenção de propinas da Lusófona.
Consulte aqui toda a informação oficial. Passos que deverás seguir:
  • identificar uma universidade que tenha disciplinas (30 ECTS) com equivalência às do seu curso
  • validar com o diretor do seu curso a escolha
  • submeter candidatura aqui
Para dar os primeiros passos, contacta Ana Vicente (ana.vicente@ulusofona.pt) do secretariado DEISI.

Fases de Candidatura 2026/27

1.º semestre 2026/27
  • 1.ª fase de candidaturas: 17/11/202531/12/2025 e divulgação dos resultados a 31/01/2026.
  • 2.ª fase de candidaturas: 01/01/202631/01/2026 e divulgação dos resultados a 28/02/2026.
2.º semestre 2026/27
  • 1.ª fase de candidaturas: 01/05/202630/06/2026 e divulgação dos resultados a 31/07/2026.
  • 2.ª fase de candidaturas: 01/07/202631/07/2026 e divulgação dos resultados a 30/09/2026.

Que universidades?

A lista de universidades parceiras é grande. O essencial é que se identifique um curso e disciplinas que permitam que tenha equivalência a 30 ECTS. Temos colaborado em especial com a U-tad de Madrid, onde existem equivalências com quase todas as nossas cadeiras de 2º e 3º ano. Isso é uma enorme vantagem. Vejam informações sobre estudantes internacionais na U-tad.

Fora da Europa?

É possivel fazer mobilidade para fora da Europa. Existem protocolos, ou podem ser estabelecidos novos, que dão isenção de propinas na universidade de acolhimento. Contacte o secretariado DEISI.

Testemunhos

Cáudio Lopes, Afonso Jacinto e Miguel Diego → Univ. Thomas More, Bélgica, set’25 – jan’26
A experiência que estamos a viver tem sido, sem dúvida, absolutamente incrível e uma verdadeira aventura. Desde que chegámos, sentimos que o intercâmbio tem superado todas as expectativas. Tivemos a oportunidade única de conhecer e fazer amizade com estudantes de cada canto do mundo, o que enriqueceu imensamente a nossa perspetiva. Um dos pontos altos tem sido a nossa integração na comunidade local. Fazemos parte de uma fraternidade da faculdade (student club), o que nos aproximou bastante dos estudantes belgas. Conseguimos fazer amizades sólidas com eles, permitindo-nos conhecer profundamente a cultura e os costumes locais, para além dos aspetos académicos. A nível académico, a experiência também tem sido notável: As instalações da faculdade são perfeitas para o nosso curso e encontram-se super bem equipadas, facilitando imenso a aprendizagem prática. Os professores são incríveis. Eles estão SEMPRE disponíveis para nos ajudar e demonstram uma capacidade de explicação excepcional, e isso garante que acompanhamos a matéria sem dificuldades. Durante a semana de pausa letiva, aproveitámos para conhecer vários outros países, fizemos um interrail de quase uma semana e foi uma experiência que recomendo a qualquer um fazer quando tiver oportunidade! Acima de tudo, o apoio mútuo entre nós (Cláudio, Afonso e Miguel) tem sido fundamental para ultrapassar quaisquer desafios. Temos a certeza de que sairemos daqui não só com o nosso curso concluído com sucesso, mas também muito mais enriquecidos a nível pessoal e profissional.
Vicente Gama, LEI, DEISI → UniRio, Univ. Federal Rio Janeiro, Brasil, set’25 – jan’26
Fazer Erasmus no Rio tem sido uma experiência incrivel, conhecer pessoas novas e viver uma cultura tão diferente está a ser incrível. Vir para o Rio foi das melhores decisões que já tomei. Cresci imenso, fiz amigos do mundo inteiro e estou a viver momentos que nunca vou esquecer. Estar em Erasmus no Rio é viver entre aulas, praias, samba e muita gente boa.
    
Luísa Ferreira, LEI, DEISI → Univ. Thomas Moore, Bélgica, set’24 – jan’25
A minha experiência ERASMUS começou de forma desafiante, por chegar sozinha a um país novo e integrar-me num ambiente diferente. Rapidamente fiz amizades e conheci pessoas que partilharam comigo as suas histórias, culturas e costumes, contribuindo para o meu crescimento pessoal. Esta vivência tornou-me mais autónoma, desde gerir tarefas domésticas até lidar com situações inesperadas. O contacto com docentes e a sua forma de ensino proporcionou-me uma nova perspetiva sobre as matérias e enriqueceu o meu conhecimento na minha área de estudo. Permitindo-me olhar o mundo de outra forma, ajudou-me a amadurecer, criar memórias para a vida e reforçar a minha confiança.
.
Vlad Prisacaru, LEI, DEISI → , U-tad, Espanha, set’24 – jan’25
Erasmus em Madrid é altamente recomendável, especialmente para quem procura imersão cultural e social. O espírito noturno foi uma grande surpresa. As saídas à noite são sempre um ponto alto em qualquer cidade, e aqui em Madrid não foi diferente. Na Espanha, as relações são bem mais abertas e as pessoas comunicam facilmente. Conseguia manter uma conversa com uma pessoa que não conhecia de lado nenhum sem nenhum problema. Essa abertura e comunicação fluida foi algo que realmente marcou a minha experiência em Madrid. É curioso como a língua, algo que já conhecia, acabou por se tornar uma parte tão significativa da minha experiência aqui. Estar imerso no idioma e na cultura parece ter-me apegado à mesma. Sinceramente, em termos de estudos, foi bastante mais acessível. Não digo que seja fácil, pois é preciso estudar como em qualquer lugar, mas a política de estudo em Madrid é bem mais relaxada e leve do que em Portugal. Isso tornou mais fácil balançar a vida académica e social. A energia da cidade, o espírito noturno, a gastronomia e a vivacidade das pessoas tornam Madrid um destino de Erasmus altamente recomendável.
Rafael Ceres, Manuel Albizu, Daniel Peralta, U-tad, Espanha → U. Lusófona, set’25 – jan’26
A nossa experiência Erasmus está a ser muito gratificante; estamos a conhecer muitas pessoas de todo o mundo e a contactar de perto com a cultura portuguesa. Gostamos muito da universidade, tanto das instalações como do pessoal, que tem sido muito colaborativo e flexível connosco em todos os momentos. Aos poucos, depois de irmos a várias aulas em português, estamos a habituar-nos ao idioma e a compreender tudo melhor. Quanto à cidade, Lisboa é uma cidade lindíssima e já a conhecemos praticamente como se fosse a nossa cidade natal. Sem dúvida, é uma experiência que recomendaria a absolutamente toda a gente, independentemente do tipo de pessoa, já que pode ser vivida de formas muito distintas e cada um a desfruta à sua maneira.

Formação CGI | Metodologia de trabalho: Agile SAFe (14.Nov.25)

Esta formação é uma oportunidade única para descobrir, de forma prática e envolvente, como as equipas trabalham no mundo real das metodologias agile.

Vamos revelar o que acontece nos bastidores das equipas que usam estas metodologias, compreender os desafios que enfrentam e explorar como frameworks, como o Scrum e o SAFe, ajudam a organizar o trabalho, promover a colaboração e aumentar a eficiência.

Durante a sessão, faremos um overview interativo das principais reuniões, workflows e formas de trabalho agile, mostrando como estas práticas estão a transformar o mercado e a forma como as organizações operam.

Uma formação pensada para preparar os futuros profissionais para os desafios das equipas modernas e inspirar novas formas de pensar e trabalhar.

Inscreve-te aqui >

 

Eduardo Santos

Apaixonado por pessoas e culturas, acredita genuinamente que o nosso maior ativo, enquanto seres humanos, é a capacidade de nos conectarmos e de estarmos em constante evolução. Profissional com experiência em metodologias ágeis, licenciado em Psicologia e com MBA em Gestão de Empresas, na Lusófona. Certificado em Agile Coaching, Scrum, SAFe, CPMAI, Agile Leadership e PSK, atua na transformação organizacional e no desenvolvimento de equipas de alta performance. Apaixonado por leitura e aviação virtual.

 

Insights you can act on

CGI is among the largest IT and business consulting services firms in the world

cgi.com

Torneio de Futsal PelaDEISI ⚽️ (11.Nov.25)

Núcleo de Estudantes do Departamento de Informática — NEDI

Caros colegas,

mais um grande jogo, mais uma grande Peladeisi! ⚽🙌 Agradecemos a todos os participantes pela presença e pela atitude exemplar dentro e fora de campo. A energia, o respeito e o espírito competitivo saudável continuam a mostrar a força da nossa comunidade 💙🤝

Um agradecimento especial também à Faculdade de Educação Física e Desporto por, mais uma vez, nos permitir utilizar o pavilhão e tornar estes encontros possíveis ✨

A boa notícia? Já estamos a preparar a próxima edição! 📣🗓️ Fiquem atentos à Comunidade e ao Instagram do Núcleo — em breve teremos novidades, e contamos convosco para continuar esta tradição e manter o pavilhão cheio de vibração e bons momentos! 💪

NEDI

Venha conhecer o LusoChat — a IA Generativa da Lusófona (29.Out.25)

LusoChat é uma infraestrutura local de IA recentemente implementada na Lusófona. O sistema disponibiliza modelos de linguagem (LLMs) através da interface web lusochat.ulusofona.pt e a gateway unificada modelos.ai.ulusofona.pt, permitindo à comunidade académica aceder a ferramentas de IA de forma controlada e sem dependência exclusiva de fornecedores externos. A sessão abordará a implementação prática, os modelos atualmente disponíveis e as possibilidades de utilização por parte de estudantes através de API ou interface web. Todos os alunos e docentes estão convidados a participar na sessão para conhecerem esta nova ferramenta da Universidade Lusófona e descobrir como a podem explorar.

Orador: Fábio Lopes. Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Lusófona. Tendo começado no helpdesk de suporte informático, atualmente trabalha na equipa de sistemas da universidade. Nos últimos anos tem focado os seus interesses na área de desenvolvimento com IA, particularmente na integração de modelos e infraestruturas locais, o que levou à implementação deste projeto.

Alunos Externos – Sessão de Esclarecimento: preparação para exames e dicas práticas (29.Out.25)

Enquanto aluno externo, sabemos que estás entusiasmado por poder frequentar disciplinas do teu curso de sonho — e estamos muito felizes por te receber a bordo! Mas lembra-te: a tua maior prioridade este ano deve ser preparar-te para os exames de admissão. Teremos uma sessão de esclarecimento com a Dra. Madalena Bráz, dia 29.10, 14h, D.2.9 (no início da aula de Matemática I). Vem e fica a par de todos os detalhes!

Preparação

O teu objetivo deve ser garantir a entrada no final do ano letivo. Existem programas de preparação que começam em novembro — aproveita essa oportunidade! Estes programas são pagos, mas o investimento pode fazer toda a diferença: mais vale fazer menos 2 disciplinas e uma boa preparação que garante a tua entrada, do que não seres admitido no próximo ano. Para mais informações sobre os exames, datas, e estes programas de preparação, contacta a Dra Madalena Braz — rp@ulusofona.pt

Conselhos

  • Lembra-te de que os alunos externos podem inscrever-se até um máximo de 60 ECTS, independentemente da instituição.

  • Se chegaste tarde e perdeste as primeiras 4 semanas de aulas, é melhor deixar Fundamentos de Programação para o próximo ano.

  • Se és externo, evita frequentar disciplinas do 2.º ano se ainda não concluíste Fundamentos de Programação e Algoritmos e Estruturas de Dados. Essas bases são essenciais — não te iludas nem desperdices propinas sem sentido.

  • E não hesites, fala com o diretor do teu curso ou com a direção do DEISI. Estão disponíveis para te acompanhar.

Universidade Lusófona


ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação
Edifício F, sala F.1.3
Direção — 217 515 500 (ext: 683)
Serviço de Apoio Tecnico-Admistrativo (SATA) — 17 515 500 (ext: 764)


Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info.cul@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info.cup@ulusofona.pt

Gestão de conteúdos por Lucio Studer Ferreira © 2022 COFAC.