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Projetos de Unidades Curriculares do DEISI

Na grande maioria das Unidades Curriculares do DEISI realizam-se projetos práticos. Estamos a compilar projetos realizados, detalhando os conceitos aplicados da unidade curricular e tecnologias usadas. Conheça-os!
  • Jogo das Tendas Fund. Programação (LEI, LIG, LEIRT, LCiD, LiCMA), 1º ano, 1º semestre.
    Jogo das Tendas Fund. Programação (LEI, LIG, LEIRT, LCiD, LiCMA), 1º ano, 1º semestre. Descrição:
    • Desenvolver uma grelha 2D que simule o terreno do jogo, com árvores distribuídas aleatoriamente. Permitir que o jogador coloque tendas junto às árvores, assegurando que cada tenda esteja ligada apenas a uma árvore.
    • Implementar regras para assegurar que as tendas não se toquem, nem mesmo na diagonal, e criar uma interface de linha de comando para a interação do jogador com o jogo.
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Programação em Kotlin: ciclos, funções, arrays, arrays2D, leitura do teclado, escrita no ecrã.
    Tecnologias usadas:
    • Kotlin
    • IntelliJ
  • Batalha Naval Fund. Programação (LEI, LIG, LEIRT, LCiD, LiCMA), 1º ano, 1º semestre.
    Batalha Naval Fund. Programação (LEI, LIG, LEIRT, LCiD, LiCMA), 1º ano, 1º semestre. Descrição:
    • Desenvolver uma grelha 2D que simule a arena do jogo, com navios e marcadores de jogadas anteriores.
    • Criar uma interface de linha de comando para a interação do jogador com o jogo.
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Programação em Kotlin: ciclos, funções, arrays, arrays2D, leitura do teclado, escrita no ecrã.
    Tecnologias usadas:
    • Kotlin
    • IntelliJ
  • Fórum no Moodle – discussão & partilha Teoria e Prática de Marketing (LIG), 1º ano, 1º semestre.
    Fórum no Moodle – discussão & partilha Teoria e Prática de Marketing (LIG), 1º ano, 1º semestre. Descrição:
    • Implementação e dinamização do módulo de fórum no Moodle para facilitar a discussão e partilha de conhecimentos relacionados com a unidade curricular.
    • O projeto visa a interatividade dos estudantes através da criação, comentário e partilha de tópicos de discussão sobre Marketing e áreas conexas, utilizando o Moodle como plataforma de ensino à distância.
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Pesquisa de informação e identificação de tendências
    • Abordagem a novas tecnologias usadas no Marketing
    • Relevância da Inteligência Artificial no Marketing Digital
    Tecnologias usadas:
    • Moodle
  • Lançamento do Projétil Fundamentos de Física (LEI, LEIRT), 1º ano, 1º semestre.
    Lançamento do Projétil Fundamentos de Física (LEI, LEIRT), 1º ano, 1º semestre. Descrição:
    • O programa pede a altura, a velocidade inicial e o ângulo.
    • Temos o output de um gráfico do trajeto do projétil consoante os inputs inseridos
    • Podemos repetir o programa o quanto desejarmos.
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Programação em Kotlin: leitura do teclado, escrita no ecrã.
    Tecnologias usadas:
    • Kotlin
  • Transmissão AM e FM Fundamentos de Electrónica (LEIRT), 1º ano, 2º semestre.
    Transmissão AM e FM Fundamentos de Electrónica (LEIRT), 1º ano, 2º semestre. Descrição do projeto:
    • Estudo e implementação de esquemas de transmissão AM e FM
    • Aplicação dos conceitos de análise de componentes e de teoria de circuitos.
    Conceitos aplicados da UC:
    • Tópicos de análise de teoria de circuitos.
    Tecnologias usadas:
    • Multisim, software de simulação de circuitos eletrónicos e análise SPICE (Simulation Program with Integrated Circuit Emphasis)
  • Rock in DEISI Algoritmia e Estruturas de Dados (LEI, LIG, LEIRT), 1º ano, 2º semestre.
    Rock in DEISI Algoritmia e Estruturas de Dados (LEI, LIG, LEIRT), 1º ano, 2º semestre. Descrição:
    • Desenvolver uma aplicação de linhas de comando em Java que permite realizar “queries” relativamente sofisticadas sobre uma base de dados real contendo informações sobre músicas e artistas dos últimos 100 anos, obtidas de repositórios públicos.
    • A base de dados é representada em ficheiros CSV e os alunos devem implementar estruturas de dados em memória para responder às queries eficientemente.
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Algoritmos de ordenação e pesquisa
    • Estruturas de dados otimizadas para pesquisa como árvores e hashtables
    • Deteção de bottlenecks
    • Utilização de otimizações não-algorítmicas como buffering
    Tecnologias usadas:
    • Java
    • IntelliJ
    • JUnit
    • ChatGPT
  • IT in competences development Competências Comportamentais (LEI, LIG), 1º ano, 2º semestre.
    IT in competences development Competências Comportamentais (LEI, LIG), 1º ano, 2º semestre. Descrição do projeto
    • Desenvolvimento de competências via projetos tecnológicos (apps, jogos, websites), incluindo análise de mercado e estratégias de monetização.
    • Apresentação de 10 minutos para captação de investimento, seguida de avaliação pelos pares.
    Conceitos aplicados da UC:
    • Critical Thinking, apresentações públicas, personal marketing e desenvolvimento de competências.
    Tecnologias usadas:
    • Diversas. Ficou ao critério dos alunos a definição dos pressupostos técnicos, não havendo limitações.
  • DEISI Chess Ling. de Programação II (LEI, LIG, LEIRT), 2º ano, 1º semestre.
    DEISI Chess Ling. de Programação II (LEI, LIG, LEIRT), 2º ano, 1º semestre. Descrição:
    • Criação um jogo de Xadrez!
    • Na primeira parte deste projeto os alunos são desafiados a criar a lógica por trás deste jogo, sendo que vão começar apenas a jogar com Reis.
    • Na segunda parte vão ser incorporadas as outras peças de maneira a completar este jogo.
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • diagramas UML
    • programação orientada a objetos de acordo com o teorema do encapsulamento
    Tecnologias usadas:
    • linguagens de programação Java e de Kotlin
    • testes em JUnit 5
    • criação de um repositório Git no GitHub
  • DEISI Jungle Ling. de Programação II (LEI, LIG, LEIRT), 2º ano, 1º semestre.
    DEISI Jungle Ling. de Programação II (LEI, LIG, LEIRT), 2º ano, 1º semestre. Descrição:
    • Desenvolver em Java uma aplicação gráfica (desktop) para um jogo de tabuleiro com animais, que envolve estratégia e movimentação baseada em características animais e alimentares
    • O jogo suporta até 4 jogadores, cada um iniciando com um animal diferente, e inclui elementos como alimentação e energia, influenciando a dinâmica do jogo.
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Utilização correta de conceitos de programação orientada a objetos como encapsulamento, herança e polimorfismo.
    • Boas práticas de código e design de software, com expectativa de mais de 3000 linhas de código.
    • Planeamento com UML antes da codificação e uso intensivo de testes unitários em JUnit para garantir qualidade.
    Tecnologias usadas:
    • Java
    • Kotlin (os alunos misturaram as duas linguagens no projeto)
    • IntelliJ
    • Git/GitHub
    • JUnit
  • Dados Complicados – Universidade do País Das Maravilhas Ciencia de Dados (LCiD), 2º ano, 1º semestre.
    Dados Complicados – Universidade do País Das Maravilhas Ciencia de Dados (LCiD), 2º ano, 1º semestre. Descrição:
    • Projeto realizado com elevada interacção com o docente, tentando simular um ambiente real
    • Processar conteúdo para varias fontes de dados (bases de dados, ficheiros de texto)
    • Identificar dados estranhos ou inválidos
    • Descobrir quais os dados para considerar com ajuda do “data scientist”
    • Produzir data frames utilizando técnicas de data science
    Conceitos aplicados da UC:
    • Bases de Dados
    • Programação
    • Comunicação
    Tecnologias usadas:
    • SQL / MySQL
    • Python, Pandas
    • GitHub
  • Automatização com Arduinos Arq. Avanç. de Computador (LEI), 2º ano, 1º semestre.
    Automatização com Arduinos Arq. Avanç. de Computador (LEI), 2º ano, 1º semestre. Descrição:
    • Criação de um sistema automatizado com arduinos
    • Os alunos têm a liberdade de escolha do propósito do projeto
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Montagem de circuitos eletrónicos com múltiplos sensores
    • Programação em C++
    Tecnologias usadas:
    • Simulação no Thinkercad
    • Arduino Uno R3, ou outro modelo
    • Arduino IDE
  • Modelação, ETL e Reporting Sistemas de Suporte à Decisão (LEI, LIG), 2º ano, 2º semestre.
    Modelação, ETL e Reporting Sistemas de Suporte à Decisão (LEI, LIG), 2º ano, 2º semestre. Descrição:
    • Modelação de uma base de dados relacional transformando-a em um modelo dimensional (estrela) usando o Oracle Data Modeler
    • Implementação de processos ETL para transferência e transformação de dados para um Datawarehouse com o Pentaho Data Integration
    • Criação de relatórios e dashboards analíticos com visualizações interativas utilizando o Power BI Desktop, para facilitar a tomada de decisão baseada em dados
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Modelação Dimensional – o modelo em Estrela
    • Extração, transformação e carregamento de dados para um Datawarehouse
    • Análise de dados – Ferramentas de Reporting
    Tecnologias usadas:
    • Oracle Data Modeler
    • Pentaho Data Integration
    • Power BI Desktop
  • Cine Cartaz Computação Móvel (LEI, LEIRT), 3º ano, 2º semestre.
    Cine Cartaz Computação Móvel (LEI, LEIRT), 3º ano, 2º semestre. Descrição:
    • Desenvolver uma aplicação móvel para Android, usando Kotlin, que permite aos utilizadores registar e avaliar filmes vistos no cinema, obter informações em tempo real através da API OMDb
    • Inclui funcionalidades como validação geográfica, fotografia de cenas, e consulta de histórico de filmes assistidos em diferentes formatos
    • A aplicação suporta funcionalidades offline e pesquisa de filmes por voz
    Conceitos aplicados da Unidade Curricular:
    • Desenvolvimento em Android Nativo
    • Design e navegação de telas, formulários
    • Persistência de dados e integração com webservices
    • Adaptação a diferentes configurações de dispositivos e orientações de tela
    Tecnologias usadas:
    • Kotlin
    • Android Studio
    • GitHub

Inauguração da sala de alunos DEISI HUB, 14’Fev 13h

Na 4ª feira, 14.2.2024, foi inaugurada a recém-remodelada sala de alunos DEISI HUB. Rodeada pelos laboratórios do DEISI, a sala Q.3.2 foi transformada numa fantástica sala de alunos, agora totalmente remodelada para o efeito. É um espaço muito aconchegante para os alunos estarem, conviverem e trabalharem. Tem muita luz, horizonte, sofás, muitas tomadas, mesas para trabalhar em pé, e mesas normais que irão ter alguns PCs all-in-one. Irá ter uma vitrine que congregará uma biblioteca com os livros principais de todas as disciplinas dos cursos do DEISI, assim como vários tabuleiros de xadrez. Contamos com 3 monitores e um técnico de laboratorio (todos alunos do DEISI) que garantem o funcionamento da sala entre as 9h e as 22h, todos os dias úteis. Esta sala de alunos, que já começou a funcionar em setembro 2023, tem sido um grande sucesso. A renovação torna a sala num espaço magnífico de estar que muito nos orgulhamos de ter para os nossos alunos. Está no âmbito de uma forte aposta da Universidade Lusófona e do DEISI em criar comunidade, cativando os alunos a estarem mais na universidade, e a trabalharem de forma colaborativa. De realçar que o nome DEISI HUB foi resultado de uma votação que envolveu todos os alunos do DEISI, de um conjunto de propostas feitas por vários alunos do DEISI.

Consulta as dicas do DEISI!

O DEISI não é apenas um departamento académico; é uma comunidade vibrante de aprendizagem, inovação e colaboração. Se estás interessado em tecnologias da informação, investigação de ponta e impacto real na sociedade, o DEISI é o lugar onde deves estar.

Aqui, não adquires apenas conhecimento, mas também o aplicas de forma significativa, preparando-te para um futuro empolgante no campo da Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Estás a iniciar um futuro incrível conosco!

 Conhece algumas dicas sobre vários tópicos tais como recursos, ajuda, apoio, salas de estudo, crescer, eventos, comunicar.

Feliz Natal e Ano Novo!

 

Boas Festas do DEISI

Nesta época festiva, o DEISI deseja a todos um Natal cheio de paz, saúde e alegria. Que 2024 traga novos sucessos e novas aprendizagens. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações! 🎄🌟  

Festa de Natal do DEISI ! 🎅🏻🎄✨

  Com alegria no coração e sorrisos que brilhavam como luzinhas de Natal, a festa de Natal do DEISI, realizada hoje, dia 12/12/2023, foi simplesmente incrível! Foi uma celebração cheia de boa disposição, onde todos os alunos se uniram para criar memórias que ficarão gravadas nos nossos corações. A atmosfera festiva envolveu o ambiente desde o início, com decorações encantadoras e espírito natalício contagiante. O DEISI transformou-se num verdadeiro cenário de sonho, onde a magia do Natal se manifestou em cada detalhe. Os jogos organizados foram uma verdadeira explosão de diversão, com desafios que trouxeram risadas e camaradagem. Os alunos envolveram-se com entusiasmo, demonstrando espírito de equipa e criatividade. A competição era intensa, mas o espírito desportivo prevaleceu, deixando a atmosfera repleta de boa energia. A música, como sempre, foi uma parte fundamental da festa. Os ritmos natalícios ecoaram pela sala, convidando todos a dançar e celebrar juntos!! A culinária foi um verdadeiro destaque, com uma variedade de delícias que agradaram a todos os paladares. Desde os tradicionais doces natalícios até aos mais inovadores, a festa ofereceu uma experiência que deixou todos com água na boca. E, claro, a diversão estava por toda parte! Risos, abraços calorosos e momentos de descontração fizeram desta festa um evento verdadeiramente “fixe”. As lembranças partilhadas hoje criarão laços duradouros entre os alunos, fortalecendo o espírito de comunidade e amizade que torna o DEISI um lugar tão especial. Que esta celebração de Natal fique nas nossas mentes e corações, inspirando-nos a levar essa alegria e camaradagem para o novo ano que se aproxima. Que as festividades de hoje se transformem em lembranças que aqueçam os nossos corações sempre que pensarmos nesta noite mágica do DEISI.  

FELIZ NATAL A TODOS !!!!  🎅🏻🎄

 
6ª feira
 

Universidade Lusófona


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